Nicolelis lidera estudo que liga dengue à imunização para Covid-19

Segundo apurado, os locais com taxas mais baixas de infecção por coronavírus e crescimento mais lento de casos são aquelas que sofreram intensos surtos de dengue.

Jornal GGN – Estudo exclusivo noticiado na Reuters sugere que a dengue pode fornecer alguma imunidade contra Covid-19. O estudo analisou o surto do coronavírus no Brasil e observou uma ligação entre a pandemia e surtos anteriores de dengue, sugerindo que a dengue pode ajudar na imunidade contra a Covid-19.

O estudo é liderado por Miguel Nicolelis e ainda não foi publicado. Estudo comparou a distribuição geográfica dos casos de coronavírus com a disseminação da dengue em 2019 e 2020.

Segundo apurado, os locais com taxas mais baixas de infecção por coronavírus e crescimento mais lento de casos são aquelas que sofreram intensos surtos de dengue.

“Esta descoberta surpreendente levanta a possibilidade intrigante de uma reatividade imunológica cruzada entre os sorotipos de Flavivirus da dengue e o SARS-CoV-2”, disse o estudo, referindo-se aos anticorpos do vírus da dengue e ao novo coronavírus.

“Se comprovada como correta, essa hipótese pode significar que a infecção por dengue ou a imunização com uma vacina eficaz e segura contra a dengue poderia produzir algum nível de proteção imunológica” contra o coronavírus, acrescentou.

Nicolelis disse à Reuters que os resultados são particularmente interessantes porque estudos anteriores mostraram que pessoas com anticorpos da dengue no sangue podem apresentar resultados falsamente positivos para anticorpos COVID-19, mesmo que nunca tenham sido infectadas pelo coronavírus.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se quem já teve dengue está menos vulnerável ao Covid-19. Então por que não tomamos vacina contra a dengue (já que esta existe e está licenciada pela Anvisa)?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador