21 de maio de 2026

Ministério da Saúde priorizou ofertas improváveis para combater covid-19

Pasta realizou pelo menos 13 encontros com empresários sem credenciais de fabricantes confiáveis, boa parte durante gestão Pazuello
Foto: Agência Senado

Jornal GGN – Em meio à escalada de casos de covid-19 no Brasil, a cúpula do Ministério da Saúde priorizou reuniões para ouvir ofertas improváveis de vacinas e até mesmo a promessa de luminária germicida.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Embora as principais fabricantes de vacina afirmem constantemente que não trabalha com intermediários, a pasta realizou pelo menos 13 reuniões com vendedores que não apresentaram credenciais.

Quer ajudar o GGN a seguir com seu jornalismo independente? Clique aqui e saiba mais

A lista de vendedores recebidos envolvia de empresários sem tradição com o setor a militares ou até mesmo líder religioso, em conversas que não avançaram nem sequer para memorandos de intenções. As reuniões foram precariamente registradas nas agendas oficiais, e a pasta diz que nenhuma ata foi elaborada.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, tais encontros ocorreram em grande parte entre janeiro e março deste ano, quando o general Eduardo Pazuello era o ministro. Para funcionários que acompanharam tais encontros, a gestão Pazuello não adotou filtros que dispensassem as ofertas improváveis logo no início, e que militares e pessoas indicadas por políticos eram recebidas mais facilmente.

Leia Também

Em quanto tempo nos esqueceremos da pandemia?, por César Locatelli

Um senador e alguns parlamentares misteriosos deram graças ao silêncio do lobista na CPI

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados