Fernando Horta
Somos pela educação. Somos pela democracia e mais importante Somos e sempre seremos Lula.
[email protected]

S.A.L. Fernando Horta

S.A.L. Fernando Horta

O S.A.L Fernando Horta (Serviço de Atenção ao Leitor) usa este espaço para informar o que se segue:

Acima serão encontrados dois textos. O primeiro, com título “A culpa é das estrelas” deve ser lido pelas pessoas que têm certeza de que os EUA são o principal agente nos fatos que assolam o Brasil desde 2013. O segundo texto, com título “O velho senhor do pijama listrado” deve ser lido por aqueles que têm dúvida.

Informamos que a leitura do texto não direcionado para o seu caso pode provocar vertigens, um certo desconforto e ira. Estes sentimentos podem vir a se tornar mais e mais fortes terminando com palavras ríspidas ou mesmo ódio latente pelo autor. O autor, desde já, informa que entende e que perdoa os nobres leitores. Já pede desculpas antecipadas pelos eventuais sentimentos em caso de descumprimento das indicações acima.

Grato.

 

Fernando Horta

Somos pela educação. Somos pela democracia e mais importante Somos e sempre seremos Lula.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Colegas esquerdistas…

    Colegas esquerdistas: nosso problema e o que nos enfraquece e faz fracassar diante da direita conservadora é justamente brigarmos ferozmente por coisas menores, nos desunirmos e não nos alairmos nas coisas maiores: definir um plano pra melhorar o brasil e modos de implementá-lo. A diretia é formada por inimigos gananciosos que só querem o lucro pessoal, mas não tem probelma em se aliar com seus maiores inimigos ou mesmo com satanás, se isto for útil e necessa´rio pra realizarem seus objetivos. Pragmatismo. Nos aliemso nas grandes e prinicpais causas e, depois de conquistado o reino, aí nos debrucemos educadamente nos objetivos menores.

    Sob esta questão do texto:

    1 – O Governo e Estado estadunidense existe para os donos do capital foi patrocinado, apoiado e é sustentado por eles. Portanto, no fim das contas, o que realmente improta não é a opinião ou ideologias dos políticos e governantes “oficiais” americanos, mas sim, dos super capitalistas que realmente mandam por trás, e seus interesses;

    2 – A desgraça do Brasil e´fruto tanto de desmandos e canalhisceds perpetrados por nossa eleite quanto do exterior. Sempre houve culpandos em mabos os lados, pois sempre houve interesses em ambos os lados. Durante a Colônia, tanto a elite estrangeira portuguesa quanto a elite local eram culpadas. A morte de Vargas e o Golpe de 64 foi protagonizado por brasieliros, mas com todo apoio e influencia dos estadunidenses. O Golpe à Brasileira de 2016 foi protagonizado por brasieliros, mas acho forçado demais ignorar tanta evid~encai de interesses fortes do grande capital estrangeiro, assim como que os prinicpais protagonistas do golpe (moro, janot, chefes do MPF) tem fortes e constantes contatos com autoridades estadunidenses. Então, temos qeu dessenvolver soluções e propostas considerando tanto nossos inimigos internos, qaunto os externos. E, se não conseguimeos definir a parcela de culpa e autoria de cada lado, melhr nos precavermos considerando a maiora culpa possível qua cada lado pode ter.

    Nós da esquerda somos minoria, estamos fora dos poderes executivo e judiciário e somos minoria no legislativo. Certamente não é momento pra mais briga interna, divisão, balcanização. Se nos dividirem, imperarão sobre nós facilmente.

  2. O autor parece estar pensando que os leitores do GGN são idiotas

    O autor parece estar pensando que os leitores do GGN são idiotas

    Deixe de ser arrogante, senhor Fernando Horta. Aceite as críticas sobre as bobagens que escreveu em artigo anterior e ponha esse seu SAL no lugar que considerar mais adequado.

  3. Tem-se os fatos

    Tem-se os fatos e pratica-se a visão de realidade que se deseja de acordo com o que se quer como verdade

    Mas fatos são fatos…

     

    http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/07/lista-revela-29-integrantes-do-governo-dilma-espionados-pelos-eua.html

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/05/1771016-wikileaks-diz-que-michel-temer-atuou-como-informante-dos-eua.shtml

    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/12/101201_wikileaks_lula_fp.shtml

    https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/wikileaks-as-conversas-de-serra-com-a-chevron-sobre-o-pre-sal

    http://apublica.org/2011/06/wikileaks-consul-e-fhc-ironizam-movimento-%E2%80%9Ccansei%E2%80%9D/

    http://super.abril.com.br/blog/superlistas/13-fatos-sobre-o-brasil-revelados-pelo-wikileaks/

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/274788/Assange-Golpe-no-Brasil-foi-constru%C3%ADdo-h%C3%A1-muito-tempo-com-apoio-dos-EUA.htm

     

    Existem muitas inverdades sobre a atuação dos EUA no golpe sobre Dilma, muitas de site de esquerda que elevam ao cubo uma simples menção do wikileaks sobre o fato, isso talvez tenha gerado as dúvidas de nosso amigo fernando sobre a atuação dos EUA no nosso país, lembrando que a atuação para o golpe foi feita de sobremaneira pelas empresas americanas com o apoio de organismos do governo americano, o povo americano é tão enganado quanto qualquer outro do planeta

    Jamais se acharão menções/provas diretas da atuação americana no golpe brasileiro, pelo menos não agora, divagar sobre isso é esperar pelo vazio, só pra se ter uma idéia as formas de implementação da operação condor demoraram décadas para serem reveladas e se há algo que devemos sempre levar em consideração é o nosso passado,  a própria atuação dos EUA na américa latina nos últimos anos já os gabarita por si só como co-autores…

     

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-03/governo-norte-americano-participa-de-golpe-militar-no-brasil

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/05/1885332-eua-impoem-sancoes-a-integrantes-da-suprema-corte-da-venezuela.shtml

    http://www.bbc.com/portuguese/internacional-36407488

  4. NÃO É VERGONHA ACREDITAR NO QUE SE ACREDITA, É O SEU SER VERDADE

    O autor ao escrever o que o leitor quer ler, destrói o fator diversidade de opinião, pois se situaria em tudo sem informar nada, ao sugerir que seja isso, trata seus leitores como despojados de instinto de mudança ou troca de pensamentos, não vejo boa a intensão de que pelo fato de alguém discordar de um pensamento, seja motivo de avisá-lo que escreveu sobre um tema com a nuance de que há outro texto escrito a gosto desse leitor. Muitas vezes a pessoa que discorda, não discordou porque leu seu texto, discordou porque é sua opinião formada sobre um assunto o qual pode ele até está certo, nuvens são nuvens e mudam de lugar a cada instante, porém a chuva cai. Sobre o texto a maioria que discordou foi porque praticou um exercício de lógica, Todas as tragédias humanitárias e políticas no mundo, tem sim o dedo sujo de sangue do EUA, seja através do seu terrorismo de estado ou de suas corporações, com o Brasil não seria diferente porque o modus operandi americano é fragilizar nações e saqueá-las sem resistência, isso é uma realidade que ninguém pode fugir. Duvido que já parou para contar quantas vidas essa sandice imperial já ceifou mundo afora, duvido. Mais de um terço da população da Líbia fora exterminada, simplesmente porque o líder sanguinário queria seu dinheiro de volta que estava em bancos falidos ocidentais na crise de 2008, como não tinham como devolver fizeram o que sempre fazem, matam e somem com tudo, e quem está sempre a frente? os EUA. LÍBIA, IRAQUE, AFEGANISTÃO, PRIMAVERAS DO INFERNO SE ALASTROU MUNDO AFORA, com certeza não foi geração espontânea, esses exércitos de mercenários são de conhecimento público que os EUA e aliados os financiam para o serviço sujo. Então desconfiar deles é muito mais lógico que muitas outras desconfianças. Por aqui onde moro, dizem que GATO ESCALDADO TEM MEDO ATÉ DE GARRAFA DE ÁGUA MINERAL VAZIA. 

  5. Desconhecimento do “Grande Jogo”

    Fiquei chocado com a demonstração de desconhecimento de Fernando Horta sobre a geopolítica do poder mundial, o antigo e reconhecido “Grande Jogo” da política internacional e das tentativas de dominação imperial que vêm desde a Roma antiga. Para o autor, o maciço conhecimento dos estudiosos e pesquisadores e o consenso sobre a atual tentativa de dominar o mundo do Império Anglo-Saxão não existem. Existem muitas publicações comprovando com documentos de orgem estadunidense as tentativas atualíssimas de dominação do mundo por esse Império, particularmente, os EUA, que, sentindo sua própria decadência partiu para o tudo ou nada como exposto no “Império do Caos” de Pepe Escobar e nos últimos livros do historiador respeitado internacionalmente, Moniz Bandeira, com livros recheados de DOCUMENTOS provando a truculenta interferência dos EUA em todo o mundo. A minha geração já denunciava isso em 1968 e era considerada “teoria da conspiração” ou “coisa de estudante”, mas que veio a ser confirmada em detalhes nas décadas seguintes. As ditaduras latino-americanas, a destruição da Iugoslávia, a tomada do poder pelos fascistas ucranianos (aliás banqueiros nazistas norte-americanos financiavam Hitler), as invasões do Iraque e do Afeganistão, os “bombardeios humanitários” dos EUA na Líbia, o financiamento do terrorismo na Síria que resistiu à invasão por mercenários financiados pelo Império Anglo-Saxão acrescido da França, a guerra cruel contra o paupérrimo Iêmen, os “danos colaterais” assim chamados pelo governo Obama o ataque de drones contra civis, as centenas de civis bombardeados pelos EUA no Oriente Médio, a destruição completa de cidades alemãs na 2ª guerra mundial quando não havia mais fábricas ou instalações militares (Dresden, Hamburgo e muitas mais) matando milhares de civis (“para baixar o moral do inimigo”), sem contar as guerras de fundo econômico que fazem contra os que não se submetem ao poder Imperial, as sanções, os boicotes, atingindo pequenos lavradores e comerciantes, as atrocidades na guerra do Kosovo (hoje uma “repartição” estadunidense), as suspeitas que recaem sobre o 11/09 por parte do próprio povo norte-americano seguido de sequestro e tortura de muçulmanos que não tinham a mais remota ligação com o suposto “atentado” de 11/09 com posteriormente confinados por tempo indeterminado em Guantánamo , os atentados de falsa bandeira para justificar estados policiais, etc. Aqui mesmo no Brasil inúmeros políticos foram flagrados como informantes da CIA (como o MT e o Careca, mais é claro que existem muitos mais) informação que ninguém contestou, pois um dos objetivos do Império é acabar com os BRICS que pregam a multipolaridade mundial e o respeito à soberania dos países e o Brasil é o que tem a maior diversidade de riquezas naturais e sempre esteve na mira do Estado Profundo estadunidense que segue continua seguindo o ridículo princípio do “destino manifesto”, uma coisa de malucos, ou o autor acha que isso também não existe? Dê pelo menos uma leitura nas matérias abaixo, se não estiver disposto a ler algum dos milhares de livros que evidenciam claramente a ingerência em assuntos internos de outros países (atualmente a Venezuela é a bola da vez na AL):

     

    https://dinamicaglobal.wordpress.com/2016/09/05/estados-unidos-contra-a-america-latina-a-unica-coisa-que-esperamos-e-sermos-donos-do-mundo/

    https://dinamicaglobal.wordpress.com/2017/06/10/de-qual-nova-ordem-mundial-estamos-falando/

    https://gz.diarioliberdade.org/artigos-em-destaque/item/60659-chossudovsky-queda-de-dilma-foi-ordenada-por-wall-street.html

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/ministro-aragao-como-na-tailandia-e-nas-filipinas-dilma-foi-derrubada-pelas-redes-sociais-houve-acao-de-inteligencia-clandestina.html

    https://noticia-final.blogspot.com.br/2017/02/cia-sempre-esteve-de-olho-no-petroleo.html

    https://altamiroborges.blogspot.com.br/2016/05/eua-retiram-embaixadora-missao-cumprida.html

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/haddad-dilma-e-lula-foram-alertados-por-putin-e-erdogan-sobre-protestos-de-2013/

    https://caviaresquerda.blogspot.com.br/2017/06/a-pequena-deixa-no-texto-do-haddad.html

    https://blogdoalok.blogspot.com.br/2016/06/hitler-foi-financiado-pelos-bancos.html

  6. Se não que ser criticado, feche a janela de comentários

    Caro Fernando Horta,

    Como  articulista e colaborador do GGN você tem muito mais espaço que nós, simples leitores que comentamos seus escritos. Mais ainda: como historiador e professor universitário você pode divulgar sus idéias e teses, inculcando-as na mente dos alunos e orientandos.

    Eu lia seus textos, quando republicados no blog Caviar Esquerda; mas lá nem eu nem quase ninguém posta comentários. Já no GGN a participação dos leitores é maciça. Além disso, percebe-se que boa parte deles é muito bem informada e não poupa críticas, mesmo quando autor do artigo comentado é figura ilustre do mundo acadêmico, jurídico, técnico-científico, político, intelectual, artístico, etc. Portanto não espere dos leitores do GGN elogios acríticos, rapapés e salamaleques.

    Ante as duras críticas ao artigo intitulado “Não foram as listras nem as estrelas”, uma tese diversionista mal fundamentada e mal alinhavada que você postou há poucos dias no GGN, você agora lança mão de outros artigos, como ‘réplica’ às críticas que recebeu. Se somos muitos os críticos, muito menor e menos nobre é o espaço de que dispomos para criticar os artigos que você posta aqui. 

    Em vez de refletir sobre as inconsistências da tese que está a defender, você lança mão de outros artigos, numa tentativa de desqualificar as críticas e confirmar a tese criticada. Não é isso o que se espera de um historiador. Sugiro que faça ampla reflexão, pesquisas e levantamentos, antes de voltar ao tema. Essa forma açodada de encarar os leitores críticos como ‘opositores’ não é compatível com a de um pesquisador e professor da área de Ciências Humanas.

     

  7. Caro Fernando, eu li os dois,

    Caro Fernando, eu li os dois, como também li o primeiro que gerou essa polêmica toda. Não senti ira alguma contra o autor. Discordei, mas achei bom saber de uma visão diferente do usual entre os de esquerda, como parece que voce seja. Mas ser diferente não quer dizer estar certo.

    Achei seus argumentos bem embasados e dignos de ser levados em conta. Mas não convicentes o suficiente para mim pelo menos. Não mudei de opinião, mas também não o coloquei na “lista negra” de coxinhas. Embora adimita que alguns aqui se irritaram e no meio da argumentação lhe dirigiram palavras mais “ásperas”, vamos dizer assim

  8. Hoje há provas cabais que o

    Hoje há provas cabais que o golpe de 64 teve participação dos norte-americanos. Há evidências também no golpe de 2016, a origem da lava-jato é bem suspeita. De qualquer modo, a origem de nossos males está nas oligarquias que comandam os destinos do país, pouco se lixando para a tragédia social e econômica decorrente do golpe que financiaram. 

  9. Mais bem faz a si quem ler os três posts

     

    Fernando Horta,

    Este seu post “S.A.L. Fernando Horta” de quarta-feira, 14/06/2017 às 08:17, talvez não fosse assim tão necessário. Muito provavelmente você foi pego de surpresa com o grau de reprovação manifestado nos comentários contra a ideia de ausência de participação americana no golpe contra a ex-presidenta às custas do golpe, Dilma Rousseff, que você tentou propalar no seu post “Não foram as listras nem as estrelas, por Fenrnaod Horta” de terça-feira, 13/06/2017 às 07:27, publicado aqui no blog de Luis Nassif e de sua autoria.

    Talvez também não seja necessário apresentar as duas análises conflitantes que decorrem do antagonismo ao seu post “Não foram as listras nem as estrelas, por Fernando Horta”, manifestado nos comentários e o próprio conteúdo do post. Antagonismo que você resolveu expressar em dois posts com premissas diferentes.

    No seu post “Texto 1 – A culpa é das estrelas, por Fernando Horta” de quarta-feira, 14/06/2017 às 08:04, você apresenta indícios de que houve a participação americana nos acontecimentos brasileiros pós 2013. E no post “Texto 2 – O velho senhor do pijama listrado, por Fernando Horta” de quarta-feira, 14/06/2017 às 08:14, os argumentos são para derrubar a crença na presença do grande irmão do norte na nossa crise econômica.

    O que acho difícil é uma pessoa, sem ser duas, conseguir tratar um mesmo tempo de dois modos antagônicos. Ou um texto é bom e o outro é ruim ou os dois são ruins, mas dificilmente será possível uma só pessoa fazer os dois textos com a mesma qualidade. Há é verdade prodígios. Lembro de quando a turma do Pasquim foi presa e então jornalistas reproduziram o estilo de cada um dos articulistas do Pasquim e se tinha a sensação que todos os textos eram provenientes dos antigos articulistas. Ainda assim sempre se perde alguma coisa nas imitações.

    De todo modo vou ler agora com mais cuidado os dois posts. Uma porque sou cético. Duas porque aprendo muito quando leio seus textos. E três porque encontrei junto ao seu post “Não foram as listras nem as estrelas, por Fernando Horta” uma das poucas vozes concordantes com o que eu venho dizendo desde 2014 quando já estava assente que algo grave acontecera com a economia brasileira após as manifestações de junho de 2013.

    Assim, não são só dois, mas três os posts que lerei com mais atenção se se conta o post “Não foram as listras nem as estrelas, por Fernando Horta”:

    E reproduzo aqui trecho do meu comentário enviado hoje de manhã, quarta-feira, 14/06/2017 às 08:52, para Romulus junto ao comentário dele enviado terça-feira, 13/06/2017 às 17:23, para o post “Opinião do Nassif: a guerra entre os poderes” de terça-feira, 13/06/2017 às 16:55, aqui no blog de Luis Nassif com texto e vídeo dele, e que pode ser visto no endereço indicado a seguir:

    ttp://jornalggn.com.br/noticia/opiniao-do-nassif-a-guerra-entre-os-poderes

    No trecho a seguir transcrito, após eu fazer referência à necessidade de Romulus tomar cuidado com a tendência observável no blog dele de as pessoas terem opiniões muito semelhante, eu disse o seguinte:

    – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

    “Esse meu alerta é com base em um texto antigo e que eu indiquei em comentário meu bem informativo que eu enviei terça-feira, 28/06/2016 às 23:18, para João de Paiva junto a comentário dele enviado segunda-feira, 27/06/2016 às 23:36, para o post “O que os leitores querem: um jornalismo isento ou um espelho daquilo que pensam?” de segunda-feira, 27/06/2016 às 22:03, aqui no blog de Luis Nassif e de autoria de Alexandre Marini reproduzindo o artigo dele “Isenção ou identificação?” publicado originariamente no Observatório da Imprensa. Aqui no blog de Luis Nassif o post “O que os leitores querem: um jornalismo isento ou um espelho daquilo que pensam?” pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-que-os-leitores-querem-um-jornalismo-isento-ou-um-espelho-daquilo-que-pensam

    E o texto antigo a que me refiro de onde tirei trecho que reproduzi em meu comentário para João de Paiva é “Notícias sobre a internet”, de segunda-feira, 31/08/2009. O artigo foi publicado na edição 552 do Observatório da Imprensa e é de autoria do jornalista Michael Massing. O endereço de “Notícias sobre a internet” é:

    http://pordentrodatvglobo.blogspot.com.br/2009_08_31_archive.html

    E o trecho que reproduzi lá no post “O que os leitores querem: um jornalismo isento ou um espelho daquilo que pensam?” é o seguinte:

    “Isso aponta para alguns dos aspectos mais preocupantes do jornalismo na web. Os excessos em polêmicas atribuídos à blogosfera permanecem reais. Em seu livro And Then There´s This, sobre a cultura na internet, Bill Wasik descreve como ‘a rede de blogs políticos, por meio do retorno entre blogueiros e leitores’ produziu um mecanismo que fornece ao leitor ‘informação pré-filtrada’ em apoio às suas opiniões. Segundo uma pesquisa citada por Wasik, 85% dos links de blogs eram com outros blogs da mesma tendência política e ‘praticamente nenhum blog mostrava respeito algum com um blog de tendência distinta’.”

    Bem, o livro “And Then There’s This” de Bill Wasik, a partir do qual Michael Massing montou o parágrafo acima é também de 2009, mas de qualquer modo permite inferir que já há bom tempo percebia-se esse problema real na internet de cada blog ter um público cativo e de opiniões muito semelhantes. Aliás, hoje, aqui no blog de Luis Nassif, houve a confirmação disso junto ao post “Não foram as listras nem as estrelas, por Fernando Horta” de terça-feira, 13/06/2017 às 07:27, com texto do novo colunista Fernando Horta. O post “Não foram as listras nem as estrelas, por Fernando Horta” pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/blog/blogfernando/nao-foram-as-listras-nem-as-estrelas-por-fernando-horta

    No post, Fernando Horta questiona a crença disseminada na esquerda de que os Estados Unidos estão por trás do golpe contra a ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff e que se iniciou em 2013. Apesar de todo o esforço de Luis Nassif para evitar que o blog dele vire um blog de opinião única, e para isso ele usa de todos os truques possíveis – alguns estapafúrdios, outros tantos desarrazoados e muitos beirando a estultice, os comentários junto ao post “Não foram as listras nem as estrelas, por Fernando Horta” assumiram na sua grande maioria posição contrária à de Fernando Horta.

    Em posição de dúvida só o comentário de Eduardo o Outro com dois comentários, o primeiro que se encontra na segunda página, enviado terça-feira, 13/06/2017 às 08:20, e um segundo enviado terça-feira, 13/06/2017 às 19:32, que, agora, com 65 comentários, está no alto da primeira página. E há ainda o comentário de Solle enviado terça-feira, 13/06/21017 às 10:09, que parecendo concordar com Fernando Horta adverte-o do furor com que virão contra aquela ideia dele de isentar os Estados Unidos no golpe. Vale observar que, a perscrutar os posts de autoria de Luis Nassif desde 2013, vai-se verificar que vagarosamente ele caminhou para acompanhar essa tese da intervenção dos Estados Unidos.”

    – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

    A observar que onde eu disse “hoje” na frase “Aliás, hoje aqui no blog de Luis Nassif, houve confirmação disso . . . ” era para dizer “ontem”.

    Eu continuo avaliando que as causas do golpe aplicado na ex-presidenta às custas do Golpe, Dilma Rousseff, são três: 1) a concentração de poder financeiro e econômico em São Paulo que permite que os poderosos de São Paulo dirijam o destino do Brasil (Há tentáculos desse poderio espalhado pelo país, mas a sede dele é em São Paulo); 2) a grande desigualdade de renda no Brasil que permite que a direita seja super-representada no Congresso Nacional e 3) a crise econômica. De certo modo eu excluo as causas externas, embora a crise econômica tenha tido também causas externas.

    Como os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo), que estavam crescendo a taxas expressivas como se pode verificar nos dados referentes aos três trimestres anteriores ao terceiro de 2013, sofreram uma forte reversão no terceiro trimestre de 2013, eu considero que é na explicação dessa reversão que está a origem da crise.

    E quanto a crise de 2015 e 2016, eu atribuo parte dela ao que ocorreu em 2013 e parte maior à queda das commodities e pelo fato de essa queda das commodities ter ocorrido em três etapas e não de uma vez como em outros momentos. A primeira a partir de outubro de 2014, a segunda a partir do meio do ano de 2015 e a terceira a partir de dezembro de 2015 quando do primeiro aumento do juro americano desde 2007. É claro que somente após bons estudos é que se poderá ter uma opinião mais próxima do conhecimento sobre o que de fato ocorreu. E mesmo assim, observando que a Ciência Econômica ainda não faz parte das Ciências Exatas. Enfim sempre haverá espaço para opiniões divergentes.

    Como um adendo observo que os comentários neste post quando comparado ao que se observa junto ao post estão mais comedidos e fazendo uma crítica correta. Tomo por base o comentário de João de Paiva enviado quarta-feira, 14/06/2017 às 12:38 e o de Juliano Santos enviado logo em seguida às 13:31. O de João de Paiva surpreendeu-me não pela qualidade do comentário dele que são em geral muito bons, mas pelo tom menos convicto que ele desta vez deixou transparecer na manifestação dele.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 14/06/2017

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador