newsletter

Assinar

Advogados da Odebrecht poderão renunciar coletivamente

Atualizado às 08:35

Jornal GGN - Nos próximos dias é possível que ocorra uma renúncia coletiva dos advogados que defendem a Odebrecht na Operação Lava Jato. A alegação deles é que houve cerceamento amplo da defesa. Essa possibilidade está sendo cogitada face a gravidade dos fatos.

Há dois fatos justificando a medida.

Um deles foi a invasão do Departamento Jurídico da Odebrecht pela Polícia Federal, que carregou computadores e arquivos e, com eles, toda a estratégia de defesa dos advogados.

Em episódios anteriores, de invasão de escritórios de advogados, havia a imputação de um fato criminoso.

Desta vez, não houve nada. A polícia simplesmente invadiu a empresa, foi direto no Departamento Jurídico, recolheu documentos, devassando a defesa sem motivo e alimentando as suspeitas de que os advogados estavam sendo monitorados.

Os documentos foram levados sem lacre, ficando acessíveis a delegados e procuradores. Ali – na opinião dos advogados da Odebrecht – rompeu-se o estado de direito.

Quando a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) se manifestou, Moro provavelmente se deu conta das consequências do episódio, que poderá levar à anulação do inquérito sobre a Odebrecht. Tentou se compor com os advogados, chamando-os para participar do lacre dos documentos. Eles recusaram alegando que àquela altura, policiais e procuradores já tinham tido acesso às estratégias de defesa.

Há convicção entre eles que nos próximos dias haverá um festival de vazamentos com informações descontextualizadas para criminalizar os acusados perante a opinião pública.

Foi o que ocorreu em dois episódios.

O primeiro, quando o Ministério Público apontou suposta propina paga a Pedro Barusco quando, na verdade, era ele adquirindo debêntures da Odebrecht.

A segunda, um e-mail enviado a um grupo de executivos – entre os quais o presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht – mencionando uma discussão acerca do sobre preço.

Tratava-se na verdade de uma negociação normal, um tipo de contrato em que se tem o custo da obra e, depois, se negocia a margem de lucro da empresa, chamada de sobre preço. Procuradores interpretaram como propina, como se discussões sobre propinas corressem soltas em e-mails.

No caso de Marcelo Odebrecht, seu nome apenas constava da lista de e-mail. Não dialogou nem respondeu ao remetente.

Fora esse e-mail, o único fato levantado contra Marcelo foi a informação de delator de que a Constructora Internacional Del Sur seria da Odebrecht. A empresa negou e o próprio Moro admitiu não ter levantado nenhuma prova no Panamá.

Mesmo assim decretou a prisão preventiva. Antes, por duas vezes a Odebrecht se propôs a prestar depoimentos espontaneamente. A proposta foi desconsiderada.

As queixas contra o Ministro

As queixas maiores dos advogados, entretanto, são contra o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

Segundo eles, Cardozo teria permitido um ambiente de total indisciplina na Polícia Federal. Trata-se de uma estrutura hierarquizada, assim como o Ministério Público, a Justiça, Itamarati e o serviço público em geral.

Um dos pilares dessas estruturas é a disciplina.  E a postura dos delegados em relação a Cardozo é de total desprezo. Nas audiências da Lava Jato criticam abertamente ele, a presidente da República, o PT, impedem o avanço de depoimentos que comprometam o PSDB e fazem militância política pelas redes sociais. Qualquer outro poder teria enquadrado o funcionário indisciplinado, dizem os advogados. Mas Cardozo perdeu totalmente as rédeas da PF.

Quando informado dos abusos limitou-se a pedir que os advogados fizessem uma representação que ele abriria uma sindicância. Foi-lhe respondido que outras sindicâncias tinham sido abertas sem chegar ao fim devido à falta de autoridade do Ministro. Até hoje não chegou ao fim a sindicância sobre o vazamento da delação de Alberto Yousseff às vésperas das eleições.

Além disso, por um medo – que os advogados entendem como injustificável – tem sonegado informações à própria defesa da Odebrecht.

Recentemente, os advogados da empresa solicitaram informações sobre os procedimentos adotados pela Lava Jato para obter a cooperação das autoridades da Suíça. A lei de cooperação exige que todos os documentos passem pelo DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional),  do Ministério da Justiça.

Pela natureza das notícias vazadas para a mídia, os advogados entenderam que estariam trazendo documentos. Apresentaram um pedido formal, por petição, para que o Ministério informasse se os procedimentos passaram ou não pelo DRCI. O pedido não foi atendido e, depois que vazou uma audiência com advogados – formalmente solicitada por eles, mas tratada como escândalo pela mídia – acoelhou-se mais ainda e passou a não mais receber os advogados.

As queixas dos advogados é pelo fato de Cardozo ser advogado, ter tradição democrática, entender perfeitamente a natureza dos abusos cometidos mas, mesmo assim, nada fazer.

Para eles, a Lava Jato representou a pá de cal no que restava de autoridade na presidência da República.

Equipe de Moro começa a vazar documentos
 
Não passou nenhum dia após os advogados da Odebrecht manifestarem a suspeita de que os documentos apreendidos no Departamento Jurídico da empresa começariam a ser vazados para a imprensa. 
 
Hoje, no Painel da Folha, saíram notas com informações que estavam com os advogados, reforçando a hipótese de que a ação conjunta de Sérgio Moro, Polícia Federal e Ministério Público Federal visa comprometer as estratégias de defesa através de expedientes ilegais.
 
A informação constava dos documentos apreendidos dos advogados, confirmando que a proposta de Moro, de lacrar o conteúdo, era jogada visando legalizar a operação.
 
Das Arábias 
 
Na sala do executivo em um dos escritórios da Odebrecht, foram encontradas três apostilas com o título "Empresas estrangeiras citadas na Operação Lava Jato", com referência à embaixada brasileira em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
 
Tabuleiro de... Os investigadores apreenderam na sede da Odebrecht Latin Finance 42 contratos de financiamento entre o BNDES e países estrangeiros, com participação da construtora.
 
... War Entre eles, havia 21 de Angola, 8 da República Dominicana e 4 de Cuba, além de documentos sobre as obras do porto de Mariel.
 
Média: 4.6 (46 votos)

Recomendamos para você

141 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de darci
darci

Renuncia de adv

Com todo o respeitos aos a favores e aos contra a Lava Jato, mas, Juiz, promotores dever exercer seus papéis com indepência, Se se juntam, por melhores que sejam as intenões não passam de uma quadrilha. Se dois PMS plantam provas e acusam qualquer pessoa ela já está perdida e  condenada. Imagina quando policiais, delegados, promotores de Justiça e o proprio Juiz formam uma liga para combater seja lá o que for ou  quem quer que seja? Imagina. Os advogados devem sim renunciarem, porque se não se portarem como a quadrilha justiceira quer também serão processados e presos e os novos advogados devem ser profissionais completamente de fora, sem vínculos,e com relações com os poderosos do país para que possa enfrentar a quadrilha com altivez, sem medo de execercer a Defesa com amplitude . Todos queremos o combate a corrupção,principalmente no Judiciário e no Ministério Público, nos quais reina a mais completa impunidade. Mas, não a qualquer preço e ainda mais fora dele, mediante coação, pressão e provas ilegais.

Seu voto: Nenhum

Já renunciaram? Tão demorando

Já renunciaram? Tão demorando muito.

E quais foram afinal as tais informações que saíram no Painel da Folha que foram vazadas pelo juiz? Por que não republicam aqui? Que se saiba a única coisa que foi publicada lá diz respeito ao bilhete de Marcelo Odebrecht pros seus advogados, mandando eles cometerem um crime (destruição de provas).

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Ai que preguiça..

imagem de Diniz Romani Filho
Diniz Romani Filho

Renuncia

Isso mesmo, porque não renunciaram ainda?

Vcs acham que o Juiz Sergio Moro e sua equipe são idiotas?

Conheço muito bem o tipo de contratos dessas empreiteiras, sou engenheiro e tenho contatos com eles, os contratos não são expostos, porque será? 

Seu voto: Nenhum
imagem de Camber
Camber

Erga omnes: 'lei vale para todos'

Impressionante! É preciso coragem pra mudar o Brasil. Solidarieade ao Juiz Moro e a Polícia Federal que, no exercício de sua função constitucional são afrontadas pelo 'poder', sim o 'poder'. Os argumentos que trasformam as grandes empreiteiras e seus Diretores em vítimas do suposto 'autoritarismo' do Estado é uma conversa fiada sem tamanho. Me impressiona o quanto essa gente roubou do país, num conluio de interesses com os governistas de plantão, incompetentes! A história do Brasil passa por um episódio infame com a Lava Jato e, mais infame ainda é pensar que há 13 anos atrás o país sonhava com mudanças, acordava para uma nova realidade e, sobretudo, confiou. Se foi a confiança "e a decência que restou, a favor do povo pobre, mas nobre trabalhador. É o desejo dessa gente querer um Brasil mais decente, ter direito a esperança e uma vida diferente. É só você querer!"    

Seu voto: Nenhum
imagem de vansan santos
vansan santos

Me impressiona o quanto essa gente roubou do Brasil

 

QUANDO ESSES TUCANO PRESTARÃO CONTAS SENDO JULGADOS E IR PRA CADEIA? UM TUCANO que roubava 30 milhões por mês (ou 360 MILHÕES por ano)  o que segundo a Policia Federal, numa quadrilha chefiada pelo prefeito de Itaguaí-RJ, Luciano Mota - do PSDB - que desviava verbas dos royalties do Petróleo e do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele tirava dos cofres da cidade entre 30 milhões por mês.Prefeito de Itaguaí, Luciano Mota de falido a uma vida de luxo a bordo de Ferrari e helicópteros e desde que foi eleito prefeito em 2012, aos 30 anos, um feito para quem não tinha currículo político (nem na família), Luciano Mota (PSDB) passou a chamar atenção por seu estilo de vida. O Município tem 117 mil habitantes e uma arrecadação anual de R$ 1 bilhão. Solteiro, ele era visto cercado por mulheres, em noitadas intermináveis em boates. Nos deslocamentos, usava uma Ferrari amarela, quando não um helicóptero. Nunca poupou dinheiro. Seu lema sempre foi esbanjar.http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-12-18/farra-de-prefeito-de-itaguai-provocava-rombo-de-r-30-milhoes-por-mes.html TUCANOS BETO RICHA E A ESPOSA -O Ministério Público do Paraná (MP-MP) investiga uma denúncia de que a mulher de Beto Richa (PSDB), Fernanda Richa, exigiu dinheiro de auditores fiscais para que o governador os promovesse.O promotor Eduardo Augusto Salomão Cambi, responsável pelo inquérito, confirmou nesta terça-feira (19) que a investigação está em curso. A denúncia foi feita em março, por meio da Promotoria de Justiça e Patrimônio Público de Curitiba.De acordo com a ação, Fernanda pediu R$ 2 milhões para que o marido elevasse os cargos dos auditores. O decreto de promoção deles, citado na denúncia, foi publicado no Diário Oficial em 5 de maio de 2014. TUCANO  Barros Munhoz afanou de R$ 3,1 MILHÕES dos cofres da Prefeitura de Itapira (SP) em ainda foi solto por um desembargado cúmplice após engavetar o processo por 03 anos e o criminoso completar 70 anos . TUCANO Aécio Neves recebeu valores imensos _ apenas de Furnas - que pode ser de 7 a 25 milhões de Furnas e o Moro e os “apressadinhos aecistas” sequer investigam. Lógico que se investigar tudo que Aécio afanou daria “muito trabalho” diante da multidão de denuncias. O tucano Álvaro Dias que rachou os 10 milhões e levou mais 37 milhões da negociata do terreno tem processo em segredo de justiça que irá continuar em “segredo” até todo mundo ESQUECER. O tucano Paulo Preto que levou 5,5 milhões da campanha de Serra, ex-diretor da estatal Dersa na gestão tucana em São Paulo, que foi acusado por líderes do seu próprio partido de desaparecer com pelo menos R$ 4 milhões ( sem atualizar) em 2010, arrecadados de forma ilegal para a campanha eleitoral do PSDB. O tucano Antonio Inbassay ex prefeito de Salvador – onde houve desvios 400 MILHÕES DE REAIS em sua gestão de acordo o ministro Augusto Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) em (5 de maio 2015), numa entrevista à Rádio Metrópole, sobre o metrô de Salvador, um dos problemas mais sérios acompanhados pelo TCU. Segundo o ministro, foi detectado um superfaturamento de mais de R$ 160 milhões na obra, R$ 400 milhões em valores atualizados. O prefeito TUCANO Rêmolo Aloise, (PSDB) do município São Sebastião do Paraíso – MG, após fraudar o SUS em R$ 5 MILHÕES - De acordo com o Ministério Público Federal, foram encontradas 107.876 fichas de atendimento ambulatorial e 1.958 laudos de ultrassonografia e mamografia falsificados.  PREFEITA TUCANA DESVIOU 2,5 MILHÕES DE REAIS – prefeita do município de Jandira, na Grande São Paulo. Anabel Sabatine na época filiada ao PSDB e atualmente filiada ao Partido Ecológico Nacional (PEN), por crimes de peculato, fraudes a licitações para compra de merenda escolar. Nas investigações apontou que a dispensa de licitação era uma estratégia usada para a contratação direcionada de determinadas empresas e o superfaturamento de preços das merendas em alguns casos chegou a 200%.Em apenas quatro contratos – que somam R$ 5 milhões – há indícios do desvio de mais de R$ 2,5 milhões. Levar pra Papuda o vereador tucano EDUARDO TUMA, seu assessor e todos envolvidos em propinas que lhe permitiram adquirir 19 imóveis  (valor de MAIS DE 20 MILHÕES) e sabe-se lá quanto enviado a paraísos fiscais através da formação de quadrilha que assaltaram valores de ISS da prefeitura paulista- http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/10/1539441-servidor-e-assessor-de-vereador-sao-suspeitos-de-cobrar-propina-em-sp.shtml 20 MILHÕES QUE O TUCANO MONTENEGRO  - O dono do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública), Carlos Augusto Montenegro, apareceu em um depoimento de delação premiada do doleiro Alberto Youssef, que acusa o empresário de financiar um esquema de corrupção envolvendo o Denatram (Departamento Nacional de Trânsito). O valor da propina seria de R$ 20 milhões, paga em 20 parcelas por Montenegro. O pagamento da propina teria sido feito em espécie no prédio onde funcionava o escritório de Youssef em São Paulo. UM TUCANO TEFLON. Nunca o puseram naum  TUCANO cadeia. Procuradoria pede 22 anos de prisão ao ex-governador mineiro Eduardo Azeredo (PSDB) Azeredo por mensalão tucano. Rodrigo Janot, chefe do Ministério Público Federal, afirma que Azeredo cometeu os crimes de peculato e lavagem de dinheiro Segundo as investigações, o mensalão mineiro desviou pelo menos R$ 3,5 milhões dos cofres públicos de Minas Gerais. As empresas de Marcos Valério, condenado no processo do mensalão do governo Lula, tomavam dinheiro emprestado do Banco Rural em operações fictícias e o repassavam à campanha de Azeredo. MATARAZO ( vereador)- Caso Alston ( Metrô)  tucanos envolvidos e nunca condenados: O valor da propina pago pelo esquema para que não houvesse licitação, segundo a Procuradoria, foi de R$ 23,3 milhões, em valores corrigidos pelo IGP-M. Polícia Federal, baseado em informações obtidas pelo Ministério Público da Suíça, cita como evidência para indiciar Matarazzo uma troca de mensagens de 1997 em que executivos da Alstom discutiriam o pagamento de vantagens para o PSDB, a Secretaria de Energia e o Tribunal de Contas. Segundo o procurador Rodrigo de Grandis, a mensagem que incriminaria Matarazzo se refere a um contrato de R$ 72 milhões para fornecimento de equipamentos para a EPTE, empresa que era controlada pelo Estado e que mais tarde foi privatizada. Matarazzo foi secretário por oito meses em 1998, quando o contrato da Alstom foi assinado.  ROBSON MARINJHO -Justiça de São Paulo bloqueou os bens da multinacional francesa Alstom, além de três ex-funcionários da empresa e do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), tucano Robson Marinho, que está atualmente afastado do cargo. Os bens, no valor de R$ 282,2 milhões, estão indisponíveis.Afastado por corrupção há 9 meses, conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) recebe remuneração de mais de R$ 45 mil por mês, mesmo sem trabalhar. Robson Marinho é fundador do PSDB, ex-deputado federal pelo partido e foi chefe da Casa Civil do governo Mário Covas, seu padrinho políticoQUANDO ESSES TUCANO PRESTARÃO CONTAS SENDO JULGADOS E IR PRA CADEIA? UM TUCANO que roubava 30 milhões por mês (ou 360 MILHÕES por ano)  o que segundo a Policia Federal, numa quadrilha chefiada pelo prefeito de Itaguaí-RJ, Luciano Mota - do PSDB - que desviava verbas dos royalties do Petróleo e do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele tirava dos cofres da cidade entre 30 milhões por mês.Prefeito de Itaguaí, Luciano Mota de falido a uma vida de luxo a bordo de Ferrari e helicópteros e desde que foi eleito prefeito em 2012, aos 30 anos, um feito para quem não tinha currículo político (nem na família), Luciano Mota (PSDB) passou a chamar atenção por seu estilo de vida. O Município tem 117 mil habitantes e uma arrecadação anual de R$ 1 bilhão. Solteiro, ele era visto cercado por mulheres, em noitadas intermináveis em boates. Nos deslocamentos, usava uma Ferrari amarela, quando não um helicóptero. Nunca poupou dinheiro. Seu lema sempre foi esbanjar.http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-12-18/farra-de-prefeito-de-itaguai-provocava-rombo-de-r-30-milhoes-por-mes.html TUCANOS BETO RICHA E A ESPOSA -O Ministério Público do Paraná (MP-MP) investiga uma denúncia de que a mulher de Beto Richa (PSDB), Fernanda Richa, exigiu dinheiro de auditores fiscais para que o governador os promovesse.O promotor Eduardo Augusto Salomão Cambi, responsável pelo inquérito, confirmou nesta terça-feira (19) que a investigação está em curso. A denúncia foi feita em março, por meio da Promotoria de Justiça e Patrimônio Público de Curitiba.De acordo com a ação, Fernanda pediu R$ 2 milhões para que o marido elevasse os cargos dos auditores. O decreto de promoção deles, citado na denúncia, foi publicado no Diário Oficial em 5 de maio de 2014. TUCANO  Barros Munhoz afanou de R$ 3,1 MILHÕES dos cofres da Prefeitura de Itapira (SP) em ainda foi solto por um desembargado cúmplice após engavetar o processo por 03 anos e o criminoso completar 70 anos . TUCANO Aécio Neves recebeu valores imensos _ apenas de Furnas - que pode ser de 7 a 25 milhões de Furnas e o Moro e os “apressadinhos aecistas” sequer investigam. Lógico que se investigar tudo que Aécio afanou daria “muito trabalho” diante da multidão de denuncias. O tucano Álvaro Dias que rachou os 10 milhões e levou mais 37 milhões da negociata do terreno tem processo em segredo de justiça que irá continuar em “segredo” até todo mundo ESQUECER. O tucano Paulo Preto que levou 5,5 milhões da campanha de Serra, ex-diretor da estatal Dersa na gestão tucana em São Paulo, que foi acusado por líderes do seu próprio partido de desaparecer com pelo menos R$ 4 milhões ( sem atualizar) em 2010, arrecadados de forma ilegal para a campanha eleitoral do PSDB. O tucano Antonio Inbassay ex prefeito de Salvador – onde houve desvios 400 MILHÕES DE REAIS em sua gestão de acordo o ministro Augusto Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) em (5 de maio 2015), numa entrevista à Rádio Metrópole, sobre o metrô de Salvador, um dos problemas mais sérios acompanhados pelo TCU. Segundo o ministro, foi detectado um superfaturamento de mais de R$ 160 milhões na obra, R$ 400 milhões em valores atualizados. O prefeito TUCANO Rêmolo Aloise, (PSDB) do município São Sebastião do Paraíso – MG, após fraudar o SUS em R$ 5 MILHÕES - De acordo com o Ministério Público Federal, foram encontradas 107.876 fichas de atendimento ambulatorial e 1.958 laudos de ultrassonografia e mamografia falsificados.  PREFEITA TUCANA DESVIOU 2,5 MILHÕES DE REAIS – prefeita do município de Jandira, na Grande São Paulo. Anabel Sabatine na época filiada ao PSDB e atualmente filiada ao Partido Ecológico Nacional (PEN), por crimes de peculato, fraudes a licitações para compra de merenda escolar. Nas investigações apontou que a dispensa de licitação era uma estratégia usada para a contratação direcionada de determinadas empresas e o superfaturamento de preços das merendas em alguns casos chegou a 200%.Em apenas quatro contratos – que somam R$ 5 milhões – há indícios do desvio de mais de R$ 2,5 milhões. Levar pra Papuda o vereador tucano EDUARDO TUMA, seu assessor e todos envolvidos em propinas que lhe permitiram adquirir 19 imóveis  (valor de MAIS DE 20 MILHÕES) e sabe-se lá quanto enviado a paraísos fiscais através da formação de quadrilha que assaltaram valores de ISS da prefeitura paulista- http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/10/1539441-servidor-e-assessor-de-vereador-sao-suspeitos-de-cobrar-propina-em-sp.shtml 20 MILHÕES QUE O TUCANO MONTENEGRO  - O dono do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública), Carlos Augusto Montenegro, apareceu em um depoimento de delação premiada do doleiro Alberto Youssef, que acusa o empresário de financiar um esquema de corrupção envolvendo o Denatram (Departamento Nacional de Trânsito). O valor da propina seria de R$ 20 milhões, paga em 20 parcelas por Montenegro. O pagamento da propina teria sido feito em espécie no prédio onde funcionava o escritório de Youssef em São Paulo. UM TUCANO TEFLON. Nunca o puseram naum  TUCANO cadeia. Procuradoria pede 22 anos de prisão ao ex-governador mineiro Eduardo Azeredo (PSDB) Azeredo por mensalão tucano. Rodrigo Janot, chefe do Ministério Público Federal, afirma que Azeredo cometeu os crimes de peculato e lavagem de dinheiro Segundo as investigações, o mensalão mineiro desviou pelo menos R$ 3,5 milhões dos cofres públicos de Minas Gerais. As empresas de Marcos Valério, condenado no processo do mensalão do governo Lula, tomavam dinheiro emprestado do Banco Rural em operações fictícias e o repassavam à campanha de Azeredo. MATARAZO ( vereador)- Caso Alston ( Metrô)  tucanos envolvidos e nunca condenados: O valor da propina pago pelo esquema para que não houvesse licitação, segundo a Procuradoria, foi de R$ 23,3 milhões, em valores corrigidos pelo IGP-M. Polícia Federal, baseado em informações obtidas pelo Ministério Público da Suíça, cita como evidência para indiciar Matarazzo uma troca de mensagens de 1997 em que executivos da Alstom discutiriam o pagamento de vantagens para o PSDB, a Secretaria de Energia e o Tribunal de Contas. Segundo o procurador Rodrigo de Grandis, a mensagem que incriminaria Matarazzo se refere a um contrato de R$ 72 milhões para fornecimento de equipamentos para a EPTE, empresa que era controlada pelo Estado e que mais tarde foi privatizada. Matarazzo foi secretário por oito meses em 1998, quando o contrato da Alstom foi assinado.  ROBSON MARINJHO -Justiça de São Paulo bloqueou os bens da multinacional francesa Alstom, além de três ex-funcionários da empresa e do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), tucano Robson Marinho, que está atualmente afastado do cargo. Os bens, no valor de R$ 282,2 milhões, estão indisponíveis.Afastado por corrupção há 9 meses, conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) recebe remuneração de mais de R$ 45 mil por mês, mesmo sem trabalhar. Robson Marinho é fundador do PSDB, ex-deputado federal pelo partido e foi chefe da Casa Civil do governo Mário Covas, seu padrinho político

Seu voto: Nenhum
imagem de Diniz Romani Filho
Diniz Romani Filho

Tucanos

Petistas, vcs estão ha mais de trinta anos militando, mais de doze anos no poder e a única coisa que vcs conseguiram foi colocar petistas na cadeia, ou vcs não tem provas suficientes ou são tremendamente burros, burros sim pq com tudo o que vcs divulgam não conseguem por ninguém na cadeia.....francamente, hein!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de darci
darci

Voce é um idiota ouse faz de

Voce é um idiota ouse faz de bobo. O PT não é policia, juiz ou promotor. Tenta só fazer uma denuncia contra o Aécio, Experimenta. O buracoé mais embaixo. quer dizer que só há corrupção doPT. Tomara que seja assim, pois o Brasil, então, é o país mais sério do mundo. E para seu governo durante os últimos anos foram presos mais de 15 mil pessoas e outros tantos demitidos. É isso que incomoda. Os Justiceiros como Moro não quer acabar com a corrupçã, estão intimidando juizes, promotores e policiais honestos. Procura saber. Estão dando uma demonstração de força para que os agentes públicos honestos se amedrontem. Ou eles continuam a roubalheira ou os honestos correm risco de irem para a cadeia.

Seu voto: Nenhum
imagem de Aurea
Aurea

Reflexão e menos ingenuidade

Nassif,  

O debate é bem interessante, não fosse tanta movimentação americana. Federal Business Opportunities - FedBisOpps.gov

https://www.fbo.gov/?s=main&mode=list&tab=list  

Brasilia New Embassy Compound Design

Está aberta pelo Governo Americano o processo para escolha de empresa americana de construção  da Embaixada Americana em Brasília em área de 48.600,00m² (!!!) a um cuto aprox. de 1 Bilhão de reias (U$300 a $350,00). O projeto arquitetônico tem a obrigação de atender as regras do tombamento Brasileiro e da UNESCO.

Só que, será executado por empresa americana e... não Brasileira. 

Com tanta empresa de construção brasileira quebrando... o mercado fica muito bom para as empresas de construção americana, aqui no Brasil... por que será?

Infra estrutura, pré-sal, etc... o mercado é ótimo para elas num "país abençoado por Deus e bonito por natureza" e um povo tranquilo.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de jgold
jgold

Quero ver mexer com eles

Acho que não vai adinatar tentar desqüalificar o trabalho...Acho qeu vcs perderam...Acho que o Brasil vai ganhar uma nova chance...

http://noticiasbrasilemundo2.blogspot.com.br/2014/11/inteligencia-do-exe...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Emerson De Souza
Emerson De Souza

Acho ridículo ter pessoas que

Acho ridículo ter pessoas que ainda ficam babando o ovo dos militares. Agora mesmo saiu uma matéria revelando a falcatrua que acontece na liberação de permissões pelo exército brasileiro de companhias que não seguem as normas de  controle de qualidade na fabricação de vidros blindados para carros. http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/06/fraude-em-autorizacao-do-...

Isso sem falar que a própria Petrobrás já foi extremamente sugada na época da ditadura quando sustentou o grupo "Ultragaz" que apresentava sempre suas contas no vermelho e ficxava mamando dinheiro da Petrobrás com a ciência do exército brasileiro - além de ter seu diretor, um dinamarquês, diretamente envolvido em torturas no DOI-CODI de São Paulo. Não bastava só financiar as torturas mas tinha que participar delas. Um verdadeiro abuso de poder e roubo de caixa de nossa maior empresa estatal, pública.

A corrupção é um câncer que está em todas as esferas de poder no Brasil. Aliás, o Brasil foi criado através de muita corrupção - ou já se esqueceram? O PMDB é o partido que nunca sai do poder e as pessoas ficam perdendo o tempo sangrando o PT enquanto os verdadeiros representantes do "Status Quo" nem aparecem nos jornais ditos "imparciais". O PT e seus membros não fazem parte do "clubinho" montado desde o Brasil Colônia e por isso são massacrados, com razão, pois práticas de desvio de verbas só podem ser feitas por quem faz parte do clube. Foi a ilusão de alguns que prejudicou todos os que levaram fé em um novo processo de redemocratização da sociedade brasileira.

 

Equanto isso o povo é roubado e assassinado e os verdadeiros ladrões agradecem por tamanha a bestialidade e maldade de certos segmentos da mídia! Não pensem que esta prática vai acabar mesmo com a reles hipótese de sangarem o PT até a sua morte. Tenho pena de quem acredita que a corrupção nasceu com o PT. É muita falta de leitura histórica!!!

Seu voto: Nenhum
imagem de Severino Januário
Severino Januário

Acordamos hoje com a notícia

Acordamos hoje com a notícia de que o Moro esclareceu para a imprensa do país que já realizou o julgamento do Marcelo Odebrecht. Pelo veredito anunciado, o réu é culpadíssimo de corrupção e pronto, estamos conversados. Pela nova justiça do doutor Moro, ele vai catando evidências e informações e vai simultânemente realizando os julgamentos. Deve ser por isso que a coisa se chama Lava Jato. Mas o que aconteceu para que o Moro e seu pessoal viesse a público dar explicação tão categórica, já que nada dizem fora dos ... vazamentos seletivos? Acontece que o fato da Odebrecht ter feito publicar esclarecimento na Mídia os fez espumar de ódio. Segundo Moro, isso agravará a pena do culpado. Ele teria de confessar como um bom cabrito, e não estrilar ou berrar.

O fato da Odebrecht ter usado a Mídia para se defender deve ser imperdoável para o pessoal da Lava Jato. Como todos sabem, eles são muito sensíveis a tudo o que diz respeito à Mídia. É como se eles entendessem que a Mídia fosse território exclusivo deles, onde eles plantam seus vazamentos seletivos e esperam uma farta colheita de assassinatos de reputações. Tudo isso independentemente de julgamentos formais, talvez considerados burocráticos e desnecessários. Eles entendem e parece que até filosofaram sobre isso, que o conjunto das notícias midiáticas fazem parte da penalização do suposto culpado, mesmo que não tenha havido julgamento algum. O assassisinato da reputação do mesmo antecipado a qualquer julgamento, é um direito antecipado que os acusadores têm, inclusive o juiz que futuramente deverá julgar formalmente. Na nova justiça do juiz Moro isto está posto como perfeitamente legítimo e indiscutível. Pior do que isso - Não apenas o indivíduo, mas a própria empresa não tem o direito de  se defender a não ser na presença deles, bem longe da Mídia e em completo silêncio, porque ela mesmo já foi julgada e condenada e a execreção pela mídia é uma parte de sua sentença que já foi proferida, e o uso da mídia para se defender é interferência indevida no cumprimento da sua pena. Segundo a nota do Moro faz entender. Então, é  só esperar para ver desmoronar uma gigantesca empresa que é orgulho do país, e que vai ser trancafiada na cela do poderoso Moro e não terá direito a mais nada a não ser definhar e morrer, já que empresas vivem de confiança e boa reputação. 

Seu voto: Nenhum
imagem de jgold
jgold

Pô cara menos....A Odebrecht

Pô cara menos....A Odebrecht não é tão importante no país....não é nenhuma PETROBRAS...ops...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Emerson De Souza
Emerson De Souza

A Odebrecht tem negócios no

A Odebrecht tem negócios no mundo todo e é a terceira maior empresa do país. Sorry! Não sei se você consegue enxegar mas existe uma armação, uma conspiração para desqualificar as empresas brasileiras dentro do mercado internacional, e nacional. Existe um enorme interesse de atuação de empresas estrangeiras dentro do crescente mercado interno e externo. Só no Brasil existem mais ou menos 3.000 empresas estadunidenses atuando em nosso mercado e querendo expandir seus espectros. A Petrobrás incomoda muita gente, mas o BRICS incomoda muito mais! Pronto, falei.

Seu voto: Nenhum
imagem de jgold
jgold

Não adianta filha

Não adianta historinha, papinho furado e falácias pra tnetar desvirtuar a situação VCS  PERDERAM, tenta mexer com o Moro....

 

http://noticiasbrasilemundo2.blogspot.com.br/2014/11/inteligencia-do-exe...

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Ze Guimarães
Ze Guimarães

Quem vai renunciar?

Ah, que pena, eu pensei ter ouvido que a Dilma ia renunciar.

Estava pensando em votar em Lula em 2018, mas estou repensando minhas escolhas. Primeiro porque a Policia Federal vai continuar "autônoma"; Segundo porque o Zé Cardozo vai continuar Ministro da Justiça; Terceiro porque as nomeações dos Ministros do supremo vão continuar "republicanas" ( outro JB será chamado?). Isto sem falar em PGR que também terá nomeações "republicanas".

Enquanto o republicanismo ganha terreno com o PT, o país perde.

No fundo, uma frase muito comum dita na ditadura se mostra verdadeira, que a esquerda e a direita são as duas pontas da mesma ferradura. O PT e o PSDB atualmente são dois partidos pelos quais a direita governa o país. o PSDB por sua sede de destruição, e o PT por seu governo pulsilânime que entrega tudo nas mãos do PSDB.

"PT, partido dos tucanos."

Os petistas são quem ganham as eleições, mas são os tucanos quem (des)governam o país."

Seu voto: Nenhum
imagem de Ana Silveira
Ana Silveira

alguém pode me dizer PARA QUE

alguém pode me dizer PARA QUE SERVE O STF? Ou, quem pode frear (nas ilegalidades que comete) este juizinho do PR?

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de jgold
jgold

Com certeza nenhum de vocês

Com certeza nenhum de vocês pode...Graças a Deus!!!!!  Não dou 2 anos pra STF ter vários "ministros"(como o que afrontou a nossa constituição na sua posse) impeachados pelo Senado junto com essa corja que se entranhou no governo..Eles tb já sabem com quem estão lidando...

http://noticiasbrasilemundo2.blogspot.com.br/2014/11/inteligencia-do-exe...

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Astakad
Astakad

Inútil o seu comentário.

Sem nenhuma lúcidez e tomado de ódio o seu comentário. Creio que não leu nem a quarta linha do texto.

Seu voto: Nenhum
imagem de Vovó Diet
Vovó Diet

Não adianta ficarem dentro do

Não adianta ficarem dentro do jogo dessa constituição burguesa, feita para os Poderes burgueses --- o Judiciário e o MP --- tutelarem o poder popular, o executivo. A quem interessa manter essa ordem constitucional? Dilma precisa pôr essas instituições abaixo, mobilizando as classes populares para tomarem o poder dos sanguessugas. Aí, transferiríamos o poder ao Lula à revelia do Congresso, dando início a uma nova era. Todo poder emana do povo. E o PT é o único representante legítimo do povo.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de jgold
jgold

Quá!Quá!Quá! Vai lá

Quá!Quá!Quá! Vai lá amigão...seja o primeiro...

 

http://noticiasbrasilemundo2.blogspot.com.br/2014/11/inteligencia-do-exe...

Seu voto: Nenhum
imagem de Emerson De Souza
Emerson De Souza

Inteligência do Exército???

Se eles são tão inteligentes assim eles já deveriam ter visto as fraudes nas autorizações para a fabricação de vidros blindados para carros de passeio:

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/06/fraude-em-autorizacao-do-...

 Proteger juiz é mole. Eu quero ver proteger o povo brasileiro!!!

Seu voto: Nenhum
imagem de Meire
Meire

*

Os advogados querem renunciar porque? Se agora podem exigir a anulação do inquérito?

Estariam reconhecendo a ditadura do bufão? 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de j.marcelo
j.marcelo

Lula para ministro da justiça

Lula já,para ministro da justiça!!!!!!

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Maria  Silva
Maria Silva

A Policia Federal virou o braço armado do PSDB e do Golpe

Desde o momento em que a PF virou o braço armado do PSDB e da direita, quase nada pode ser feito por Dilma e seus ministros. Mas muita coisa poderia ser feita pela OAB e pelas instancias superiores de Justiça. Em tempos tão ou mais bicudos do que estes, a OAB enfrentou corojasamente os miliatares e torturadores. Por que nada fazem contra as prerrogativas dos advogados em pleno estado de direito?? Há  tempos a OAB perdeu o rumo e se transformou numa corporaçõa obtusa, que nem sequer defende o proprio Direito. São cumplicrs do golpe. Quanto aos tribunais superiores, estão protejidos em  seus empregos e suas torres de marfim. São intocáveis e estão pouco se importando para para resto da  nação.  São todos coniventes com as arbitrariedades desse juiz. A que ponto chegamos. 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de jgold
jgold

resposta

hihihihi....Sabe de nada inocente...OS seus líderes já sabem...E sabem que nada podem fazer ....Graças a Deus..

http://noticiasbrasilemundo2.blogspot.com.br/2014/11/inteligencia-do-exe...

Seu voto: Nenhum
imagem de nilo walter
nilo walter

    Quem é o avalista do Zé

 

 

Quem é o avalista do Zé  ?

A mesma PF  invadiu a representação da presidencia  em SP, Zé  não sabia de nada e não foi demitido.

Agora mais essa . Esse Zé foi elogiado pelo Heráclito  Fortes na época senador quando da votação da quebra do sigilo do disco rígido do  Daniel  Dantas e a mesma PF alegou ser impossível vasculhar/abrir  tal disco .

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Severino Januário
Severino Januário

Entre achar que Marcelo

Entre achar que Marcelo Odebrecht é um tapado e achar que a nossa Polícia Federal é uma tapada, tenho que acreditar na primeira hipótese, para também não ser tido como um tapado. Vejam bem: Marcelo Odebrecht foi preso por culpa de um email que encontraram em seus compuutadores apreendidos, onde se falava de sobre-preço. Um sobre-preço que segundo a PF seria nada menos que superfaturamento ilegal, mas que a Odebrecht diz que tem como provar que não se trata disso. Depois de preso por este indício, Marcelo, o tapado, teria passado na escuridão da cela um bilhete pedindo a seus advogados que "destruam o email" que o levou à prisão. Como se o tapado não soubesse que isso era impossível e não soubesse que estava preso por causa do email já apreendido e mal-decifrado pela PF (Aliás não sabem nem identificar uma mulher que aparece na clara imagem de um vídeo. Dizem que o desejo antecipado leva nosso cérebro a trocar imagens reais pelo que queremos ardentemente ver embora o que vemos nestas circunstâncias de fato não exista.).  Como é que um tapado pode pedir a alguém que destrua um email passado para ele, ainda mais se o tapado sabe que seus computadores foram apreendidos pela polícia? A defesa do empresário, que ao que tudo indica não é tapada, protestou enérgicamente contra essa suposta interpretação de tapados. As anotações do bilhete, que não se resumem à frase categórida recolhida pela polícia ("destruir o email"), mas que se alongam em diversas considerações pontuadas. A frase "destruir email" é um ítens pontuados, o título do ítem, e abaixo do título há o detalhamento de como fazer para "destruir o email". A PF nada fala sobre este detalhamento. Será que não conseguiram decifrar a letra do empresário? O que o título do ponto sugere, diria respeito ao esboçamento de uma estratégia de defesa, onde o empresário enfatiza que é preciso destruir, ou desconstruir, a suposta prova que consta no conteúdo do tal email mal decifrado pela PF. Agora a PF vem através da mídia que comunga com seus ideais ideológicos de direita, para tentarem juntas fazer-nos crer que um tapado analfabeto está  a pedir através de bilhetes a advogados uma coisa simplesmente absurda: A destruição de um email. Quem é o tapado? O réu ou a polícia? 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Até parece que o Marcelo é

Até parece que o Marcelo é órfão segundo alguns comentários aqui. Estamos falando de uma grande empresa nacional que atua no mercado há mais de 71 anos com tecnologia própria e emprega excelentes profissionais e milhares de trabalhadores em todos os continentes. O Pai do Marcelo é vivo e conhece o grupo mais que o filho e é óbvio que nas atuais circunstâncias estará no comando do Grupo e defenderá seu filho.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

webster franklin

imagem de Antônio - Minas Gerais
Antônio - Minas Gerais

Estão

Estão cobrando a pessoa errada pela ação da Política Federal. O Carodozo é um pusilânime, um playboy, um aventureiro no inexistente governo Dilma. Quem de fato manda na Polícia Federal é o Senador José Serra, que o diga os Perellas no episódio dos 450 quilos de pasta base de concaína.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de jesuita sousa
jesuita sousa

Advogados da Odebrecht poderão renunciar coletivamente

Eduardo Cardoso perdeu totalmente a autoridade sobre seus comandados, dando margem inclusive para eles quererem independencia do MJ, como reza um projeto que tramita no congresso. Desculpa a expressão, é um bundão. Vai deixar, por incompetência, a instabilidade política causar danos irreparável ao país. Lastimável !

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de jesuita sousa
jesuita sousa

Advogados da Odebrecht poderao renunciar coletivamente

Essa não é uma investigação dentro de um estado de direito, com diz o jurista Dalmo Dalari, é um tribunal inquisitório medieval.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de wendel
wendel

Então...........................

Sou leigo em matéria juridica, mas pelo que leio e acompanho desta tal "operação lava-jato", que para mim não passa de jogo politico, digo o seguinte.

Estão brincando com fogo, e destruindo as bases da Nação. Acredito até que estejam, estes "paladinos da justiça", recebendo algum, para destruírem as empresas, desestabilizarem o governo,  entregarem nosso patrimônio e por último, mas não menos importante, voltar a ser este País, o vassalo que antes se ajoelhava frente ao império, cujos representantes tinham que tirar os sapatos para lá entrar!!!

Vergonha, vergonha, nada mais, pois os agentes infiltrados, estão agindo livremente, e provocando o clássico "dividindo para apossar", pois o objetico é detonar todos os governos progressistas que se elegeram nos últimos anos!!!

Aos midiótas, digo - abram seus olhos, pois se pensam auferir algum lucro com estas ações, estão redondamente enganados, pois ao término e ao fim, serão todos degolados !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de TANIA MARA PORTELLA KELLER
TANIA MARA PORTELLA KELLER

resposta

Acredito sim que estes safados estão querendo que o Brasil seja com certeza um País a deriva de estrangeiros, meu deus temos que parar essa gente mas como??? que situação estamos dependendo de crentes safados, políticos corruptos e sangria de poder....

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Carlos Magno Barbosa
Carlos Magno Barbosa

Direito de defesa

Concordo plenamente com suas considerações e vale lembrar dos interesses externos que sempre estiveram por trás das  conspirações contra os interesses nacionais.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de jgold
jgold

Será que a nossa competente

Será que a nossa competente Inteligência Militar tb acha isso?Tenta ir pra cima do Moro...Vcs perderam, o Brasil ganhou..

http://noticiasbrasilemundo2.blogspot.com.br/2014/11/inteligencia-do-exe...

Seu voto: Nenhum
imagem de Luciano Lira
Luciano Lira

Deus, santo, nos liberte

Deus, santo, nos liberte desse juiz Moro, esses procuradores e delegados parciais. Como o STF permite que tais pessoas cometam tantam injustiças. Se ninguém que fazer nada vamos as ruas, fazer passeata, parar o tránsito e mostrar para os brasileiros como está sendo conduzida essa operação lava jato que parece mais o golpe jato...

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de jgold
jgold

Vamos ver quem leva mais gente às ruas??

Só isso

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Nada a ver com culpa de

Nada a ver com culpa de Dilma, o lance é forçar a renúncia dos advogados para que a Dra. Catta Preta, a rainha da delaçào premiada, assuma a defesa dos réus, ai ela saberá como libertar os réus mediante uma confissào, mesmo que falsa,  desde que possa ser usada como prova para a prisào de Vaccari, sic Lula, já nào é a primeira vez que situaçoes como esta, de impedimento da defesa é usada de forma a provocar a renuncia dos advogados constituidos e que nào concordam. com a delaçào renunciem para que em seu lugar. assuma a rainha da delaçào premiada,,..,,saiba que é tal Catta Preta

http://josecarloslima80.blogspot.com.br/2014/12/nassif-para-entender-ope...

Seu voto: Nenhum (7 votos)

 

...spin

 

 

imagem de Morais Valente
Morais Valente

O PT não aprendeu nada com o

O PT não aprendeu nada com o julgamento do mensalão, que com essa justiça eles nunca terão direito à defesa vai ser sempre um julgamento político e não jurídico. E esse Cardoso é uma nulidade! Vamos encampar uma campanha: Lula para Ministro da Justiça.

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de Álvaro Noites
Álvaro Noites

O PT e os outsiders do poder

O PT e os outsiders do poder são "persona non grata" no judiciário brasileiro, sempre serão derrotados.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de jorge luiz pesquero
jorge luiz pesquero

Lula para ministro da justiça

LULA para ministro da justiça.

Fora já com esse  subserviente do PSDB,  que está permitindo que o país vá ao caos politico e socioeconomico. Deve ser corrupto também, deve estar comprometido até o pescoço, por isso está nas mãos da lava jato.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Carlos Elísio
Carlos Elísio

Esta é a atitude!

Advogados existem para defesa do direito e esta operação Vaza a Jato é uma afronta ao estado de direito. Um juiz de 1a instância faz o que bem entende por dois motivos, a incompetência do Ministro da Justiça e a complacência (seria cumplicidade) do STF e de todas as entidades jurídicas que assim se prezem.

Mais fica o recado: o que estes imbecis do psdb, da mídia e de alguns orgãos do PR estão criando é um monstro incontrolável, nem na ditadura eu vi tanto desrespeito a constituição. Passa da hora das forças armadas intervirem na PF do Paraná, pois uma instituição antes séria e respeitável virou anárquica e partidária.

ps: Vendo a bobagem que está fazendo e para dar um cala boca na parte da sociedade que se emprenha pelo ouvido, o juiz de 1a instância liberou alguns presos, entre eles uma advogada, usando uma falácia. Segundo este senhor, os "réus", todos ligados à mesma empresa, podiam ser soltos pois " já haviam dados seus depoimentos e não poderiam mais combinar suas falas". Penso então: Todos da mesma empresa mas não se falavam antes?

 

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de jgold
jgold

T B ACHO SALVE O EXÉRCITO BRASILEIRO!!!

Tá evocando as pessoas erradas, mas se esejarem vão lá bater na porta deles.......

Eles já estão intervindo amigo, há um bom tempo, interveindo com inteligência...Agora é tarde pra vocês, GRAÇAS A DEUS..

http://noticiasbrasilemundo2.blogspot.com.br/2014/11/inteligencia-do-exe...

Seu voto: Nenhum

E a culpa é da Dilma?

Não concordo com as críticas mais frequentes daqui. 

Então a Dilma é a culpada????? Um juiz e uma mídia que........., e a Dilma é que é a culpada? Brilhante.

A midia agradece emocionada.

Só uma dica: eu começo um processo fantasioso contra o governo, claramente vazio e sem possibilidade de chegara nada, crio a maior celeuma, provoco, atiro, etc, e a midia ao meu lado.. O governo usa alguma arma, se tem, para interromper meu processo. Interrompe o que eu estava doido para parar. Pronto é o que eu queria: está provada a cumplicidade dele para sempre. Sabe aquela história que o sapo pediu ao urubu que o jogasse na pedra....

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Panino Manino
Panino Manino

Quem banca o Cardoso é ela.

Quem banca o Cardoso é ela. Desde o momento em que ela colocou ele de Ministro e o mantém até hoje é de total responsabilidade dela. O pior inimigo desses otários do PT são eles mesmos.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

O Ministro da Justiça é dela.

O Ministro da Justiça é dela. A culpa, por.permitir que isso aconteça em seu governo, é dela. E só dela!

Coloque Eliana Calmon que está resolvido o problema!
Rapidamente desbarata essa zona toda.

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Clever Mendes de Oliveira
Clever Mendes de Oliveira

Comentário sem lógica e não há razão para incensar Eliane Calmon

 

Athos (quarta-feira, 24/06/2015 às 12:05),

A notícia é pobre de espírito, pelo menos na parte crítica ao ministro da Justiça José Eduardo Martins Cardozo. E observe que a notícia de tão ruim não é nem assinada. É quase como se fosse um texto apócrifo. Você tirar uma conclusão a partir da notícia o torna parecido com a notícia.

Veja o seguinte trecho da reportagem e diga que conclusão se pode tirar de uma matéria assim redigida:

“Um dos pilares dessas estruturas é a disciplina. E a postura dos delegados em relação a Cardozo é de total desprezo. Nas audiências da Lava Jato criticam abertamente ele, a presidente da República, o PT, impedem o avanço de depoimentos que comprometam o PSDB e fazem militância política pelas redes sociais. Qualquer outro poder teria enquadrado o funcionário indisciplinado, dizem os advogados. Mas Cardozo perdeu totalmente as rédeas da PF”.

Agora comento cada uma das frases:

“E a postura dos delegados em relação a Cardozo é de total desprezo”.

Que relação tem essa frase com o cumprimento pela polícia das ordens de um juiz? Se a postura fosse de admiração, os policiais não cumpririam a ordem? Não vou prolongar no encadeamento porque qualquer um pode perceber o que ao fim isso significa.

Transcrevo agora a frase seguinte:

“Nas audiências da Lava Jato criticam abertamente ele, a presidente da República, o PT, impedem o avanço de depoimentos que comprometam o PSDB e fazem militância política pelas redes sociais”.

Há alguma prova desse procedimento? E nenhum advogando fez uma manifestação direta ao juiz contra esse procedimento. E o PT tem alguma comprovação de que nas audiências há criticas diretas ao PT? E o PT não tomou nenhuma providência?

Agora a próxima frase:

“Qualquer outro poder teria enquadrado o funcionário indisciplinado, dizem os advogados”.

Que advogado é esse, qual é o nome dele. Qual foi a indisciplina? O que é ser enquadrado no entendimento deste advogado?

Quem escreveu isso é um foca com índole de ditadorzinho. Ou os advogados entrevistados são octogenários que trabalharam na época da ditadura militar, quando se prendia e arrebentava.

E você, que eu tenho visto mais com observações pertinentes, faz um comentário para acompanhar uma matéria de segunda linha e sem assinatura.

E pelo amor não vá na onda de querer incensar quem nem com o poder de corregedora conseguiu trazer algum avanço para o judiciário. Não chega a ser demérito, pois o Poder Judiciário é uma máquina muito grande que talvez seja tão lerdo como o Poder Executivo e como o Poder Legislativo e os avanços veem a passos de cágado. Agora, fora da corregedoria, o que a Eliane Calmon trouxe de avanço para ser considerada como uma boa expectativa em relação ao ministro Eduardo Martins Cardozo? Assim o seu comentário seguindo a reportagem, ao atribuir a culpa à presidenta Dilma Rousseff é destituído de lógica, de racionalidade e da razoabilidade legal. E a sua expectativa de considerar a Eliane Calmon com capacidade de alterar a situação revela uma incompreensão da realidade política brasileira e uma sobrevalorização da Eliane Calmon que traz demérito aos outros comentários seus em que, pelo menos em minha avaliação, você aparentemente acertou.

Clever Mendes de Oliveira

BH, 24/06/2015

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Imagine colocar no Cargo uma

Imagine colocar no Cargo uma pessoa CONCURSADA com mais de 35 anos de trabalho como juíza.
Depois não é uma pessoa qualquer. É uma pessoa que fala abertamente sobre temas tabus do local onde trabalha, o Judiciário.
Ela só faz isso Porque SE IMPORTA. Este comportamento só lhe traz inimigos.
Enfim, ela faz isso Porque é uma pessoa de Estado!

Não, não deve ter nada a ver. Melhor deixar um político lá que trabalhe das 11 às 4.
Político com registro na OAB, é lógico. Só pode ser coisa boa.

Seu voto: Nenhum
imagem de Clever Mendes de Oliveira
Clever Mendes de Oliveira

Você não consegue dar uma boa justificativa para sua sugestão

 

Athos (quinta-feira, 25/06/2015 às 18:10),

Ontem foi um dia ruim e houve muitos posts que destoaram da normalidade. Um exemplo foi o post “Sobre a revolução iminente” de quarta-feira, 24/06/2015 às 12:09, aqui no blog de Luis Nassif e de autoria de Gustavo Gollo e que pode ser visto no seguinte endereço:

http://jornalggn.com.br/fora-pauta/sobre-a-revolucao-iminente

Outro post pleno de disparates e que chamou a atenção geral foi este post “Advogados da Odebrecht poderão renunciar coletivamente” de terça-feira, 23/06/2015 às 23:08, apresentado apenas como sendo de autoria do Jornal GGN. E há aqui agora com 117 comentário na segunda página pelo menos dois comentários que foram transformados em post e que não ficam nada a dever ao seu comentário. Há o comentário de JB Costa enviado terça-feira, 24/06/2015 às 00:48 e que deu origem ao post “A inaptidão para o usufruto pleno do poder” de quarta-feira, 24/06/2015 às 09:38, podendo ser visto no seguinte endereço:

http://jornalggn.com.br/noticia/a-inaptidao-para-o-usufruto-pleno-do-poder

E há o comentário de Rogério Maestri aqui assinado rdmaestri enviado quarta-feira, 06/06/2015 às 02:56 e que deu origem ao post “Os desvios da legislação na Lava Jato” de quarta-feira, 24/06/2015 10:40 e que pode ser visto no seguinte endereço:

http://jornalggn.com.br/noticia/os-desvios-da-legislacao-na-lava-jato

Algo aconteceu ontem que fez a turma toda perder as estribeiras. Agora o seu comentário é de hoje, quinta-feira, 25/06/2015 às 18:10. Talvez seja efeito da ressaca econômica de que falou o ministro da Fazenda Joaquim Levy. Aliás, mudando um pouco de assunto sobre essa ressaca há o bom post “Ressaca econômica? Por Rodrigo Medeiros” de quarta-feira, 24/06/2015 às 14:53, aqui no blog de Luis Nassif e com texto do economista rodrigo Medeiros e que pode ser visto no seguinte endereço:

http://jornalggn.com.br/blog/rodrigo-medeiros/ressaca-economica-por-rodr...

Disto isso, continuo avaliando que sua proposta está eivada de velhos preconceitos. É uma crença popular, mas sem respaldo nos fatos que Pelé por ser o rei do futebol seria um grande ministro dos Esportes, que o Adib Jatene, quando vivo, seria um grande ministro da Saúde, que um professor, como o Renato Janine Ribeiro, seria um grande ministro da Educação. Há muito mais exemplos para serem citados, e como me ocorreu mais um menciono a crença de que um grande industrial seria um grande ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. E agora você acrescenta que um grande juiz seria um grande ministro da Justiça.

Não há base para essa crença. A começar pela definição de grande. Há situações que são bem específicas. Um grande professor de cursinho de direito pode ser um péssimo conhecedor dos aspectos jurídicos da matéria que ele ensina. Um grande cirurgião plástico pode ser apenas um médico de conhecimento razoável, mas com grande habilidade cirúrgica e senso de estética.

E quanto a um Ministério há que ver como ele funciona no dia a dia e qual será a necessária dimensão da atividade exercida pelo ministro ocupante do cargo. Muitas vezes trata de um órgão meramente executor e, portanto, vai precisar de um gerente com capacidade de execução. Pode ser que o ministro tenha apenas um cargo de representação e há auxiliares diversos com características distintas que desempenharam as funções mais importantes do ministério.

E há que ver ainda que a máquina pública é como se fosse um grande transatlântico. Ela se desloca a passos morosos. Não se pode imaginar que alguém chega e de supetão muda tudo. São ideias assim como a sua que fazem gerar no imaginário planos mirabolantes onde se crer resolver tudo de uma só vez como Fernando Collor de Mello referia-se a usar de uma só bala para acabar com a inflação.

Muitas vezes dado o perfil do ministério e do ministro se pode verificar com facilidade que se está no cargo errado. Ainda assim, pode ser que essa diferença nem seja notada, exatamente porque cada ministério tem um moto próprio que é muito difícil um estranho mudar, independentemente do perfil que o ministro tenha.

Aliás, se você começar lá do alto, e imaginar uns cinco presidentes da República com características bem diferentes você vai ver que pouca diferença faz o estilo de cada um na produção do resultado. A diferença maior é na questão ideológica, mas ai será preciso usar medidores muito precisos (Crescimento do PIB, coeficiente de Gini, índice de nível de escolaridade, taxa de mortalidade infantil, expectativa de vida, taxa de criminalidade e que tais) e mesmo assim a diferença em espaço pequeno de tempo será mínima e muitas vezes provocada por fatores furtuitos.

Talvez no caso dos ministros dos cargos executivos, um fator importante a considerar é o viés de defensor do interesse público ou do Estado em contraposição ao defensor do interesse individual. O Márcio Tomaz Bastos foi um ministro com um viés de defensor dos interesses individuais. O Nelson Jobim já foi mais um defensor do interesse público.

Aliás essa distinção é muito importante na indicação de membros do STF. Até José Sarney, inclusive, os indicados eram juízes conservadores e que defendiam os interesses individuais mesmo que indicados pelos governantes de direita e que por ser militares tinham um viés mais pró Estado. A exceção no governo de José Sarney foi a indicação de José Paulo Sepúlveda Pertence que foi alçado ao STF mais para José Sarney ficar livre da entourage de Tancredo Neves.

No período de Collor e mesmo Itamar Franco (Com Itamar Franco eles assumiram um perfil mais de esquerda) não houve muita diferença. Só com Fernando Henrique Cardoso é que houve uma tendência maior a indicar pessoas com o viés mais favorável ao Estado. O Gilmar Mendes, embora não tenha sido ministro da Justiça também deve ser visto como um defensor do interesse público. É lógico que ele tem o vínculo com o PSDB que embora tivesse na sua formação laivos de partido de esquerda foi caminhando cada vez mais para a direita e para a defesa do interesse individual e o Gilmar Mendes acabou seguindo nessa direção.

Essa discussão é um pouco periférica em relação a crítica a sua réplica, mas penso que vale aproveitar o momento para destacar aqui um problema do PT em antagonismo com o que eu considero até uma qualidade do PSDB. Embora o PSDB tenha desvirtuado muito do que poderia ser, trata-se de um partido que no início postulava pelo reforço do Estado enquanto o PT queria fortalecer mais a sociedade civil.

Então você tem razão em apontar o viés de advogado em José Eduardo Martins Cardozo. Só que isso é uma questiúncula no atual momento e que me parece que a juíza aposentada Eliane Calmon nem iria perceber. É um problema que está relacionado a formação de base da intelectualidade do PT de São Paulo com muitos padres e catedráticos da PUC.

E lembro aqui de uma indicação que serve para não o deixar no desamparo na sua justificativa para a sugestão de Eliana Calmon para o Ministério da Justiça. Tancredo Neves indicou para secretário da Segurança Pública de Minas Gerais, cargo até aquele período da política mineira, sempre ocupado por um delegado, o ex-ministro do STF Carlos Fulgêncio da Cunha Peixoto. Carlos Fulgêncio aposentou na compulsória em dezembro de 1981, e em março de 1983 assumiu o cargo de Secretário da Segurança Pública. Uma indicação mais de natureza política que tinha a ver com a necessidade de dar uma feição mais legalista a um órgão naquele período terrivelmente ligado ao golpe militar, mas não se poderia imaginar que o Carlos Fulgêncio da Cunha Peixoto, com os setenta e poucos anos, iria atuar como chefe de executivo na Secretaria.

Clever Mendes de Oliveira

BH, 25/06/2015

Seu voto: Nenhum

Nem 1 cm...

Não conseguiu me fazer mover 1 cm.
Ministério da Justiça lida com um Poder da República e não pode ser comparado a outros cargos.
Ser advogado não qualifica nenhuma pessoa a ser Ministro da Justiça. A.pessoa indicada tem que CONHECER todos os Ministros E principais desembargadores de TODO o país.
Um Ministro do STJ ou STF iniciante, como Herman Benjamin(um dos bons, porém vaidoso), não teria esta capacidade.
O cargo é para peixe grande.
Se um advogado, um procurador, tem deficiências óbvias ao assumir o cargo de Ministro do STJ, como acontece em 100% dos casos, imagine o de Ministro da Justiça.
Cardoso não é peixe grande, é uma sardinha no meio do oceano rodeado por tubarões e perdidinho.

Sustento, Eliana Calmon é disparado o melhor nome. Não tem atuação ideológica. Atua única é exclusivamente para aperfeiçoar o Estado em SUA zona de atuação, o Judiciário.

O que o grande público desconhece, é que há figurões no Poder Judiciário. Figurões poderosíssimos! Todos SEM EXCEÇÃO veteranos!
Eliana Calmon virou poderosa porque não tem rabo preso e não devia favor a ninguém(nem ACM, de quem se emancipou no discurso de POSSE) ou a partido algum. Isso lhe permitia falar o que quisesse sobre quem quer que fosse. E falava durante sessão de julgamentos com registros taquigraficos.
Quem ocupa o cargo tem que ser figurão, tem que ter coragem e, principalmente, tem que saber o que está fazendo.

A política do Poder Judiciário, Cardoso não sabe. Aquilo tem vida própria.
Não está vendo com Levandowski? Um nulo! Advogado novo...calouro.
No STJ seria escorraçado pelos veteranos até criar casca. E nesta data estaria preparado...quando tivesse casca.

Seu voto: Nenhum

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.