Cientistas descobrem 125 vírus em criadouros de animais na China

Do total, 36 nunca haviam sido descobertos antes e 39 apresentam um alto risco de transmissão para outras espécies, inclusive para os humanos

Crédito: Imaginechina Limited / Alamy Stock Photo

Um estudo publicado na revista Nature aponta a existência de dezenas de vírus potencialmente transmissíveis aos humanos detectados em criadouros de animais destinados à venda de pele na China.

De acordo com o virologista Edward Holmes, um dos autores do artigo, há um potencial perigo de novas epidemias vindas do tigre asiático, de onde surgiu também os primeiros casos de Covid-19.

Os cientistas identificaram 125 vírus em materiais genéticos de 461 animais, entre eles cães-guaxinim, raposas e coelhos. Do total, 36 nunca haviam sido descobertos antes e 39 apresentam um alto risco de transmissão para outras espécies. 

Os pesquisadores encontraram ainda variantes de gripe aviária e sete tipos de coronavírus, mas nenhum deles relacionado à cepa que desencadeou a pandemia quatro anos atrás.

Identificado em morcegos, o coronavírus de HKU5 se mostrou o vírus mais preocupante, devido ao potencial letal para humanos. 

LEIA TAMBÉM:

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador