Nova Economia debate o poder da indústria alimentícia

Carla Castanho
Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN
[email protected]

Com o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da USP, Giorgia Russo; e o pesquisador da Fiocruz, Eduardo Nilson

Na ordem, da esquerda para a direita: João Peres, cofundador do site O Joio e o Trigo; Giorgia Russo, pesquisadora da faculdade de Saúde Pública da USP; e Eduardo Nilson, pesquisador da Fiocruz Brasília e NUPENS/USP. Fotos: Idec/Wikimedia Commons:Alice Vergueiro/Geraldo Magela:Agência Senado

Para debater o poder da indústria alimentícia, com o peso dos ultraprocessados e o impacto para os mais vulnerabilizados, o jornalista Luis Nassif e o economista João Furtado entrevistam o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP, Giorgia Russo; e o pesquisador da Fiocruz Brasília e do NUPENS/USP, Eduardo Nilson.

Na pauta, o poder de manipulação que a indústria exerce sobre os mais vulnerabilizados ao vender a ideia de que o alimento mais saudável é o mais caro, e o impacto da desinformação na periferia, fruto da separação dos dois Brasis com o processo de urbanização.

A fome oculta, caracterizada pela carência nutricional que atinge uma a cada quatro pessoas no mundo (OMS), mesmo os obesos, é um outro ângulo a ser destrinchado durante o Nova Economia. Isso porque se alimentar mal não se trata de quantidade, mas se cada alimento ingerido contém o mínimo de micronutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Além disso, também está na pauta do programa o envolvimento de empresas transnacionais que contribuem para o peso dos ultraprocessados e que tiveram de reconhecer o impacto negativo para a saúde da população, como no caso da Nestlé.

Conheça um pouco mais dos convidados abaixo:

  • João Peres – Jornalista e cofundador do site ‘O Joio e o Trigo’, de jornalismo investigativo especializado em política alimentar. É autor de Corumbiara, caso enterrado (2015), livro-reportagem que esteve entre os finalistas do Prêmio Jabuti em 2016 e foi agraciado com o segundo lugar no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo em 2015. Publicou, em parceria com Moriti Neto, Roucos e sufocados: a indústria do cigarro está viva, e matando (2018).
  • Giorgia Russo – Nutricionista e mestre em intervenções de políticas públicas de saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP, especialista em Obesidade e patologias associadas, consultora técnica do Programa de alimentação saudável e sustentável do IDEC e UNICEF. Presidente da comissão gestora de lei de orgânicos na alimentação escolar de SP. Membro Comitê da criança e do adolescente do Departamento de promoção da saúde da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
  • Eduardo Nilson – Pesquisador da Fiocruz Brasília e do NUPENS (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde) da USP. Doutor em Saúde Global e Sustentabilidade pela USP. Tem experiência em vigilância alimentar e nutricional, monitoramento e avaliação de políticas de nutrição e saúde e promoção da saúde, com ênfase na prevenção e controle de doenças crônicas associadas à alimentação e modelos de macro e microssimulação de impactos em saúde e econômicos de políticas de saúde.

Confira, pelo link abaixo, na TV GGN:

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador