Itália convoca médicos cubanos, que o Brasil expulsou, para combater o coronavirus

Segundo a Reuters,  os médicos cubanos estavam na linha de frente na luta contra a cólera no Haiti e contra o ebola na África Ocidental na década de 2010.

Expulsos do Brasil pelo governo Bolsonaro, sob vaias dos bolsonaristas, os médicos cubanos foram convocados pela Itállia, para ajudar a debelar a pandemia de coronavirus.

Segundo a Reuters,  os médicos cubanos estavam na linha de frente na luta contra a cólera no Haiti e contra o ebola na África Ocidental na década de 2010.

No entanto, com a brigada de 52 soldados, é a primeira vez que Cuba envia um contingente de emergência para a Itália, um dos países mais ricos do mundo, demonstrando o alcance de sua diplomacia médica.

Esta é a sexta brigada médica que Cuba enviou nos últimos dias para combater a propagação da nova doença no exterior. Enviou contingentes a aliados socialistas Venezuela e Nicarágua, além de Jamaica, Suriname e Granada.

“Todos temos medo, mas temos um dever revolucionário a cumprir, por isso eliminamos o medo e colocamos de lado”, disse Leonardo Fernandez, 68, especialista em terapia intensiva, à Reuters no sábado, pouco antes da partida de sua brigada.

“Quem diz que não tem medo é um super-herói, mas não somos super-heróis, somos médicos revolucionários.”

Fernandez disse que essa seria sua oitava missão internacional, incluindo uma na Libéria durante a luta contra o ebola.

A Itália é o país que foi mais afetado pelo vírus altamente contagioso que se originou na China, com a região norte da Lombardia sofrendo o impacto do contágio.

Seu número de mortos aumentou no sábado de 546 para 3.095, segundo seu chefe de assistência social, Giulio Gallera, que solicitou os médicos cubanos.

“Vamos cumprir uma tarefa honrosa, baseada no princípio da solidariedade ”, afirmou Graciliano Díaz, 64 anos.

Cuba construiu um sistema de saúde que era invejado pelo mundo em desenvolvimento com ajuda econômica da ex-aliada União Soviética, embora alguns desses avanços tenham sido perdidos desde o colapso do bloco comunista.

Muitos hospitais cubanos estão em ruínas e os cubanos dizem ter dificuldade em encontrar remédios, situação que o governo diz ser em grande parte devido às sanções americanas de décadas, embora os analistas culpem também a ineficiente economia estatal.

Ainda assim, Cuba tem uma das maiores proporções mundiais de médicos per capita, mesmo excluindo esses médicos no exterior, e suas brigadas médicas para assistência em desastres continuam a ganhar boa vontade em Havana em todo o mundo.

“Em um momento de crise, o governo cubano, o povo cubano … subiram para a ocasião, ouviram nosso apelo e responderam”, disse o ministro da Saúde da Jamaica, Christopher Tufton, no sábado, ao saudar 140 profissionais médicos cubanos em Kingston aeroporto Internacional.

A Grã-Bretanha também agradeceu a Cuba na semana passada por permitir que um navio de cruzeiro britânico que havia sido recusado por vários portos do Caribe atracar na ilha e por permitir a evacuação dos mais de 600 passageiros a bordo.

Enquanto isso, Cuba, conhecida por sua preparação para desastres, também está adotando medidas em casa para conter o contágio do coronavírus. Até agora, 25 casos foram confirmados.

Luis Nassif

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nada a temer senão o correr da luta
    Nada a fazer senão esquecer o medo
    Abrir o peito à força numa procura, fugir…

    Divino Maravilhoso
    (Gal Costa)

    Atenção ao dobrar a esquina
    Uma alegria, atenção, Menina
    Você vem, quantos anos você tem?

    Atenção, precisa ter olhos firmes
    Pra este sol, para esta escuridão
    Atenção
    Tudo é perigoso
    Tudo é divino maravilhoso

    Atenção para o refrão
    É preciso estar atento e forte
    Não temos tempo de temer a morte

    Atenção para a estrofe e pro refrão
    Pro palavrão, para a palavra de ordem
    Atenção para o samba exaltação
    Atenção
    Tudo é perigoso
    Tudo é divino maravilhoso
    Atenção para o refrão

    É preciso estar atento e forte
    Não temos tempo de temer a morte

    Atenção para as janelas no alto
    Atenção ao pisar o asfalto, o mangue
    Atenção para o sangue sobre o chão
    Atenção
    Tudo é perigoso
    Tudo é divino maravilhoso
    Atenção para o refrão
    É preciso estar atento e forte
    Não temos tempo de temer a morte

    Viva Cuba
    Sole Mio

  2. Conforme escrevi, semanas atrás…
    Cuba – Um País Hospital

    quando a coisa chegar às comunidades excluídas e abandonadas, e tomara que não chegue com a rapidez que a visão e os dados sugerem, espero que eles não sejam recebidos novamente no Brasil com cusparadas e xingamentos dos medicuzinhos fascistas

    e mesmo que aconteça de serem recebidos novamente da mesma forma, tenho certeza absoluta de que novamente tratarão os enfermos com todo carinho e atenção, ou seja, com sentimentos e conhecimentos

  3. Bolsonaro entra na Justiça para impedir que Flavio Dino faça serviço de defesa do povo ao inspecionar entrada de passageiros pelo aeroporto ….DITADURA A CAMINHO – O representante do necropoder tenta de todas as formas impedir que osl governador eleito defenda vida do povo que o elegeu…..pelo jeito, estamos voltando àquele periodo em que, com o fechamento do Congresso e suspensão das eleições, a Junta ditadura passou a nomear prefeitos, governadores, senadores : eram chamados de biônicos….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador