Fiocruz alerta sobre prevenção contra dengue no período chuvoso

Jornal GGN – Os cuidados contra a dengue devem ser redobrados com o aumento da temperatura e com as chuvas e tempestades típicas do verão, alerta o biólogo e pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Ricardo Lourenço. “Esta é uma semana crucial, porque milhares e milhares de ovos de Aedes aegypti que estavam nas casas das pessoas estão se transformando em larvas e, em uma semana, terão se transformado em milhares de mosquitos aptos a transmitir a doença”, diz.

O período de calor e chuvas criam o cenário perfeito para o aumento do número de mosquitos transmissores da dengue, segundo o especialista. Ele reforça a necessidade da população realizar vistoriais semanais nas casas e nos quintais. “A ação da população é fundamental durante todo o ano, com vistorias semanais em suas casas e quintais. Especialmente após as chuvas a atuação precisa ser intensificada”, afirma o biólogo.

Entre os cuidados, as caixas d’água devem permanecer completamente vedadas, e checar com frequência potenciais criadouros, como calhas de chuva, ralos externos, vasilhas de animais, bandejas de ar-condicionado e de geladeiras, vasos sanitários desativados ou pouco utilizados, entre outros. “Neste momento em que a curva da doença ainda está em ascensão, então a interferência em criadouros é estratégica”, destaca.

Dez minutos semanais

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz criaram a proposta do conceito 1”0 Minutos Contra a Dengue”. O nome faz referência a um cálculo estimado do tempo necessário para remover criadouros no ambiente doméstico e ao redor, impedindo a proliferação do mosquito: dez minutos semanais. “O Aedes aegypti vive e se reproduz, em geral, dentro e no entorno das residências, por isso temos que ter cuidado redobrado com nossas casas. Se cada um fizer a sua parte, poderemos ter um verão com baixo índice de casos da doença”, completa Ricardo Lourenço.

Com informações da Agência Fiocruz de Notícias.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador