O instinto messiânico de um técnico e o fim de uma equipe

Por Sergio Medeiros

Desestruturação tática feita pelo técnico causou apagão emocional

As modificações do time e a desestruturação.

Ao todo, exceto o goleiro Júlio César e o centroavante Fred, todo o resto do time sofreu alterações profundas. Explico.

O que foi visto de forma flagrante:

A – a troca de posição de David Luis e a entrada de Dante.

B – A manutenção de um time ofensivo com quatro atacantes – Fred Bernard Oscar e Hulk – sem vocação defensiva – isto é, não marcam, cercam, e não tem noção de posicionamento defensivo, contra uma Alemanha com quatro ou cinco jogadores no meio campo.

Isso, por si só, já é bastante complicado.

Mas, ainda assim, porque tanta facilidade.

Mais dois pontos:

C – desde o início pode ser observado que o lateral Marcelo (posição lateral esquerda) se somava aos atacantes.

A idéia – aparentemente – era fazer Marcelo se somar a Bernard ou com quem caísse na esquerda (Oscar ou Hulk).

Para isso, deslocou Luiz Gustavo para cobrir o Marcelo e também eventualmente ir ao ataque, como em outros jogos.

D – Com isso, quem efetivamente passa a fazer o papel do primeiro homem do meio campo, à frente da zaga é Fernandinho – na realidade trocando de posição com Luiz Gustavo.

Em outros termos, mais uma modificação(que altera duas posições), sendo que esta segunda se revelou tão desastrosa quanto a primeira.

E – O lateral Maicon, era a outra novidade, ainda que tivesse jogado contra a Colombia, não há como esquecer que era uma novidade.

Assim, na defesa, temos na realidade 04 modificações – Maicon em substituição a Daniel Alves, Dante no lugar de David Luis, David Luis no lugar de Tiago Silva e Marcelo numa função mais ofensiva.

Na primeira linha de meio campo – duas alterações – no lugar de Luiz Gustavo, Fernandinho e no lugar de Fernandinho, Luiz Gustavo e, pior, com novas funções.

No ataque, a priori, com a entrada de Bernard, e com a “rotatividade” de Oscar Hulk e Bernard, a única posição que não foi mexida foi a de Fred…

Falar em apagão emocional, sim, mas convenhamos, a desestruturação tática do time foi total.

Esperar que este time funcionasse coletivamente seria o mesmo que esperar um milagre…ainda mais contra uma equipe… organizada e postada de forma a aproveitar a “ofensividade brasileira”.

Olhem os gols…

No primeiro gol, que teve origem num escanteio, cedido pelo lateral Marcelo ao retornar de uma suas incursões no ataque, numa falha absurda, o zagueiro David Luiz esquece que está na posição à esquerda da zaga e vai marcar no outro lado deixando seu setor desguarnecido. Muller apenas escora a bola para as redes… fazia tempo que não via tamanha falha de marcação…

No segundo e terceiro gols, vê-se claramente um Fernandinho a frente da zaga, completamente perdido, e, ao mesmo tempo, um Luiz Gustavo perdido junto a lateral … ao mesmo tempo a coordenação do miolo da zaga e Maicon na cobertura inexistem…

O quarto e quinto se originam de perda da bola na frente da zaga… fruto não só do descontrole emocional, mas também do descontrole tático… a zaga e o meio campo não sabem seu lugar ou tarefa e nesta confusão viram presas fáceis…

…. no segundo tempo… com as correções e a diminuição do ímpeto da Alemanha o Brasil passou a ter chances de gol e se mostrou mais consistente, ainda assim, pressionado para buscar um resultado menos humilhante, deixou o campo aberto aos contraataques, uma especialidade do time alemão….

Agora a pergunta??

O que leva um técnico com muitos anos de estrada a fazer improvisações que nem um estagiário faria, é que eu nem o Brasil conseguem entender…

Talvez um instinto messiânico…sei lá…

Redação

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sérgio, é exatamente essa

    Sérgio, é exatamente essa situação que estava tentando explicar para meus amigos, mas preferem dizer que é o futebol brasileiro isso, o futebol brasileiro aquilo,…

    Basicamente o que houve foi uma troca imensa de posições, começando com Henrique que deveria entrar no lugar de Dante que é canhoto.

    O Felipão sempre foi autosuficiente em autosuficiência, desde os tempos de Cricúma, Grêmio,…e ganhou uma copa nessas mesmas condições (não levando Romário), mas agora o pessoal quer a desforra e não basta nenhuma explicação.

  2. w-m

    a alemenha joga um w-m invertido.

    isso já existia no tempo do araquém patusca!

    o que salvou o brasil nos jogos anteriores é que ficavam no mínimo dois marcando neymar.

    saiu neymar e entrou bernard que é apenas um esforçado mediano.

    resultado: sobraram aqueles dois …

    essa seleção de queridinhos do pig é medíocre!

  3. Crimes no futebol.

      Olhem me perdoem. Não quero aqui tentar eleger Barbosas,para justificar derrotas. Mas é clarissímo; convocou mal,não houve como retroceder,não teve humildade( o que é fatal),rancoroso,defasou. Usou de paternalismo,onde a técnica é fundamental.

      Como convocar Hulk? Pelo futebol ou pela bunda ou côxas?E o Marcelo?Não sabe se posicionar em campo,barata tonta. E o Fred?Inerte,não participa do jôgo,por retrospecto,que retrospecto? Estes são alguns exemplos de ¨JUVENIS¨convocados.

    O que a FIFA-GLOBO-CBF faz com o futebol brasileiro é criminoso, Só é convocado se tem contrato com este ou aquele,com tal empresa de material esportivo,se dá entrevista para a Globo,à meia noite,se o helicóptero do Luluciano pousa a qualquer hora carregado de babaquices etc…

  4. Veríssimo, O Globo,

    Veríssimo, O Globo, hoje:

     

    10/07/2014 6:00

    Os seis minutos

    A primeira coisa a fazer, já que o Thiago Silva não poderia jogar, era apresentar o David Luiz ao Dante. Os dois conversariam, talvez num jantarzinho, trocariam confidencias e fotos das crianças, e combinariam como jogar contra os alemães. Aparentemente, isto não aconteceu. Quando David Luiz e Dante finalmente se conheceram, se apertaram as mãos (“muito prazer”, “muito prazer”, “precisamos nos encontrar!”) já estava cinco a zero para a Alemanha.

    Outra coisa: houve uma confusão nas convocações. O Felipão chamou o Fred do ano passado, um dos melhores jogadores da Copa das Confederações, e quem apareceu foi o Fred deste ano, claramente um impostor. Ninguém se lembrou de checar sua documentação. E o Felipão não poderia saber que tinha convocado o Fred errado.

    Outro azar: a partida ter terminado em 7 a 1. Até os 7 a 1 foi um desastre, um vexame, um escândalo — tudo que saiu nos jornais. Mas ainda estava dentro dos limites do concebível. Era cruel, era difícil de engolir, mas era um escore até com precedentes, inclusive na história das Copas. Mas se os alemães tivessem feito mais três gols, apenas mais três, entraríamos no terreno do fantástico, do inimaginável, da galhofa cósmica. A única reação possível a um 10 a 1 seria uma grande gargalhada, que nos salvaria do desespero terminal. Nada mais teria sentido no mundo, portanto nada mais nos afligiria, e todos estariam perdoados, inclusive o Felipão e a CBF, absolvidos pelo ridículo. Mas não tivemos nem a benção de perder de 10.

    Proponho o seguinte consolo: vamos descontar aqueles seis minutos em que o alemães fizeram quatro gols como uma invasão do sobrenatural. Uma espécie de catatonia coletiva, de origem desconhecida, que paralisou nosso time. Os quatro gols marcado durante os seis minutos de inconsciência só de um lado, portanto, não valeram. O escore real, livre de qualquer intervenção extrafutebol, foi 3 a 1. Um escore respeitável, com o qual todos poderemos viver.

    FINAL

    E Argentina e Alemanha farão a grande final, no domingo. Todos torcendo pela América contra a Europa, nossos irmãos continentais contra os nossos algozes, nossos co-colonizados contra os senhores do mundo etc. A esta altura, só nos resta a hipocrisia.

     

  5. Sinto vergonha de ser

    Sinto vergonha de ser brasileiro quando vejo jogadores e comissão técnica da Seleção rezando fervorosamente antes e depois de uma partida, televisionados para o mundo inteiro. Essa religiosidade mostra a pobreza intelectual e incapacidade de planejar e decidir o próprio futuro. Fico imaginando um alemão explicando para o seu filho essas imagens de fanatismo:

    – Está vendo, é por isso que são subdesenvolvidos, acreditam que existe um Deus que beneficia uns e prejudica outros. Nós estudamos e treinamos, eles são analfabetos e rezam.

    Num país em que metade da população acredita no Valdemiro Santiago e a outra metade acredita em Chico Xavier não existe muita chance de se construir uma civilização. Serão necessárias ainda muitas décadas para curar esse câncer social.

    1. João meu caro, não se sinta

      João meu caro, não se sinta envergonhado por tão pouco , o seu país é respeitado em todo o planeta , somente nós, os  brasileiros  não o respeitamos e lhe damos valor, pois o(s) colonizador(res) nos impuserem esta condição , e então passamos a andar de quatro  sempre para eles e arrastando o nariz no chão com medo de erguer a cabeça. Por favor,  se vc se interessar mais um pouco tenho certeza de que jamais voltara a colocar  Waldomiro Santiago e Chico Xavier no mesmo cesto, pois a distância  que os separa  so poder ser medida em anos-luz. Lembre-se, informação,conhecimento e poder, estão tentando te manter longe desta ( trinca) e estão conseguindo ,  aí esta a origem do CÂNCER SOCIAL ao qual vc se refere. 

      1. É verdade! Apesar de ambos

        É verdade! Apesar de ambos enganarem seus seguidores com seu charlatanismo nos momentos de maior fragilidade, Valdemiro Santiago jamais usou seu charlatanismo para defender a ditadura. Obrigado pela lembrança!

         

    2. Concordo – 5 estrelinhas para seu comentário.

      Também me sinto mal em ver essa “exibição” de fé, “acreditando que existe um  deus que beneficia uns e prejudica outros” (gostei dessa observação).

      Eles podem acreditar no que eles quiserem e até rezarem junto no vestiário, mas exibirem esse comportamento a populações de diferentes crenças ou ateus em um evento esportivo dessa amplitude realmente é prá causar vergonha alheia.

       

  6. Sim que bela análise, olhem

    Sim que bela análise, olhem os gols, a que detonou o processo, o primeiro gol, foi justamente o David Luis no lugar de Thiago Silva, foi o momento que o condicionamento técnico de zagueiro dele marcou a bola e não o avante alemão a sua direita, ele foi traído pelo condicionamento, ele mesmo percebeu na hora do primeiro gol. Ele sabe ficar com olho na bola venha de que lado for, mas de marcar a bola e avante adversário ao mesmo tempo só a partir do lado original dele, quase todos zagueiros são assim, passam a vida se condicionando, e vejam como a tragédia tem o dedo do treinador, o Miranda, sabe jogar dos dois lados, melhor zagueiro brasileiro da atualidade e não convocado.

    Aí aparece outra característica do técnico. Convocou o Henrique, a quem não pode escalar no lugar do Thiago porque é fraco demais, porque tem afeição pessoal, ele é reserva do Nápoli mas conviveram no Palmeiras.

  7. Qual seria a outra opção?

    Qual seria a outra opção? A goleada poderia ter sido evitada? A derrota ja era esperada. Só não se sabia que seria de goleada. Por que Scolari arriscou tanto? Esperava por um milagre. Achava que o Mar Vermelho ia se abrir para dar passagem a seleção. Eu vou morrer, como todo ser humano morre um dia, e ainda vai se ouvir falar por muito  e muito tempo do massacre da seleção e da sandice do seu tecnico.

  8. Felipão covarde e mau-carater

     

    Ontem vi, em uma das muitas entrevistas, o Felipão tentando jogar a responsibilidade pela opção tática adota contra a Alemanha em seus olheiros, Galo e um outro que não me lembro. Uma grande sacanagem, reveladora da personalidade e caráter do mesmo.

     

  9. Excelente comentário.
    O

    Excelente comentário.

    O técnico errou feito mesmo. E pior, nem tentou corrigir o erro depois que o time começou a tomar gols.

    Outra ponto não citado é a falta de atitude do time no momento que tomava gols sem parar.

    Não havia ninguem para chamar os outros jogadores a si, para tentar, pelo menos segurar. O goleiro, que é o mais experiente do time, ficou quieto. A capitão David Luiz, tão ovacionado pela imprensa, quieto também. Os atacantes não se dignaram a irem para a defesa, para que o time não tomasse 10 gols no jogo. O técnico nem se levantou do banco.

    Ou seja, faltou também liderança dentro de campo para que o time conseguisse reagir com menos dificuldade. Coisa que aconteceu igual, na copa passada, no jogo contra a Holanda. 

  10. Olha, acho o contrário: essa

    Olha, acho o contrário: essa comissão técnica, futebolisticamente ultrapassada, confia cegamente na auto-ajuda e no abobrinhol da motivação pessoal em geral. Daí imaginar que a garra pode tudo. A fé na auto-ajuda evita ter de olhar pros lados e verificar o anacronismo técnico, e mesmo em nível de relacionamento, desse grupo de dirigentes datados, de prazo vencido. Continuo achando que o Ministério dos Esportes deveria confrontar mais a estrutura dos esportes profissionais, especialmente no futebol e, pelo menos, construir uma estrutura de formação geral alternativa realmente capilarizada que tb seria uma política pública do esporte. Idealmente deveríamos usar o momento de crise para desbancar a bancada da bola e demais braços desse polvo que envolve o esporte. Um dos meus desapontamentos em relação ao Lula, um cara que certamente gosta de esporte e sabe da sua importância no ânimo popular, foi o de deixar essa estrutura intacta. Já nosso PCdoB, que toma conta diretamente dessa área, precisa sim se explicar para o país. Ou para ele também o esporte é mero trampolim para projetos de outrta natureza?????

  11. Grupo de “habilidosos”

    Jogando contra uma equipe estruturada e com objetivo táctico comum.

    O melhor jogo que assisti da seleção do Brasil foi no 2º tempo da despedida do Romário, muitos anos atrás. O time inteiro procurou o Romário, para este fazer o gol. Ao tirar a vaidade individual (pedaleos bobos na frente da bola, passes de calcanhar para o lado, etc.) os jogadores simplesmente atropelaram o rival, chegando com poucos passes a criar inúmeras oportunidades de gol para o Romário, e por meio deste, para o Brasil.

    É incrível o que um grupo com objetivo comum consegue fazer e, pelo contrário, é muito ruim o resultado de um conjunto de artistas de chuteiras querendo os holofotes para eles próprios.

     

  12. Sergio vi tudo isto também e

    Sergio vi tudo isto também e ontem em um comentário em resposta ao Mogisenio. Questionei a mesma coisa! Até que se prove o contrário a carreira do Felipão como técnico acabou. Uma susseção de erros sem explicações.

    Mas no momento estou preocupado com a moral dos garotos, não vi falta de determinação, nem falta de entrega. Muito menos apelaram para a violência que ai sim me envrgonharia para o resto da vida.

    Agora quero só dar apoio aos garotos, eles não podem ser jogados aos jacarés.

  13. Perfeito. Resumamos assim:

    Perfeito. Resumamos assim: arrogância/prepotência do treinador + deficiência técnica de alguns jogadores + esquema tático equivocado + seleção alemã nos “cascos = maior vergonha já passada pelo futebol brasileiro em todos os tempos e que só será redimida com uma surra da mesma magnitude na “Germânia” e na casa deles. O que convenhamos, equivale a ganhar na loteria sozinho. 

    Por que insistir no Fred, jogador que “pegou na bola” menos vezes que nos gol da Alemanha. Isso durante toda a Copa! E a tristeza do Oscar? Nunca vi um jogador disputar uma Copa tão desanimado. Vixe Maria! E os lançamentos vis-á-vis do David Luiz para o nada, o vácuo absoluto? E as carreiras desembestadas do “incrível” Hulk de cabeça baixa para o gol, se guiando, talvez, pelo faro? 

    Pelo menos alguma coisa se salvou nessa “vale de lágrimas”: exatamente  as lágrimas. Nunca tivera assstido uma seleção tão chorona; de choro tão copioso. Se cada gota fosse um gol estaríamos com a taça já na mão. A par disso, outro fator que talvez tenha concorrido para o nosso fracasso tenha sido a…….desidatração. Nenhuma quantidade de água poderia repor as torrentes de lágrimas derramadas por nossos chorões, digo, atletas. Podem, se quiserem, trabalhar nas novelas da Globo. 

    Voltando ao Fred: dava pena ver o tadinho servindo de bobo na troca de passes dos times adversários. Mais perdido que padre num puteiro. 

  14. A maior parte dsso tudo é
    A maior parte dsso tudo é verdade. O problema é o que não foi dito. Até o primeiro gol da Alemanha, a maioria dos comentaristas esportivos, senao a totalidade, queria um time ofensivo, reclamava do retranqueiro. Se fossemos gravar o que eles diziam e escreviam, tambem tinham que mudar de profissao…

  15. Um lider que inovasse

    Poxa, a gente que já jogou bola sabe. O Julio César no segundo gol, já devia ter caído e fingido uma contusão. Depois do terceiro o David Luiz poderia fazer uma coisa inovadora nessa “copa das copas”, chamar todo mundo pra fora de campo ou fazer uma rodinha e conversar. Tomariam uns apitaços, talvez uns amarelos, mas fariam um “tempo” de basquete/volei na marra. A situação exigia e a torcida iria apoiar.

    1. Mistério…

      E porque continuaram todos passivos?  Não consigo assimilar os 7X1. Achava até que perderíamos, mas nunca de goleada. Não dá para entender a mexida aloprada do técnico. Muito estranho…

  16. Tudo isso só me faz lembrar

    Tudo isso só me faz lembrar do 6X0 da Argentina no Peru na Copa de 78.

    A Alemanha chegou arrasando e deu de 4X0 em Portugal, bobagem, todo mundo fez gol em Portugal. Depois, esfriou e sofreu para manter o empate de 2X2 com Gana. Contra os EUA ganhou de míseros 1X0. Nas oitavas, empatou em 0X0 com a Argélia e só passou pras quartas na prorrogação. Nas quartas, ganhou da França por 1X0 no jogo mais chocho que se viu nessa copa. A Alemanha não é esse time todo não, não é mesmo! E digo mais: dos jogos das quartas, Brasil e Colômbia foi, de longe, o melhor e o Brasil o que passou pras semifinais com mais garra, não fossem o cartão amarelo de Tiago Silva e a lesão corporal em Neymar, tínhamos o direito de, ali, já nos sentirmos campeões. Porque a verdade é que, nessa Copa, não há nenhum time dos sonhos.

    Pra mim, por questões de baixa política, houve armação, e ela foi forjada a partir do jogo Brasil X Colômbia.

    Quanto ao mantra do futebol ultrapassado que está sendo replicado pela direita e pela esquerda, pode ser. Claro que é preciso mudar, a mudança é própria da alma humana. Mas não nos esqueçamos de que essa mesma Seleção foi campeã da Copa das Confederações no ano passado, que a maioria de nossos jogadores jogam na Europa e que temos jogadores em seleções do mundo inteiro, costumamos disputar final de libertadores, Copa América, o Corinthias foi campeão mundial do outro lado do mundo há bem pouco tempo! O retrospecto é, matematicamente, animador, é de vencedor, não de perdedor.

    1. É isso aí….

      É isso aí Lucienne!!! o prepotente e arrogante Felipão diz nas entrevistas que faria tudo novamente, tenho certeza

      disso!!!  A seleção pentacapeã sendo humilhada  , massacrada  e o gênio indomável  ao lado do campo  totalmente  passível admirando o resultado do seu ” trabalho”. O futebol se tornou  muito suspeito e já faz algum tempo , as fortunas que ele movimenta são incompatíveis com as constantes crises globais na economia, mas os donos do poder estão tão senhores da situação que sequer se preocupam em MASCARAR um pouco  tanta coisa mal explicada!!!É simplesmente impossível, inadmissível aceitar  com naturalidade o que vimos  no Mineirão… As cartas são marcadas previamente, o povo cada vez mais condicionado a  aceitar tudo do modo que interessa para a corja dominadora, e lá vamos nós  ,caminhando ordeira e resignadamente em direção a SENZALA. 

  17. Foi a melhor análise que vi

    Foi a melhor análise que vi sobre esse jogo até agora. Um tremendo erro do tecnico mediocre scolari. E mais, não estudou o adversário. O resultado não poderia ser diferente.

    1. O Felipão, e qualquer técnico

      O Felipão, e qualquer técnico atualmente no BRASIL, segue as ordens do sitema GLOBO/CBF de empulhação e sonegação. Até um cego pode ver isso. O resto é trololó de TUCANOS sem voto (que também são aprte da patota gloBBBBOçal) querendo tirar dividendos políticos da derrota, como os URUBUS fedorentos que são.

  18. Bela análise!
    A seleção brasileira teve uma dificuldade imensa de passar por Chile e Colômbia, com esse esquema tático, contando com Neymar e T. Silva.

    Aí os senhores felipao e parreira mantém o mesmo esquema, com jogadores inferiores (Bernad e Dante), além de inverter a zaga, já que ele foi covarde de não colocar o Henrique (não convocou o Miranda, deu nisso).

    Para enfrentar a Alemanha!

    Deu no que deu! Lembrando que tinhamos tomado uma goleada da Alemanha num amistoso uns tempos atrás.

    O atraso do futebol brasileiro influenciou o 7 x 1, mas o senhores felipao e parreira devem aposentar, por que são muito fraco…

  19. na realidade nunca foi um tecnico
    Esta eh a verdade!
    Como ganhou uma copa e campeonatos?
    – Nao foi ele foram os jogadores.
    Havia opcoes?
    – Sim mais nao estavam no time com um so craque.
    – Nao, nao havia time. Em todos meus comentarios a cada jogo do Brasil ficabam mais nervosos por deficiencia no futebol, por imagem e capacidade de si mesmo, talvez.
    Quem convoca e quem faz o time. E os craques decidem.
    Na outra ponta temos um numero maior de jogadores convocados jogando em outros paises, aproximadamente 80% da selecao. Isto eh relevante? Sim.
    Individualismo sem ser craque eh uma tristeza e desgraca de qualquer time. Nao confundir preparo fisico com abilidade e intimidade com a bola. Sao associados hoje por estilo dos jogos. Nao existe nenhum pais bobo ou atrasado. Preparo fisico se soma a abilidade do jogador. Nao soma o preparo fisico, o sarado e engana, mente a qualquer jogador sem abilidades com a bola e faz deste um jogador simplesmente como tivemos em muitas selecoes. Nao muitos em uma soh selecao, como esta.

  20. Tem caroço nesse angu

    Não sou muito de teoria da conspiração, mas comecei a achar a estratégia e a falta de atitude do técnico muito estranhas. 

    Um colega comentou que achava até bom o Brasil ter perdido, pois assim não dava a impressão que estava tudo certo no país… 

    Eureka! 

    Juntem os ingredientes: Copa se demonstrou um sucesso (apesar de toda a oposição de mídia e partidos afins), quase eliminada antes das quartas de final,  caem por terra a teoria de Copa comprada, seleção chega às quartas, sobe a popularidade de Dilma. De outro lado acrescentem a ligação entre a CBF e Globo, Globo e mídia contra o PT,  ano eleitoral, aumenta a preocupação de que o hexa possa favorecer Dilma, seleção desfalcada joga com a defesa aberta contra um dos melhores times do mundo, mesmo após tomar cinco gols o técnico não mexe no time. Holanda e Argentina, por sua vez,  com times completos,  jogam ambos na defensiva – algo que se esperava era de um time desfalcado. 

    Pra mim houve a intenção de que a seleção não vencesse. Talvez não se esperasse que fosse por aquele placar. 

    Ano eleitoral muda tudo. 

    1. Concordo com vc FURLAN.

      Concordo com vc FURLAN. Parece que colocaram em campo um time para perder o jogo e ser desclassificado, só não esperavam perder por tanto.

      No fim o tiro lhes sairá pela culatra de novo, pois o POVO BRASILEIRSO está careca de saber que o Futebol Brasileiro é controlado pelos AGENCIADORE DE PROPINA, SONEGADORES e LAVADORES DE DINHEIRO OFFSHORE da GLOBO=PSDB=CBF=CLUBEdos13=FIFA.

      Esse é nó górdio de nosso futebol. Aì é que as mudanças se fazem necessárioas HÀ MUITO TEMPO !!! Apenas colhemos os frutos pôdres dessa manipulação torpe do esporte mais popualr do BRASIL pelos endinheirados inimputáveis de sempre.

       

      Abs

       

       

       

      1. Eu também concordo!

        E acho mesmo que os jogadores sabiam, que a forma com que foram escalados, contribuiria para uma derrota. Tudo muito estranho. Felipão passivamente  assistindo o jogo como que tudo que estava acontecendo fosse normal. E continuo muito curiosa em saber PORQUE nossos jogadores entraram em campo com semblante triste e de cabeças baixas. Que teria acontecido nos bastidores? 

    2.  Caro Edson,a tal teoria da

       Caro Edson,a tal teoria da conspiração que deixa muitas pessoas pouco a vontade  prec isa ser encarada com mais realismo, ou seja, sempre que algo que nos incomoda é ESTAPAFURDIO demais para se aceitar  pedimos socorro para a tal Teoria da Consp….porém temos que analisar o seguinte , o que nos faz SANGRAR , uma TEORIA  ou um FATO ????.  O sistema assassino e terrorista que governa o mundo adora  ver as pessoas nesta dúvida cruel.  S e alguém  na rua lhe disser que vai te dar um murro na cara   e ficar  te ameaçando e não sair disso, é uma coisa, mas se ele chegar  e socar a sua cara e quebrar o seu nariz e dentes, é outra coisa, a grosso modo  esta é uma  explicação da diferença entre TEORIA e FATO.A humanidade esta sangrando a muito tempo meu amigo , falta muito pouco para sermos todos acondicionados  em uma imensa SENZALA.  O sistema ve apenas lucro e poder, vc já notou a quantidade de grana  que o futebol movimenta enquanto a crise  global na economia se espalha. Seria exagero dizer que  o nome de uma certa instituição poderia muito bem  ser FILD….

    3. Se foi vendido o Brasil?

      Tem um ou dois artigos no exterior duvidosos.

      Tive pessoas( exatamente 5) que me perguntaram. Escrevi e apaguei.

      Nao acreditei e nao via a que ponto poderiam chegar misturando dinheiro, politica e futebol.. Me lembrei do Manga.

      Tenho muitas duvidas. Mais nao acho impossivel!

      Eh muito dificil acusar sem prova e a certeza. Fica a incerteza pelo perigo que pode causar a inocentes.

      Estas falas as vezes me pegam pensando: De boa  intencao o inferno esta cheio e De mau intencao o ceu  esta cheio? 

      rindo muito. 

  21. Em 2010 quando o DUNGA se

    Em 2010 quando o DUNGA se recusou a entrar no esquema GLOBO/CBF/FIFA, fomos eliminados, mas caimos em pé. Agora, com o FELIPÃO fazendo tudo o que o a LAVANDERIA GLOBO/CBF/FIFA mandavam, Tomamos no …. grandão. ou o futebol passa a ser política pública ou era uma vez a terra dos grandes craques e da magia do futebol

     

     

     

     

  22. Queria saber por que não

    Queria saber por que não aceitamos, que o time da Alemanha foi melhor. Só isso, apenas isso, sem conspirações. acho que é nossa cultura.

    1. Foi uma combinacao do time

      Foi uma combinacao do time germanico ser bem melhor que o do Brasil, e simultaneamente, com o time brasileiro ser bem pior do que…  do que o time brasileiro(!).

      Analise aqui ( Destrinchando a goleada sofrida pelo escrete canarinho )nao deixa duvida nenhuma, com fotos aos montes e ate mapas de infravermelho -superimposicao de todas as posicoes de jogadores durante a partida, e o do Brasil deixa a desejar.

      Nenhum time brasileiro de selecao jamais foi tao ruim.

    2. Desculpe-me , Eu, mas

      Desculpe-me , Eu, mas simplesmente aceitar é o que esta conduzindo o planeta para as bordas do precipicio, há muito tempo perdemos a nossa capacidade de nos indignarmos e td passou a ser normal, lamento se vc esta feliz com o mundo em que esta vivendo , faz muito tempo que o nosso sangue esta jorrando para sustentarmos os VAMPIROS  que querem que nós apenas aceitemos, sem analisar, conversar, questionar, protestar e sem concluir , o poder deles esta exatamente na nossa passividade, comodismo , desinteresse, e aceitando tudo.. E isto tem a ver com td, não apenas com o futebol , que é apenas um detalhe insignificante….. 

  23. Quem inventou este tal de

    Quem inventou este tal de Hulck? Nunca jogou bola na vida.Não tem vaga pra ele nem aqui no São Bernardo,mais conhecido como o nosso querido Bernô.

  24. Incrível como a galerinha

    Incrível como a galerinha pula de um lado para outro sem a menor cerimônia. No pré Brazil 1 x  7 Germany era o ufanismo de dar inveja aos Generais, nossos meninos, força Neymar, guerreiros do povo brasileiro, chupa mídia e etc e tal, agora a seleção do Filipãao (padrão Dilma) virou uma constelação de incompetentes. Menos né gente!

    E ai de quem tivesse o topete de criticar a seleção do Felipão, no mínimo éramos tratados como antipatriotas, coxinhas, invejosos dos “sucesso” da Copa das Copas….

     

    1. O Free , ocê ta meio perdido

      O Free , ocê ta meio perdido nas suas análises , a seleção do Felipão é padrão( CBF,GLOBO E AFINS),  talvez não seja conveniente para vc  ver o óbvio, mas padrão DILMA  tem a ver com a organização e execução, o chupa mídia, vai valer eternamente, pois estão e continuarão chupando, já que fizeram de tudo para estabelecer e realizar o caos. Free fq tranquilo , domingo tem uma capa nova daquela coisa podre e terrorista  que se chama VEJA  espero que vc não leia mas…., como vc disse a galerinha  transita de um lado para outro conforme as conveniências , pois antes do 7×1 o Brasil já era campeão pq a Dilma tinha comprado o título , agora certamente  a VEJA vai publicar que perdemos  pq a Dilma tinha vendido o título , coisa de mídia DECENTE….

  25. Ufa! Alguém falou de futebol!

    Ufa! Alguém falou de futebol! Tem de mostrar essa análise para o Felipão, para ele entender o que ocorreu. 

  26. Depois da oitavas de final,

    Depois da oitavas de final, todas as Seleções mais fracas adotaram a estratégia de reforçar as suas defesas, catimbando,o jogo  o quanto podiam com a claríssima intençao de encaminhá-lo aos dois tempos de prorrogação e, posteriormente, se fosse possível, à decisão por cobrança de penalidades máximas.     O qua pode ser observado na partida contra a Alemanha, foi a indisfarçável opção do técnico brasileiro em procurar travar um jogo de igual para igual contra os Germânicos.  Com a suspensão do Tiago Silva, a melhor opçao do Felipão seria o Miranda,no  lugar do Fred, o Allan Kardec e no meio de campo, o Paulo César Ganso seria imprescindível.        Agora ficou evidente que existiam bons jogadores para representar a Nação Brasileira nesta Copa do Mundo .         Só que eles não foram convocados pelo Felipão.   

  27. O apagão de felipão e o copo meio cheio.

      Vou repetir meu post de ontem pois é preciso lembrar também porque o Felipão tava lá no comando da seleção, realmente ele teve seu momento ronaldo na terça feira, mas a copa inteira ele deu vários sinais de que já estava desorientado, sem saber direito o que fazer, o que é ainda mais estranho é aqueles dois rochedos que sentam ao lado dele, pra que servem ? são só figuras decorativas ? deveriam perceber que foi o treinador que teve uma pane mental e orientá-lo.

     

    ————————–

     

        Ontem abriu-se a temporada de caça as bruxas, o torcedor tem seu direito de desabafar, mas até certo ponto, não vamos queimar nenhum judas. O futuro da seleção vai ser decidido com calma quando a poeira baixar.

       Mas não custa tentar falar com sobriedade sobre o que ocorreu dentro do campo. Sim a culpa maior é do técnico e isso era bem visível pois vimos um time sem nenhuma organização e a função de organizar todos sabem de quem é. O Felipão é um treinador de grandes virtudes e defeitos do mesmo tamanho, até ontem prevaleciam suas virtudes como a capacidade de manter a união do grupo em torno de um objetivo, o que fez a balança inclinar para o lado errado de modo a prevalecerem os defeitos foi o jogo anterior, onde se quebrou não só a coluna do Neymar mas quebrou-se também a espinha do time que de repente perdeu o capitão Thiago Silva, xerife da defesa e o único capaz de organizar o time de dentro de campo cobrando dos companheiros, não foi à toa a reação do Felipão diante do cartão que tirou seu homem de confiança da semifinal,  além dele perdemos o cara que fazia o time acreditar na conquista da taça e apesar de ser atacante foi o único que de fato armava jogadas para o time.

        No primeiro gol foi visível o buraco deixado pela ausência do Thiago Silva, David Luiz e Dante ocupavam o mesmo espaço e a área que antes era coberta pelo capitão brasileiro ficou vazia, o jogador alemão nem acreditava na liberdade que teve pra colocar pra dentro, ficou claro que o time não havia treinado junto o suficiente para uma semifinal de copa, o Brasil que entrou em campo ontem nunca sequer havia jogado junto, a receita da tragédia estava pronta, em seguida apareceu o maior defeito do treinador, colocar jovens inexperientes  em posições defensivas em um jogo eliminatório de copa do mundo, o Fernandinho fez duas bobagens seguidas, tentou alcançar uma bola difícil deixando a defesa desguarnecida no segundo gol e depois numa atitude risível correr na direção do próprio gol carregando bola sem lembrar que tinha alemão pra todo lado perto dele,  foi triste ver a imagem dele pendurado na rede brasileira depois disso, mas a culpa foi de quem o escalou, no lugar em que ele estava deveria estar na verdade o Luís Gustavo(e o Fernandinho no lugar do Oscar), o Felipão já havia cometido este pecado em 2002 quando quase acabou com a carreira do Lúcio que fez uma bobagem monumental diante do Owen que abriu o placar para a Inglaterra, a sorte era que havia um Ronaldinho Gaúcho no time que com duas grandes jogadas virou o jogo, e o Lúcio viria a ser anos mais tarde o melhor zagueiro do mundo, mas salvo pelo R10 e  ontem não tinhamos ninguém como ele.

       O segundo maior defeito do Felipão ficou claro desde o início da copa, as escolhas estranhas na convocação, ficamos com um time sem passe e sem peças de reposição, muitos jogadores iguais, apostas por demais arriscadas como em Bernard e Willian em detrimento a opções mais consolidadas como Lucas e Ganso ou mesmo veteranos como Ronaldinho e Kaká teriam mais chances de fortalecer o time. O terceiro grande pecado do treinador  brasileiro é a demora em perceber o que está errado fazendo substituições erradas, Oscar só funcionou como atacante, não armador, Fernandinho só poderia entrar como armador ofensivo, Hulk não poderia ser retirado jamais, é marcador e ainda era um dos poucos que dava trabalho ao goleiro adversário, na verdade poderia até ser o lateral direito resolvendo o problema dessa área, não deveria obedecer a torcida, Fred voltava sim apesar da fama, ajudou a garantir o resultado contra a Colômbia tirando bolas no final do jogo, começou a voltar pra buscar a bola, era um dos poucos que não errava passe e sabia marcar, o Willian não fez nada quando teve chance, Jô também, mas são jogadores que de repente ganham o treinador por colocar uma bola fácil na rede em jogos já decididos.

       O último defeito do Felipão foi não saber usar melhor as peças que tinha, colocou jogadores que se destacavam por correr com a bola pra ficar trocando passes no meio campo, simplesmente não funciona, o time que ganhou a copa das confederações carregava a bola no pé para o ataque, o contrário do que fazia a Espanha, os jogadores acompanhavam essa corrida também pra correr por sua vez, por algum motivo isso não aconteceu na copa. Parecia outro time.

       Dito isso é preciso lembrar o currículo de Luiz Felipe Scolari como técnico de seleções, até ontem ele não havia perdido uma partida de campeonato pelo Brasil num total de 17 partidas, foi campeão do mundo em 2002, foi o único que fez Portugal funcionar na Copa sendo o quarto colocado em 2006 além de vice campeão europeu, com Portugal tornou-se o único treinador da história dos mundiais a ter 11 vitórias consecutivas em copas, tem 20 jogos em copas com 3 derrotas, ganhou do Brasil por duas vezes em amistosos, foi campeão da Copa das confederações em 2013, em todas essas ocasiões pegou times desacreditados e os consertou. Na véspera da copa, Felipão perdeu dois parentes próximos, é preciso reconhecer que o caminho dele nessa copa foi difícil, o time foi prejudicado pela arbitragem e perdeu jogadores vitais durante os jogos.

      A dificuldade em se encontrar substitutos para o Felipão reflete simplesmente o  que é nosso campeonato, os treinadores não tem um time decente pra treinar, assim  fica difícil, a lei Pelé está na berlinda, antes dela tinha a lei Zico, mas o fato é que os times continuam recebendo por meio do contrato com o jogador que prevê indenizações, tanto é que a atual controvérsia é se o santos teria recebido demais pelo Neymar, vamos lembrar também que os clubes brasileiros rejeitaram nada menos que 1Bi da Record pela transmissão dos jogos, será que esse dinheiro não seria suficiente para os nossos times ? é preciso abrir a caixa preta dos clubes, a mídia traz o viralatismo para o futebol com essa história que o jogador brasileiro tem que aprender la fora, onde na verdade eles só ensinam como jogar futebol, coisa repetida por ex jogadores que também se metem em transferência de craques, os clubes começam a serem lesados aí, existe uma pressão pra “vender” jogadores de qualquer jeito , a qualquer preço, em seguida eles são vendidos entre clubes europeus por valores muitas vezes maior, é preciso ver o que está por detrás disso.

  28. Minha seleção
    fim do esquema

    Minha seleção

    fim do esquema europeu e volta ao 4-4-2 com o qual ganhamos as últimas copas

    Júlio Cesar

    Thiago Silva

    David Luiz

    Hulk ( lateral direita )

    Cortês – botafogo( lateral esquerda, chega de pontas)

    2 volantes

    Luís gustavo

    Miranda

    meias

    Fernandinho

    P.H. Ganso

     

    Neymar

    Nilmar(ainda está vivo) ou  Lucas

    os esquecidos:

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=FaUjYNSoBAU width:560]

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=jWGXxwE5zWg width:560]

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=A4SR2yckOMM width:560]

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=Tr4LxBWhuu8 width:560]

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=K9Kf-D9Jr0o width:560]

     

     

  29. Edison Furlan: depois de

    Edison Furlan: depois de rever a partida fatídica, observei muitas coisas estranhas. O felipão não se mexia, raramente saia do banco para orientar os jogadores que, como disse minha mãe, pareciam drogados, tal a apatia. Olhem novamente a partida e observem filipão. Em nenhum momento ele aparece incentivando, dando recados como sempre era o normal dele fazer. Tudo é possível vindo da máfia midiática e a imensa máfia do futebol, já que um casa a filha com o filho do outro e assim se perpetuam no poder. Hoje, o felipão, ronaldo bobão, fazem parte da cbf. Como já foi dito, o felipão já havia comentado com os jogadores que perder essa partida seria normal. Muito estranho para um homem que quase sempre ficava em pé, ao lado do campo acompanhando os jogadores. Nada disso aconteceu nessa estranha partida. Como as máfias necessitam ficar exatamente onde estão e como estão, estão tentando de tudo para eleger o aócio que faz parte da turma dos mafiosos. Imaginem, aócio presidnete, a máfia ficará livre para continuar com o imenso poder no futebol brasileiro. Gente, desses mau caráter podemos esperar por tudo e como a copa que eles torciam para dar tudo errado não aconteceu.nada que desabonasse o federal, então partiram para o tudo ou nada. Claro, pode não ter acontecido isso, mas do jeito que as coisas aconteceram, não duvido de mais nada e o poder dessas máfias não tem limite.. 

  30. Nas entrevistas do Felipão antes do jogo

    1) Eu tive a impressão de que ele estava querendo preparar todo mundo prá uma derrota. Em mais de uma entrevista dele foi assim que interpretei suas declarações.

    2) Ele, que sempre costumava se exaltar exageradamente quando o time estava jogando mal, ficou impassível, não se manifestou.

    3) Assisti ele declarando ontem que não foi ele que assistiu e analisou os jogos da Alemanha !!!!!!!!!!!!!!  Foram seus auxiliares !!!!!!!!!!!    E eu que imaginei que os técnicos assistiam aos jogos anteriores dos adversários, até junto com os jogadores, estudando, analisando …

    Ele disse que esse foi o pior dia da vida dele, mas não dá prá acreditar nem um pouquinho nessas palavras, que não combinam com o seu semblante.

    As críticas que ouvi muito foi que a seleção brasileira foi a que menos treinou de todas.

    Felipão deve ter ganho mais uma fortuna com os comerciais que ele fez nas últimas semanas e parece que isso prá ele é o que interessava.

    Concordo com quem disse abaixo que os jogadores entraram em campo tristes e prá baixo. Isso já me deixou descrente numa vitória.  Não pareceu estarem nem um pouco confiantes.

     

     

  31. seleção

    eu observei     que nas seleções finalistas, não vejo jogadores com cabelos descoloridos, tatuagens, não tem anoes, e estão em todas formações sérios. não vi oba oba. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador