A proposta Levy para abrir o mercado de obras para capital externo

O Ministro da Fazenda Joaquim Levy está disposto a reescrever o governo Dilma Rousseff. Convocou grupos de juristas em diversos temas, visando um redesenho radical da economia brasileira.

Um desses projetos é o Programa Lei do Programa PPP Mais, sob coordenação do jurista Carlos Ari Sundfeld. Mantidas as regras de licitação previstas no estudo significará, na prática, o fim do mercado interno de empreiteiras de obras públicas.

Atrás de uma motivação legítima: acabar com a cartelização do mercado de obras públicas –  o projeto trabalha com dois objetivos claros:

1. Escancarar o mercado brasileiro às empresas estrangeiras, sem nenhuma contrapartida.

2. Inviabilizar a participação da atual geração de empreiteiras.

Por ele, nas licitações, será sempre admitida a participação de empresa estrangeiras, inclusive como líder de consórcio. Nenhuma condição prévia. Apenas a obrigação de constituir uma empresa no Brasil para a celebração do contrato.

O edital não poderá obrigar o licitante vencedor a se associar, a se consorciar ou a celebrar contratos com entidade estatal.

Também elimina uma série de pré-condições que funcionavam como barreiras de entrada a novas empreiteiras – mas também eram relevantes para impedir aventureiros que se habilitavam a concorrências sem dispor de condições técnicas mínimas para tocar as obras.

A fim de prevenir as licitações dirigidas, determina que

  • em nenhuma hipótese serão exigidos, como condição de habilitação técnica, atestados de execução anterior de obras ou de fornecimento de equipamentos pelo próprio licitante ou empresas a ele relacionada”.

  • Na habilitação econômica-financeira, não será exigida “em nenhuma hipótese” índices de liquidez de capital ou de patrimônio líquido mínimo.

Finalmente, a pá de cal sobre a atual geração de empreiteiras, alimentadas por contratos viciados, é verdade, mas que constituíram um acervo de conhecimentos único, sendo um dos poucos setores em que o país poderia se firmar como exportador de serviços.

Para as novas licitações, se exigirão a apresentação de certidão negativa de falência e certidão negativa de recuperação judicial – o que inabilitará quase a totalidade das empreiteiras brasileiras, às voltas com a crise da Lava Jato.

As demais garantias são um depósito “nunca superior a 10%” da soma dos investimentos estimados para o empreendimento ou contrato de seguro-garantia com instituição de primeira linha.

Ou seja, para combater um mercado pouco competitivo, o projeto Levy propõe zerar o mercado local e abrir um novo mercado exclusivamente para empresas estrangeiras, posto que alijando da disputa os competidores nacionais.

Se a presidente Dilma Rousseff quiser um contraponto ao modelo Joaquim Levy, sugiro desenterrar os projetos iniciais da EPL (Empresa de Planejamento e Logística). Nele está esboçado um plano estratégico para ampliar a competição no mercado, através da abertura de capital de médias empreiteiras e de um trabalho de associação com empreiteiras estrangeiras – que viriam na condição de sócias minoritárias aportando capital e tecnologia.

Luis Nassif

97 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Só tem uma coisa que não bate

      Só tem uma coisa que não bate nessa história:

      Se o governo petista tá tão tucano quanto os governos tucanos, porque não tem o apoio da Rede Globo? (que , assim como os bancos, nunca ganhou tanto quanto nos governos petistas)…

  1. Então  o Moro pode se

    Então  o Moro pode se aposentar. E a Dilma renunciar. Não serve pra nada mesmo. Esse programa é do Psdb, pois que entregue o governo pro Aécio.

    Na Dilma eu não voto mais nem pra líder de quarteirão. Devia ter vergonha de trair os votos que recebeu de forma tão escancarada.

     

  2. Sempre a globalização

    O Levy fala baixinho e possa de homem que dá confiança ao mercado, mas, na sua essência, é de perfil globalizante e anti-nacional.

    Agora quer construir “em ingrés”. 

    Acabando com o financiamento de empresas para partidos políticos e, ainda, com a corrupção em geral, Brasil possui excelentes empresas construtoras, em todos os segmentos necessários.

    Cuidado Presidenta!

     

     

  3. É a 20ª fase da Lava Jato, o

    É a 20ª fase da Lava Jato, o fim das empreiteiras nacionais e o novo tempo das estrangeiras, as multas do Departameno de Justiça se encarregarão de liquidar com o que sobrou das nacionais.

    1. Coitadinhas das empreiteiras

      Coitadinhas das empreiteiras nacionais… Nunca superfaturaram nada, sempre trabalharam direitinho, como manda a lei…

       

      Qual é o pior? Ficar refém dos bandidos nacionais ou dos internacionais?

      Façam suas apostas… Porque estamos f****** mesmo….

    1. Porque os demais países

      Porque os demais países protegem as suas empreiteiras. Por isso é preciso que haja estímulo, lobby e contrapartidas para que as nossas consigam entrar em mercados estrangeiros e lá sejam competitivas.
      Os EUA, por exemplo, pregam o livre mercado para os outros, enquanto protegem e dão enormes subsídios para as suas empresas nacionais.

      Aos outros o livre mercado; aos conterrâneos o protecionismo.
      Claro que isso não se aplica a toda a economia, mas com certeza o é aplicado nas áreas estratégicas – como a contrução civil, por exemplo.

  4. Este projeto desnuda as
    Este projeto desnuda as verdadeiras intenções de Levy e a quem serve.

    Não é brasileiro e se houvesse um paredão, já estaria nele.

    1. Desnuda uma conspiração para saquear o Brasil

      Mas não acredito que o Levy sozinho seja capaz de tal proeza, existe por trás dele uma acessoria de primeiríssima, que o Brasil precisa saber quem é.

      Vamos dar nome aos bois, nada como trazer dos subterrâneos estas figuras caricatas, que posam de pessoas de bem, mas são na verdade, abutres fedorentos.

      O Levy veio do Bradesco, mas devem existir outros por trás destes interesses inconfessáveis, mas extremamente lesivos para o povo e a nação brasileira.

  5. Vamos esperar com calma o que

    Vamos esperar com calma o que significa essa proposta do Levy. Nem tudo o que reluz é ouro. Continuo crendo fiememento na Dilma que é absolutamente nacionalista.

  6. Dilma não conversa com
    Dilma não conversa com sindicatos. Não conversa com empresários. Não conversa com políticos. Não conversa com o funcionalismo público. Não conversa com seu partido, que vai sendo desmontado por suas medidas econômicas impopulares e até agora sem resultado prometido. E que negam diretrizes de seu partido e de suas propostas qdo candidata a presidente. Dá para entender então seus erros políticos e econômicos. E o PT vai minguando e levando com ele a possibilidade de vitória em 2018. 2016 já se mostra uma imensa derrota política.

  7. Se Dilma não tomar nenhuma

    Se Dilma não tomar nenhuma providência para brecar esse entreguismo deslavado de Joaquim Levy, é sinal de que este governo e nosso país (“nosso” cada vez mais é só uma maneira de dizer!) já fomos todos para o brejo, no pior sentido desta expressão. Gostaria de ser uma “bactéria inteligente” para poder entrar por um minuto na cabeça de Dona Dilma e tentar descobrir o que ela realmente pensa da situação do Brasil e de seu mandato.

  8. A quinta-coluna.

    A solução pro nosso povo
    Eu vou dá
    Negócio bom assim
    Ninguém nunca viu
    Tá tudo pronto aqui
    É só vim pegar
    A solução é alugar o Brasil!

  9. se a  Presidente  deixar

    se a  Presidente  deixar  passar os planos de  Levi  ela  vai  enterrar de  vez  todas as empreirteiras  brasileiras, e jogar no lixo  todo o conhecimento  adquirido  durante  decadas.maos  de obras  especializadas, tecnologia  unica que so  essas  empreiteiras  desencvolveram  e  vai ser uma chuva  de  desemprego. VaI GARANTIR  toda  liberdade  as  empreiteiras  estrangeiras,  

    Por  ai se  vê como os  EUA  treabalham,  sao  experts em  destruiir  empresas pelo mundo    começaram com a  tal  lava  jato,  destruiram o projeto  nuclear brasileiro  primeiro  destruindo a  vbase de  calcantara,  e  recentemente   mandando para a  cadeia ol maior  fisico  brasileiro o  Almirante  OTHON,  prenderem  os  empreiteiros,  as empereiteiras  estao paradas  quase sem obras  e  agora o seu  Levi lança  seu  plano diabolico  como se  fosse  a tabua  da salvaçao. 

     

  10. Levy-Tombini, Lava Jato,

    Levy-Tombini, Lava Jato, “invasão dos hunos”. 

    Todos no mesmo barco, com a mesma missão.  A turma do BraZil.

    Quem salva o BraSil?

  11. Sei não…

    Acredito que as empresas nacionais têm capacidade tecnica de concorrer com qualquer outras. Já fazem isto no exterior. Já houve empresas estrangeira no  país e não foi ruim; a italiana Impregilo, por exemplo, fez a usina de são simão para a cemig em 70.

    Quero ver eles fazerem qualquer obra com as “liminares” do dia a dia dos mps destrutivos,parando a obra a qualquer hora por nada. Como colocarão isso no orçamento da obra. Vão fica doidinhas.

    Teremos que contratar obras com projeto e desimpedimentos anteriores e prontos.

    Taí, já sou a favor! Apoio.

    1. Liminares, interrupções e

      Liminares, interrupções e outros obstáculos com as estrangeiras? Nem pensar. Esses entraves, percebe-se agora, eram início do processo para levar ao desfecho ora proposto pelo Levy ou, como disse o AA, a 20a. fase da Lava Jato. Caminho livre, tudo facilitado para os de fora. E nada de fiscalização,  de  qq interferência do Estado. E esse é o espírito dos acordos comerciais tipo TPP.

  12. Estapafurdias ideias

    Quando achamos que as coisas vão começar a andar, acordos de leniência e etc, vem o Levy com suas ideias estapafurdias enterrando ainda mais a economia. Já passou da hora do “fora Levy e leve o Tombini junto”.

  13. Medidas solteiras e sem compromissos com o todo do governo

    O Levy e sua acessoria de primeiríssima se valem da falta de projeto nacional que estabeleça claramente áreas de atuação e excelência no Brasil. Diante da falta de Rumo, Norte e Estrela no Governo Dilma e dos acertos de governabilidade feitos sempre no afogadilho, fica fácil para os que querem nossas riquezas, se apropriarem delas. 

    Que a atuação das comissões de licitações de obras e as empreiteiras nacionais são criminosas e ineficiêntes todos sabem, mas combater este problema entregando de mão beijada, como no caso dos pagamentos eletrônicos onerosos, para firmas internacionais que deslocam dinheiro e riquezas nacionais para o exterior, não me parece ser o melhor encaminhamento para a stuação.

    O lado aventureiro e açambarcador desta proposta é límpido e cristalino e a desfaçatez com que foi apresentada e por quem, desnudam os interesses contra o povo e a nação brasileira de forma acintosa e desafiadora.

    É advocacia administrativa da pior qualidade.

    Mas o problema de se criar estruturas convexas no governo brasileiro, onde os diversos setores conversem entre si em um diálogo produtivo, construtivo e benéfico para o Brasil, persiste. A Dilma têm de querer que isto acabe, não adianta ficar fazendo discursinho sobre honra e moral enquanto nos subterrâneos dos palácios de Brasília se urdem golpes e conspiraões.

    Dilma, acorda!

     

  14. Camaradas do blog
    Como

    Camaradas do blog

    Como engenheiro (Levy tem formação de engenheiro, mas prerfil de traidor e práticas de entreguista), considero inaceitável esta proposta, que tem por objetivo única e exclusivamente obedecer a algum dogma da escola de Chicago (que André Araújo muito bem expôs, de que um sujeito vai estudar lá fora – talvez com bolsa do governo brasileiro – não aprende nada e chupa todos os conceitos, aplicando-os sem pensar)

    Já chega, se restou alguma grama de nacionalismo na Dilma, ela dá um pontapé nesse quinta-coluna e que se dane se o mercado ficar esperneando

  15. Sistema apodrecido

    “Se a presidente Dilma Rousseff quiser um contraponto ao modelo Joaquim Levy, sugiro desenterrar os projetos iniciais da EPL (Empresa de Planejamento e Logística). Nele está esboçado um plano estratégico para ampliar a competição no mercado, através da abertura de capital de médias empreiteiras e de um trabalho de associação com empreiteiras estrangeiras – que viriam na condição de sócias minoritárias aportando capital e tecnologia.”

    E Papai Noel também vem no pacote?

    Melhor deixar EPL enterrada.

     

    Obras públicas são, via de regra, superfaturadas. Esqueci que o país é rico e pode esbanjar. E é lógico que o plano Levy tem o aval de Dilma. A alternativa ao plano seria aumentar a capacidade do sistema carcerário.

  16. Se a Dilma encampar essa

    Se a Dilma encampar essa proposta significa que quem está lá no cargo de presidenta não é ela, é um cover. A verdadeira foi sequestrada pela CIA e encontra-se em paradeiro desconhecido.

    Nada indica que a presidenta, a real, não a cover, vá abraçar 100% dessa proposta, nem sequer 50%. Até agora a queda-de-braço Nelson Barbosa/Lewy tem tendido mais para o primeiro, mas não o suficiente para que o segundo peça o boné.

    E tudo indica também que o que a presidenta tenta é reproduzir a estratégia Lula primeiro mandato, com a dicotomia Meireles/Mantega. Isso supostamente para “manter a confiança do mercado” sem abrir mão do projeto desenvolvimentista.

    Se está dando certo é outra questão. Mas fato é que na hora H, Dilma não joga fora sua formação no desenvolvimentismo nacionalista a la PDT de Brizolla. Se o fizer eu também fico a favor do impeachment, desde que achem a verdadeira e a coloquem no lugar da falsa Dilma

  17. Verdades aguardadas…

    O Sr. Levy apenas mostra as verdades de suas convicções entreguistas e rentistas…pena que a Dilma as vezes consegue ser mais teimosa que uma MULA…já era pra ter varrido ele e o Tombini de sua equipe colocar alguem que faça o que o Equador fez: Discutir e pagar menos em Juros para os Rentistas.

  18. Votei na candidata que

    Votei na candidata que representa exatamente o oposto desse tipo de projeto.

    Espero que ela se lembre disso.

    Luciana Mota

  19. Criem a Construbras

    Que tal sugerir a  criação da Construbras ou Empreitabras.

    Pelo menos as ‘propinas” ficarão com o Governo e podem ser “escrituradas” tranquilamente.

     

     

  20. próprio umbigo

    Nassif,

    Joaquim Levy e José Eduado Cardozo não fazem questão de esconder que estão se lixando para o patropi, só pensam no próprio umbigo.

    Se DR deixa, principalmente o Zé, inteiramente à vontade, é porque não se incomoda com os buracos que necessariamente são criados nas duas pastas bastante importantes. E se ela não se incomoda, quem sou eu para reclamar, se ela vê bilhões de reais sendo destruídos pela dupla MFazenda / BC  a cada dia e não reage, é porque deve gostar, deve achar correto toda a lambança que foi e continua sendo provocada por conta de uma meta irreponsável de ajuste fiscal.

    Quando se permite a prevalência do economês, assunto prá lá de árido e sempre comentado em inglês ( é swap prá cá e private equity prá lá) , não se pode reclamar dos resultados mais à frente. DR parece estar em alfa desde o início do ano passado, sua postura “republicana” tem sido uma decepção para muitos, e só não tem problemas maiores por conta de Lula.

    Em minha opinião, DR só foi reeleita graças à notável mediocridade de seus adversários, uma acreana malandra e um mineiro de CV mais sujo que pau de galinheiro que, sabe-se lá como, conseguiu enganar 51milhões de brazucas.  

  21. Até que enfim

    Até que enfim alguem vai fazer alguma coisa para abrir o mercado brasileiro. Não vivemos em Marte, aonde não se precisa dos paises estrangeiros, estamos em um mundo competitivo, que temos que vender e comprar de outros paises. Assim vai aumentar a concorrencia e diminuir a corrupção dessas empresas “amigas” do governo corrupto.

  22. retrocesso total

    Até as prefeituras já entenderam e estão criando normas de desenvolver o mercado interno de seus municipios, seja através de compra de produtos locais ou de contratação de micro e médias empresas de serviços. Só o governo federal pensa diferente! Entreguismo não!! Queremos a pátria educadora e sem pobreza de volta!

  23. Motivo

    Se motivos faltassem (e já são muitos) este já é mais do que suficiente para a demissão sumária do ministro. Por telefone. O a Presidenta apoia o absurdo?

  24. Esse ministro tem que ser demitido

    Joaquim Levy é um neoliberal entreguista. O herói dos vira-latas. O que esperar de um ex-funcionário do bradesco?

    É inacreditável que Dilma o tenha escolhido e inaceitável que já não tenha sido exonerado do cargo depois do que fez.

    Esse país é uma piada mesmo, com uma “elite” vendida e que prefere que o Brasil seja apenas um latifúndio desindustrializado, dependente e pobre.

  25. Defender a empreiteira nacional? Por qual razão?

    Sem dúvida, qualquer nacionalista vibra com a idéia de defender a indústria nacional. Mais ainda, se for para impedir que estrangeiros venham espoliar nossas riquezas, e ganhar dinheiro sem deixar nada em troca.

    Por algum motivo, no entanto, esses mesmos nacionalistas não parecem incomodados quando um brasileiro, ou vinte, ou 200, decidem espoliar nossas riquezas, superfaturando obras, não só no governo do PT, mas desde sempre, e usando a influência política para perpetuar suas riquezas, aumenta-las, e impedir tanto estrangeiros quanto brasileiros de acabar com a mamata. Para esses ladrões, safados, e sem vergonhas, os nacionalistas não tem plano, não imaginam punição. Parecem considerar que é o menor dos males, e que portanto, pode ficar assim.

    Como tolo pagador de impostos, acho ofensivo pensar que um estrangeiro, ou brasileiro, amigo ou inimigo, até mesmo um torcedor do mesmo time de que gosto, possa roubar um centavo que seja, e sair impune. Acho ainda mais ofensivo, diante da tragédia escancarada, que hajam pessoas dispostas a vilanizar quem não nos roubou e impedir que este possa lucrar com algum negócio no Brasil, enquanto os bandidos nacionais e estrangeiros nacionalizados, mantém a reserva de mercado do assalto por licitação. O fato é que seja a empreiteira nacional, seja a estrangeira, serão brasileiros que executarão as obras. Serão brasileiros que deterão o conhecimento técnico dessas obras. Quem lucra, sempre uma minoria, em qualquer caso, não é relevante. Se os empreiteiros brasileiros tivessem sido honestos, poderia considerar protege-los da competição, afinal, sem contrapartida, é bobeira deixar um estrangeiro ganhar no lugar de um brasileiro. Mas não tenho essa mesma posição quando vejo que o protegido estava roubando. Não há perdão, nem solução alternativa que proteja o bandido de ser punido por seus crimes, e nem que mantenha privilégios para que possa continuar a lucrar com essa proteção. Afinal, eles são as elites de que o PT sempre falou, os que roubam e que não querem que o país melhore. São eles que preferem eleitores burros, pois assim podem continuar a colocar no poder seus comparsas no crime, sem medo de retaliação, e continuar a roubar do estado. Não é o rico que trabalha, que investe, que corre risco e tem sucesso que oprime o pobre. Tampouco é o universitário capitalista que depois vai trabalhar no mercado privado e faz fortuna. Os que oprimem são aqueles que lucram com a pobreza e incapacidade de defesa dos pobres. Aqueles que vivem de roubar o estado brasileiro. São esses que você propõe proteger, Nassif? Esses empreiteiros nacionais que estão envolvidos na lava-jato? Acordo de leniência para que continuem a ajudar o brasil crescer e aumentem assim os seus lucros roubados???

    Antes de defender o empresário nacional da competição estrangeira, cadê o questionamento se esse empresário nacional está realmente contribuindo ou atrapalhando a nossa nação? Tenho certeza que inúmeros empresários nacionais que poderiam ter sucesso são sufocados pelos roubos nos contratos estatais, pelo favorecimento aos que pagam propina, pelas burradas ou maldades executadas por incompetentes ou bandidos colocados no poder para atender a interesses privados escusos. E no entanto, estamos preocupados é com os empresários nacionais que vivem de roubo e que podem perder a boquinha…

    Temos mesmo é que abrir o mercado. Podemos exigir alguma contra-partida, afinal, não há porque não garantir alguma vantagem para o país, para variar. Mas continuar a pensar que a defesa do “empresário” nacional é mais importante doque impedir o roubo do dinheiro dos impostos pelo mesmo… Só mesmo alguém desconectado da realidade…

     

    1. Este raciocionio seu é o do

      Este raciocionio seu é o do PSDB.

      Provoca uma desordem, um caos proposital para entregar a alguém que o faca cobrando por isto.

      Coisa de preguiçoso.

      Dá trabalho organizar uma nação, construir e edificar um País, principalmente como o nosso.

      No fundo, meu caro, precisamos só de regras e instituições honestas que trabalhem aplicando as regras e punindo os que se desviam das regras.

      A primeira delas é O FIM DO FINANCIAMENTO DE EMPRESAS NAS ELEIÇÕES.

      Ésta é a Raiz da propina, da corrupção em nosso País. Primeiro façamos isto, para depois, dizer que não deu certo.

      Não podemos abrir mão do dominio de setores economicos estratégicos por falta de punição aos relapsos.

      Cobrem a mesma competência do judiciário e dos órgãos de fiscalização e controle como cobram do Executivo.

       

       

  26. Brasil é um hospício = o

    Brasil é um hospício = o maior partido do país , o pmdb, está no governo e na oposição ao mesmo tempo ( partido partícula quântica rs) e uma presidente adota um modelo econômico que disse, antes da eleição, que não adotaria de jeito nenhum. O problema não é o Levy. Ele está fazendo aquilo que ele acredita ser certo.O problema é quem o pôs no cargo. 

  27. Proposta Levy para abrir o mercado de obras para capital exter

    Se isso se confirmar, poderá ser o fim do que resta da engenharia brasileira, a engenharia civil, a única que domina todo o ciclo da produção, desde o PROJETO de engenharia, até o produto final, a obra pronta. Se essa maldade se confirmar, restarão empregos de peões e uma imensa cadeia de desempregados.

  28. A proposta entreguista de Levy

    Estranho o silêncio dos empresários nacionais interessados.

    Não caberia a eles, tambem, a defesa de seus interesses ?  Deixaram o mercado aberto à concorrência predatória e descompromissada das estrangerias. 

    Predatória e descompromissada pois cheias de facilidades e em “nenhuma hipótese”, a criação de empresas fantasmas nacionais incapazes de aborver custos e ônus resultantes de contratos mal ou não cumpridos. Enfim caminho livre para toda a sorte aventureiros não nacionais.

    Mesmo sendo o “bode no meio da sala” é clara a intenção de favorecer os “patrões do norte” com um grande e promissor mercado às custas das empresas nacionais.  É a recolonização em marcha.

    Levy mostrou a que veio.

    Resta saber se Dilma terá firmeza, nacionalismo e honestidade intelectual para repor o assunto nos devidos lugares.

    Votei em Lula e em Dilma mas a confirmar-se essas entregadas mudarei meu voto.

    1. Vão aproveitar da ausencia

      Vão aproveitar da ausencia das lideranças empresariais da construção que estão todos presos por obra de Moro, para retaliar o Brasil e entregar o último setor não explorado por estrangeiros e que sempre deu conta do recado.

      Como em qualquer área que se olhe, tudo é dominado por estrangeiros, resultado do viralatismo colonial que tomou conta deste pais desde o descobrimento. Quem concorda com essa proposta deveria mudar do Brasil, ir embora viver nesse pais maravilhoso que a competência graca.

      Pq eu não concordo a ser explorado por qualquer estrangeiro em meu território. Podemos demoraR cem anos mas o que fizermos sempre será nosso.

      Vejam o saldo das remessas de lucros dessas multis todo ano e vão entender o que falo.

      A industria do automóvel foi a maior besteira ja produzida neste entreguismo nefasto e lesa patria brasileiro. Um pais gigantesco como nosso, não produz uma fubica sequer. Isto é o maior atestado de incompetência. Querem fazer o mesmo com a industria da construção.

      Não sou quase nada, mas sou brasileiro e sou contra.

      FORA LEVY!

      ELE QUER COLOCAR O BRASIL NO CABRESTO DA MERDA DA OCDE, LIBERAIS EXPLORADORES DO MUNDO.

    2. Vão aproveitar da ausencia

      Vão aproveitar da ausencia das lideranças empresariais da construção que estão todos presos por obra de Moro, para retaliar o Brasil e entregar o último setor não explorado por estrangeiros e que sempre deu conta do recado.

      Como em qualquer área que se olhe, tudo é dominado por estrangeiros, resultado do viralatismo colonial que tomou conta deste pais desde o descobrimento. Quem concorda com essa proposta deveria mudar do Brasil, ir embora viver nesse pais maravilhoso que a competência graca.

      Pq eu não concordo a ser explorado por qualquer estrangeiro em meu território. Podemos demoraR cem anos mas o que fizermos sempre será nosso.

      Vejam o saldo das remessas de lucros dessas multis todo ano e vão entender o que falo.

      A industria do automóvel foi a maior besteira ja produzida neste entreguismo nefasto e lesa patria brasileiro. Um pais gigantesco como nosso, não produz uma fubica sequer. Isto é o maior atestado de incompetência. Querem fazer o mesmo com a industria da construção.

      Não sou quase nada, mas sou brasileiro e sou contra.

      FORA LEVY!

      ELE QUER COLOCAR O BRASIL NO CABRESTO DA MERDA DA OCDE, LIBERAIS EXPLORADORES DO MUNDO.

  29. LIVRE CONCORRÊNCIA

    Pelo que entendi, não bloqueou empresas nacionais. Apenas garantiu que as sérias se credenciem para entrar nas licitações. Se as maiores do país estão podres, o problema é delas. O lado positivo é que teremos tecnologia de ponta entrando em nosso país e empresas sérias( ou quase) gerando empregos. Ou será que em uma obra de grande porte importarão centenas de engenheiros, advogados, cozinheiros, marceneiros… para os canteiros de obra?

  30. EPL virou elefante branco

    Paga R$ 700 mil de aluguel prá menos de 100 funcionários. O mesmo pode se dizer da estatal do pré-sal, da Valec…

    e para quê? Para propor intervenções atabalhoadas como foi a MP dos portos…

  31. Roubalheira

    A quem o brasileiro prefere? As empreiteiras brasileiras lalaus ou as empresas estrangeiras? Quem dá mais prejuijo ao Barsil as empreiteiras nacionaiis ou empresas que vem de outros paises democraticos sem historicos de corrupção? a resposta é sua. Quem defende o nacionlismoou estatismo de tudo está a serviço dos corruptos, empreiteiros e politicos….

    1. Ora meu caro, francamente…
      Ora meu caro, francamente… vc acredita que em outros países “não há corrupção”???? O que mata o desenvolvimento brasileiro é esse pensamento reducionista, essa visão de bem e mal apenas por preguiça intelectual, má vontade de pensar um pouco mais para ponderar sobre qualquer assunto. É claro que nossas empreiteiras prestam um desserviço quando patrocinam a corrupção, mas nem por isso devem ser extintas. No entanto, seria bastante desejável que houvesse maior concorrência no mercado e nesse sentido as empresas estrangeiras são bem vindas também. Nosso país é uma terra de oportunidades, apesar de ultimamente parecer pequeno diante de tanta demonstração de ignorância.

  32. VOLTA MANTEGA, POR FAVOR………

    O governo neo liberal de fhc praticamente destruiu a engenharia no Brasil. 

    Exemplo claro disso é a telefonia.  Em todas as cidades brasileiras vemos muitos fios pendurados em postes e caídos pelas calcadas e rua, coisa que no tempo anterior a privatização das teles não existia.  Isso é só um exemplo visível do mal causado pelo abandono da engenharia nacional.

    Quem constroe é o setor de engenharia, nunca vi nem ouvi dizer que advogados, juízes, médicos, economistas constroem algo, assim como no maldito tempo de fhc, querem novamente derrubar a engenharia brasileira. 

    Fora Levy.  Dilma, você não foi eleita para destruir a criatividade e o progresso do Brasil, mande o Levy para casa.

    Fora Levy

    1. Muito novo.

      Você deve ser bastante novo em idade para fazer uma crítica dessas que denota desconhecimento de causa. Antes da privatização das teles, um telefone era comprado pelo plano de expansão em até 36 parcelas devido ao alto custo, e a instalação variava de 24 a 48 meses.

      Os celulares exigiam uma inscrição antecipada para “algum dia” você ser chamado para a “compra” da linha.

      Hoje você não paga mais pela linha fixa, somente faz o cadastro e o pedido de instalação, e esta demora em torno de 30 dias dependendo da infra-estrutura do local a ser instalado.

      Para os celulares, basta entrar em alguma loja, comprar o “Chip” e sair falando.

      A privatização da Embraer fez crescer a participação no mercado mundial, e até criar um curso específico de formação de Engenheiros em Aeronautica para suprir a demanda daquela empresa.

      Você não deve ser engenheiro, então procure as páginas da SAE Brasil, e SEESP para ver como anda a Engenharia no Brasil antes de falar bobagens.

      1. Olha eu não sei quantos anos

        Olha eu não sei quantos anos vc tem, mas eu tenho 54 e já vivi muitas coisas. Uma delas foi ver o desmonte do sistema TELEBRAS patrocinado pelo (des)governo Sarney, Collor e Itamar /FHC .  Sarney herdou do Gal. Figueiredo um pais com problemas é verdade, mas funcionando. Com seus sucessivos “planos economicos” e “congelamentos” conseguiu piorar muito o que estava ruim. Nasce aí a “felxibilização do Estado” com a entrega a iniciativa privada de parte das funções que não eram essenciais. Mas como entregar a parte boa, o “filé”, se ele funciona (e bem!), dá lucro,? E ainda é protegido por defensores da soberania nacional (o único satélite brasileiro era da EMBRATEL e por ele passavam todas comunicações militares…)? Como.?   SIMPLES:! É só provocar o caos! Ficaram sem investir e nem expandir o sistema em nome da economia dos “parcos” recursos públicos, enquanto pagavam bilhões de juros da dívida. As empresas de excelencia foram sucateadas. Os preços das linhas aumentaram assustadoramente e ficaram proibitivas para a maioria da população, enquanto uma minoria especulava com suas posses. Assim encontraram “motivos” para privatização  e vendidas, no (des)truidor(des)governo FHC a preço de fim de feira, e financiadas por recursos públicos. Basta estudar História.   

      2. Se vamos entrar nesse

        Se vamos entrar nesse argumento de invenções técnológicas é melhor trazer algum argumento técnico. A evolução da tecnologia é algo que aconteceu no mundo todo, não é mérito de Collor, FHC ou Lula.

        Da mesma forma que não podemos dizer que só temos TV digital devido ao Lula, não podemos dizer que só temos celulares baratos devido ao FHC.

        Algumas evoluções e barateamentos poderiam ter ocorrido quatro, cinco anos antes? Óbvio que sim.

        O que não pode ser repetido é essa falsa justificativa das maravilhas da privatização, como se fosse um processo independente a evolução técnológica mundial.

        Será que realmente as pessoas acreditam que estaríamos sem Internet e fazendo consórcio para telefones caso a privatização não tivesse ocorrido?

  33. Meu bem perdoa…

    Meu bem perdoa, perdoa meu coração brasileiro, você sabe que jamais eu viverei sob o comunismo, jamais viverei. Meu bem perdoa, perdoa meu coração brasileiro, este ministro tá batendo de primeira para destruir as empreiterias, vão bora meu bem. A China vai entrar, a Russia vai sambar e Cuba vai mamar. Meu bem perdoa, perdoa meu coração brasileiro, os empreiteiros só roubaram porque os políticos são trambiqueiros, vão bora meu bem. 

  34. A melhor contrapartida…

    … é ter obras mais baratas e melhor executadas, com mais rapidez. Não há contrapartida melhor para o pagador de impostos e para o erário público.

    É ridículo obras como corredores de ônibus ou VLTs levarem tanto tempo para serem concluídas. Não há produtividade, não há qualidade – mas sobram os milionários do patrimônio público, como a Lava Jato bem nos mostra.

    Tem que abrir mesmo, botar concorrência, subir o sarrafo. Temos que parar de proteger os empresários e seus funcionários (as minorias) e começar a proteger os pagadores de impostos (a maioria). Proteger os bolsos da maioria ainda é a melhor forma de justiça social.

    1. concordo,

      O Brasil precisa de novos conceitos na área de engenharia; o governo do PT fez muitas obras, mas a maioria delas não agradam seus usuários.

  35.  
     
    O PAÍS NÃO PODE SOFRER

     

     

    O PAÍS NÃO PODE SOFRER MAIS UM RETROCESSO DESSE PORTE. A DILMA E O POVO TERÃO QUE RESISTIR.

    Esse rapaz, o tal Levy, finalmente mostra a que veio. Não é por menos que já circula notícia, dando conta de pedido de Lula, lembrando à presidenta Dilma, sobre a necessidade do imediato afastamento do senhor Levy. Espero que entre as razões para liberar o FGTS  do gajo, esteja na alça de mira, além da mudança de rumo na política econômica do País, cuidar-se também, de se evitar mais esta imoralidade entreguista. Refiro-me à proposta desse empregado dos aplicados cumpridores de ordens do patronato norte-americano.

    Nem pros filhos da puta desses subalternos entreguistas se darem ao trabalho de conhecer outras experiências afins. Ou, como se diz no popular: consultar a lei do caso anterior.

    Pouco custaria se houvesse de fato interesse em beneficiar o próprio País. Mas, sabe-se ser muito difícil para economistas de cabeça colonizada, intuir algo não registrado na apostilha de “Chicago Boys”.  Procura uma cabeça brasileira, Dilma!  Vai que o cabra nem precisa ter nascido aqui.

    Para enfrentar tal demanda. Bastaria que esses merdas procurassem se inteirar do que fez a China nesse campo, por exemplo.

    Orlando

     

  36. Como exemplo a Alston já demonstrou que o que manda é o dinheiro

    Como exemplo a Alston já demonstrou que o que manda é o dinheiro. Ou seja, independente de empresa nacional ou estrangeira, o que tem de mudar é a postura dos nossos governantes. E como isso não vai mudar por bem ou do dia pra noite, temos que manter a proibição do financiamento de campanha por empresas e aprimorar o controle das doações de pessoa física ou do financiamento público, reduzindo drasticamente o custo das eleições. Tal proibição é a maior vitória da sociedade brasileira dos últimos tempos e se bem aplicada será a libertação do país do círculo vicioso que nos encontramos amarrados há seculos, onde nossos políticos supertaturam as obras para bancar as próximas eleições e assim sucessivamente. Parabéns ao basta colocado pelo STF. 

  37. Levy está com a carta de

    Levy está com a carta de demissão pronta, vai sair do governo. Até que enfim vai se desapegar do cargo e sair de um governo irresponsável, perdulário e que gasta mal.  Agora quero ver o país afundar de vez com um ministro da fazenda da corrente “desenvolvimentista”. 

    1. Perdulário????

      Perdulário porque investe em programas sociais e distribui a renda? Se ele sair não mudará nada! Já que o tal ministro da fazenda que nem formação em economia tem, só ampliou a crise com os seus movimentos cegos de quem não tem competência para dirigir o barco e ainda aprofundou a dita crise!

  38.  
    O pior, é que sempre

     

    O pior, é que sempre encontramos um bando de “patetas” e de “pato donalds” adultos. Daqueles zé manés que se acham. No fundo uns coitados, apenas, por terem sido  amestrados desde pequenos para amar a DisneyUSA, e detestar o Brasil e suas coisas. De outra forma, como compreender? O tamanho do ódio visceral aos que não vieram da casa-grande? 

    A China, mesmo tendo sido por muitos anos quintal de colonizadores. Ocasião, em que seu povo comeu o pão que o diabo amassou. No entanto, justo ai aprendeu a importância de ter soberania.  Lá, as elites e as lideranças intelectuais, políticas e militares, não se associaram de forma subalterna, nem se venderam às ideias, concepções e recomendações do senhor estrangeiro, não levaram à sério a balela, que os babacas de Pindorama creem, do ser superior e educado, detendor de tecnologia inalcançável. Não, Lá, os vira-latas e quinta coluna liderados por Chiang Kai-shek, foram enxotados e devidamente expulsos por Mao Tse Tung liderando o Exército vermelho. Escorraçando todo restolho entregista, forçando-os a buscar abrigo na Ilha de Taiwan. Claro! Com o apoio, dos terroristas de sempre. Que muitos inocentes, não sabem de nada, odoram.

    Com isso, ficou o povo chinês livre da praga entreguista podendo negociar, em grande vantagem, uma conveniente ao país e a seu povo, abertura para o mercado internacional. Sem entregar a alma, a honra, nem a dignidade. Muito menos, se postar de cócoras ou de quatro, frente ao Bill Clinton, como certos políticos brasileiros se habituaram cumprir. Soberania. Coisa que a burguesia alienada, burra, e manipulada, está incapacitada para compreender seu significado, e importância na formação de uma nação merecedora desse nome. Podendo ter um povo que não aceita ser tutelado por filho da puta nenhum.

    Orlando

  39. são todos Levy

    aos críticos de Levy, convém que se lembrem: quem o nomeou foi Dilma, quem o mantém no governo é Dilma.

    Levy é Dilma. Dilma é Levy. Levy é o PT, que jamais abraçou o “Fora, Levy”.

    e não adianta Lula querer trocar Levy por Meirelles, deixando intacta a política econômica neoliberal praticada nestes quase 13 anos de lulismo.

    Lula é Meirelles. Meirelles é Levy. Levy é Dilma. Dilma é PT. PT é Lula. são todos Levy.

    empresa nacional é aquela que atende aos interesses da Nação e do Povo. quais das grandes empresas brasileiras atendem de fato aos interesses da Nação e do Povo?

    são todos Levy. seja qual for o nome do próximo Ministro da Fazenda, continuará sendo Levy. como o BC lulista tem sido Levy desde 2003.

    não há salvação para o lulismo. não há futuro para a Nação e para o Povo sob o lulismo.

    jamais existirá “Fora, Levy” sem o indispensável complemento: “Fora, Lula”.

     

    .

    1. [   aos críticos de Levy,

      [   aos críticos de Levy, convém que se lembrem: quem o nomeou foi Dilma, quem o mantém no governo é Dilma.  [  depois que banda canalha  ajudou na  derrubada do Mantega, a Dilma não teve voto suficiente para nomear gente de esquerda para o cargo, como Mercadante,  e por isso teve que nomear o que Aécio nomearia se tivesse ganho

      1. são todos Lulalá

        o que define se um governo é de Direita ou Esquerda é sua política econômica. nos quase 13 anos de lulismo a política econômica se pautou por juros altos (sempre um dos maiores do mundo em valor real), câmbio flutuante, livre fluxo de capitais, carga tributária regressiva, adoção de metas de inflação e de superávit primário, BC operacionalmente independente: portanto uma política econômica neoliberal. mesmo as políticas sociais do lulismo sempre foram compensatórias, conforme formuladas e preconizadas pelo Banco Mundial e o Consenso de Washington,

        assim sendo, o lulismo, e os governos Dilma e Lula foram, e são, governos de Direita. o resultado está aí: são todos Levy. são todos Cunha. são todos Lula. o que sua argumentação, aliás, nada mais faz que corroborar…

        .

        1. Exatamente Arkx, e foi

          Exatamente Arkx, e foi exatamente essa gestão econômica neoliberal, não dos últimos 13 mas dos últimos 22 que deram ao país condições de investir em políticas sociais de forma sustentável, o difícil é alguém de esquerda admitir isso. E justamente o abandono (ou afrouxamento) desse modelo nos últimos 3 anos que nos leva à crise que vivemos hoje.

    2. Ah! Tá! O problema é o lulismo?

      Nada a ver! Vc e outros comentaristas neoliberais que militam por aqui são tão simplistas que chegam a culpar a crise mundial pelo lulismo! Menos! Menos!!! Enquanto os investimentos feitos pelo atual governo estavam indo muito bem, ninguém vinha vomitar que o problema é o lulismo. Um trilhão de vezes o lulismo que o fernadismo, aecismo, serrismo, e assim por diante. Se essa gente estivesse no poder não haveria país nenhum por que lutar!!! Ah! A Globo, Veja e demais oligopólios midiáticos estariam caladinhos se os que estivessem no governo federal fossem os citados!!

  40. Jogar fora a água da bacia junto com o bebê,

    Até quando Dilma vai permitir que se desmonte o Brasil? Não bastasse um ministro da Justiça que contemporiza com as irregularidades de seus subalternos, agora temos um ministro da Fazenda que mais parece que está trabalhando para os bancos e interesses extrangeiros do que para os interesses nacionais. 

  41. É pelo menos um passo

    Para o país deixar para tras o jurássico período da reserva de mercado e entrar na modernidade.

    Pior que todos reclamam da falta de infraestrutura que tanto prejudica a economia nacional. Mas óbvio que tem que faltar infraestrutura mesmo com o tanto de dinheiro que se gasta em obras no Brasil. Todas obras são caríssima porque metade do dinheiro sai pelo ladrão.

    Mais dois pontos :

    – Como o país pode querer ser um exportador de serviços se não permite a importação do mesmo serviço ?  Via de mão-única ? Lei de Gérson ?

    – Assim como as empreiteiras brasileiras “levam” no pacote quando exportam serviços, via BNDES, quem vier fazer obra aqui tem que “trazer” o financiamento no pacote também. Isso é injeção de capital na economia do país.

  42. Sou péssima em matemática, me desculpem…

    Fico feliz por saber que o Nassif é bom de matemática. 

    Se a matemática não falha, o caso das propinas em todos os setores da máquina pública existem desde D. Pedro. E na época as contas eram mais ou menos assim. 2+2 = 5 

    Matematicamente falando, o Nassif me corrija, seriam 20%. Com o avançar dos anos, em especial na gestão FHC, a conta parece ter mudado e ficou mais ou menos assim. 2 +3 = 6. 

    Agora parece que temos 15% ou 10%? Como disse, sou péssima em matemaica. 

    Veio o governo Lula e Dilma e parece que as contas não mudaram. Continuaram sendo 2 +3 = 6. 

    Alguém falou sobre pagar impostos. Esta é outra matemática que não fecha. 

    3 trilhões de impostos x 504 bilhões em sonegações. 

    O que tudo indica se a minha matemática não estiver errada, parece que as empreiteiras são mais honestas do que o povo brasileiro. Então é uma tremenda hipocrisia usar o artifício de que as empreiteiras são as maiores corruptas neste cenário que vem desde D. Pedro. 

    Mas ainda assim, a metemática continua não fechando. 

    Vamos fazer contas ? 

    Moro + Lava Jato = sucatear empreiteiras 

    PIG + Lava Jato = Detonar governo e gerar crise. Lembre-se da conta da sonegação !!! 

    Levy + Ajuste = RF (Responsabilidade fiscal) Até aí esta conta fecha. 

    Mas quando na equação o Levy introduz no coeficiente a possibilidade de arrocho de empresas brasileiras, ele na verdade cumpre a conta do Moro e do PIG. Aí as contas começam a bater mas será contra o povo brasileiro. 

    Ora… Não quero ser a dona da verdade. Sou apenas uma estudante de econômia em uma faculdade pública conseguida graças ao atual governo. Mas não sou otária. Não concordo com o foco que o Nassif tentou dar ao artigo e não concordo com as ações do Levy. Vão pensar que sou louca rsrs. Posso ser. Mas o Nassif é muito mais esperto para escrever um artigo tão pobre e sem conteúdo como este só para cumprir agenda de descarte. Por que o Nassif não ataca a causa real que está enfronhada no Levy ? A Dilma está acoada. A Dilma sofreu uma queda de braço forte por ter rompido com vários setores da política anterior de Lula. Pagou e paga este preço Dilma no início do governo não queria ouvir ninguém. Política na minha visão se faz com 2 ouvidos e uma boca. Estou ouvindo desde Janeiro este jornal. Nunca me pronunciei. E faço agora apenas para tentar pautar o debate na questão da sonegação. Ela é talvez a maior corrupção. Não está sendo pauta aqui e não será a grande pauta da imprensa imperialista. É falta de coragem ? Não, não é. É que a maioria do povo brasileiro é corrupto. Basta ver como sonegam impostos. 

    Só acho, impressão pessoal, que o Levy está cumprindo uma agenda de ajuste sendo norteada fora da pauta técnica. Está sendo político demais e tendo apoio de menos. Falo de apoio do governo. Mas quando leio a grande imprensa, é sentimento geral de que Levy deva continuar. E se a grande imprensa que sempre tenta desestabilizar quer manter o Levy , então devo ser burra demais. Neste momento, independente do artigo em questão, Levy deveria sair. Não porque está fazendo um mal trabalho, mas porque não sabe lidar com a técnica política. Não sou economista, mas pessimista nunca serei. Vim de comunidades e sei dar valor em nossa agenda afirmativa. Então não posso acreditar que este homem não tenha pensado em nenhum plano de combate a sonegação e mudança no sistema de arrecadação arcaico que existe hoje no Brasil. Complexo, oneroso, caro e corrupto. Se soubesse que a Dilma leria este comentário, eu diria. Dilma, você nunca se rendeu, não se renda ao PIG, entregue Levy aos leões. Escute e ouça o que Lula tem a oferecer. Ele te colocou o Jaques Wagner ao lado para fazer as pontes políticas. Aproveite JW, ele é um campeão invicto. Tenho impressão que Lula não deve vir em 2018 e a casa civil precisará ser forte para preparar o próximo presidente do Brasil. Lula já deu o caminho, falta a Dilma aceitar. O resto querida presidenta, mande o PIG as favas de vez enquanto. O tumulto será maior e irá revigorar nosso povo. Seja vendedora. Venda esperança para colher oportunidades. Temos uma militância maravilhosa que está sendo surrada todos os dias porque os políticos estão ficando covardes. Mas a sra nunca foi e nunca será como eles. Faça bons acordos mas não deixe sucatear as empresas Brasileiros como deseja a agenda oposicionista e golpista do Moro e sua trupe. 

    Dificilmente irei responder por aqui. Como disse, prefiro ficar lendo e me deliciando com alguns comentários fenomenais. 

    Nassif, lhe estimo muito, mas para de ser pessimista, volte a vender esperança. 

    Beijos Mari

    1. não se trata de matemática e sim de política

      -> Então é uma tremenda hipocrisia usar o artifício de que as empreiteiras são as maiores corruptas neste cenário que vem desde D. Pedro. 

      os oligopólios brasileiros, associados aos mega interesses internacionais, são os grandes corruptores. dentre eles os bancos e os rentistas, nacionais e internacionais, ocupam com destaque o topo do pódio. por isto 47% do orçamento da União são transferidos para este setor sob o eufemismo de “pagamento de juros da dívida pública”, enquanto de fato os “juros” nunca são pagos e a “dívida” nunca existiu…

      a evolução da sonegação das grandes empresas pode ser acompanhado on-line em http://www.quantocustaobrasil.com.br/, e todo o detalhamento do criminoso esquema da “dívida pública” está exposto em http://www.auditoriacidada.org.br/.

      o lulismo jamais cogitou em auditar a divida pública e a privataria de FHC e  refomar o sistema tributário tornando-o progressivo.

      não é matemática. é política. a mão invisível do mercado e  o espírito animal do empreendedorismo se alimentam e sobrevivem dos recursos públicos, obtidos através de uma carga tributária regressiva, na qual quem ganha menos arca relativamente com mais impostos. é pela política que a matemática fecha.

      -> Levy + Ajuste = RF (Responsabilidade fiscal) Até aí esta conta fecha. 

      a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) nunca passou de um intrincado aparato jurídico apenas para justificar seu maior objetivo que é garantir os juros do sistema financeiro (Art.17 &6º). por detrás de algo com que todos concordariam – a pretensa “responsabilidade fiscal” – se oculta nesta lei uma criminosa irresponsabilidade social.

      o lulismo jamais cogitou em colocar a LRF em discussão pública para alterá-la.

      -> A Dilma sofreu uma queda de braço forte por ter rompido com vários setores da política anterior de Lula.

      esta é mais uma das lendas do lulismo, como também os milagres nunca realizados da “inclusão social pelo consumo” e a “nova classe média”. se de fato houvesse uma nova classe média, nenhum “ajuste fiscal” seria necessário, pois teríamos um mercado interno de massas dinâmico alavancando o desenvolvimento econômico e social.

      Dilma, assim como Lula, governou com e para os oligopólios: “nunca antes neste país os banqueiros e empresários ganharam tanto dinheiro…” – nas palavras de Lula, repetidas diversas vezes.

      a disputa entre Dilma e Aécio, entre PT e PSDB, se reduziu, o que agora está escancaradamente revelado, a uma luta pelo poder do Estado travada por gangues patrimonialistas.

      o lulismo jamais cogitou em governar com e para os trabalhadores. ao contrário sempre foi a estratégia da conciliação permanente, a serviço de uma hegemonia às avessas, atendendo a quase todos os interesses da minoria e tentando se legitimar através de alguns poucos benéficos para a maioria.

      -> Tenho impressão que Lula não deve vir em 2018.

      enquanto houver alguma esperança em Lula, o lulismo, Dilma e o PT, afundaremos ainda mais no atoleiro em que eles mesmos atiraram a Nação e o Povo, com a cumplicidade da auto-ilusão de seus apoiadores, numa lavagem cerebral maciçamente operada via marketing político nestes últimos 13 anos.

      o lulismo jamais cogitou em formar cidadãos conscientes e organizados autonomamente para lutarem por si e para si próprios. o lulismo nunca passou de um neo-coronelismo, daí sua aliança política com Sarney, Collor, Maluf, Renan Calheiros, etc…

      chegou ao fim o ciclo da lulismo no Brasil. deixem os mortos enterrarem seus mortos.

      .

  43. Cuidado Levy

    Mas nesse caso será que a Midia não iria acusar Levy de fazer Loby para o capital estrangeiro? De estar recebendo suborno para sua futura candidatura? Provavemente o Ministério Público fará uma ampla investigação  e o filho do Levy tambem poderá ser acusado. Cuidado Levy a Midia e MP são muitos zeloso com o Brasil.

    1. risos

      Matou a pau. O Lula fazer lobby para empresas BRASILEIRAS no exterior é CRIME. O Levy defender que empresas ESTRANGEIRAS venham faturar no Brasil NÂO É CRIME!

  44. O tal do Levy está mostrando as garras!

    Deve defender algum grupo poderoso, que desviou dinheiro ao exterior, e o quer trazer de volta ao país, usando multinacionais como testa de ferro…

    Dilma, mande esse cara pro olho da rua!

    Quem quiser ter o privilégio de trabalhar para o governo nesses contratos gigantescos, deve trabalhar honestamente, e pagar seus impostos. Não dê moleza pra esses ladrões.

  45. Já tinha falado aqui que Levy

    Já tinha falado aqui que Levy deveria sair, porque precisamos de um piloto de fórmula um e não mais de um capitão de barco que navega no nevoeiro. Mas na verdade creio que Levy ainda terá um grande favor a prestar ao país: Fazer aprovar a CPMF. Se fizer isso, terá merecido todo o nosso respeito e agradecimento. Brasil acima de tudo.

  46. E daí Nassif?

    Que venham as multinacionais, que venham investimentos de capital externo no país. Que venha mais eficiência, produtividade, concorrência, empregos. Que as grandes obras de infraestrutura finalmente saiam do papel, com mais velocidade e a um preço mais justo. Que se reduza o Custo Brasil, pra que finalmente os setores primário, secundário e terciário brasileiros tenham mais condições de concorrer com o mercado externo, e os brasileiros paguem menos por produtos e serviços. Qual a dificuldade de entender isso?

    1. Desapega Nassif!

      A evolução do país nas últimas décadas só foi possível porque a Esquerda, no poder desde 1995, se desapegou de alguns conceitos ideológicos na gestão econômica. E coincidência ou não, a coisa começou a desandar quando quiseram voltar atrás. Desapega Nassif, é pra frente que se anda.

    2. E daí?

      Se você considera sucatear a engenharia do país, colocando tudo nas mãos dos outros, acabar com o emprego de nosso técnicos, então melhor você mudar para outro país e levar seu titulo de eleitor junto. 

  47. Curioso é achar que empresas

    Curioso é achar que empresas estangeiras não se prestam à corrupção. De repente sumiram de vista a Alstom, a Siemens e todas as outras que pagaram propinas altíssimas para construir e reformar trens em SP.

    Na verdade, acho que este era um dos propósitos da Lava Jato. Liquidar com as grandes empresas de engenharia brasileiras e abrir o caminho para as estrangeiras. 

    Investigar e punir a corrupção é muito necessário, preservar o país, as empresas e os empregos que elas proporcionam também. Mas esse “liberou geral” do Levy está parecendo provocação.

  48. Eu também discordo. As mega

    Eu também discordo. As mega empreiteiras brasileiras corruptas e opressoras não precisam de nenhuma ajuda. Em um caso recente, lembro da questão do padágio nas rodovias em Santa Catarina.

    Ai abrir para as empresas de fora, o preço do pedágio que estava estimado em R$ 10,00 ficou em R$ 1,10.

    Foi ótimo ter acabado com essa panelinha medíocre de empresários brasileiros. Cada vez mais a atenção e o que puxa a economia é o setor de serviços. Essa ideia de grande indústria é muito anos 50. Já era.

    Essas questões não tem nada a ver com esquerda e direita. É uma questão de custo benefício. Se uma empresa de fora chegar e pagar um salário melhor ao pedreiro, por exemplo, é um ganho, e não uma perca.

    Acho estranho a justiça não ter declarado as empreiteiras envolvidas na Lava Jato impedidas de contratar com a administração por cinco anos. Isso é a regra nesse tipo de caso de corrupção.

    Concordo com o Bernie Sanders nessa, é perigoso esse conceito de empresas que são muito grandes para cair, e por isso teoricamente seriam salvas.

    Tem que quebrar mesmo. Que venham empresas um pouco menos tiranas e corruptas, se é que isso existe.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador