Alckmin: obras emergenciais da Estação da Luz devem ser concluídas neste domingo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Da Agência Brasil

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, visitou hoje (26) o prédio da Estação da Luz e do Museu da Língua Portuguesa para verificar como estão caminhando as obras emergenciais executadas pela empresa Concrejato, para que o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) possa fazer uma nova vistoria para saber quando a estação de trem e metrô poderá ser liberada.

A Estação da Luz foi parcialmente atingida pelo incêndio que destruiu o Museu da Língua Portuguesa no último dia 21. Desde então, a circulação das composições do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está paralisada. Segundo o governador, uma inspeção do IPT pode ser feita neste domingo (27), caso as obras sejam finalizadas.

“A prioridade é liberar a CPTM e o Metrô. A Concrejato já está aqui para fazer o mais emergencial para a entrada do IPT, que vai liberar, ou não, a passagem de três das quatro vias e plataformas. Todo o trabalho está sendo feito hoje e vai ser feito amanhã também. O IPT nos dirá se será necessária mais alguma medida de segurança. Se for concluído o trabalho de fixação das paredes e a retirada de parte dos escombros, o IPT deve ser chamado amanhã”, disse o governador.

De acordo com Alckmin, as imagens das câmeras de segurança já começaram a ser analisadas pela Secretaria de Segurança Pública, que deve concluir um laudo com as causas do incêndio em até 15 dias. “A impressão lá dentro [do museu] é desoladora, uma tragédia. Mas quero reafirmar nosso compromisso em restaurar o prédio. O prazo de restauro será o menor possível mas não dá para dizer quanto tempo.”

O governador informou que, inicialmente, os custos da reforma emergencial estão sendo cobertos pela organização social responsável pelo Museu da Língua Portuguesa, mas ressaltou que o seguro do prédio já foi acionado.

Segundo o engenheiro responsável pelas obras, Renato Lopes, da Concrejato, o trabalho continua sendo o de remover as peças em risco de queda, como vigas e treliças de madeira. “Como elas não estão estáveis, qualquer movimentação pode fazer com que caiam e levem outras peças. A parede que faz divisa com a estação também continua a ser escorada por estruturas de metal e cabos de aço”, disse Lopes. O engenheiro estima que o trabalho seja concluído amanhã.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ela se escondeu por aí.
     

    Ela se escondeu por aí.

      Anarquista Lúcida, já pra casa pra tomar seu remédio.

     Eui falei pro médico que GARDENAL era pouco pra vc.

     

       Tá…tá… tá… vc tem razão;

         Mas não surta,

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador