O fenômemo dos livros conservadores nas livrarias brasileiras

 
Jornal GGN – Matéria publicada no site brasileiro do El País destrincha o sucesso de vendas de livros que defendem o ponto de vista conservador, como “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota”, reunião de artigos de Olavo de Carvalho publicada pela editora Record e que vendeu quase 150 mil exemplares. Outro exemplo é Rodrigo Constantino, autor de “Esquerda Caviar”, também da editora Record, que vendeu 50 mil exemplares.
 
Para Carlos Andreazza, da editora Record e editor de muitas obras da chamada onda conservadora,  “há uma imensa demanda reprimida” por livros com ideia liberais e conservadoras.
 
Do El País
 
A direita brasileira que saiu do armário não para de vender livros
 
Longe das universidades do país, pensamento conservador faz sucesso nas livrarias
 
Entre as várias faixas empunhadas pelos milhares de manifestantes que saíram às ruas contra o Governo Dilma Rousseff nas grandes manifestações deste ano, uma em particular escandalizou a intelectualidade brasileira: “Chega de doutrinação marxista. Basta de Paulo Freire”. Enquanto enchiam as redes sociais de textos em defesa do patrono da educação brasileira, que tornou-se referência mundial, professores universitários se questionavam de onde poderia ter saído uma crítica como essa. Se tivessem folheado um dos livros mais vendidos dos últimos tempos no Brasil, topariam com o seguinte questionamento: “Vocês conhecem alguém que tenha sido alfabetizado pelo método Paulo Freire? Algumas dessas raras criaturas, se é que existem, chegou a demonstrar competência em qualquer área de atividade técnica, científica, artística ou humanística? Nem precisa responder. Todo mundo já sabe que, pelo critério de ‘pelos frutos o conhecereis’, o célebre Paulo Freire é um ilustre desconhecido”.

 
A citação, que é seguida por uma reunião de críticas de estudiosos estrangeiros sobre a Pedagogia do Oprimido, está no artigo “Viva Paulo Freire!”, parte de O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota (Record), fenômeno de vendas no país, com quase 150.000 exemplares vendidos em menos de dois anos, nas contas da editora. O livro, um dos frutos do pensamento conservador que toma as livrarias brasileiras, reúne artigos publicados em jornais e revistas nos últimos anos pelo filósofo brasileiro Olavo de Carvalho.
 
Em suas inúmeras postagens nas redes sociais, Carvalho mistura comentários filosóficos e críticas agressivas a petistas, feministas e “gayzistas”, entre outros. “Feminista vive de polêmica… é para enganar mulher trouxa, assim como o gayzismo é feito para enganar gay trouxa”, diz em um vídeo. Morador dos  Estados Unidos desde 2005 e professor de um seminário online de filosofia, o filósofo menciona entre seus feitos, em postagem recente, a “quebra da hegemonia intelectual da esquerda, com o meu livro O Imbecil Coletivo e a minha coluna no Globo, abrindo para liberais e conservadores um espaço que lhes era negado desde os anos 80 pelo menos”. 
 
Apesar de ter publicado obras sobre a filosofia de Aristóteles e Schopenhauer, Carvalho é mais conhecido por esses vídeos e debates virtuais, nos quais interage com figuras como o deputado Jair Bolsonaro, em que critica, em meio a palavrões e insultos, aqueles que defendem políticas e condutas progressistas, com atenção especial ao Foro de São Paulo e aos defensores de governos do PT. A postura bélica, que o filósofo considera uma peneira pela qual passariam apenas aqueles dispostos a exercitar o próprio conhecimento, passou a ser replicada nas batalhas das redes sociais, muito alimentadas pelo blogueiro Felipe Moura Brasil, responsável por organizar O mínimo que você precisa saber…, o jornalista Reinaldo Azevedo e o economista Rodrigo Constantino, autor de outro bestseller, o estigmatizante Esquerda Caviar (Record), que vendeu 50.000 exemplares. 
 
Com textos contundentes e ataques pessoais a figuras públicas das quais discordam — como no caso em que Constantino zombou do ativismo social da atriz Letícia Spiller um dia depois de ela ter sido mantida refém por assaltantes —, os arautos virtuais da direita brasileira contribuíram para a popularização de um ideário conservador que ganhou espaço num momento de desgaste do PT. A intensidade figadal com que defendem o Estado mínimo e condenam ativismos em nome de minorias assusta, contudo, a parcela formalmente educada do país, tão acostumada a conceitos consolidados como justiça social ou histórica e a divisão da sociedade entre opressores e oprimidos.
 
Continua aqui
 
Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olavo é uma fraude

    Enganou O Globo por pouco tempo. Aquele jornal, que teve no passado Gustavo Corção, Roberto Campos, entre outros representantes da direita erudita, percebeu que Olavo era uma caricatura, falsificava sabedoria e pegaria mal mantê-lo. Em vídeo, o “filósofofo” credita sua saída ao fato de que a mídia é toda dominada pelo partido comunista, inclusive seus donos. Todos tutelados pelo foro de São Paulo. Apenas a Veja é confiável.

    Vendendo tantos livros, podemos entender o motivo daquelas enlouquecidas personagens vistas nas manifestações da direita. 

    1. Mora na “filosofia”.

      Olha o curso instigante proposto pelo astrolavo: sociologia da filosofia.

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=9ShpKDPAA90%5D

      Ou seja, filósofos e filosofia viraram categorias sociais para serem investigados pela ciência social. Mais um pouco e ele vai propor um curso de sociologia da ciência, ou mais específicos, como sociologia da biologia, sociologia da geologia, sociologia da física, sociologia da astronomia, etc. Assim ele cria espaço para “refutar” a Teoria da Evolução, “provar” que “combustível fóssil é o caralho”, que Einstein era uma besta e um farsante, que o o heliocentrismo está errado e o Sol gira em volta da Terra… Em resumo, ele canta a música de agrado para fanáticos fundamentalistas e idiotas provincianos deslumbrados, desta forma vende seu peixe e se sustenta no seu pseudoexílio.

      Quem sabe amanhã, o “filósofo” venha com cursos mais “ousados”, como mecânica dos fluidos da metafísica ou cálculo vetorial da escolástica. É mole!? Existem idiotas em pencas que compram tais “cursos”. Há também comunidades na rede, formada por boçais, para discutirem “a sério” as “ideias” do astrofilósofo: são as olavetes.

      Elas se espalharam e saem pela rede repetindo como papagaios essas “ideias”, de uma maneira que não faltam nem os trejeitos e cacoetes do seu ídolo. Sabe aquele negócio de dizer que aqui no Brasil ninguém sabe nada, que todo mundo é desinformado, principalmente sobre pensadores obscuros e teóricos da conspiração, que o “filósofo” diz ser a última palavra na análise política e social do nosso tempo? Que quando contrariado em suas “ideias”, disparam xingamentos para “argumentar”? Você já se deparou com figuras assim em comentários de páginas que frequenta? Pois é, isso aí é o diagnóstico de olavismo e caracterização de uma olavete acometida.

  2. O consolo à categoria dos

    O consolo à categoria dos escritores é que essa direita conservadora não é leitora assídua, até porque, se fosse, não estaria comprando essas besteiras. 

  3. A esquerda sempre com seu

    A esquerda sempre com seu discurso, eu defende a pluralidade de pensamento, mas desde que seja igual ao meu.

    E dai que o pensamento conservador tenha algum sucesso, como disse o editor, existe uma demanda.

    A disputa politica no Brasil tem que evoluir, deixar os axiomas passados e focar na melhora da qualidade da disputa politica.

    Com 80% da população conservadora e de direita é natural que se amplie a participação politica desta corrente de pensamento o que é bom.

      1. Mais um que não conhece o

        Mais um que não conhece o nosso povo, nossa cultura , nossos costumes, resumo mais um alienado de esquerda.

         

         

        1. Deve ser por isso que nas

          Deve ser por isso que nas ultimas quatro eleições a direita venceu para Presidente no Pais não é verdade ? Detalhe: mesmo com essa grande midia golpista. Quem é alienado mesmo ? Já se olhou no espelho hoje? 

          1. O que prova que a afirmação

            O que prova que a afirmação da equerda que a mídia é o 4º poder no Brasil não passa de falácia para que ela possa realizar o seu fetiche autoritario que é extinguir qualquer linha editorial do qual discorde…rs

    1.  
      Como se você tivesse lido

       

      Como se você tivesse lido Marx alguma vez na sua vida né olavete

       

      O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. 

    2. menos marx, mais mises = menos democracia, mais fascismo

      Marx- era a favor da libertação dos escravos, dando inclusive apoio a Lincon com quem trocou várias cartas.

      Von Mises – era racista “a espécie humana é subdividida em grupos raciais com distintas características biológicas hereditárias. A experiência histórica não impede que o pressuposto de que alguns grupos raciais são mais bem dotados que outras raças para conceber ideias mais sensatas’ (em Theory and History, edição do Von Mises Institute, 2007, p.161) [Atenção: esse comentário é uma denuncia e não uma apologia ao racismo!]

      Marx- perseguido pela monarquia de Frederico Guilherme IV na Prússia – que tornou a constituiçao liberal prussiana letra morta – e por Luis Bonaparte, ditador da França entre 1851 e 1870 encontrou refúgio em Londres. Passou toda a vida vigiado pela polícia e perseguido pelos agentes do ditador Bonaparte;

      Von Mises – colaborou com o governo de Engelbert Dollfus na Aústria como membro da Câmara de Comércio. Dollfus revogou a constituição austríaca e fechou o parlamente, se apoiando em milícias fascistas para governar. em 1927, no livro Liberalismo, Mises afirmava que o fascismo ‘é repleto das melhores inteções’ e que ‘sua intervenção tem salvo a civilização européia’ e que “O mérito que o Fascismo desse modo ganhou para si viverá eternamente na história’.(Liberalism, edição americana de 2002, p.51)

      Mais detalhes sobre a relação de Mises com fascismo, que é mais profunda e se assenta teoricamente na sua teoria do Estado podem ser encontrados aqui:

      http://marxismo21.org/wp-content/uploads/2015/04/Mises-Marx.pdf

       

  4. Olavo é um nazista de boteco.
    Olavo é um nazista de boteco. Lembra aqueles revolucionarios de antigamente, 68 do Angeli, só que com o sinal trocado.
    Escondidinho na caverna, como um seu parça, o finado Osama, vive de semear o ódio.
    Infelizmente (para o país), tem um séquito de analfabetos funcionais, incapazes de diferenciar fato de opinião. Outro dia vi uma foto de um padre da Canção Nova empunhando um fuzil ao lado dele. Muito cristão da parte de ambos.
    Pode-se dizer dele o que se diz do PSDB: nenhuma ideia útil, nenhuma ideia portadora de futuro, nenhum projeto de país grande e moderno, nenhuma utopia. Nada.

  5. “Ideias” liberais e

    “Ideias” liberais e conservadoras, hahahahahahaha!

    Nem pastiche do tea party é. Não passam de manuais de xingamentos a qualquer coisa que pareça, pareça “de esquerda”: discurseira antissocial rasteira.

  6. A proposta do Paulo Freire é

    A proposta do Paulo Freire é  como a doutrina Marxista, nunca se concretizou pois é utópica…rs

    As tentativas foram todas um fracasso onde só houve totalitarismo, ditaduras e muita míseria.

    A proposta “humanista” e voltada a fazer do aluno o “centro de atenção do processo educativo ” não passa de ficção.

    Os paises que venceram a batalha do atraso academico são prova viva que essa laidanha humanista só serve para dar vazão para gente que não quer nada com nada com os estudos.

    A Coréia e a China tem sistemas educacionais onde o aluno vai para a escola APRENDER depois de formado  é que ele pode ENSINAR alguma coisa.

    Até lá a funçao dele é por a bunda na cadeira e calar a boca enquanto o professor fala.

    Ele pode ser ouvido ( sendo educado ) no momento oportuno onde um professor dê a palavra a ele e junto aos mecanismo de grupos de estudantes para intervir junto a diretoria da escola sobre atividades, ou propostas e até reclamações contra abuso do corpo docente.

    Mas no tocante a disciplina escolar a obrigação dele é de 2 naturezas:

    1- Aprender

    2-Respeitar o corpo docente.

    O resto é conversa mole…

  7. Duas editoras concentram a

    Duas editoras concentram a maioria esmagadora desse tipo de publicação: A RECORD e a LEYA. São obras destinadas à lixeira da história mas no curto prazo garantem alguma vendagem e alguma renda. A Record tem um acordo de bastidor com o grupo dos Marinho para publicar as “obras primas” de seus funcionários porta-bandeiras patronais.

  8. Uma tarefa para alguém com paciência.

    Com o surgimento do Realismo Fantástico (não confundir com Realismo Mágico que é uma forma de literatura típica da América Latina) apareceram muitos livros em que os ETs eram responsáveis pelas pirâmides do Egito, das Estátuas da Ilha da Páscoa, das Linhas de Nazca e mais uma série de obras da antiguidade. Erich von Däniken um escritor suíço se notabilizou com o seu livro “Eram os deuses astronautas”, que mostrava fatos que “não eram explicados pela arqueologia”, isto foi em 1968 e os arqueólogos da época riam muito das elucubrações deste autor, coisas que já tinham sido explicadas e se encaixavam perfeitamente nas comunidades da época eram utilizadas para provar que ETs tinham decido na Terra e feito grandes fatos.

    Esta bobajada toda foi se propagando em todos os lugares e como nenhum arqueólogo levava a sério as afirmações de Däniken, sua farsa progrediu mais e mais até que começasse a incomodar a academia. Quando viram que o livro vendeu milhões de exemplares e que começava a permear as mentiras, vários autores sérios tomaram a peito escrever a onde estavam os erros do livro. Até aqui no Rio Grande do Sul um jornalista, que não me lembro o nome e que escrevia sobre ciência, pinçou cada um dos fatos exposto no livro e, um a um, desmistificou toda a obra. Com esta ação de pessoas capazes a farsa foi desvendada e ninguém nos dias atuais leva a sério Däniken.

    Entretanto durou tanto tempo para que pessoas sérias desfizessem as mentiras e as farsas do livro, que o assunto permeou pela sociedade e até hoje vemos tentativas de apresentação de pseudo-ciência baseado na hipóteses destes ETs precursores de tudo. O mal já estava criado, e no rastro desta fraude ainda se aproveitam até um canal que se autodenomina History Channel (que de história não tem nada) veicula um programa denominado “Os alienígenas do passado” que tenta manter viva concepção que toda a nossa história foi moldada por ETs!

    A mesma coisa está ocorrendo com Olavo de Carvalho, ele se autointitulando filósofo, e as olavetes dizendo que ele é a maior inteligência brasileira da atualidade, encanta pessoas que não conhecem nada de filosofia, sociologia, história e política, com seus cursos mediáticos e semelhantes as visões de ETs do passado, ou seja, a filosofia, a história, a sociologia e a política atuais são tudo fraudes que junto com princípios científicos que lhe incomodam são declarados também fraudes.

    É chegado o momento que alguém tome a ingrata tarefa de ler as besteiras de Olavo de Carvalho, principalmente as mais afastadas da política e mostrem item a item quais são os magníficos delírios montados por este senhor. Ele é uma combinação nefasta de uma mente brilhante, completamente confusa e maldosa, sou seja, uma verdadeira mente delirante.

    Sei que a maior parte dos filósofos, sociólogos e demais cientistas sociais acham tão delirantes as propostas de Olavo de Carvalho que não acham necessária a sua refutação, entretanto depois deste verdadeiro cancro mental se instalar na mente de pobres desavisados, será extremamente difícil extraí-lo, e os danos serão irreparáveis para milhares de jovens que foram apreender alguma coisa de ciências humanas exatamente desta fonte.]

    Senhores, quem se habilita, é um serviço menor mas é um verdadeiro serviço de utilidade pública, e a sociedade ficará muito melhor após a colocação da verdade em relação a este senhor.

  9. Essa intelectualidade

    Essa intelectualidade “dazelite” que está se formando tem as seguintes características:

    Chama o ex-presidente de nove dedos e apoia o Cunha;

    Identifica como a origem dos problemas do Brasil: Cuba, Venezuela e os gays. Acha que a corrupção começou no governo do PT;

    Quer a separação do nordeste, mas sem perder os criados;

    Esta mudando o perfil dos best selers, onde antes era  auto-ajuda, esotéricos e livros “fique rico lendo este livro”, passou a ser “não seja um idiota”, “não seja um imbecil” “o Brasil não presta”; 

    Legal. Perdi alguma coisa?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador