Ministério da Saúde autoriza aplicação da vacina da dengue em público de 4 a 59 anos

Medida tem como objetivo evitar o descarte de doses que estão próximas do prazo de validade; de 6,5 milhões de doses, apenas 3,8 milhões foram aplicadas

Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde autorizou, por meio de nota técnica, que todos os estados e o Distrito Federal ampliem o público-alvo da imunização contra dengue, não só para ampliar a proteção contra a doença, mas também para evitar que as doses vençam e tenham de ser descartadas.

De acordo com a pasta, as doses com prazo de validade de dois meses podem ser remanejadas para municípios não contemplados pela campanha de vacinação.

Já as doses que estão a um mês do prazo de validade podem ser destinadas à pessoas de 4 a 59 anos.

Em 2024, o Ministério da Saúde enviou 6,5 milhões de doses aos estados e municípios, para o público de 10 a 14 anos, especialmente par aqueles que residem em áreas com maior incidência da doença.

No entanto, apenas 3,8 milhões foram aplicadas. A situação é ainda mais preocupante entre os adolescentes: aproximadamente 1,3 milhão de jovens que iniciaram o esquema vacinal não retornaram para a segunda dose, comprometendo a eficácia da imunização.

LEIA TAMBÉM:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É inexplicável como essa comédia divulgada pelos bolsonaristas de que tomar vacina dá AIDS, vira jacaré etc e que resultou em mais de 700mil mortes ainda persista na cabeça da população!! Teria na população também o fator comodismo em ir até o posto, pegar fila e sair com dor no braço?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador