Como a internet influencia nossa capacidade de raciocínio

Por Bob

Comentário ao post “Nicholas Negroponte e a revolução silenciosa

Em seu livro The Shallows: What the Internet is Doing to Our Brains, Nicholas Carr (finalista do prêmio Pulitzer em 2011) diz que a Internet está nos privando da capacidade aprofundada de raciocínio.

Carr levantou em 2008 a questão controversa de que “o Google estaria nos deixando idiotas” e decidiu aprofundar sua pesquisa sobre como a rede afeta nosso cérebro. Seu livro examina a história da leitura e a ciência de como o uso de diferentes mídias afeta nossa mente. Explorando como a sociedade passou da tradição oral para a palavra escrita e depois para a internet, ele detalha como nosso cérebro se reprograma para se ajustar às novas fontes de informação. Ler na internet mudou fundamentalmente a forma como usamos nosso cérebro. As tecnologias que usamos para encontrar, armazenar e compartilhar informações pode, literalmente, redirecionar nossos caminhos neurais.Baseando-se nas idéias de pensadores, desde Platão até McLuhan, Carr demonstra que cada tecnologia da informação traz uma ética, um intelectual conjunto de pressupostos sobre a natureza do conhecimento e inteligência. Ele explica como o livro impresso serviu para concentrar a nossa atenção, promovendo o pensamento profundo e criativo. Em contraste, a Internet estimula a rápida amostragem de pequenos pedaços de informações de muitas fontes. Sua ética é a do empresário, uma ética da velocidade e eficiência, de produção e de consumo otimizado; e agora a Net está refazendo-nos à sua própria imagem. Estamos nos tornando cada vez mais adeptos da digitalização e ‘skimming’, mas o que estamos perdendo é a nossa capacidade de concentração, reflexão e contemplação… http://amzn.to/XgHc04

“É bem claro pelo que já sabemos sobre a ciência do cérebro que, se você não exercita habilidades cognitivas específicas, você acaba perdendo-as. Se você se distrai facilmente, não pensará da mesma forma que pensa quando você presta atenção”
(Nicholas Carr)

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador