Alckmin marca reunião de emergência após chacina na Grande SP

Jornal GGN – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, convocou o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, para uma reunião de emergência para discutir a série de assassinatos que deixou 19 mortos nas cidade de Osasco, Barueri e Jandira, na Grande São Paulo, na noite desta quinta-feira (13).

Os ataques aconteceram em um intervalo de cerca de duas horas e meia, dentro de um raio de 10 km. Segundo o secretário, todas as hipóteses serão investigadas, inclusive a suspeita de que os assassinatos tiveram participação de policiais.

Da Folha

Alckmin marca reunião de emergência para tratar sobre chacina na Grande SP

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) convocou o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, para uma reunião de emergência na qual discutem a série de assassinatos na noite desta quinta­feira (13) que deixaram 20 mortos em Osasco e Barueri, na Grande São Paulo.

Alckmin cancelou a agenda do dia pra tratar do assunto. Já Moraes deve se pronunciar sobre o caso, em entrevista coletiva, no início da tarde. 

Cotado para disputar a Prefeitura e São Paulo no ano que vem como candidato apoiado pelo governador, Moraes foi trazido para a secretaria em substituição a Fernando Grella, cujo desempenho não agradava a Alckmin.

Série de ataques deixa ao menos 19 mortos e 7 feridos na Grande SP

A noite mais violenta do ano na Grande São Paulo deixou ao menos 19 pessoas mortas e sete feridas nas cidades de Osasco, Barueri e Itapevi, em um intervalo de aproximadamente duas horas e meia. Os crimes ocorreram na noite desta quinta­feira (13), dentro de um raio de 10 km.

O número de mortos e feridos foi confirmado no final da manhã pelo secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes. Inicialmente, na madrugada, a PM havia informado um total de 20 mortes.

Segundo o secretário, foram 15 mortos em Osasco, três em Barueri e um em Itapevi. “Não descartamos nenhuma hipótese”, disse o secretário, que indicou que uma das linhas de investigação é a participação de policiais, após recentes mortes de um PM e de um guarda civil metropolitano na região dos assassinatos.

Cápsulas de três diferentes calibres de armas foram encontradas próximo aos corpos das vítimas: 9 mm (de uso das Forças Armadas) e 38 e 380, de uso de guardas civis metropolitanos.

“É um fato grave e será investigado de forma diferenciada”, disse o secretário.

Nos casos desta quinta-­feira, as ações foram semelhantes. Homens encapuzados estacionaram um carro, desembarcaram e dispararam vários tiros contra as vítimas. Em alguns locais dos crimes, testemunhas disseram que os assassinos perguntaram por antecedentes criminais, o que definia vida ou morte das pessoas.

Em Osasco, no bairro Munhoz Junior, uma chacina deixou oito mortos em um bar, por volta das 20h30. Cinco horas depois, quando a reportagem da Folha passou pelo local, vários moradores ainda olhavam assustados a cena do crime.

Um homem que não quis se identificar disse que uma das vítimas trabalhava como auxiliar de indústria e costumava parar no bar para tomar um conhaque antes de ir para casa. Outra moradora falou que um dos baleados morreu sentado na cadeira, do lado de fora do estabelecimento. 

‘NUNCA VI’

No local, espantando diante da cena, um dos peritos da Polícia Civil disse: “Nunca vi uma noite com tantos mortos em São Paulo”. Várias equipes trabalharam durante toda a madrugada na investigação.

Ainda em Osasco, mas desta vez no Jardim Elvira, um jovem foi morto em frente a uma sorveteria. Três parentes gritavam e se abraçavam de desespero próximos ao corpo da vítima.

TRAGÉDIA REPETIDA

Mais à frente, a pouco mais de 5 km, o técnico de celulares Jorge Ferreira, 31, chorava baixinho a morte do único irmão. Davidson Lopes Ferreira, 26, fora encontrado morto com mais de dez tiros, na Vila Menck.

Segundo Ferreira, um amigo que acompanhava Davidson disse que conversava com uma pessoa quando ouviu o barulho de tiros. Em seguida, viu o amigo baleado e os assassinos fugindo em uma moto.

Ferreira lembra com tristeza que esta é a segunda vez que um parente é assassinado. “Quando eu tinha 13 anos meu pai também foi morto. Aí eu passei a cuidar do meu irmão. A gente morava no mesmo quintal.”

“Fico triste porque o meu irmão morreu e alegre porque ele não fazia mal a ninguém”, disse, chorando.

Outros ataques em pontos diferentes da mesma cidade deixaram mais cinco mortos e sete feridos.

TOUCAS NINJAS

Na vizinha Barueri, duas pessoas foram mortas a tiros em um bar, no Parque dos Camargos. O dono do bar disse que cerca de dez pessoas estavam no local, quando quatro homens, com toucas ninjas, desembarcaram de um carro.

Os assassinos perguntaram quem tinha passagem pela polícia e atiraram em duas pessoas. O restante dos clientes fugiu do local. O bar possui câmeras de segurança, e as imagens foram entregues à Polícia Civil.

Ainda em Barueri, outro homem foi assassinado na Vila Engenho Novo. Testemunhas disseram à Guarda Civil Municipal que ocupantes de um carro preto dispararam vários tiros contra a vítima.

Segundo a GCM, após a vítima cair no chão, os assassinos desembarcaram do carro e foram se certificar se ele estava morto.

Tanto em Barueri como em Osasco, os feridos foram levados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) a diferentes hospitais. Os mortos serão levados ao IML (Instituto Médico Legal) de Osasco. A Polícia Civil não confirma se os casos têm ligação. 

Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pelas notícias divulgadas,

    Pelas notícias divulgadas, parece execução sumária, provavelmente por vingança; pelos relatos divulgados, há fortes indícios de envolvimento de policiais e guardas metropolitanos. Independentemente do fato de que as vítimas assassinadas ou feridas tivessem passagem pela polícia, trata-se de crime gravíssimo. A pergunta que fica é: quem vai investigar? A polícia civil paulista? Mas tem essa polícia a isenção para investigar chacina cometida por forças do Estado (PM e Guarda civil Metropolitana)?

  2. tão jogando pra torcida….

    …  a secretaria de (in)segurança pública já tinha conhecimento do que estavam programando,… gravou inclusive, telefonemas trocados com os preparativos da matança,….

    o modus-operandi é sempre o mesmo, … e os executores também …   o secretário da (in)segurança, que é ou foi advogado do PCC não fez nada para evitar….  acho que o objetivo era eliminação de algum grupo rival…

  3. A tempos que está ocorrendo

    A tempos que está ocorrendo exterminio em bares de periferia.

    Não vou ser irresponsavél e acusar o Governador,Mas ha tempos que a policia se tornou assassina e corrupta.com o Aval do Datena,e agora surgiu um novo grupo de apoio os fascistas da Paulista!

  4. Assunto de um dia.

    Como foi na periferia

    em nossa midia sorrelfa

    A notícia não dura um dia.

    Se fosse nos Jardins

    até senador mineiroca

    abria gritaria.

    Inclusive o Imperador da Moóca

    De braço dado com o Bolsonaro

    Na passeata iria

    Mas como pobre não tem vez

    nem voz, nem cheiro bom

    o assunto continua o impitim da tia.

     

  5. O BRASIL É O PAIS QUE SE MATA!!!!! COMO INIBIR ESTA MATANÇA?
    O  Brasil é o país que mais se mata no mundo sejam policiais ou sejam bandidos. Se mata por matar na certeza  da impunidade. Aqui todo dia tem vitimas parecidos com o ISIS. No Brasil a cada 4 anos mata-se o equivalente a bomba de hiroshima e Nagazaki,  269.000 vitimas.Sou  a favor da pena de morte para os casos extremos e seria uma boa  forma de inibir parte da criminalidade.Quem sabe executando uma  12 destes assassinos  em horários nobres na TV  poderíamos inibir a morte de  milhares de  inocentes.Pena de MORTE JÁ!!!!

  6. Comentei outro dia…

    Comentei outro dia, estão chegando as eleições para prefeito em SP. É preciso fazer caixa, amendrontar o povo e usar o grande “cabo eleitoral”, o PCC. Observem o recrudescimento da violência em SP (capital) até o mês de maio. Isso é parte de um jogo que há anos vem se desenvolvendo.  O PCC fornece a grana e a turma que está no governo as vítimas: os PM são assassinados e, em seguida, outros PM matam (não importam quem), depois os radialistas culpam o PT que está no governo federal e que não vigia as fronteiras, com relação ao tráfico de armas, Mais mortes e mais medo, os radialistas se deleitam e lançam seu candidato, eles agem assim! 

  7. Esta é fabulosa.
    Abro a pgn

    Esta é fabulosa.

    Abro a pgn Uol enquanto ouço a GloboNews e o rádio ligado na cozinha( a veterana adora rário)

    AO MESMO TEMPO:

     Uol 20 mortos

     GloboNews 16 mortos

    rádio Globo 39 mortos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador