Os policias que abandonaram o posto para se juntar a manifestantes no Rio

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – “Eu tenho orgulho desses soldados, eu tenho orgulho republicano nessa deserção, queria poder abraçá-los e pensar que no Rio de Janeiro, centenas serão os advogados que se levantarão para defendê-los. Centenas de nós, milhares de nós, milhões de brasileiros que agradecem a heroica deserção”, disse o advogado Roberto Tardelli aos policiais do Batalhão de Choque que deixaram o posto de atacar os manifestantes para se juntar a eles, no Rio de Janeiro.
 
O protesto ocorria na Rua Primeiro de Março, sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Os militares acionados para atacar os manifestantes e impedir o protesto organizavam um cordão de isolamento do Palácio Tiradentes. Dois deles que estavam no front, com escudos e armas, abandonaram o posto para se juntar à manifestação.
 
Ovacionados pela população presente no protesto e por todas as redes sociais, os militares correram o risco de responder por recusa à Odediência, podendo ficar de um a dois anos em detenção. Mas eles não se importaram.
 
“Se a ordem é manifestamente ilegal, amigo, você não está obrigado a cumprir. Se à tua frente estão senhores pacatos e barrigudos, apavorados porque um governo elitista e fraudulento lhes rouba o último dinheiro que tem, se à tua frente existe gente honesta pedindo que lhe devolvam o que será roubado, nada existe que te obrigue a atacá-los”, completou Tardelli.
 
 
Por Roberto Tardelli
 
Meu mais profundo respeito aos policiais que se juntaram aos manifestantes
 
Do Justificando 
 

Eles baixaram as armas, guardaram a baioneta e, talvez pela primeira vez na vida, trocaram as armas pela razão. Olharam os manifestantes e não tiveram o despudor de seus comandantes de atacar senhores e senhoras, funcionários públicos, enfermeiros, professores, médicos, ascensoristas, escriturários, aposentados, gente da maior periculosidade. Gente que torce para o Flamengo e para a Mangueira, gente que deu a vida e o sangue para o serviço público, que não teve hora extra ou Fundo de Garantia, que nunca teve quadro de carreira, que passou a vida entre paredes sem cor e carimbos envelhecidos, gente que só tinha seu nome lembrado no Diário Oficial.

Os soldados, republicanos e democratas, ainda que tardio, não conseguiram cumprir as ordens que lhe chegavam aos berros nos ouvidos. Let the mother fucker burn gritava o rock para o soldado americano no Iraque, na cena mais tocante do documentário de Michael Moore sobre a guerra do Iraque. O mundo gira na cabeça do soldado que pode investir contra aquele que, na verdade, também é seu vizinho, seu parente, sua amiga, sua professora ou o professor de sua filha, de seu filho. O capitão, tenente, major, coronel, seja lá quem o tenha mandado bater, atirar com balas de borracha, bombas de efeito moral, ele que o fizesse.

Se a ordem é manifestamente ilegal, amigo, você não está obrigado a cumprir. Se à tua frente estão senhores pacatos e barrigudos, apavorados porque um governo elitista e fraudulento lhes rouba o último dinheiro que tem, se à tua frente existe gente honesta pedindo que lhe devolvam o que será roubado, nada existe que te obrigue a atacá-los.

Chaplin, gênio entre os gênios, em seu momento mais inspirado imortalizou:

Soldados! Não vos entregueis a esses brutais… que vos desprezam… que vos escravizam… que arregimentam as vossas vidas… que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar… os que não se fazem amar e os inumanos! Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou grupo de homens, ms dos homens todos! Está em vós! Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela… de faze-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo… um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.

Eu tenho orgulho desses soldados, eu tenho orgulho republicano nessa deserção, queria poder abraçá-los e pensar que no Rio de Janeiro, centenas serão os advogados que se levantarão para defendê-los. Centenas de nós, milhares de nós, milhões de brasileiros que agradecem a heroica deserção.

Os soldados republicanos que marcharam para a República e deixaram os passos da brutalidade certamente não seria aqueles idiotizados pela mídia que invadiram o Congresso Nacional, pedindo intervenção militar. Intervenção Militar e gritando o nome do Super-Juiz, certamente porque a intervenção militar e o Super-Juiz muito possuem em comum.

Os intervencionistas estão saudosos do pau de arara, dos choques, dos Ustras que nos sufocaram. Não são desonestos, não são canalhas, não pessoas de mau-caráter, não. São apenas pessoas comuns idiotizadas e fanatizadas pela violência estúpida.

A deserção corajosa e republicana nos dá esperança de que algo está se movendo, de que algo está acontecendo, de que alguma semente germinou, tão importante que seu nome não foi divulgado, afinal, não é um bandido comum, de foto a ser estampada no Jornal Nacional.

Os policiais que se recusaram a cumprir a ordem foram, antes de tudo, grandes pessoas. A eles, meu mais absoluto respeito.

Roberto Tardelli é Advogado Sócio da Banca Tardelli, Giacon e Conway. Procurador de Justiça do MPSP Aposentado.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É de atos como este que o

    É de atos como este que o podre poder se c…a de mêdo!!! Se as falanges que o permite desgraçar o povo desertam, o rei fica literalmente nú e a única saída é abastecer rapidamente o helicóptero… Lembram-se do Irã?

  2. Nassif;
    Estes corajosos

    Nassif;

    Estes corajosos policiais prestaram e prestarão um precioso exemplo aos demais brasileiros militares e policiais que pela sua profissão utilizam de armas para defender não a “ordem” mas ao povo brasileiro.

    Este gesto ficará na história e seus nomes gravados nos corações dos que amam o Brasil.

    Seria imensamente mais fácil para eles cumprirem ordens e massacrar o povo, mas foram humanos pois acima de tudo também são povo.

    Que cada vez mais brasileiros sigam estes bravos policiais.

    Genaro

  3. os soldados
    Gente, os soldados passaram oara o lado dos.manifestantes porque tem.consciência de que o governo do.PMDB esta escorchando o funcionalismo, ou seja a própria categoria policial. Mas ha semanas atrás essa mesma tropa de choque estava descendo o cassetete em professores e estudantes. Estava invadindo escolas para desalojar estudantes. Nao esquecer que esses policiais invadiram a assembleia legislativa gritando o.nome de Sergio Moro e Bolsonaro. Sei nao nos de esquerda somos.bobos mesmo achando que ha algum tipo de despertar histórico nessa atitude dos policiais….

  4. Cuidado!
    O pessoal da esquerda, que é lento por natureza precisa ser informado que:
    A bola do Nacionalismo está quicando na pequena área!

    É só chutar a bola, pegar a bandeira e correr pro abraço!

    A única diferença é que os nacionalistas dizem que FAVELA é uma merda.
    E esquerdistas dizem que lugar de preto, é na favela mesmo. E ainda esperam que eles concordem com isso e parem de sonhar sair de lá! Afinal, sair porque se FAVELA é o máximo?

    Resolvendo esta diferença e dizendo à verdade para o Povo, que é NINGUÉM vai morar em FAVELA pq TODAS vão acabar…

    Dizendo à verdade….chega se a um acordo!

    Mas a ESQUERDA tem que abrir mão da sua “seca do nordeste”!
    Tem que fazer este sacrifício por um projeto de Brasil!
    No fim tudo vai dar certo!

    Ordem e Progresso#

      1. Procure
        Seus comentários sobre a declaração de Eliana Calmon quando disse que havia….

        Uma QUADRILHA no judiciário.

        Procure SEUS comentários, leia e verifique quem é o otário…

        1. Haja paciência…

          Vá ver se estou na esquina, Athos.

          E PS: nao disse que vc seria otário, disse cabeça dura e que diz coisas que fazem parecer que vc bebe; mas, se insiste que um de nós dois é otário, é vc, claro. Até por uma questao de concordância, rs.

          Abs, viu? Passe bem…

  5. Falta só um estopim para que

    Falta só um estopim para que o Brasil saia ardendo em fogo. Se os policiais do RJ acenderem este estopim, o resto do Brasil vai junto…. Aí, quero ver estes ladrões barrigudos se proteger da insanidade generalisada. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador