Além de Lula na frente, Vox Populi mostra que isenção da Lava Jato divide opiniões

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Pesquisa Vox Populi encomendada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e divulgada na terça (18) mostra Lula como favorito na disputa presidencial mesmo com a Lava Jato focada em obter a condenação do ex-presidente. As investidas da operação contra Lula, aliás, tem dividido opiniões.

De acordo com o estudo, 43% acham que os procuradores da Lava Jato são “justos” e tratam todos os políticos da mesma maneira. Mas outra parcela quase da mesma proporção, de 41% acha que a força-tarefa persegue Lula e petistas, enquanto cruza os braços em relação ao PSDB e ao governo Temer. Outros 16% não souberam avaliar a isenção da Lava Jato.

Ainda sobre Lula e Lava Jato, o indiciamento de do ex-presidente é de conhecimento de 95% dos entrevistados, mas 65% acham que foi “errado” acusar o ex-presidente sem provas cabais, enquanto outros 29% pensam que a denúncia dos procuradores, baseada em convicção, é correta. Nesse caso, 6% não souberam responder.

Num avaliação mais genérica, 62% disseram que “Lula cometeu erros, mas fez muito mais coisas certas pelo Brasil”, enquanto 31% avaliaram que ele mais errou do que acertou. Outros 7% não responderam.

Na pesquisa espontânea para presidente da República em 2018, Lula aparece com 28%, seguido de Aécio Neves (6%), Geraldo Alckmin (3%), Marina Silva (3%), Fernando Henrique (2%), Joaquim Barbosa (2%) e Ciro Gomes (1%).

Na estimulada, Lula em 34%, ante 11% de Marina, 15% de Aécio, 7% de Jair Bolsonaro e 5% de Ciro Gomes. Brancos, nulos e não responderam somam 27% nesse cenário.

Quando Alckmin substitui Aécio, Lula tem 35% contra 12% do governador paulista, 13% de Marina, 7% de Bolsonaro e 6% de Ciro. Branco, nulos, nenhum dos candidatos ou não responderam somam 28%.

Em relação ao Vox Populi de junho, Lula cresceu, no cenário com Aécio, 5 pontos percentuais.

GOVERNO TEMER

Na pesquisa de junho, o governo Michel Temer era avaliado como regular por 35% dos entrevistados. Esse índice subiu, em outubro, para 40%. A avaliação positiva segue com 11%, negativa com 34% e 15% não responderam.

Cresceu de 21% para 33% o volume de pessoas que acham que o Brasil ficou melhor com Temer. Outros 33% acham que está pior, 25%, igual, e 9% não responderam.

A sondagem ainda apurou que 80% não concordam com a reforma da Previdência que exige o mínimo de 65 anos mais 25 de contribuição para aposentadoria. Outros 70% desaprovam o conteúdo da PEC 241, que congela os investimentos pelos próximos 20 anos.

O relatório completo está disponível aqui.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso comprova o caráter

    Isso comprova o caráter político dessa operação, a pesquisa refletiu o resultado da eleição presidencial de 2014. O embate político é tão presente, que a pesquisa não consegue extrair uma opinião isenta sobre o tema. E o que preocupa é que quem poderia e deveria mediar essa questão, e DIZER O DIREITO, está completamente envolvido e é parte interessada no jogo.

  2. Agora mesmo é que o Lula corre o risco de ser preso

    O que eu não entendo é como 43% dos entrevistados acham que os Procuradores da Lava Jato são ‘justos’ e 65% dos entrevistados acham que foi ‘errado’ acusar Lula sem provas, apenas com base em convicções.

    Se 65% dos entrevistados acham que foi ‘errado’ denunciar o Lula sem provas, como é que 6% dos entrevistados não acham que os Procuradores são injustos?

    Entrevistados contraditórios.

     

  3. Nassa, sua credibilidade é

    Nassa, sua credibilidade é muito boa.

    Não a perca divulgando pesquisas doVox Populi contratada pela CUT.

    Nem o mais fanático petista acredita no Vox Populi;

    Porque se acreditasse,duas horas depois do post colocado,haveria uma enxurrada de comentários.

    E até agora : ZERO;

    Nassa…Nassa…toma juízo.

    Todas essas brigas políticas irão pasar ou ser substituidas por outras mas a credibilidade jornalística É PRA SEMPRE.

    Não entra nessa não,Nassa.

  4. ISENÇÃO DA LAVA JATO DO MORO?? Tá de brincadeira…

    Essa trupe, na verdade, só quer o PRECIOSO DO BRASIL,  “LULA’.

    São invejosos pois nunca chegarão aonde Lula chegou.

    Vejo esse Juiz como SMEAGOL, de Senhor dos Anéis, que sonha dia e noite em colocar as mãos no Precioso.

     

    Mas nesse dia o Brasil vai virar um inferno.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador