PSOL, PT e PDT entram com ação para investigar Globo

Matéria publicada às 13h e atualizada com a íntegra da ação protocolada junto à Procuradoria-Geral da República

Jornal GGN – PSOL, PT e PDT se juntaram em uma representação exigindo investigação da TV Globo no que se refere às denúncias sobre pagamento de propina para obtenção de direitos de transmissão exclusivos de campeonatos de futebol, já incluídas as Copas do Mundo de 2026 e 2030.

A representação vai ser apresentada hoje, quarta-feira, 22.

A ação é assinada pelos presidentes das siglas, Luiz Araújo (PSOL), Gleisi Hoffmann (PT e Carlos Lupi (PDT). A representação será protocolada no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e exige que as denúncias sejam exaustivamente apuradas e, caso comprovadas, que haja cassação da concessão pública sobre a qual a Globo opera no País.

Foi o depoimento de Alejandro Burzaco, ex-executivo da argentina Torneos y Competencias (TyC Sports), no caso agora conhecido como FIFAgate, que relatou a ação da Globo, como uma das seis empresas de televisão que pagou propina por direitos de transmissão de campeonatos internacionais de futebol, como Copa do Mundo, Copa Libertadores e Copa Sul-Americana. A Globo teria pago US$ 15 milhões em propina.

O argentino Buzarco é testemunha de acusação do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) junto à justiça dos Estados Unidos. A investigação do caso envolve agentes da Fifa, de 1991 até hoje, em que aparecem crimes, parcerias ilegais com executivos de marketing e contratos de exclusividade em troca de propina.

A ação proposta pelos partidos demonstra a importância desta investigação no Brasil, já que as emissoras, aqui, dependem de concessão pública para poderem operar. Se prestam um serviço público e de relevância, essas condutas são deletérias à concorrência e à economia do país, entendem os solicitantes.

Leia, abaixo, a íntegra da ação protocolada na PGR:

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

21 comentários

  1. E  eu vou entrar com ação pra

    E  eu vou entrar com ação pra investigar este blog que é absurdamente tendencioso.

    E o que vai acontecer com as duas ações, investigar a Globo e o jornal GGN ? 

    Absolutamente nada.

    “disclaimer” !

    A propósito,uma das 10 + crônicas que li este ano:

    Francico Daudt

    “O editor é aquele que sabe separar o joio do trigo”… e publicar o joio”, diz a antiga piada jornalística. A peneira de qualquer seleção embute critérios, ora explícitos, ora despercebidos. O da seleção natural é a sobrevivência dos mais adaptados; o da seleção de futebol, a excelência (assim esperamos).

    Mais sutis são os critérios da seleção adversa. Para começar, ela nunca é declarada: ninguém enuncia que vai escolher os piores. Depois, sua existência nem percebida é.

    Um exemplo chocante e atual: imagine uma profissão que dê status, sustento, que imponha celibato a homens, que os coloque em posição de poder junto a muitos meninos… e você selecionará homossexuais pedófilos.

    Outro exemplo: uma profissão que tenha foro privilegiado, seja capaz de livrar da cadeia seus criminosos através de voto corporativo, que tenha acesso ao dinheiro público por decisão de seus pares, e que seu lugar de trabalho seja uma estranha cidade isolada… e você terá muito mais que 300 picaretas.

    Comemorando Lutero, somos herdeiros da contrarreforma: ela seleciona autoritários, centralistas, sebastianistas, burocratas, conchavistas, bajuladores e corporativistas, inibe empreendedores e incentiva parasitas que esperam tudo de El-Rei. Que tal?

    Mas, o que estou falando? Até parece que a minha profissão escapa da seleção adversa. Se não, vejamos: ela também dá sustento e status, e parece bastar-lhe falar complicado, quase um dialeto parecido com o português, ser misterioso, parecer superior, e “não ter compromisso com a cura, mas com a busca do inefável”. Ela atrairá um bando de imbecis pomposos.

    A lista não termina: cidades pobres afugentam os belos e os inteligentes (o mesmo se aplica aos bairros e aos shopping centers pobres); profissões mal remuneradas que parecem fáceis selecionam profissionais fracos (um dos males do sistema educacional); profissões fodonas que parecem difíceis selecionam sadomasoquistas perversos; imunidade a demissões seleciona”… funcionários públicos, assim como impunidade seleciona criminosos e cultiva a corrupção.

    Você não imagina a minha hesitação em escrever este artigo. A epidemia de ofendidos e de politicamente corretos seleciona vaselinagem e ausência de opinião, mesmo em artigos de… opinião. E produz o seguinte “disclaimer”: claro que levo em conta os abnegados e devotados, os idealistas e os políticos corretos que conseguem furar a seleção adversa e ajudar o Brasil a andar. Mas eles nadam contra a corrente, este é o meu ponto. Se quisermos ser reformistas de fato, precisamos ter consciência dos critérios da seleção adversa: eles podem estar presentes em qualquer ato de escolha. E as eleições vêm aí…

    Por fim, nossa mente também é capaz de seleção adversa: você já ouviu falar de “dedo podre” para a escolha de parceiros, não? Pois ele vem de processos inconscientes ligados ao complexo de Édipo: somos por ele levados a buscar alguém muito parecido com aqueles que nos ferraram em nossa criação, e tentar convertê-lo em alguém que corrija nosso passado, nos ame, nos perceba, nos considere e nos trate bem pelo resto da vida.

     

    Sem comentários…

  2. psol…..

    O mais interessante: o silêncio ensurdecedor da maior parte da Imprensa Brasileira, dos Atletas e Clubes de Futebol. E o Judiciário bovinamente fingindo que nada acontece. O Brasil se explica. 

  3. Vai dormir no Fundo da Última

    Vai dormir no Fundo da Última Gaveta !……Se o MPF/PF entrarem na investigação, aí vai mesmo para as Calendas….

    • kassab é mais um sócio no golpe.

      com ele vai ser jogado atrás do arquivo. ouvi falar que hoje em dia qualquer processo aberto no mctic leva uns 7 anos pra concluir! 

    • #

      Acho isso um absurdo. Assim como também é absurdo essas concessionárias de TV venderem horas de programação às igrejas evangélicas e afins.

      Afinal, a concessão de TV pública não visa promover a cultura e entretenimento ?

      Afinal, o jogo a dinheiro não é proibido no Brasil ?

      Essas concessionárias têm direito de alugar sua concessão a qualquer picareta ? Só aqui na República dos Bananas.

  4. Um passo importante…

    A sociedade civil precisa dar um suporte, provocando manifestações nas calçadas das sedes da emissora(ou afiliadas) .

    Já imaginaram, 20 mil pessoas em frente a sede do Jardim Botânico, mais alguns milhares nas afiliades de São Paulo, MG, RS, BA etc..?

  5. Hipócritas?

    Huumm!

    “,,,caso comprovadas, que haja cassação da concessão pública sobre a qual a Globo opera no País.”

    Supostamente uma aberração dita por políticos hipócritas. Que cassem, prendam, arestem o patrimônio dos donos, se culpados. Tratamento igual que deve ser dado as empreiteiras. As organizações Globo é uma  empregadora, tanto quanto as empreiteiras o são.

  6. Se até o Temer com 3 % de

    Se até o Temer com 3 % de aprovação popular consegue nomear o diretor da PF , um papel protocolado num orgão judiciário – politizado como a PGR , é um faz me rir inacreditável. Nesse ponto a direita é muito mais competente. É muita ingenuidade da esquerda brasileira , explica em parte porque perderam o poder .

  7. nem aqui nem nos estados unidos,

    já devem ter arreglado isso desde o planejamento do golpe. 

    poderia ser até motivo de chantagem dos americanos pra forçar a rede lodo de sonegação a participar do golpe. mas a vontade deles de serem subalternos dos americanos é tão grande, que não precisa mais nada não. 

    • às vezes é bom cair na realidade

      Na época do governo do PT a Globo já havia sido citada no processo FIFA/CBF? Não.

      Na época do governo do PT, Buzarco já tinha prestado o depoimento bomba que levou a própria Globo a ter de noticiar sua presença no centro do escândalo. Não.

      Concordo que os governos do PT foram amigos da RG enquanto interessou e não se colocaram a persegui-la, mas também não é por aí. Quem tem que promover investigações contra instituições corruptas é a PGR e as polícias, não o governo federal.

      Para aprovar Lei dos Meios é preciso ter maioria entre os deputas corruptos e, não perseguir a RG.

      Se quiser governar na truculência contra gigantes da mídia, simplesmente não governa.

       

  8. Os “marinhos” riem sem parar …

    E já mandaram um recado pra “banca de divogados” deles: “ó falem pra esse pessoal aí enfiar a tal ação no “fiofó”… Jesuis-

    maria-josé… e a gente fica aqui perdendo tempo com estas notícias… Ô Nassif: vc quer matar seus blognautas de raiva?

    Olha, se “os marinho” tiverem uma convulsão de tanto rir, vão processar o psol+pt+pdt .. e vão ganhar a causa!

    Aí a “justissa” funciona.. hum hum 

  9. Basta o controle remoto
    Segundo a ex-Presidenta deposta, basta o controle remoto para derrotar a Globo.
    Por sinal, o marido da Presidente do PT, Gleise Hoffmann, era conhecido como o Ministro do Plim-Plim.
    Não faz sentido agora, o PT querer aparecer como indignado neste processo.
    O PT não só foi omisso, foi cúmplice da Globo.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome