Maioria da população é contrária à estatização dos cartórios

Jornal GGN – De acordo com pesquisa do Datafolha realizada em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, a maioria (74%) dos usuários de cartório são contrários à estatização dos serviços.

Os motivos são diversos. 89% dos entrevistados entendem que a administração pública dos cartórios traria aumento na corrupção, 87% burocracia e dificuldade, 78% insegurança e 73% elevação de custos.

Da mesma forma, a maioria dos pesquisados (77%) também são contra a migração de atividades dos cartórios extrajudiciais privatizados para empresas privadas. 80% acreditam que os custos subiriam, 70% que haveria mais burocracia, 69% dificuldades e 61% corrupção.

Por outro lado, muitos entrevistados acreditam que alguns serviços públicos melhorariam se fossem prestados pelos cartórios. Registro de empresas (63%), emissão de CPF (53%), emissão de documento único de identidade (52%) e de passaportes (51%).

Para o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG BR), Rogério Portugal Bacellar, a boa avaliação dos serviços dos cartórios é reflexo do esforço da categoria para aprimorar o sistema.  “Nos dedicamos constantemente ao aperfeiçoamento do sistema, investindo em gestão, capacitação e tecnologia a fim de proporcionarmos ao cidadão segurança jurídica e acesso fácil, rápido e seguro às informações e às nossas atividades”, disse.

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tepos passados

    Havia um colaborador no blog que era funcionário de cartório  ( há um nome específico) e regularmente postava um sem número de esclarecimentos sobre como realmente operam. Seria interessante revivê-los.

  2. Esta “população” pesquisada está intoxicada, drogada, azumbizada

    Estamos criando uma “população” de zumbis à semelhança daquela “culta” que povoava a poderosa Alemanha das décadas de 1930-40. Aquela do Sieg Heil!

    Não vou nem comentar esta preferência “cartorial privada!”

    Estamos vivendo os tempos da Igreja Universal do Reino da Desinformação e da Inversão de ValoresI

    Increible!!!

  3. duas coisas

    Uma básica: a palavra estatização foi ideologicamente destruida em tempos recentes. Outra maior: não desejar que seja estatal não quer dizer desejar que o sistema funcione como atualmente (com outorgas vitalícias etc). A pesquisa é preparação deles para a briga, não me parece ir além. 

  4. A população não tem a menor

    A população não tem a menor ideia de como se dar o processo para ser dono de um cartorio, por isso acha esse absurdo. Pesquisa direcionada….

  5. Esse pesquisa foi feita por
    Esse pesquisa foi feita por quem, pelo Datafolha ou pelo DataCartório?

    Que papo besta esse… eu tenho que pagar milhares de reais por um papelucho dizendo que transferi propriedade e o medo do pessoal é corrupção??? Esses cartórios já são uma corrupção institucionalizada, isso sim!

    1. Explica pra pessoa que

      Explica pra pessoa que comprou sua moradia e que teve que pagar 3% de ITBI, mais 1.5% para escritura e 1% pro Registro que bastaria o ITBI que já comprovaria que o imóvel é dela, e que o resto foi jogado na lata de lixo de algum velho decrépito dono do cartório. Tenho a impressão que os donos da mídia são também os donos dos cartórios.

  6. Quem precisa de cartórios?

    Nossos cartórios são uma triste herança dos colonizadores portugueses. É muito feudal a necessidade da “fé pública” para reconhecer um documento. Em muitos países, contratos diversos podem ser firmados sem nenhum carimbo cartorial. Nunca foi garantia de autenticidade o carimbo, o selo de um cartório. Justamente em Portugal, pai de nosso modelo, onde um falsificador que conhecia a burocracia dos cartórios se fez passar pelo ministro da fazenda e mandou imprimir notas de escudos em Londres. Alves Reis é conhecido como responsável por uma das maiores crises econômicas do país. Sobre ele há um bom livro, “O homem que roubou Portugal”.

  7. Não obstante, o sistema tem muito a melhorar

    Com certeza a estatização seria um desastre, como bem apontado na pesquisa. Porém muito, mas muito pode ser sim melhorado. Como oficial registrador substituto, sei que o sistema atual comporta muitas melhorias ainda. Se a junta comercial consegue centralizar os registros de todo um estado, o mesmo pode ser feito para, pelo menos 80% das atividades registrais com imensa possibilidade de redução dos custos.

  8. duvido que um assunto tão

    duvido que um assunto tão desconhecido e complexo desse, para a maioria,

    dè  credibilidade a essa pesquisa…

    acrescento      ainda ao excelente comentário do jurandir paulo, uma informação que sempre me encucou:

    os cartórios serviram muitas vezes para   confimar propriedades de terras

    invadidas por grandes proprietários, coroneis e seus jagunços famosos em suas regiões…

    certamente uma herança infame da burocracia portuguesa, da colonização…

    o cara vai num cartório   com a papelada, garante que a

    amazonia toda é dele, e o cartório carimba!?

    1. Claro que não. Isso aconteceu

      Claro que não. Isso aconteceu justamente quando as nomeações eram efetuadas pelo Governador do Estado e passavam os cartórios de pai para filho. Hoje,com os concursos, as coisas estão moralizando…

  9. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Fantástico país em que meia dúzia dos de sempre manipulam a opinião de todos: e todos ficam faceirinhos, faceirinhos da silva. Cada vez que o congresso “fala” em privatizar os cartórios, malas e malas e conteineres de dinheiro aportam brasília. Até mesmo, antes da pec-bengala, os cartorários conseguiram ficar de fora da expulsória dos 70 anos, mais, de fora do concurso público para todos os funcionários, ainda, de fora dos concursos públicos para os substitutos, ainda – e muito pior, ninguém cobra dos tribunais de justiça que façam imediatamente concursos para suprir cartórios sem titular e, pior – mas, bota pior nisso, criaram a figura da “remoção”, ou seja, o cara é aprovado pra o cartório X e, depois, quando da abertura de vaga, transfere-se para o cartório Y, fossem os cartórios meras sucursais uns dos outros. Cadeia depois da 2a. instância é pouco. Muito pouco. Portanto, essa tal pesquisa foi paga por quem, mesmo? Como diz respeito à coisa pública, toda a documentação está disponível dentro do regramento imposto pela lei da transparência? Ora, ora e ora, mais do mesmo lobby: bando é pouco, quadrilha!

  10. A informática e o Cartório

    Com os incríveis recursos da informática, cada dia maior, a maioria das funções dos cartóriois deixaram de ser necessárias. Muita coisa poderia ser rapidamente resolvida, de modo seguro e mais confiável, tudo via internet, para uma central única para todo o Brasil, mediante o pagamento de devidas taxas (via internet). O Cartório tornou-se uma milionária ilha medieval, em pleno 21. Só lucro. 

  11. Cartórios

    Os cartórios rejuvenesceram. Estão mais ágeis, modernos e aptos a prestar serviços úteis relacionados à segurança jurídica. Utilizar cartórios é prevenir direitos. Experimente não registrar uma escritura e verá quanto se gasta depois com advogados e justiça pra remediar. No estado de São Paulo, o site registradores.org.br dispõe de serviços eletrônicos disponíveis a qualquer um que queira, de sua casa, utilidades como uma certidão eletrônica, uma pesquisa de bens, e até mesmo o envio de um contrato eletrônico. E tudo sem intermediação.

    A ignorância faz com que se fale qualquer bobagem sem o mínimo conhecimento do assunto. Há quem queira comparar nosso sistema com o americano. Para se registrar um imóvel nos EUA, paga-se o mesmo valor que aqui (aqui, o custo maior é do imposto), mas com uma diferença: lá, o sistema não oferece a mesma segurança e todo proprietário é obrigado a contratar anualmente um seguro contra eventual perda do imóvel (favorece os bancos, portanto). 

    A origem do sistema cartorial é romana e, ao contrário do que muita gente pensa, toda a Europa o utiliza. A China vem estudando implementar o sistema brasileiro de registro lá.

    Para quem quiser se aprofundar sobre custos de transação: http://www.cartaforense.com.br/conteudo/artigos/despesas-nas-transacoes-imobiliarias-no-brasil-e-no-mundo/16128

  12. Estatização de Cartórios

    O sistema de cartórios brasileiros é um dos melhores do mundo. A meu ver, só perde para Alemanha. 

    O registro civil, então, certamente é o melhor do mundo.

    Algumas pessoas criticam porque não têm conhecimento.

    Alguns conhecem pontos turísticos de outros paîses. E sua noção de outros países limita-se a isso. Experimentem depender da burocracia sueca e vai agradecer quando entrar em um cartório no Brasil. Refiro-me aos cartórios informatizados. Claro que há cartórios não informatizados, e isso é ruim.

    Mas estatizar seria mil passos para trás.

    Os cartórios judiciais (dos Estados) não têm como prestar serviço melhor que cartórios privados.

    Sobre arrecadaçóes altas, claro que o rendimento do cara será mais alto.

    Casas lotéricas também arrecadam muito e são empresas privadas.

    se o movimento é grande ganham mais.

    O importante é o serviço prestado.

     

     

     

     

     

    q/z   

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador