O SUS pode funcionar, mas é preciso vontade ou ser global?

Enviado por WSobrinho

Do Correio do Estado

Prioridade à família global revolta Samu e cinco pacientes esperam leitos
 
Vanya Santos

O atendimento prioritário e exclusivo dado à família dos apresentadores Angélica e Luciano Huck por equipe médica da Santa Casa revoltou o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Eduardo Cury. Segundo ele, o mesmo atendimento não é prestado aos pacientes de Campo Grande e, tanto é verdade, que atualmente cinco pessoas estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) aguardando leitos na Santa Casa.

“A denuncia que eu faço a Santa Casa não tem como rebater porque a única coisa que peço é que o tratamento dado à família do Huck seja dado a todos os pacientes. Quando levamos para o hospital, não podemos descer o paciente, tem que ir um enfermeiro para fazer a classificação de risco e avaliar se desce ou não com o paciente. O que me revoltou muito é que, para se ter uma ideia, temos cinco pacientes esperando leitos”, explicou Eduardo Cury.

ESPERA

O coordenador do Samu contou o caso da paciente Celina, 53 anos, que sofreu infarto e, desde sábado (23), aguardava por um leito. “Procuramos leitos pelas unidades e a Santa Casa nos informou que não tinha aparelho respiratório, mas fecharam o CTI de transplante cardíaco para colocar a família global porque estava sendo assediada”, criticou.

Eduardo Cury disse ainda que o Samu conseguiu levar a paciente Celina para o Hospital Universitário ontem à tarde, no mesmo horário que estava sendo atendida a família global na Santa Casa e, uma hora depois, ela faleceu. “Não posso afirmar que se ela tivesse ido com mais antecedência seria salva, mas também não posso raciocinar assim. Tenho que oferecer os melhores serviços no menor tempo possível.”, destacou.

“Se não tem pacientes de alta complexidade, eu levaria nas ambulâncias do Samu, com maior prazer, para os hospitais particulares de Campo Grande”, contou o médico, afirmando que, em condições normais, os pacientes devem ser regulados pelo Samu e essa fila não pode ser furada.

EXAMES

O coordenador do Samu ressaltou que Luciano e Angélica fizeram tomografia computadorizada e outros exames, que tiveram os resultados disponíveis em duas horas. “Quando levo paciente acidentado para lá, algumas famílias me ligam porque não têm o resultado dos exames. Eu aplaudo a rapidez e só quero que esse tratamento seja dado para todos os pacientes, mas o critério que foi usado para eles, posso garantir, não é o mesmo usado para quem precisa e alguém tem que defender o pobre nesse País”, criticou.

Eduardo Cury reclamou, ainda, que quando equipe do Samu chega com paciente na Santa Casa, o hospital demora até duas horas para liberar os socorristas, sob a alegação de que faltam funcionários no local.

“Mas para o Luciano Huck não faltou nada”, observou o coordenador, frisando que denunciará o caso ao Conselho Municipal de Saúde.

ACIDENTE

O avião modelo Embraer 820C apresentou uma pane no motor. A aeronave havia decolado de uma estância turística do Pantanal, em Miranda com previsão de pousar no aeroporto de Campo Grande, na manhã de ontem.

Huck e os filhos viajaram para o Pantanal para acompanhar uma série de gravações de Angélica para o programa semanal “Estrelas”, da Rede Globo.

 

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  Pelo que me consta, os

     Pelo que me consta, os globais foram trazidos por veículos particulares até a porta do hospital, o que explica não terem passado pela regulação do SAMU. Talvez à celeridade no resultado dos exames revele algum favorecimento, mas quanto à priorizar vítimas de acidente trata-se do procedimento em qualquer pronto atendimento, que costuma estar crivado de pacientes com problemas menores, mais adequados aos ambulatórios.

    Ainda que lamentável, a demora para conseguir leito é um problema completamente diferente. 

  2. Aliás, gostei bastante que

    Aliás, gostei bastante que tenham sido bem atendidos (como todos merecem), só lamentei que não tenha sido por um médico cubano.

  3. CONTROVÉRSIA

    Se tivessem sido mal atendidos seria um escândalo de proporções globais…Como foram privilegiados no atendimento, resultou em polêmica também. Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega. E dê-lhe pau no SUS !

    Obs.: Já ouvi muitos relatos de pessoas elogiando o atendimento que receberam ( ou seus familiares) no SUS. Mas, quando funciona poucos ficam sabendo. Bad news, good news.

     

  4. Mais uma da série coisas que só existem na net

    defensores do sus, nunca ficaram horas no atendimento para um médico falar que é virose, ou igual uma vez que precisei passar por esse monte de lixo que é o sistema único de saúde e depois de esperar6  horas descobri que o médico estava de férias

     

    bem faz o sapo barbudo de elogiar o sus e se tratar no sírio libanês

    1. Eu vivi a excelência do SUS na realidade, nao foi na net

      Passei por uma operaçao muito séria no meio do ano passado. Tenho plano de saúde, pago UMA NOTA por mês, mas, diante de um problema realmente sério, nao tive confiança de ser atendida por um cirurgiao de plano de saúde. Fui atendida no SUS, num hospital de excelência na área, com ótimo resultado.

      1. Exatamente Anarquista, a

        Exatamente Anarquista, a maioria que reclama do SUS nunca enfrentou fila só veem o que sai na Globo. Quanto a transplantes, medicamentos de alto custo, próteses caras, tratamentos para AIDS, vacinas etc..etc… são todos cobertos pelo SUS. Existe burocracia e demora? Claro que sim, mas existem para um maior controle e para serem evitadas fraudes. Me sinto melhor sabendo que o SUS existe. Ninguém quer usar óbvio (como as funerárias) mas na hora do aperto o SUS é de grande serventia.

  5. Acho que para o SUS ou

    Acho que para o SUS ou qualquer outra coisa funcionar é necessário, acima – ou na base – de tudo, ter ética. O resto é consequência.

  6. O piloto “HERÓI” que salvou o

    O piloto “HERÓI” que salvou o casal Huck foi dispensado da empresa de táxi aéreo. Mas, não se aflijam. Pela expertise demonstrada na área do tranporte de drogas os Perrelas já propuseram nova colocação com salário dobrado. 

  7.  
    Na verdade, os coxinhas

     

    Na verdade, os coxinhas globais é que deveriam nos deixar em paz. Bem que poderiam seguir o exemplo do desabotinado amigo Joquim Torquemada, se mandando de mala, cuia, e panos de bunda, pra Miami.

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador