Estudo aponta que Samsung é durável, mas o iPhone ainda tem vantagem

Jornal GGN – O novo smartphone Galaxy S5, da Samsung, é mais durável do que o modelo do ano passado e outros principais aparelhos equipados com Android. Mas o iPhone 5s, da Apple, superou todos eles – em parte por causa de seu tamanho menor, de acordo com um novo estudo.

O S5 é resistente à água e tem painel traseiro resistente feito de plástico, de acordo com a SquareTrade, empresa especializada em dispositivos de proteção para gadgets.

Já o iPhone 5s ganhou pontos por ser apenas dez centímetros na diagonal, em comparação com cerca de cinco centímetros dos telefones Android. Isso faz com que o iPhone seja mais fácil de segurar e, portanto, menos propensos a escorregar das mãos do usuário. No entanto, todos os smartphones das duas marcas testados apresentaram um risco médio de ruptura, e as diferenças entre os vários telefones não eram grandes.

A SquareTrade avaliou os telefones de acordo com critérios como tamanho, peso, aderência e qualidade dos painéis frontal e traseiro. A companhia mediu o quanto os telefones deslizavam quando empurrados através de uma tabela na sua parte traseira e como eles resistiam a quedas de pouco mais de um metro pés e também depois de serem mergulhados na água por dez segundos. Robôs foram usados para assegurar a consistência.

O S5 teve um 6 numa escala de durabilidade de 10 pontos – sendo 10 o risco mais elevado. O novo telefone HTC One marcou 6.5, enquanto o Google Nexus 5 teve um 7. Já o iPhone 5s ganhou 5.5. Nenhum desses telefones é tão durável quanto o Moto X da Motorola, do ano passado. Ele tinha uma classificação de 4,5, graças a uma parte traseira arredondada moldada à forma da mão de um usuário, o que torna mais fácil de segurar. No ano passado, o HTC One modelo também tinha a mesma nota.

No ano passado, a outra versão do Galaxy, o S4, teve uma pontuação de 7. O S5, o novo HTC One, o Nexus e o iPhone tinham todos fortes painéis frontais, apesar de serem feitos de vidro.

A SquareTrade considerou tanto os materiais utilizados e os fatores de design, tais como colocação de botões para medir o quão provável era que um usuário pudesse deixar o telefone cair ao usá-lo. Os painéis traseiros sobre o One e o iPhone foram moderados, enquanto os do S5 e o Nexus tiveram um bom desempenho.

O S5 e HTC One eram os mais difíceis de segurar; o One e o Nexus tiveram notas baixas na resistência à água (os telefones ainda funcionavam, mas não tinham som). Tanto o S5 e o iPhone sobreviveram ao teste enterrados, embora apenas o S5 fosse oficialmente comercializado como resistente à água por até 30 minutos. Apenas o Nexus 5 passou no teste do escorregão, mas foi o único dos quatro a falhar no teste de queda.

O Nexus escorregou por meio metro quando empurrado por um robô, em comparação a 0,76 metros ou mais em relação aos demais aparelhos. Quanto mais um telefone escorregava, maior sua chance de cair de cima de uma mesa, por exemplo. Depois de ser derrubado, o Nexus foi quebrado, enquanto os outros tiveram apenas danos superficiais. A SquareTrade informou ainda que o desempenho do S5 no teste de queda foi notável, porque a versão anterior (S4) havia ido muito mal nos testes.

Com informações do Phys.org

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador