De Alice Riff, Dr Melgaço é um importante documentário sobre o Mais Médicos

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Fernando J.

Caro Nassif, 

Peço a sua atenção para o documentário Dr. Melgaço, realizado pelo Diário do Centro do Mundo, pelo sistema de crowdfunding, isto é, financiado pelos leitores, e que ainda não foi divulgado aqui no blog. Trata-se da mais completa e bem realizada reportagem sobre o Programa Mais Médicos, que nenhum órgão de mídia quis realizar, por motivos que todos conhecemos.

O vídeo, realizado em dez/2013,  é dirigido pela documentarista Alice Riff, e foi escolhida a cidade de Melgaço (PA) por ser a cidade com pior IDH do Brasil. Com a chegada de quatro médicas cubanas na cidade, e com a simples atenção primária à saúde feita pelas médicas “Maribéis”, aconteceu o mesmo que revela a reportgem da Rede Brasil Atual, o encaminhamento para o único hospital da cidade reduziu drasticamente. Isso foi confirmado pela própria alice Riff, quando da apresentação oficial do documentário, em abril passado, quando ela disse que o único médico local estva praticamente ocioso, em virtude do trabalho deatenção primária feito pelo Programa Mais Médicos. 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que lição para os

    Que lição para os reacionários.

    Os loucos

    Enquanto o DEM atacou a legalidade do programa, um dos seus maiores líderes afirma:

    “Sou a favor do Mais Médicos. Precisamos de fato fazer um esforço para levantar o maior número possível de médicos para os municípios brasileiros e Salvador aderiu ao programa. Eu acho até que o programa precisa ser reforçado”
    ACM Neto – Prefeito de Salvador

  2. Um dos motivos que farão a

    Um dos motivos que farão a reeleição fácil de Dilma.

    Ainda dó na alma aquelas vaias dos médicos e estudantes tucanos aos doutores cubanos em Fortaleza.

    Essa gente, assim como os xingadores da ala vip do iatquerão, vão entrar na história pelo lado errado.

    Ou melhor, serão esquecidas pela história.

  3. O povo a classe médica e as eleições

    “Eu acho o que a maioria da classe médica acha. … um vínculo eleitoreiro muito forte. … não vejo que vai resolver … tavez resolva o problema … aquela coisa básica”

    Meu Deus, e o que este povo miseravel mais necessita?

    A medicina brasileira virou um funil às avessas, onde a cobertura básica e preventiva se encolhe e a especialização se alonga. E neste caso a maioria pobre da população fica de fora tomando remédio enquanto a minoria rica paga caro a especialidade da especialidade. É contra este processo que a classe médica se revolta. A ampliação da cobertura básica e preventiva, que não interessa a classe médica de ponta nem a indústria farmaceutica. 

    Por fim resta a pergunta: para que inventaram a democracia? Ora, não foi para povo escolher quem atende suas necessidades?

    As eleições foram criadas para os governantes proporem e realizarem ações “eleitoreiras”.

    Um mercado livre foi criado para o povo consumidor escolher suas mercadorias.

    Uma democracia foi criada para o povo eleitor escolher seus programas “eleitoreiros”.

    As mercadorias, assim como os programas eleitoreiros estão aí para serem escolhidas livremente pela população. E cada um escolhe aquela que melhor atende a suas necessidades.

    O problema é que uma mercadoria, assim como um programa, pode ser bom alguns e ruim para os outros.

     

  4. Blog

    Fernando, excelente indicação. Vou reproduzir em meu blog do Terra Magazine. Não que irá ajudar muito, mas estarei fazendo pequena parte. Abs

  5. Pelo documentário, fica clara

    Pelo documentário, fica clara a importância do programa Mais Médicos para a população das cidades beneficiadas. Muitas vidas estão sendo salvas e está melhorando a saúde e a qualidade de vida de milhões de brasileiros que estavam antes excluídos desse atendimento básico. Outra coisa que chama a atenção no documentário é a situação de analfabetismo de adultos naquela cidade, que deve ser a mesma das demais cidades atendidas pelo programa Mais Médicos, por serem locais de difícil acesso. Com os resultados positivos do programa já aparecendo, resposta pefeita e incontestável a todos os que criticaram a iniciativa, o governo poderia agora fazer um “Mais Professores”, voltado para essas mesmas localidades mais afastadas, para alfabetização de adultos e crianças, pois, pelo visto, as prefeituras não estão conseguindo resolver o problema.

  6. O alcance do blog do Nassif

    Ontem, quando mandei o comentário (12p0), o vídeo tinha exatos 7.672 acessos, em menos de 24 horas pulou para 8.681, simplesmente 1.009 acessos em um dia! Obrigado e parabéns, Nassif. 

  7. O documentário dos mais médicos em Melgaço

    Por ai a gente vê como é importante o programa mais médicos e como o proprio médico da cidade que é contra, não gosta por uma questão de “classe” e por pouco não desdenhou. O cara é recem formado, esta numa cidade nos confins deste Brasil e nunca conversou com as doutoras alias bem mais experientes que ele, e muita arrogancia né. Como disse o prefeito eles ja baixaram a bola um pouco. Programa mais médicos é muito necessario e demorou demais para alguem ver e implantar no Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador