10 de junho de 2026

Vitamina D aumenta chances de remissão de câncer de mama

Pesquisadores constataram que 43% das pacientes que ingeriram vitamina D tiveram o desaparecimento da doença, ante 24% que ingeriram placebo
Crédito: José Cruz/ Agência Brasil

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista (FMB-Unesp) constatou que a suplementação de vitamina D em pacientes com câncer de mama aumenta a eficácia do tratamento quimioterápico e pode ser uma alternativa a drogas de difícil acesso que, atualmente, compõem o protocolo para aumentar a resposta da quimioterapia. 

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O estudo contou com a participação de 80 mulheres com mais de 45 anos, prestes a iniciar o tratamento oncológico. Metade delas receberam a suplementação, enquanto outras 40 ingeriram comprimidos placebo. 

Como resultado, os pesquisadores constataram que 43% das pacientes que ingeriram vitamina D tiveram o desaparecimento da doença. Entre as que tomaram o placebo, o índice de remissão foi de 24%.

Para Eduardo Carvalho-Pessoa, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional São Paulo e um dos autores do estudo, os resultados são animadores e justificam novas rodadas de pesquisa com um número maior de participantes, a fim de aumentar as chances de remissão da doença. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 73.610 novos casos de câncer de mama sejam registrados até 2025. 

O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). 

Apoiado pela Fapesp, o estudo foi publicado em forma de artigo na revista Nutrition and Cancer.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. hilton dominczak

    8 de junho de 2025 2:45 pm

    Vitamina D se obtém tomando sol.

Recomendados para você

Recomendados