Covid-19 – O quarto volume de uma compilação sobre a pandemia, por Felipe A. P. L. Costa

O propósito original de quase todos os artigos era retratar e discutir os rumos de uma pandemia em curso

Covid-19 – O quarto volume de uma compilação sobre a pandemia.

Por Felipe A. P. L. Costa [*]

Este quarto volume d’A pandemia e a lenta agonia de um país desgovernado reúne dez artigos sobre a crise publicados neste Jornal GGN, entre 18/8 e 26/11.

Eis os artigos e as respectivas datas de publicação: (1) ‘As taxas seguem a declinar. Mas ainda estamos a pisar em ovos’ (18/8); (2) ‘O percentual insignificante que está a vencer a luta contra a inércia e a ignorância’ (24/8); (3) ‘As taxas de crescimento seguem a declinar’ (31/8); (4) ‘Derrapamos. É óleo na pista ou estamos sem freio?’ (7/9); (5) ‘De volta à trilha descendente?’ (14/9); (6) ‘Baratas tontas a ziguezaguear’ (21/9); (7) ‘A taxa de crescimento no número de casos tornou a declinar’ (28/9); (8) ‘No ritmo atual, o país irá contabilizar ao menos 5,9 milhões de casos e 166 mil mortes até o fim de novembro’ (26/10); (9) ‘Por que o Dia Mundial das Zoonoses é comemorado em 6 de julho?’ (30/10); e (10) ‘Até o Natal, o país irá contabilizar ao menos mais 16 mil mortes, 4 mil delas no estado de São Paulo’ (26/11).

Olhando para os 32 capítulos que agora compõem os quatro volumes (11 + 6 + 5 + 10), eu diria que, com exceção daqueles que trazem um conteúdo mais conceitual (e.g., cap. 9 do vol. 4), as recapitulações são frequentes e praticamente inevitáveis. Afinal, o propósito original de quase todos os artigos era retratar e discutir os rumos de uma pandemia em curso. Por isso mesmo, o leitor talvez se aborreça menos se iniciar a leitura pelos capítulos mais recentes.

*

Nota.

[*] Dois registros. Primeiro. Como no caso dos volumes 1-3, o vol. 4 pode ser capturado (na íntegra) em página do portal RESEARCH GATE (AQUI). Segundo. Para detalhes e informações sobre o meu livro mais recente, O que é darwinismo (2019), inclusive sobre o modo de aquisição por via postal, faça contato pelo endereço [email protected].

Covid-Compilação-Volume-4-RG
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador