As fragilidades financeiras apresentadas pelo Grupo Globo

Enviado por Adir Tavares

Do blog Coleguinhas, uni-vos!

AS FRAGILIDADES DO GRUPO GLOBO

Por Ivson Alves

Não tive acesso completo às demonstrações financeiras do Grupo Globo (Globopar) de 2015, pois, diferente de outros grupos econômicos (como a Abril, por exemplo), não as publicam em português e não permite acesso público, já que não é uma companhia aberta. No entanto, o que escapou por meio de matéria de Samuel Possebon, da newsletter Tela Viva, já demonstra a fragilidade financeira da holding dos Marinho.

Pelo balanço, as houve piora nas receitas ( menos 2% em valores nominais no resultado consolidado, ou seja, sem contar a inflação) e no desempenho operacional (menos 16%). Assim, “grosso modo”, entrou menos 2% dinheiro e gastou-se mais 16%. No entanto, o lucro cresceu 30%. A “mágica” foi obtida pela elevação dos ganhos financeiros, especialmente com variação cambial e operações de “hedge”. O que isso quer dizer? Que a disparada do dólar, provocada pela crise política, salvou os Marinho de tomar prejuízo em 2015. Ou seja, eles se beneficiaram financeiramente da instabilidade política instigada pelos veículos do Grupo Globo. Outro componente importante foi a redução no pagamento de impostos, obtida por elisão fiscal (é diferente de evasão, mas não muito): menos 38,7%.

Como paliativo, funcionou ano passado. Este ano, porém, para que os resultados se repitam seria necessário que o dólar continuasse a subir. Esta possibilidade, porém, é remota. Afinal, a crise política terá que ser resolvida e a moeda norte-americana, no mínimo, perderá força em sua subida, podendo mesmo cair. Assim, a recuperação terá que acontecer pelo lado do aumento da receita e/ou da redução da despesa (dando de barato que os advogados e financistas mágicos, comandados, respectivamente por Antônio Cláudio Netto e Sérgio Marques, não conseguirão arranjar outras maneira de escapar dos impostos).

A maior parte da receita do grupo de empresas do grupo, obviamente, vem da publicidade. A Rede Globo, a vaca leiteira, tem uma tremenda vantagem para obter anúncios – é o chamado Bônus por Volume (BV), algo que só existe no Bananão e foi inventado por ela nos anos 60, durante a ditadura militar.

Basicamente, o BV é uma propina legalizada paga às agências de publicidade para direcionarem as verbas que arrancam dos clientes para ela – se, por exemplo, a agência A tem contas no valor total de R$ 100 milhões dos cliente X, Y e Z, a Globo garante a ela receberá um percentual P, que é progressivo dependendo do investimento bruto, se convencer os clientes a anunciarem nela. Para dar argumentos à agência para que esta convença o cliente, a Globo conta com os números de audiência do Ibope, parceiro de décadas. Esses números, porém, começaram a ser postos em dúvida quando a alemã GfK chegou ao Brasil e já há anunciantes bem desconfiados de que estão sendo passados para trás há anos.

Neste quadro, fica fácil entender o quanto a publicidade do governo federal, que sempre foi muito importante, tornou-se caso de sobrevivência para o GG. Uma importância que cresce na medida em que a publicidade, em todos os mercados do mundo, incluindo o do Bananão, está se mudando celeremente para a internet onde a regra do BV não é o investimento bruto, mas o crescimento percentual do total do volume investido pela agência no veículo, em comparação com o ano anterior.

O atual governo não eliminou, mas reduziu drasticamente os valores investidos nos veículos do Grupo Globo, incluindo a TV. Esta é a raiz da campanha do Grupo Globo contra o atual governo, não qualquer preocupação com a corrupção (mesmo porque o próprio Grupo Globo é corrupto). Os Marinho esperam que o governo que suceder atual após o golpe voltem a anunciar nos seus veículos, a fim de recuperar a saúde financeira.

No entanto, essa imensa fragilidade econômica levou a uma fragilidade política. Dependente vitalmente do governo golpista, o GG deixa este com a capacidade de também mantê-la em rédea curta. Ora, boa parte deste eventual governo já está comprometida com a corrupção que o GG diz combater (Aécio NevesMichel Temer e outros). Como o GG dá entender aos que apoiam o golpe que a corrupção acabará no Brasil após a queda do governo do PT e não vai poder entregar o “produto”, será abandonada por boa parte dos ingênuos que nela acreditam – assim, obviamente, em poucos anos, terá sua importância política reduzida a níveis muito menores do que atual, pois contará apenas com os mais fanáticos antiesquerdistas do espectro político, que não são confiáveis, como descobriu o chefe dos Revoltados On Line da pior maneira. Esta perda de importância já pode ser sentida pelos veículos mais frágeis do GG, como o jornal e a revista Época.

 

Assim, a queda de força política deverá, nos próximos anos, reduzir a margem de manobra dos Marinho pra continuar chantageando os governos. Na verdade, é possível que essa situação se inverta, ainda mais que, também nos próximos anos, a companhia precisará realizar investimentos pesados na digitalização de equipamentos – e em sua constante atualização – e na passagem para o mundo da internet, e a única fonte de dinheiro barato são os bancos estatais, especialmente o BNDES, que já auxiliou os Marinho em outros momentos difíceis.

Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E se, somente por hipótese,

    E se, somente por hipótese, investidores donos de empresas de mídia, SABENDO O QUE IRÃO PUBLICAR, investissem em ações que iriam subir ou cair, após SEU PRÓPRIO noticiário, configuraria crime?

  2. Cassar a Concessão!..

    O governo tem é que anular o ato que prorrogou a concessão da Globo. Eles são inadimplentes com o Estado brasileiro, e, a rigor, jamais poderiam ter a concessão renovada!…

  3. Menos…

    Convenhamos, não precisa ser tão tendencioso quanto a Globo. Se eles lucraram 3 bilhões no ano (falta esta informação no texto) não pode se configurar um quadro de fragilidade financeira.

    Se lucraram 30% a mais e pagaram 40% a menos de impostos é um ponto para a Receita Federal analisar.

    No frigir dos ovos é isso mesmo. A Globo engana os anunciantes, o público, o fisco…

    1. Do lucro metade é resultado financeiro

      1,47 bilhão no resultado financeiro, metade do lucro total.

      E viva o banco central! 

      É claro que com Armínio Fraga seria muito melhor…

    2. O negócio de TV vai mal. As aplicações financeiras foram bem.

      Se você tem uma padaria que vende menos 15% de um ano para outro, e você ganha na loteria, você  pode ficar mais rico, mas isso não resolve os problemas da padaria.

      A fragilidade é da empresa de tv, pois está perdendo mercado em seu ramo de negócios. O lucro financeiro não é atividade fim da empresa, nem é possível contar com ele regularmente ano a ano, a menos que a Globo se transforme em banco ou casa de câmbio extremamente eficiente.

    1. Eu faço boicote a

      rede Golpe desde os meus 17 anos e hoje eu já tenho 46 anos. Hoje eu só busco informações na internet e assisto filme e documentários na TV a cabo. 

  4. Coleguinha,
    Larga de ser

    Coleguinha,

    Larga de ser desonesto e burro. Toda S/A publica, OBRIGATORIAMENTE, seu balanço em jornais nacionais, regionais, etc e tal.  Em português, claro. 

    1. SQN

      Só que o Grupo Globo/Globopar não são companhias abertas. Elas não têm ação negociadas em Bolsa (pode conferir na CVM e na Bovespa). Assim, não precisa mesmo publicar balanços públicos – envia-os para quem quiser, como mostra o primeiro link da matéria.

      É como dizia o Millôr: “nunca chame alguém de burro. O burro lhe dá uma boa resposta e aó quem fica sendo o burro?”

  5. A Internet começa a incomodar
    Ou seja: a Globo não consegue mais ter lucro com os seus “tradicionais serviços”, tiveram lucro com operações financeiras. Aos poucos a internet vai acabando com a velha mídia Brasileira

  6. RE: AS FRAGILIDADES DO GRUPO GLOBO

    Nassif,

     

    A Globo divulgou suas demonstrações financeiras de 2015 (popularmente “balanço”) na última sexta-feira (18/03) porém sem a transparência necessária. Trata-se, como sempre, de uma seleção daquilo que deve ser publicado. Pois bem, nesse balanço publicado estão faltando as NOTAS EXPLICATIVAS COMPLETAS que detalham cada número do balanço e resultado e que permitem entender as operações realizadas e onde ocorreram as principais variações entre um ano e outro. Essa prática da Globo de divulgar informações incompletas é de longa data.

     

    Devemos cobrar da Globo a transparência na divulgação dos seus resultados pois se trata de uma concessão pública. Queremos que a Globo divulgue no seu site as demonstrações financeiras com NOTAS EXPLICATIVAS COMPLETAS.

     

    Seguem exemplos de balanços de empresas com informações completas para termos uma referência de quanto de informação é omitida pela Globo:

     

    Ambev (notas explicativas a partir da página 58)

    http://ri.ambev.com.br/download_arquivos.asp?id_arquivo=99EA71EC-2168-4081-8CF2-8C8709A52193

     

    Abril

    http://grupoabril1.abrilm.com.br/ABRILCOMUNICA114.DEZ.pdf

     

    Vivo (notas explicativas a partir da página 80) http://telefonica.mediagroup.com.br/pt/Download/1274_DFP_2015_-_TELEFONICA_BRASIL_S.A..pdf

     

    Segue o link para acessar o balanço (incompleto) de 2015 e o site da Globo com os balanços disponíveis (todos incompletos):

     

    http://www.valor.com.br/valor-ri/empresa?empresa=1185692&nome=globo

    https://globoir.globo.com/listresultados.aspx?idCanal=s2wNrrevAJy+A7YKUmau4Q==

  7. De cabeça

    Vou colocar dados que lembro de cabeça, sujeitos a erros.

    Neste ano, na lista forbes dos mais rico, os 3 irmãos Marinho tinham, cada um, US$ 4,3 bilhões. Pelo que lembro, na vez anterior, eles tinham 7,2. Confere? Na anterior a esta, estavam com 8 e um pouquinho. Parece-me que a cada ano a fortuna está se desvanecendo. Além disso, no ano passado, somando os 3 irmãos juntos tornavam-se a família mais rica do Brasil, superando o primeiro colocado, dono da Ambev. Neste ano, os 3 irmãos juntos estão em quarto lugar, praticamente grudados no terceiro. Mesmo relativamente, perderam um parte do poder financeiro e logicamente político também. Alguém pode confirmar ou não estes dados de lembrança?

  8. Essa fdp Globo ontem sobre eleições americanas [ Globonews,paga]

    às 22:30 horas ontem, fez reportagem especial… sobre as eleições norte-americanas.

    Pretexto pra eles… se referirem à possibilidade de Impeachment no Brasil , entre as crises dos presidentes que renunciaram ou sofreram golpes! Eles, sistema Globo não cansa [ a bem da verdade, há alguns poucos programs de debate e entrevista que também às vezes surpreendem – claro que é tardíssima da noite, quando quase ninguém vê , e pra fazerem média de que há pluralismo – escondido ]

  9. O outro lado da moeda
    http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2016/03/lucro-da-globo-com-dolar-revela-o-lado-lucrativo-da-lava-jato-5363.html

    BLOG DA HELENA
    
    DESEMPENHO
    Ganhos da Globo com dólar revelam o lado lucrativo da Lava Jato
    Receita com publicidade cai 6%, mas lucro da empresa dos Marinho sobe 30%. Destaque para operações no mercado financeiro, sobretudo com dólar
    por Helena Sthephanowitz, para a RBA publicado 21/03/2016 08:54, última modificação 21/03/2016 12:02
    MÍDIA NINJA

    Protesto na mansão sem dono em Paraty, que não é notícia na Globo, cujos acionistas têm o que comemorar
    A Globo Comunicações e Participações divulgou seu balanço de 2015. A receita vinda dos anúncios despencou 6,1% em relação ao ano anterior. Mesmo assim, o lucro líquido da empresa aumentou astronômicos 30%. Motivo? Operações no mercado financeiro, sobretudo com o dólar.

    O fato coloca os responsáveis por vazamentos da Lava jato, no mínimo, em desconforto. Pois os vazamentos e pirotecnia da operação tem causado reboliço nas cotações do dólar e da Bolsa – e o Grupo Globo, que recebe vazamentos em primeira mão, lucrou muito com o dólar.

    Vamos desenhar um cenário: uma empresa jornalística qualquer passa a ter acesso antes de todo mundo a vazamentos que afetam a cotação do dólar. Sabe antes de outros investidores que o dólar vai subir ou descer quando publicar tais vazamentos. Se essa informação sair da redação antes de ser publicada e for parar nas mãos de quem opera o dinheiro da empresa com dólar, estaremos diante do uso de informação privilegiada.

    É ganhar dinheiro tão fácil como roubar o doce de criança.

    Virou um bom negócio investir na cobertura na Lava jato e operar no mercado financeiro. Os lucros podem ser potencializados controlando-se o que publica ou não, o momento de soltar as notícias, o tamanho do sensacionalismo, sempre de olho no efeito sobre as cotações.

    O vazamento de informações protegidas, se feito por funcionário público, já é por si só crime de violação de sigilo funcional. Se usado como troca de vantagens indevidas, outro crime se consuma. Se usado para obter lucros, ainda que por terceiros, através da manipulação do mercado ou uso de informações privilegiadas, a coisa ganha dimensões bem piores.

    Voltando à Globo, a Lava Jato parece que virou um grande negócio da emissora. Não para aumentar a audiência e anunciantes – ambos estão em queda. Mas para obter lucros no mercado financeiro, sem precisar vender anúncios.

    Sem investigação, de nada se pode acusar. Mas crimes de vazamento são fatos que ocorreram indiscutivelmente. Falta investigar e descobrir a autoria e motivação. E, como já dissemos em nota anterior, já passou da hora de investigar se está ocorrendo a prática criminosa de inside information, ou seja, informação sigilosa vazada clandestinamente, sabe-se lá por quem, para investidores saberem de antemão a hora de comprar e de vender dólar e ações, fazendo fortunas em poucas horas.

    Curiosamente, em escala bem menor do que o lucro obtido com o dólar, a Lava Jato também ajuda a cortar custos nas empresas jornalísticas através de demissões. Fornece “gratuitamente” conteúdo. As pautas que deixaram de ser produzidas por jornalistas demitidos são preenchidas por textos jurídicos da Lava jato, sejam os divulgados por ofício, sejam os vazados clandestinamente. O trabalho dos procuradores, policiais e juízes – remunerado com dinheiro público – substitui a mão de obra para empresas jornalísticas a custo zero. Para os patrões. Bom para os empresários da mídia corporativa, ruim para os trabalhadores que perdem seus empregos. E, no mínimo, suspeito para o contribuinte, que acredita estar bancando uma estrutura republicana…

    Balanço
    Para a TV Globo manter a mesma performance financeira de 2014, considerando a inflação medida pelo IGP-M, teria de ter uma receita líquida de R$ 13,14 bilhões em 2015. Teve de R$ 11,16 bilhões. Encolheu 15,1%.

    Em termos nominais, mesmo sem considerar a inflação, a TV Globo perdeu R$ 730 milhões na receita líquida de um ano para o outro.

    O Grupo Globo, que inclui as outras empresas, como a programadora de TV por assinatura Globosat, teria de ter a receita líquida de R$ 17,96 bilhões em 2015 para manter a performance do ano anterior. Teve R$ 16,04 bilhões. Encolheu 10,7%.

    Sem considerar a inflação, o Grupo Globo perdeu R$ 204 milhões na receita líquida em 2015.

    As demissões fizeram os custos operacionais caírem R$ 50 milhões, de R$ 7,11 bilhões em 2014 para R$ 7,06 bilhões.

    Mesmo com o encolhimento na receita, o lucro líquido cresceu quase 30%, ajudado pelas aplicações financeiras em dólar e pelos juros mais altos.

  10. Na verdade a margem caiu

    Nassif,

    O aumento da lucratividade do Grupo Globo em 2015 não passa de uma ilusão contábil, ou seja, ela se deu após a linha do EBITDA no Profit & Loss (Demonstração de Lucros e Perdas). Este suposto aumento do lucro líquido (Net Profit) não passa de efeito das variações cambiais de 2015 (indicando que a empresa acreditou na alta do dólar e aplicou em derivativos cambiais nesta direção), não se trata de melhoria no lucro operacional, na melhoria da margem EBITDA, que é o que de fato importa para se averiguar se a empresa de fato criou ou destruiu valor em suas operações cotidianas. Vejamos o que pode ter ocorrido, a título de mera simulação, desprezando o efeito da inflação de 2015:

     

    Ano                                                                           2014          2015      

    (A) Receita Operacional Liquida                           100,00        98,00      (menos 2%)

    (B) Custos & Despesas Operacionais*               – 80,00      – 92,80      (mais 16%)

    (A) – (B) Margem Bruta (EBITDA)                          20,00          5,20       (redução de 74%)

     

     * Custos & Despesas Operacionais sem a amortização e depreciação.

    Neste modelo, fica evidente que uma queda de 2% na Receita Operacional Líquida associada a um aumento de 16% nos custos e despesas operacionais produziriam uma queda de 74% na margem de contribuição. O Lucro líquido só poderia ter aumentado em 2015 como efeito das aplicações financeiras da empresa, indicando que apostaram no “cavalo vencedor”. Em contrapartida, caso não houvesse a crise política e o dólar tivesse permanecido estável estariam amargando vultosos prejuízos, ou até mesmo uma insolvência e quebra, tal como ocorreu com o Grupo Sadia e Aracruz em 2008, após desastrados investimentos em derivativos cambiais. Conclusão, o GG ganhou com a crise política de 2015 e depende dela para continuar produzindo lucros contábeis no curto e médio prazo.  

     

  11. Agora já não existe a menor

    Agora já não existe a menor dúvida de que o Brasil melhorará no dia em que esse câncer chamado Globo deixar de existir.

  12. Que se va

    Sinto muito pelos funcionarios, mas o dia que ruir, vou achar que é a melhor coisa que poderia acontecer para o Brasil no longo prazo. Ja deixaram tantas empresas falirem e agora mesmo estão destruindo as empreiteiras, porque não deixar ir à mingua essa coisa que so fez mal ao brasileiro, deixando-o na ignorância, desinformado, manipulado…

    1. Lembre se
      O deprimente espetáculo de abertura da Copa do mundo foi organizado pela Globo.

      Repare como fazem algo pensado para constranger todo o Povo brasileiro.

      Olhe novamente No youtube!

      Repare como é algo pensado e organizado! É trabalho!

  13. A respeito da Globo….
    Eu tenho algumas considerações. Ninguém entendeu o que aconteceu, só eu, hehehe.

    O Golpe é questão de sobrevivência, isso é bem óbvio, mas não pelos motivos que imagina. O balanço não interessa.e a questão não é financeira. A questão é poder!
    A Globo definha porque foi descartada. Os sinais São claríssimos e se recusam a ver porque no fundo acreditam mesmo ser um Deles. Mas o fato é que não são e aqueles que ignoram fatos não costumam durar muito.

    Com a Internet Não há mais razão para intermediários para o trabalho que realiza. Seu chefe decidiu que pode fazê lo diretamente.
    Canais de TV são coisa do passado. Concessões de TV existem porque o espectro é LIMITADO mas, ATENÇÃO, não existe mais esta limitação.
    Então aquilo que é a fonte de seu poder evaporou com o surgimento de NOVA TECNOLOGIA. É uma guerra que não pode ser vencida!

    Mesmo que o Golpe de certo e consigam, pelo Congresso, bloquear alguma coisa, isso só prolongará sua agonia por talvez mais 15 ou 20 anos.

    A única esperança da GLOBO para manter sua relevância seria, como os militares, compor com o Povo. Eles poderiam ser o canal do Brasil mas estão cegos por ideologia do século passado. Vão morrer!

    Não há outra alternativa para a Globo. Ou representam o Brasil ou vão desaparecer Porque, repetindo, não há mais necessidade de intermediários!
    Não há lugar no mundo para a Globo que não seja como representante do Brasil! Seja o que for que a Globo consiga, a decisão foi tomada e não há volta!

    Mas a ficha não cai!

    Vc tem que ver o mundo Como ele é. Acorda moreninho!

  14. E ……………….

    Como dizem alguns analistas sobre as potências – ” O perigo maior não é quando os impérios estão se formando, mas quando estão ruindo “!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Tonam-se selvagens e lançam mão do classico – ” Os meios justificam os fins” !!!!!!!!!!!!!!!!!

    Todo cuidado é pouco, pois estão desesperados !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Que tal praticarmos o também classico – “BDS’. Essa sigla significa ‘Boicote, Desinvestimento e Sanções’ !!!!!!!!!!!!

  15. E no entanto, no dito

    E no entanto, no dito mensalão, os capadócios ministros acovardados condenaram os petistas pelo tal BV; mas, até hoje, nenhum juizete de porcaria alguma foi capaz de mandar a globo parar com o jabá-publicitário. Pois é, alguém ainda acredita que daquele convescote dito tribunal pode sair qualquer coelho?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador