A má qualidade da imprensa brasileira é culpa da Copa

Em determinado momento, os estrategistas da mídia reuniram-se e constataram: o governo vai se valer da Copa para faturar as eleições de 2014. Precisamos impedir que isso ocorra.

1o Ato: apontar todos os problemas das obras da Copa e das obras que nada têm a ver com a Copa.

Foram enormemente auxiliados pela presidente Dilma Rousseff, que não aprendeu com as lições de antimarketing do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) e com o besteirol das previsões recorrentemente erradas de Guido Mantega. A lição é: nunca anuncie metas grandiosas porque, mesmo que os resultados sejam satisfatórios, a mídia cairá matando pelo fato de não serem grandiosos como foram anunciados

Foi assim que um enorme esforço de investir em mobilidade urbana foi transformado em fracasso porque as obras – que não têm nenhuma ligação direta com a Copa – não terminaram a tempo de serem inauguradas antes da Copa. Serão terminadas nos próximos meses, mas o sucesso de novas obras será rotulado de fracasso.

2o Ato: supervalorize todos os problemas das obras e esqueça os feitos de engenharia.

Acidente de trabalho? Dê manchete, embora ocorram acidentes de trabalho em todas as construções do país. Trate como fator negativo a valorização das terras do entorno da obra: em vez de informar que se valorizaram, diga que encareceram.

3o Ato:  faça de conta que os investimentos em estádios, embora sejam financiamentos com garantias reais, saíram das verbas da Educação e Saúde.

4o Ato: Já que não existe reação por parte do governo,  dê asas à imaginação e atribua todos os males do país à Copa.

Acharam tudo isso ridículo? Ridículo, sim, mas pegou. Do salão de barbeiro e cabeleireiro aos motoristas de táxis, todos apresentam esses argumentos para apostar no fracasso da Copa.

Só que, encantados com o fato de poder jogar sozinho no campo, os jornais passaram a disparar tiros para todos os lados. E com aquele realismo que caracteriza o trabalho das redações, estão conseguindo compor peças históricas para a matéria definitiva: “Como a Copa estragou de vez a autocrítica da mídia”.

Algumas pérolas de jornais e afins:

* No seu Twitter, a ex-vereadora Soninha diz que não encontrou cartelas de Zona Azul para comprar. E o que não ocorrerá, então, com os visitantes da Copa?

Chamada da Folha de hoje: “Nos aeroportos: ‘Banheiros são fedorentos’, diz ministro do TCU”.

No seu perfil no Facebook, o jornalista Alberto Villas ironizou. Disse que sua empregada enviou um ferro de passar para consertar e deram um prazo excessivo para o conserto. Indaga ele: “O que não pensarão os visitantes estrangeiros na Copa?”

 

 

 

 

Luis Nassif

52 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Está funcionando

    Mas as pessoas estão caindo nessa esparrela. A maioria dos meus conhecidos ou mesmo desconhecidos repete esses argumentos (Copa tirando verbas da educação e saúde etc.). É triste constatar, mas é verdade.

    E o governo não reage. Como Dilma vem falar agora em regulação da mídia se seu governo não sabe nem se defender, com as armas de que dispõe?

    Pode ser que, quando os jogos começarem e o Brasil entrar em campo esse negativismo (manipulado e insuflado) do brasileiro arrefeça. Tomara.

  2. A grande perdedora desta Copa

    A grande perdedora desta Copa foi o pouco de credibilidade que a imprensa supunha ter.

    Virou tudo uma grande piada.

    A Folha/Uol perdeu completamente o rumo. A fúria em criar factóides e manchetes contra a Copa já se tornou uma das coisas mais bizarras da história pouco edificante de nossa imprensa.

    The End

    Saca só a astróloga! ….

    1. Fernando não é burro. O que ocorre, então?

      Fico me perguntando o que leva uma pessoa, um jornalista a aceitar entrar nessa onda.

      Não é apenas idiotice. Não pode ser. Não existe idiotice de forma tão generalizada nesse meio. Ou existe? Acho que não.

      Não acredito que a dependência do emprego leve o indivíduo a descer a esse nível.

      Tudo na vida tem limites.

      Não consigo entender essa postura. Notadamente quando ela se generaliza num mesmo ambiente a pondo de faltar a crítica ou autocrítica.

      Poder-se-ia argumentar que todos nós estamos errados e eles certos. Mas os exemplos, os fatos nos remetem a outro raciocínio: a falta de caráter, a venda de consciências.

      Ou será que é um processo de lavagem cerebral coletivo?

       

       · 27 de mai

       

      Vários aeroportos fechados hj no Brasil por causa da… neblina. Não há tecnologia para evitar isso, ?

      1. Lavagem Cerebral Coletiva ou DGL~Doença do Governo Letárgico?

        Lavagem Cerebral Coletiva ou DGL~Doença do Governo Letárgico?

         

        Há equipamentos que ANAC deveria ter liberado e para a INFRAERO fazer a certificação técnica há muito tempo que se chamam ILS.

        Há o ILS 1, ILS 2 E o ILS 3. No Brasil não há nenhum ILS 3 em funcionamento.

        Já que queriam tanto esse lixo de Copa aqui deveriam ter providenciado. 

         

        1. Você não prestou atenção nas notícias

          O equipamento foi adquirido, mas para operar os pilotos devem ser treinados e certificados para operar com a nova tecnologia. Pilotos internacionais tem certificação, mas as companhias aéreas no Brasil não querem investir na capacitação por causa de apenas alguns atrasos, preferem desviar os voos ou permanecer em terra. Daí a compra foi inútil.

  3. Munição acabou ! O que vem

    Munição acabou ! O que vem depois? Eleição chegando  e  só tem flecha paiol. Resta atirar a toga usada  por Joaquim Bokassa,que se  aposenta logo,logo, em junho…

  4. neste espaço democrático há a

    neste espaço democrático há a possibilidade de opiniões livres… eu sou presidente lula na veia (4 vezes), mas não sou petista…. e posso dizer, sinto muita vergonha deste governo, foi tudo feito no improviso…. claro, os 10% de petistas radicais vão me conferir uma estrelinha, mas tenho certeza de que os outros 90% se lessem este post, iriam me conferir penta estrelinhas….

  5. Muito, se não tudo mesmo, que

    Muito, se não tudo mesmo, que os governos do PT sofrem, seja por justa ou não justa causa, decorre do desleixo com que trata a Comunicação Social.

    Espera aí? Serei eu um expert no assunto para ficar criticando quem quer que seja? Não, não sou. Essa área nunca me atraiu nem como passatempo, merce de, paradoxalmente, avaliá-la, de altamente estratégica para qualquer instância pública ou privada. 

    Então, esse “desleixo” parte da minha percepção e intuição. Não é esse o primeiro post no qual essa carência é abordada ou tangenciada. Por que a persistência nela? Masoquismo?  Só fechar a porta depois de arrombada?

    Será que não aprenderão NUNCA? Uma coisa eles tem que assimilar: essa mídia atual jamais deixará de agir do jeito que age enquanto houver cancha para isso. 

     

     

  6. Com eles ou sem eles………

    Vamos ter Copa, e até arrisco – SEREMOS VENCEDORES!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Os pessimistas; os que gostam de ler esta imprensa maldita ou se guiar por ela, que façam um bom proveito, pois muitos não estão nem lixando para o que eles escrevem!!!

    Só gostaria que, passado este evento, e faturado politicamente esta eleição, a Dilma desse um basta nestes traidores e deformadores, para de uma vez por todas, continuarmos a seguir buscando nossa grandeza de Nação!!!

  7. Jornalismo competente, responsável e consequente

    Prezado Nassif,

    Peço licença para repetir aqui, comentário “O jornalismo está em período sabático” já publicado aqui em artigo anterior, por julgá-lo quase cem por cento adequado ao tema abordado neste post.

    “Pelo que aparenta, os patrões da mídia determinaram um período sabático para seus jornalistas até as eleições.

    Durante estes meses, eles estão autorizados a serem militantes anti-reeleição e esquecerem o que aprenderam em faculdades e o que acumularam na experiência profissional.

    No rádio, essa licença 007 fui concedida até para os ortodoxos locutores de voz grave e boa dicção, até então simples ledores de material da redação, transformados em intérpretes de rádio-teatro com ênfases e trejeitos inacreditáveis anti-reeleição. Os chamados âncoras, então, tem se arriscado a exposição tamanha que impressiona o desassombro e o destemor quanto a medidas judiciais cabíveis por parte daqueles que são massacrados diariamente.

    Difícil mensurar quanto mal este período excepcional da história política do país deixará de legado, termo tão em voga nas ‘análises’ sobre a Copa do Mundo de futebol, para a prática do jornalismo competente, responsável e consequente.”

     

     

  8. hipótese presumível

    Se não existisse a atual imprensa e os meios de comunicação fossem “isentos” tudo seria uma maravilha.Pelo bem do país,  muitos fatos e informações deixariam de ser divulgados.Seria adotada a filtragem tão bem sugerida por aquele ministro.

    1. Mas os fatos e informações já

      Mas  fatos e informações  favoráveis ao governo não são divulgados. Fatos que não são de interesse dos donos das empresas de comunicação.  A censura à imprensa continua a todo vapor – só que é exercida por mãos privadas e recebe o nome de “linha editorial”.

    2. Na sua “imprensa livre”, José

      Na sua “imprensa livre”, José Adailton,  jornalistas e colunistas que dizem coisas contrárias ao interesse do  patrão são demitidos. Como o Estadão fez com Maria Rita Kehl simplesmente porque elogiou Lula.

    3. Caro José Adailton
      Você não

      Caro José Adailton

      Você não está entendendo. Ninguém nega que informe, mas há uma diferença entre informar e mentir.

      Os únicos censurados pela mídia é o governo do PT e a verdade.

      Ninguém fala que tudo está uma maravilha, isso é coisa das invenções dos tucanos e afins.  Você está confundindo fatos, com campanha contra. 

      Já existe filtragem e como existe. Vocês criaram uma campanha do ódio contra o PT, em cima de mentiras. Sinto isso na rua.

      Sinto que no futuro,se os historiadores, quiserem conhecer este período histórico e tomarem por base, a mídia. O Brasil deixou de existir no governo PT, que foi jogado no inferno.

      Saudações 

      1. Então tá

        Caro Avelino,

        Já li os livros 1984, A revolução dos Bichos e Lutando na Espanha de George Orwell, recomendo-os se ainda não os leu.

  9. MOLEQUE BOM DE BOLA

    Rio de janeiro, 12 de junho de 2013

    MOLEQUE BOM DE BOLA (Cláudio José)

    Vai moleque bom de bola, parte para cima deles, com o talento que Deus te deu

    Defende o seu pão de cada dia, com muita garra, raça e amor

    Mostra para o mundo inteiro a sua ginga e o seu valor

    Essa nação está na torcida e Deus está contigo

    Vai moleque bom, trás essa taça com maestria e valentia

    O Brasil precisa de você, estamos rezando e torcendo por você

    Vai moleque bom, mostra sua força, para o mundo inteiro ver

    Tua nação é uma multidão de gente de valor, unida numa só corrente

    Vai moleque bom, vai com fé, e bota fé nesse caneco

    Seja orgulho da nação, da sua família e do povo mais sofrido

    Vai moleque bom, brasileirinho bom de bola, batalhador e trabalhador

    Vai moleque bom, orgulho brasileiro do universo do futebol

    Orgulho dessa gente de fé, de paz, alegria, amor e superação

    Vai moleque bom de bola, temos esperança e orgulho de você

    Orgulho de ser um povo de ordem, futuro e progresso

    Orgulho de ser uma nação, de fé, esperança e amor no coração

    Vai moleque bom de bola, estamos juntos numa só corrente de união

    Estamos torcendo para o Brasil ser hexa campeão.

  10. Vocês conhecem aquela

    Vocês conhecem aquela estória

    Dê corda pra eles se enforcarem?

    A regulamentação da mídia será aprovada.

     

  11. Imprensa Internacional

    Aos poucos a imprensa internacional está chegando para cobrir o evento e mostrando a realidade, compartilhando muitas das opiniões da imprensa nacional. 

    http://www.aljazeera.com/video/americas/2014/05/world-cup-pressure-builds-brazil-cuiaba-2014529154631717782.html

    Será que também estão comprados, também são PIG? 

    Tentem abandonar o viés partidario e analisar o que foi prometido e o que foi entrege a população e seus custos. Sou morador de Cuiabá e posso dizer que a cidade hoje está pior do que antes e é dificl acreditar que as obras ficarão prontas depois da copa. Um esquema de corrupção descoberto pelo MPF mostra movimentação milionárias justamente por aqueles que foram os maiores apoiadores da copa.

    Das obras que foram entregues, praticamente todas apresentam problemas de engenheria e má qualidade.

    Não adianta taxar de pessimista quem critica, tem que ser muito cego para negar os problemas.

     

    1. Concordo integralmente!

      Eu concordo contigo.

      Espero não ser criticado por concordar com alguém que critica a  (des)organização da Copa ou que alguém fique dolorido e queira denunciar meu comment falando que estou “atacando” alguém, simplesmente por discordar.

      Descobri hoje que há pessoas muito sensíveis no Blog.

    2. A resposta que vc quer está

      A resposta que vc quer está no seu próprio post. 

      Quando vc chega num local em que não entenda bulhufas, vc faz o que? Procura uma  oualguma coisa bem parecida com aquilo que vc vê e vc entende. Entendeu? Deixa eu tentar te explicar: um médico procura um médico, um motorista vai ver um outro motorista dirigir………..um jornalista vai escrever mais ou menos o que ele entende que está escrito ali, concorda?

       

    3. e aqui em curitiba

      que a prefeitura reformou os corredor de ônibus com um asfalto tão bonito quanto a cara do nosso prefeito. tem lugar que instalaram bueiros, onde passou o cano afunfou tudo. tem lugar onde reformou e já esburacou, o remendo feito em cima já esburacou de novo e se formam crateras. não durou até a abertura da copa.

  12. Essa é a mesma burguesia que

    Essa é a mesma burguesia que em 1970, quando patrícios nossos estavam sendo assassinados nas masmorras da ditadura, seus meios não paravam de tocar a música “Pra frente Brasil”.

    Agora essa mesma burguesia atrasada com nenhuma vocação para constuir um país está detonando a Copa.

    As ídeias dominantes de uma nação são as ídeias de sua classe dominante.

  13. A Copa está barata

    Nassif gosta de dizer que um candidato está “barato” ou “caro”, de acordo com as expectativas de mercado para seu desempenho na economia e na política. O mesmo pode ser aplicado à Copa. A campanha negativa da imprensa acabou criando uma expectativa muito baixa em relação a tal evento. Nem vemos mais aquele movimento tradicional de enfeitar as ruas. Hoje a maioria das pessoas torce pelo melhor, mas espera o pior: manifestações, desorganização e fracasso do Brasil no torneio. Diante de expectativas tão baixas, será fácil surpreender positivamente. Tomando a copa das confederações de 2013 como referência, dificilmente a copa de 2014 será a tragédia anunciada pela imprensa. A organização será melhor do que o esperado e a civilidade e hospitalidade dos brasileiros irá prevalecer sobre os pequenos grupos de “indignados envergonhados”. O maior risco é um confronto entre a maioria pró-copa e a minoria black-block resultar em tragédia, mas o receio dos coxinhas indignados em se aproximar do Itaquerão, por medo da Fiel, indica que os black blocs não devem chegar a tanto. O segundo maior risco é uma eliminação precoce do Brasil, nas oitavas ou quartas de final, o que geraria uma grande frustração. As duas coisas podem acontecer, mas o mais provável é que não acontecam. Assim, caso Brasil chegue à semifinal e a organização e hospitalidade dos brasileiros supere as atuais expectativas excessivamente negativas, a Copa pode ser uma virada no sentimento atual de que não podemos nada e não sabemos nada. Dependendo para que lado for, o resultado geral da copa (em campo e fora do campo) pode decidir a eleição antes da campanha oficial começar. E antes que eu me esqueça, a psicohistória indica que a Copa será um sucesso e que o Brasil vencerá o torneio!

     

  14. ASPIRADOR QUE CHUPA NEBLINA

    FERNANDO RODRIGUES, DA FOLHA: tem um negócio muito eficaz para acabar com a neblina. É um aspirador gigante que está sendo vendido por uma empresa de ITÚ. Paute um jornalista de negócios para cobrir esse tema. Dá uma bela matéria de negócios.

  15. Caro Sr. Nassif, vamos por
    Caro Sr. Nassif, vamos por partes: 1o Ato: apontar todos os problemas das obras da Copa e das obras que nada têm a ver com a Copa. Pois bem, o que foi mesmo aquela Matriz de Responsabilidades? Uma fantasia dos estrategistas da mídia que não tem nenhuma ligação com a Copa, conforme disse o senhor? Ou será que foi um instrumento do governo para investir em “aeroportos, portos, mobilidade urbana, estádios, segurança, telecomunicações e turismo” nas 12 cidades que irão receber os jogos da Copa do Mundo? Talvez os estrategistas da mídia governista tenham esquecido de tirar essa página do ar, né? http://www.copa2014.gov.br/pt-br/brasilecopa/sobreacopa/matriz-responsabilidades 2o Ato: supervalorize todos os problemas das obras e esqueça os feitos de engenharia. Nunca se matou tanto nem se despejou tanta gente numa Copa do Mundo. Isso é fato. Mas ainda bem que grandes obras de engenharia foram erguidas, né? Pena que se pagou tão caro por elas. 3o Ato:  faça de conta que os investimentos em estádios, embora sejam financiamentos com garantias reais, saíram das verbas da Educação e Saúde. Garantias reais? O ex-presidente Lula e seu ex-ministro dos esportes garantiram que não haveria investimentos públicos nos estádios. O atual ministro dos esportes quer emplacar um projeto que perdoa as dívidas bilionárias dos clubes de futebol. Qual será a garantia de que os novos estádios serão pagos depois?  4o Ato: Já que não existe reação por parte do governo,  dê asas à imaginação e atribua todos os males do país à Copa. A Copa é só mais um exemplo do quanto o governo investe mal, pagando muito caro por muito atraso e pouco efeito (lembra do Pan 2007?).

  16. Ainda tem muita gente

    Ainda tem muita gente convencida de que a imprensa não atua contra o PT. Pessoa piamente convencidas de que tudo isso é invenção dos PETISTAS. Apenas uma desculpa para negar os crimes paticados pelo partido.

    Talvez, eles estejam com a razão e nós que defendemos estejamos errados. Estaríamos se pudéssemos comprovar com fatos e notícias que essa imprensa é mesma apartidária, ética e politicamente correta. Mas só conseguimos provar o contrário,  mostrando os fatos e a falta de notícia em diversos escandâlos de  corrupção envolvendo os políticos do PSDB/DEM.   Será que, nesse caso, eles acreditam que tudo isso também é invenção dos PETISTAS e que os aqueles são homens santos ?  Quem será que sofreu lavagem cerebral mesmo ?

     

     

  17. É obrigação do Governo

    É obrigação do Governo governar!

    E, ao governar, não basta fazer; é preciso convencer que fez; e que mais pode fazer.

    Eu não suporto seguidores de planilhas porque sempre esquecem destes detalhes… esquecem de pensar. Às vezes eu acho que o PT ainda está naqueles tempos das reuniões de diretórios acadêmicos, apenas, do início dos anos 80.

  18. O Ronaldo “Fenômeno de

    O Ronaldo “Fenômeno de oportunismo e mercenarismo” deveria ter vergonha é desta mídia asquerosa , farsante e golpista, eu tenho.

    1. Ronaldo ficou muito chateado

      Ronaldo ficou muito chateado por alguma coisa. Alguma coisa devem ter lhe negado. Quem chama pessoa como Ronaldo para trabalhar deve estar disposta a pagar o que ele pede, não pode esperar que ele vá jogar por amor à camisa. Senão, ele vai para o time adversário.

  19. Também devemos fazer

    Também devemos fazer horóscopo e mapa astral. A Dilma vai aprendendo. Hoje está bem melhor do que no início do governo, quando causava preocupação a sua falta de traquejo político e até ingenuidade. No segundo mandato ela vai construir um carisma que se imporá com muita firmeza acima da mesquinhez de uma oposição primitiva apoiada por uma mídia medíocre e mal intencionada. Tudo terá que subir muito de nível para sobreviver em um país maior e bem diferente.

  20. Caro Sr. Nassif, vamos por

    Caro Sr. Nassif, vamos por partes: 

     

    1o Ato: apontar todos os problemas das obras da Copa e das obras que nada têm a ver com a Copa. 

     

    Pois bem, o que foi mesmo aquela tal Matriz de Responsabilidades? Uma fantasia dos estrategistas da mídia que não tem nenhuma ligação com a Copa, conforme disse o senhor? Ou será que foi um instrumento do governo para investir em “aeroportos, portos, mobilidade urbana, estádios, segurança, telecomunicações e turismo” nas 12 cidades que irão receber os jogos da Copa do Mundo? Talvez os estrategistas da mídia governista tenham esquecido de tirar essa página do ar, né? http://www.copa2014.gov.br/pt-br/brasilecopa/sobreacopa/matriz-responsabilidades 

     

    2o Ato: supervalorize todos os problemas das obras e esqueça os feitos de engenharia. 

     

    Nunca se matou tanto nem se despejou tanta gente numa Copa do Mundo. Isso é fato. Mas ainda bem que grandes obras de engenharia foram erguidas, né? Pena que se pagou tão caro por elas. E a conta será ainda mais cara se os elefantes brancos de Brasilia, Cuiabá, Manaus e Natal não forem aproveitados.

     

     

    3o Ato:  faça de conta que os investimentos em estádios, embora sejam financiamentos com garantias reais, saíram das verbas da Educação e Saúde. 

     

    Garantias reais? O ex-presidente Lula e seu ex-ministro dos esportes garantiram que não haveria investimentos públicos nos estádios. O atual ministro dos esportes quer emplacar um projeto que perdoa as dívidas bilionárias dos clubes de futebol. Qual será a garantia de que os novos estádios serão pagos depois?  

     

    4o Ato: Já que não existe reação por parte do governo,  dê asas à imaginação e atribua todos os males do país à Copa. 

     

    A Copa é só mais um exemplo do quanto o governo investe mal, pagando muito caro por muito atraso e pouco efeito (lembra do Pan 2007? O TCU lembra e até hoje NADA).

     

  21. Má-Fé Por Parte do PIG; Ingenuidade do Outro Lado.

    Bom dia.

    O PIG, todos nós já o conhecemos, mesmo que, vez por outra, ainda nos surpreenda, como o recente mapa astrológico da sra. Abramo. Mas o caldo de cultura que empoderou o PIG foi a crença messiânica no maldito controle remoto. Sem o purismo de Dilma e de parte do PT, já teríamos uma Lei de Meios. Seria bem mais difícil para os aprendizes de feiticeiro do PIG.

  22. pig longe do padrão fifa

    Esqueçamos que a Dilma detonou o tal padrão fifa. Mas eu nem queria uma imprensa padrão fifa, queria que ela fosse menos ridícula, menos bandida, menos corrupta, que fizesse um mínimo de jornalismo, que informasse pelo menos um pouquinho, que, principalmente, não DESIFORMASSE. Menos piguenta.

  23. Por falar em imprensa, ronaldo

    Seria querer demais desse jornalismo idiota que temos, mas o ronaldo fez o que nunca fez, disse o que nunca disse, traiu amigos que nunca havia traido, perdeu prestígio e dinheiro, perdeu admiradores, deu uma declaração que contraria tudo o que sabia ser, etc, etc. Aquele não é o ronaldo. Perguntinha: não teria ele sido vítima de alguma chantagem? Se eu fosse jornalista eu ia procurar, porque ali houve algo estranho.

  24. A imprensa e a copa.

    O Brasil que foi pintado na chamada “grande imprensa”, só demonstra o desespero Pré- eleitoral, que permeou todas as manchetes dos que se consideram formadores de opinião.

    Previsões catastroficas cujo único objetivo sempre foi desgastar a imagem do governo federal.

    E agora José? A copa  ai está e o mundo tem os olhos sobre nos.

    Para aqueles que nos julgam sermos o pior dos povos, lembro sempre que todos os que aqui estão atravessaram o mar. O melhor e o pior juntos e misturados.

    Felizmente mais uma vez a alegria a esperança do nosso povo colocará de quatro àqueles que procuram idiotizar a todos.

    Não será o consenso dos descontentes e a apologia ao eterno complexo de vira latas que ficará gravado nas mentes e nos corações, dos que nos visitam e das gerações que vivem o dia dia.

    Nestes dias de copa não resolvemos os nossos problemas mas, fica evidente o carinho o entusiasmo que contagia e que bem orientado poderá fazer a diferença para as gerações futuras.

    Os que apostaram na pintura de um País a beira do caos, sem condições de promover uma festa para todos os povos morderam suas infectas linguas.

    O Brasil é maior do que as mentes de aluguel, que povoaram de previsões caoticas jornais e revistas  de interesses sempre omitidos.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador