Além do previsto, por Janio de Freitas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Folha

Além do previsto, por Janio de Freitas

Tremei, cidadãs e cidadãos. Já não bastam as vozes do impeachment, a fúria dos bolsonaros, a pauta-bomba de Eduardo Cunha que não é para a Câmara mas sobre o país. Nem bastam as manifestações programadas pelo SOS Militares e pelo PSDB de Aécio, nem mesmo a Lava Jato. Tremei cidadãs e cidadãos, que além do mais, e sobre todas as coisas, faz agosto.

Se em melhor tempo alguém, nestas páginas, concluiu que a solução para Dilma é a que Getúlio se deu, não por acaso em certo agosto, não é exagero que o novo agosto chegue anunciado por uma “bomba caseira” lançada no Instituto Lula. Bombas são assim domesticamente inofensivas, “caseiras”, até que matam uma dona Lida, uma criança na calçada, ou moradores de rua, que para eles o azar não tem fim. Bombas não costumam ser solitárias. É bem possível que a bomba de agora seja vista, depois, como um ponto inicial. Nem sugiro de quê.

No agosto tão previsto surge, porém, algo que ninguém ousara prever. Por falta do precedente apesar de todos os agostos. Ou por um saldo de crença no bom senso onde se teme que falte. O imprevisível foi trazido pelo jovem procurador Deltan Dallagnol, um dos cruzados e porta-voz da Lava Jato.

Seria no máximo extravagante o enlace entre exposição dos feitos da Lava Jato e a oração que Dallagnol fez, para seus irmãos de fé, em uma igreja batista no Rio –com convite a jornalistas para a conveniente propagação da mensagem. A da fé aliada à Lava Jato ou só a outra, não se sabe. A outra que, ficou claro, foi uma das finalidades da assembleia, senão “a” finalidade da exposição entremeada de citações bíblicas: Dallagnol pediu que seus irmãos de fé acompanhem a página de determinado pastor na internet, que difunde o espírito cruzado da Lava Jato. E foi mais longe: concitou à mobilização dos crentes para uma agenda de manifestações “contra a corrupção”. Entre elas, uma pregação que se pretende de âmbito nacional.

Quando? No 16 de agosto que os pregadores do impeachment de Dilma escolheram para voltar à rua.

Deltan Dallagnol fez a palestra na condição de participante de inquéritos da Procuradoria da República e de integrante da chamada Operação Lava Jato. Sua exposição e os gráficos exibidos foram os mesmos feitos dias antes na TV, sem as conotações religiosas e sem a convocação. Como porta-voz da Lava Jato em ambas, na segunda exposição pôde fazer o que na anterior não cabia: a convocação que expressa uma definição política e o propósito do grupo de trabalho que ele integra. Tanto que nenhuma voz desse grupo tomou a providência de retificá-lo na definição e na incitação que fez, e que muitos meios de comunicação noticiaram.

Por meio de Deltan Dallagnol, a Lava Jato se assumiu como ação política –o que os princípios e os fins da Procuradoria da República não admitem.

A RE-UNIÃO

Apesar de tudo, agosto promete alguma diversão.

Os adeptos do impeachment dividiram-se depois da reunião de Dilma com os 26 governadores e o governador do DF. Uns silenciaram sobre o resultado, para poderem falar em derrota de Dilma. Outros, como Aécio e a cúpula do PSDB, perderam a voz. Mas o fato é claro: Dilma teve uma vitória política, talvez muito além da esperada.

Foi um jogo de alto risco para os dois lados. Não seria surpreendente que se apresentasse uma dissidência entre os governadores, recusando as propostas de Dilma e inutilizando a reunião. Para os governadores, o risco está no teste que aceitaram, ao comprometer-se a tanger suas bancadas para o apoio, no Congresso, à contenção de gastos e à derrubada dos novos e altos gastos aprovados por comando de Eduardo Cunha. Os governadores apostaram na sua duvidosa força política.

Embates em vários Estados, embates na Câmara entre os cumpridores do acordo feito no Planalto e o desacordo total anunciado por Eduardo Cunha e sua pauta-bomba. Até lá, vigora a imagem de rara unanimidade entre os 27 governadores.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Droga!!!! Infelizmente são

    Droga!!!! Infelizmente são poucos os Jornalistas existentes no país e o Janio com certeza é um deles. Quando tem que mostrar erros do governo ele o faz e quando tem que mostrar o que o PIG faz, manipulando as informações, ele nos mostra imparcialmente, o que realmente está acontecendo. Acredito que os Jornalistas,que realmente informam (e não manipulam), o povo não preenchem os cinco dedos de uma mão. É lamentável o que se tornou a grande maioria da “imprensa?” no Brasil.

  2. Fala sério!

    O cenário como colocado é dantesco, beira o surreal, e o pior é saber que o janio se pauta na realidade. As vezes eu tenho que me beliscar, pois é inacreditável a velocidade como estamos retrocedendo para uma sociedade obscurantista, fascista, fundamentalista…

  3. É simplesmente sem noção o

    É simplesmente sem noção o que esse procurador faz, aliás a Lava Jato é sobre política e não justiça.

  4. Acho patética a tentativa de

    Acho patética a tentativa de minimizar o ataque a bombas que recebeu a sede do Instituto Lula. E se, na próxima, ela acertar ou machucar alguém? “Ah, aí essa sim, nós condenamos, a outra tudo bem” (???). Não faz nem sentido.

    E digo mais: ficou feio para todos os que trataram com desdém a situação. Porque ficou óbvia a hipocrisia e a dissimulação. É mais do que claro que, ao minimizar, no fundo estavam torcendo para que ela acertasse o seu alvo (o presidente Lula).

    Como diz o Rodrigo Vianna, do “Escrevinhador”: “a esquerda e seus líderes podem falhar, mas a direita não nos tem faltado”. Eles próprios se desmoralizam. Muitos nem conseguiram se conter (exemplo: Danilo Gentili) e disse que todos torciam para que Lula tivesse morrido. Piadas são piadas, mas ao ela se tratar de um evento que de fato aconteceu, saímos do universo do humor e adentramos o universo da adesão (no caso, a adesão a um ato violento). 

     

  5. Jânio de Freitas cada vez

    Jânio de Freitas cada vez melhor. Grande jornalista. Deltan Dallagnol um evangélico de uma nobre denominação evangélica, dos velhos tempos,  praticar um ato desse!

  6. A convocação ao 16 de agosto…

    …é um forte indício de que a atuação  de Deltan Dallagnol é política, tendenciosa e suspeita.  Cabe, no mínimo, uma medida disciplinar.

  7. Ação ilegal,

    Ação ilegal, inconstitucional, golpista de um fariseu pago pelo erário público para corromper as instituições da República. Mais uma do MP!

    “Seria no máximo extravagante o enlace entre exposição dos feitos da Lava Jato e a oração que Dallagnol fez, para seus irmãos de fé, em uma igreja batista no Rio –com convite a jornalistas para a conveniente propagação da mensagem. A da fé aliada à Lava Jato ou só a outra, não se sabe. A outra que, ficou claro, foi uma das finalidades da assembleia, senão “a” finalidade da exposição entremeada de citações bíblicas: Dallagnol pediu que seus irmãos de fé acompanhem a página de determinado pastor na internet, que difunde o espírito cruzado da Lava Jato. E foi mais longe: concitou à mobilização dos crentes para uma agenda de manifestações “contra a corrupção”. Entre elas, uma pregação que se pretende de âmbito nacional.

    Quando? No 16 de agosto que os pregadores do impeachment de Dilma escolheram para voltar à rua.”

  8. O silêncio aparente de “católicos” diz tudo:

    Sobre as manifestações programadas pelo SOS Militares e pelo PSDB de Aécio (corrupto), e sobre … : Surge, porém, algo que ninguém ousara prever, muito maior ainda: Quando? No 16 de agosto que os pregadores do impeachment de Dilma escolheram para voltar à rua.

    Para quem achou que a pregação em âmbito nacional se limita aos evangélicos,

    Acredito que uma mensagem cifrada à alguns “pastores” da igreja católica para que insuflem as massas, está em pleno curso:

    Usam a santidade da religião, pegam apenas o que lhes convém, para seus propósitos corruptos.

    16AGO2015 – (Como alguns costumam dizer: Momento Forte da Liturgia Católica)

    Assunção de Nossa Senhora – Domingo

    Primeira Leitura (Ap 11,19a;12,1.3-6a.10ab)

    Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

    Abriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a Arca da Aliança. ,Então apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.

    Então apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. Com a cauda, varria a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O Dragão parou diante da Mulher, que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu Filho, logo que nascesse. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e do seu trono.  A mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar.  Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”.

    (As mulheres com certeza irão com a camisa amarela da seleção, se achando). (Quem eles consideram o dragão vermelho, precisa dizer?)

    Segunda Leitura (1Cor 15,20-27a)

     Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

    Irmãos: Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos.

    Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda.

    A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força.  Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés.  O último inimigo a ser destruído é a morte.  Com efeito, “Deus pôs tudo debaixo de seus pés”.

    (As palavras do sujeito da veja: …” No dia 16 de agosto, a imensa maioria de indignados precisa exigir o imediato encerramento do velório que há meses adia a ressurreição da esperança.’)

    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/as-manifestacoes-de-16-de-agosto-decidirao-a-data-do-enterro-do-mandato-natimorto/

    Anúncio do Evangelho (Lc 1,39-56)

    Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.  Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.  Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!  Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. ,Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

    Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo,  e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam.  Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração.  Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias.  Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia,  conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.  Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

    — Palavra da Salvação.

    — Glória a vós, Senhor.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador