Temer escancara as portas para a privatização, por Ivan Valente

Sugestão de Roberto Bitencourt da Silva

Por Ivan Valente

Do Facebook do deputado federal

O presidente ilegítimo Michel Temer anunciou nesta terça-feira a lista dos bens públicos que serão entregues à iniciativa privada. Para começar, concessão de aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza, terminal de combustível em Santarém e do terminal de trigo no Rio de Janeiro, com abertura de editais ainda este ano. 

A lista prevê um entreguismo ainda mais pesado para o ano que vem, envolvendo estradas e ferrovias que atravessam o país inteiro, grandes campos de petróleo e gás natural, vastos recursos minerais e várias companhias elétricas. Mais parece uma lista negra, em que tudo o que é nosso será riscado, transferido para o capital internacional e para o controle de poucos magnatas. 
Estamos falando de setores estratégicos, essenciais à soberania nacional. Nós já vimos inúmeros episódios do entreguismo mais antinacionalista sob regime democrático, não será sob um governo golpista que as privatizações se farão em nome do interesse nacional. No governo Dilma também se fizeram privatizações lamentáveis, inclusive de campos de petróleo. Mas onde há tucano, o ataque aos bens públicos se intensifica de maneira catastrófica. Não parece ser à toa que José Serra, um dos principais articuladores das privatizações da era FHC, faça parte do ministério de Temer.

Além de tentar frear a Lava Jato e retirar direitos trabalhistas, o golpe foi feito para atacar nossos recursos naturais e nossas empresas estatais, é o que está por trás da hipocrisia do impeachment. O neolberalismo não tem pátria, não tem nação, enxerga apenas a cor do dinheiro. Não se trata aqui de aportes com fins de distribuição, ou que promovam desenvolvimento e geração de emprego. O neoliberalismo à brasileira, como bem conhecemos, nada mais é que uma invasão dos interesses particulares sobre a coisa pública. A sanha privatista é um dos aspectos mais miseráveis do golpe.

Ivan Valente – Deputado federal pelo PSOL/SP.

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cheguei de Marte ontem e dei

    Cheguei de Marte ontem e dei de cara com o JN…ai tive a impressão de que o Brasil havia sido palco de uma guerra na qual os mercenários do mercado sairam vitoriosos como no Iraque, Libia…teve guerra? Me contem…

    1. Pelo contrário

      O que está faltando aqui, há muito, é guerra.

      Só uma oligarquia sem medo de uma revolução popular e uma guerra civil tem a certeza da impunidade.

  2. Como esperado.

    Governo de descerebrados oportunistas tentando reeditar margaret tatcher. Não estão combinando com os russos. Isto só vai desequilibrar nossa estrutura social ainda mais. Nada como vender todo alimento do dia para comprar o cafezinho da próxima semana. Fora temer.

  3. Não é o queriam??
     Todos os

    Não é o queriam??

     Todos os batedores de panela dop meu bairro devem ser empresarios que não estão preocupados com a reforma da previdencia e em se aposentarem BEM MAIS TARDE, talvez sejam os rentistas que estão sendo beneficiados pelo despejo de dinheiro em suas contas…….

  4. O Governo do PT privatizou os

    O Governo do PT privatizou os maiores aeroportos do Brasil, a nova rodada tem aeroportos secundarios, o dificil vai ser convencer  interessados a dar lances sem socios nacionais, os socios da rodada anterior eram as grandes empreiteiras

    hoje inabilitadas até para comprar pão. As distribuidoras de energia eletrica são super deficitarias e usinas de problemas e dividas. não há nada estrategico nessa nova rodada, são ativos secundarios e os lances, se houver, serão modestos,

    a crise economica afeta tambem a atratividade das concessões.. Capital internacional? Provavelmente chinês, americano só se forem fundos sediados nos EUA, dificilmente investidores americanos, os mais chatos, exigentes e politicamente corretos, a Lava Jato queimou o Brasil para esse tipo de investidor, quem não tem medo de nada é o pessoal da China.

     

  5. Curral eleitoral!

    Sinceramente…

    que venda o que tem que vender.

    A propósito, mude o “idioma” nacional, vez que língua portuguesa não é língua brasileira. E tem mais de 200 por aqui.

    Essa  tal de “esquerda” , se é que existe ou existiu , possibilitou e permitiu  que essas “vendas”  acontecessem. 

    Não fizeram aquelas famigeradas reformas.  Aquelas que todo mundo fala  desde os  tempos “dinossauricos”. Ficam só no discurso. Na prática nada.

    Um blá, blá , blá, cansativo.

    Não muda.  Ou melhor, a mudança é “progressiva” , isto é, uma mudança para além do futuro metafísico.

    E pra mudar tem que ter  a “produtividade” da direita.  

    Enfim, não passa de um “papo de aranha”. Um pingue pongue olímpico dopado!

    Vejamos alguns exemplos: reforma agrária,  reforma tributária.

    Desde sempre , antes mesmo do enfocarmento de Jesus Cristo ou  de sua “imagem” pós-moderna,  fraudulenta e incofidente, o Tiradentes, ouvimos “falar” dessas “reformas”. 

    Devassa nelas! Não a cerveja, que é boa, mas o processo!

    Portatno, contam outra vai.

    E o pior é que  com o discurso “ganham” votos.

    A hipocrisia é flagrante também na tal da “direita”.

    Agora mesmo, nessa época de eleição, é possível captar a flagrante hipocrisia em  diversos “candidatos”. Candidatos? Não. Vendedores!

    Não passam de vendedores de ilusões cujas promessas sao falsas. 

    Estão à procura de “clientes” para  comprar  com o voto, a ideia que estão vendendo.

    E o povo, conceito ambíguo, ou melhor, conceito para babacas , vota achando que está cumprindo um papel cívico para o bem da nação. 

    Ah, vá tomar no ….%$

    Eu tenho minha meta agora. Já conversei com o meu umbigo.

    Agora quero  mamar na teta também. Minha meta, pois, fica a cargo do umbigo e da teta.

    Ou na umbigo  do trabalho alheio, isto é, comprando e vendendo “trabalhadores” como se fossem  “mercadorias”( objeto simbólicos que produzem sonhos para consumidores idiotas e vulneráveis) ou na teta do “estado democrático de direito”, para ficar defendendo “reformas”, “justica”, projetos contra a corrupção e receber, por exemplo,  aumento de subisídio,   mesmo em época de “crise”, para todo o sempre, vitaliciamente… 

    Eta povo estúpido!

    A nação brasileira não passa de um sonho para otários!

    Seus babacas. Acordem otários!

    Daqui a pouco nem mesmo terão a chance de  apertar   parafusos por dentro das  engrenagens,  como nos “tempos modernos”. 

    Tenham um bom dia, curral eleitoral!

     

     

  6. Além de toda essa loucura de

    Além de toda essa loucura de tornar nossas riquezas a xepa da feira internacional, é um escândalo o que esse governo desinterino está fazendo contra o norte e nordeste do país. Os governadores estão próximos de uma tragédia. Essa é a ponte para o passado de temer, do Fora Temer. Os nosferatus se uniram – Temer e Serra. Agora é que acabam com o Brasil de vez.

  7. Privatizar também a água no

    Privatizar também a água no Rio de Janeiro ?  Vão atingir esse grau deplorável de degradação ?  A Bolívia  não suportou esse insulto, e vem esse golpista imundo propor essa violência asquerosa?

       Quando vão cobrar ingresso  nas praias cariocas ? Que  ódio incontrolével desses  golpistas !

    1. conheço…

      Já conhecemos este período de “PRIVATARIAS” e o resultado nefasto da grilagem do Brasil. Fora os serviços medievais por preços extorsivos. Permitiremos novamente? Ou sairemos às ruas? FORA TEMER

  8. E seu eminencia parda,

    E seu eminencia parda, sinistro Moreira Franco, já avisou que vai ser estilo das privatizações do psdb; a mais danosa possível à população. Basta ver os pedágios no Estado de S Paulo e a entrega doada do Banespa.

    Outro exemplo de privatização do psdb em relação as do PT: no Paraná, para quem sai de Curitiba e vai a cidade de São Mateus do Sul (150 km) tem um trecho da rodovia federal que foi privatizada na era FHC (são menos de 40 km) cobra-se um pedágio de R$ 13 ou 14, o mesmo valor que se paga de Curitiba a São Paulo, com a concessionária fazendo pesados investimentos. E naquele trecho não foi investido um real pela concessionária, lá só se pinta faixas, já passei por lá e, e por duas vezes tive que usar desvios por meio de lavouras porque havia acidente de carro.

    Ou seja: veja a diferença predatória para a população entre um governo e outro; e é apenas um exemplo.

  9.  
    ESTE É PRIMEIRO PACOTE DO

     

    ESTE É PRIMEIRO PACOTE DO PLANO DIRETOR CONSUBSTÂNCIADO NA PROPOSTA “UMA PONTE PARA O PUTEIRO”

    O Brasil voltou a ser ocupado pelo bando de proxenetas demo/tucanos. Tanto, que já se fala no professor Cardoso como nome de consenso para gerenciar a casa de tolerância da mãe dos entreguistas locais.

    Estes são os filhos da p… que preconizam transformar o Brasil num  grande “puteiro” pra ganhar mais dinheiro.

    Orlando

     

  10. Privatizar infraestrutura com que empresas? E, e, e…?

    O caminho, o espaço pras estrangeiras já foi devidamente lavajateado.

    Não só vão privatizar como também trazer a entrada de empreiteiras multinacionais naquilo que exigir construção.

    Ou seja: a construção (daquilo que for novo, quiçá também o projeto) será paga a construtoras estrangeiras com dinheiro financiado pelo povo brasileiro. Assim como também seu o capital operacional.

    E a operação (i.e. entrada de lucros ) de serviços públicos quais-COMPULSÓRIOS será das empresas privadas, provavelmente estrangeiras (com sócios nacionais pendurados ou laranjas)

    E pagaremos, dentro do lucro exportado delas, a comissão que será depositada pra eles, por elas, já lá fora.

    E perderemos empregos e know.how.

    E seremos, via seus corretores e capatazes, aluguel (impostos), inquilinos pagando, em nosso proprio país para um senhorio estrangeiro. Um PIB quase 100% alienigena, onde só resta (mas já “ecaminhado”) o agropecuárionegócio.

    E se ou quando a rentabilidade estiver exaurida, eles vendem pra nós a peso de ouro o que compraram a peso de banana.

    E novamente, nós pagaremos com o nosso “imposto-aluguel”.

    E … vamos ser bananas assim lá (aqui) em Banânia!

    BRAZIL: UM PAÌS DE INQUILINOS!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador