4 de junho de 2026

Sintomas de gravidez estão no topo das buscas do Google

Jornal GGN – Artigo publicado numa revista especializada em saúde nos EUA (Estados Unidos) revelou que a gripe, o diabetes ou mesmo o câncer nem chegam perto da gravidez quando o assunto é a busca por sintomas de doenças na internet. 

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Sim, a prática é discutível, mas o dado também é bastante relevante. De acordo com o estudo realizado pela revista Economia Médica, cerca de 59% dos adultos internautas pesquisam esse tipo de informação via buscadores de internet. E, infelizmente, 35% deles querem respostas e diagnósticos para seus males.

Já entre a comunidade médica, o número de especialistas que dizem estar contentes com o interesse de seus pacientes na busca por informações sobre suas doenças é de aproximadamente 53%. Eles acham positiva a pesquisa e a leitura. Já 20% relataram que a interpretação errada de muitos resultados de exames espalhou a desinformação e o autodiagnóstico incorreto – o que é um perigo para a saúde.

Além da gravidez, líder absoluta nas buscas, os sintomas mais pesquisados via Google em 2013 foram gripe, diabetes, ansiedade, tireoide, HIV, mononucleose, lúpus, herpes e pneumonia. O ataque cardíaco, o tópico mais procurado em 2012, e o câncer – ambas são as duas principais causas de morte em seres humanos – não estavam nem mesmo na lista dos dez mais.

Para os coordenadores desta pesquisa, alguns médicos já admitem procurar a web quando, por exemplo, o diagnóstico de um paciente é algo particularmente desafiador: 63% dos entrevistados relataram que os recursos on-line mudaram suas decisões iniciais de assistência e até medicações.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados