Covid-19 – Balanço de momento: 80 milhões de casos, 1,8 milhão de mortes e 56 milhões de altas. Por Felipe A. P. L. Costa

Levando em conta as estatísticas obtidas no meio da tarde deste sábado (26/12), eis um resumo da situação mundial.

Covid-19 – Balanço de momento: 80 milhões de casos, 1,8 milhão de mortes e 56 milhões de altas.

Por Felipe A. P. L. Costa [*].

Este artigo atualiza os números a respeito da pandemia da Covid-19 divulgados em artigo anterior (aqui).

Levando em conta as estatísticas obtidas no meio da tarde deste sábado (26/12) [1], eis um resumo da situação mundial.

(A) Em números absolutos, os 20 países [2] mais afetados estão a concentrar 79% dos casos (de um total de 80.081.092) e 81% das mortes (de um total de 1.753.839) [3].

(B) Entre esses 20 países, a taxa de letalidade caiu de 2,3% para 2,2%. A taxa brasileira segue em 2,6%. (Outros três países da América do Sul que estão no topo da lista têm taxas de letalidade equivalentes ou ainda piores: Colômbia, 2,6%; Argentina, 2,7%; e Peru, 3,7%.)

(C) Nesses 20 países, 43,7 milhões de indivíduos receberam alta, o que corresponde a 69% dos casos. Em escala global, 56,4 milhões de indivíduos já receberam alta.

*

Notas.

[*] Para detalhes e informações sobre o livro mais recente do autor, O que é darwinismo (2019), inclusive sobre o modo de aquisição por via postal, faça contato pelo endereço [email protected]. Para conhecer outros livros e artigos, ver aqui.

[1] Vale notar que certos países atualizam suas estatísticas uma única vez ao longo do dia; outros atualizam duas vezes ou mais; e há uns poucos que estão a fazê-lo de modo mais ou menos errático. Alguns países europeus (e.g., Suécia, Suíça e Espanha), por incrível que pareça, insistem em não atualizar seus números em feriados e fins de semana. No âmbito da América do Sul, o destaque negativo ficaria por conta do Peru. Acompanho as estatísticas mundiais em dois painéis, Mapping 2019-nCov (Johns Hopkins University, EUA) e Worldometer: Coronavirus (Dadax, EUA).

[2] Os 20 primeiros países da lista podem ser arranjados em seis grupos: (a) Entre 18 e 20 milhões de casos – Estados Unidos; (b) Entre 10 e 12 milhões – Índia; (c) Entre 6 e 8 milhões – Brasil; (d) Entre 2 e 4 milhões – Rússia, França, Reino Unido, Turquia e Itália; (e) Entre 1 e 2 milhões – Espanha, Alemanha, Colômbia, Argentina, México, Polônia, Irã, Ucrânia e Peru; e (f) Entre 700 mil e 1 milhão – África do Sul, Países Baixos e Indonésia.

[3] Para detalhes e discussões a respeito do comportamento da pandemia desde março, em escala mundial e nacional, ver os quatro volumes da coletânea A pandemia e a lenta agonia de um país desgovernado (aqui, aqui, aqui e aqui).

* * *

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador