Governo Federal enfrenta descontentamento geral entre servidores, é greve ou estado de greve pelo País

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Os servidores do BC, que já fizeram paralisação de 19 dias em abril, se juntaram aos do INSS e do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP)

Reprodução CUT

Governo Federal enfrenta greve, por tempo indeterminado, de servidores do Banco Central, INSS e Ministério do Trabalho. Os servidores do BC, que já fizeram paralisação de 19 dias em abril, se juntaram aos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) pleiteando reajuste salarial.

A greve se concretizou em resposta às declarações do presidente Bolsonaro em favor das carreiras policiais. O governo recuou e anunciou um reajuste linear de 5% para todas as categorias de servidores da União.

Mas os servidores não aceitam um reajuste neste patamar e pleiteiam, no mínimo, reposição das perdas salariais desde esta gestão de Bolsonaro, o que daria 19,99%, chamado de ‘reajuste salarial emergencial’.

INSS e MTP estão em greve desde o fim de março.

Outras categorias optaram pela operação padrão, ou operação tartaruga, como forma de pressão. Aqui estão os auditores fiscais federais agropecuários e funcionários da Receita Federal.

Associações de servidores da Polícia Federal relatam ‘descaso’ e ‘falta de vontade política’ para cumprir os compromissos firmados com a categoria. E avisam que serão feitas assembleias para analisar as propostas e decidir o caminho.

Já o Ministério da Economia não se pronunciou.

Com informações do Metrópoles.

Leia também:

Mobilização por reajuste salarial chega ao Banco Central

Policiais federais perdem reajuste em Orçamento 2022

Com exceção de policiais, funcionalismo federal perdeu renda em 10 anos

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador