Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Como a Lava Jato está travando a economia, por André Araújo

 
Por André Araújo
 
Diz o maior jornal da Espanha, EL PAÍS, na edição de ontem. Olhando de fora e de longe o jornal viu aquilo que aqui muitos se recusam a ver, especialmente aqueles que não tem qualquer risco de desemprego. A paralisia dos projetos de infraestrutura é a tônica do jornal, como sempre muito bem informado. A loucura na ânsia punitiva de um “comité de salvação pública” acabar com grandes construtoras e agora bancos, estaleiros, toda a cadeia de óleo e gas, como se isso fosse necessário como efeito colateral de uma campanha de justiciamento, vai causar ao País um prejuízo infinitamente maior que a corrupção que visa debelar. Como será que não percebem isso que está na cara de todos?  A explicação ” Miriam Leitão”, que depois do processo teremos um País melhor, é própria de um completo desconhecimento do mundo real. Empresas de grande porte são resultado de 50 ou mais anos de formação, não se criam novas rapidamente, é processo longo, de gerações, nos escombros das atuais não virão em curto prazo novas.
 
É uma visão de Poliana, tudo cor de rosa, fora da realidade factual, a desagregação de equipes de construtoras não se reparam da noite para o dia, cada engenheiro dispensado vai cuidar de vida de forma diferente, não se rejuntam numa nova empresa, esse é o mundo real e não o mundo dos sonhos de idealistas que desconhecem a realidade econômica.

 
A desmontagem do setor de infraestrutura do País, um dos maiores do mundo, é o tema da reportagem de EL PAIS.
 
Lamentavelmente tenho visto entre amigos bem intencionados essa visão de “temos que fazer justiça” prendendo esses corruptos mas não são capazes de medir efeitos colaterais que não são tão claros para quem não domina uma visão de conjunto da economia. Grande parte da culpa é da mídia ao dar ênfase a aspectos midiáticos e não a consequências.
 
Hoje a equipe de formadores de opinião da GLOBONEWS, liderados por  Renata Lo Prete e Merval Pereira, no Jornal das Dez, estavam em extâse com uma longa reportagem sobre a transferência de prisão de André Esteves em filmagem ao vivo tirada por helicóptero, o grupo estava EUFÓRICO, rindo e trocando graçolas, estavam delirando com o cortejo de carros, muitos, com pessoal fortemente armado como se fossem combater o ISIS,  para levar Esteves da carceragem da PF para o Presídio Ari Franco, um verdadeiro esquadrão de combate para dar efeito televisivo máximo, a turma da GLOBONEWS, Merval de pé, coisa rara, não continha a alegria, como se estivessem enebriados por champagne Taittinger, ainda maior porque o STF negou Habeas Corpus a Esteves. NENHUM, absolutamente nenhum comentário, entre tantos jornalistas experientes, sobre os efeitos dessa prisão sobre o banco BTG, sobre os demais bancos, sobre o investimento estrangeiro e a visão exterior do Brasil.  
 
A prisão de Esteves saiu em artigos longos em toda a imprensa econômica mundial, no Financial Times foi matéria de primeira página, no WSJ idem, porque o pessoal da Globonews não se estendeu sobre isso ao invés de comentar a cor da camisa e da calça do Esteves entrando no Instituto Médico Legal?
 
Medíocres e limitados, o que está em jogo é muito mais do que a pessoa do Esteves, é o futuro do País.
Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

57 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Futuro do país?
    Em qual

    Futuro do país?

    Em qual momento da história da REDE GLOBO eles estiveram preocupados com o Brasil?

    Nunca estiveram e nunca o farão.

    Triste é ver Dilma aceitando tufo isso calada, sem uma reação a altura.

      1. Em 2008 numa crise mundial

        Em 2008 numa crise mundial Lula mandou o Banco do Brasil baixar os juros e oferecer crédito…

        O presidente do BB disse que não podia fazer aquilo…

        Lula demitiu o cara no outro dia.

        O substituto (Bendine)  fez e o BB obteve lucros, todos os outros bancos tiveram que ir atras do BB.

        É preciso dizer que a mídia canalha caiu de pau em cima de Lula?

        http://tvuol.uol.com.br/video/lula-demite-presidente-do-banco-do-brasil-04020C1B3272E4C92326

  2. Então a culpa é da Lava Jato

    Está explicado: não houve crise internacional, queda de preços de commodities, erros na condução da economia, muito menos refinaria de Pasadena e congelamento de preços de gasolina e energia elétrica, a culpa de tudo é a Lava Jato!

    Sem corrupção não há progresso, se o povo quiser continuar a melhorar de vida tem que deixar o PT roubar. Viva a inflação e a corrupção, pilares do nacional-estatismo!

    1. Segundo o Nelson Rodrigues

      Segundo o Nelson Rodrigues existe o “idiota da objetividade”. Este é o “idiota da moralidade”. Se o senhor não tivesse preguiça intelectual, aprenderia alguma coisa com os textos do AA em que ele mostra por A + B que em todo caso de progresso no mundo houve corrupção. Não como pré-condição, mas como fruto dos defeitos do ser humano.

      O que se propõe é que se combata e corrupção com inteligência, algo que passa longe da mentalidade rasa dos eternos seguidores da UDN 

      1. Sempre houve, mas não por causa de

        Em todo caso de progresso do mundo sempre houve corrupção, mas como você mesmo admitiu, corrupção não é pré-condição, e sim consequência. Mas a ideia de que a corrupção está sendo combatida “sem inteligência” é apenas uma opinião pessoal sua. Nada prova que os juízes sejam udenistas ou opositores sistemáticos do governo, isso nem faz sentido, pois o PT está no poder lá se vão 13 anos, e a grande maioria dos juízes e delegados da PF foi nomeada pelo PT.

        1. Só algumas perguntas

          Sim, nada prova que os juízes sejam udenistas, mas por que ainda nenhum tucano foi preso? Eles são reconhecidamente probos? A própria mídia já noticiou (muito superficialmente) casos de corrupção que envolvem tucanos. Nenhum está no alvo de nossa justiça. Por enquanto, esta operação está longe de limpar o Brasil da corrupção. Mas, certamente, ela já conseguiu devastar grande parte da infraestrutura econômica brasileira. Não lhe parece que isto serve a interesses estrangeiros? 

        2. Meodeos !!

          Juízes e delegados da PF nomeados pelo PT? Não seria por provas e concurso público? Em que mundo vc vive? 

          Por favor, volte mais vezes ao blog para adquirir melhor “senso de noção” das coisas e não ficar repetindo bobagens.

           

        3. Sr. Pedro Mundim, sua frase
          Sr. Pedro Mundim, sua frase “…e a grande maioria dos juízes e delegados da PF foi nomeada pelo PT.” Mostra o tamanho da sua ignorância… da sua imbecilidade. Antes de vir aqui vomitar bobagens… estude um pouco!

  3. Cara de pau não tem limites

    Quem está parando o Brasil é a corrupção sistêmica desse governo, não a lava jato! Se não houvesse tanta roubalheira, talvez sobrasse dinheiro para a Petrobras continuar investindo, contratando outras empresas e criando empregos!! E por que não faz isso?? Porque foi assaltada e não tem dinheiro! Isso mesmo, não tem dinheiro e parou diversos investimentos, causando demissões em cascata!

    Diversos setores estão parando por causa do desemprego, comércio, construção civil e outros tantos! Não, a crise não coi criada pela imprensa, pela lava jato ou por outro ente qualquer que os defensores dessa quadrilha insistem em culpar! Sugiro humildade para reconhecer que estavam errados, acreditaram numa mentira, numa quadrilha! Será menos doloroso!

  4. Pra mim não é uma visão

    Pra mim não é uma visão poliana. É uma visão conveniente pro momento = a política trava a economia de vez e aí o desemprego explodindo criará uma pressão social que será usada pela oposição para tentar tirar o governo Dilma. Se amanhã a oposição tomasse o poder, aposto que o discurso de Miriam começaria a fazer uma guinada de 180 graus; aí ela começaria a falar que tem que se matar o carrapato da vaca mas não usando uma espingarda – que é o que ela defende agora. Estão jogando o país num cenário de terra devastada. 

  5. A Lavajato travando a Economia !!

    Não é a Lavajato que esta travando a economia, mas sim a robalheira iniciada pelo PSDB e continuada pelo PT que esta travando a economia.

  6. A Globo não enxerga que se a

    A Globo não enxerga que se a atividade econômica foi de vez para o buraco (estamos muito próximos), ela será tragada junto.

    Baseado no que o André escreveu ontem, falidos não anunciam.

    Apenas não entendo toda a passividade do empresariado nacional (Fiesp, Firjan, Febraban, Ruralistas, Anfavea, etc) com a Lava-jato.

    Não é hora de um basta?

    1. Não entendo

      “Apenas não entendo toda a passividade do empresariado nacional (Fiesp, Firjan, Febraban, Ruralistas, Anfavea, etc) com a Lava-jato.”

       

      Não entendo também. Acho muito estranho.

       

  7. Porteira Fechada

    Ao invés de identificar e punir o sujeito que jogou um chinelo no campo, ou outro sujeito que brigou na arquibancada, a Justiça castiga todos e deixa o Brasil inteiro de “porteira fechada”. Onde será o próximo jogo? Em Miami?

  8. Por que perder tempo com a globo news?

    Como dizia o Barão de Itararé, “De onde menos se espera, daí é que não sai nada”. Assistir a esse pessoal, só se for para se aborrecer. O que denfato me preocupa é a completa falta de senso da PGR, do STF e da Presidência da República. Prender essas pessoas em regime fechado, só para musculatura? Para quê? Para provar que ministros são pessoas de reputaço ilibada? Quem duvida disso? Outras perguntas que surgem são: Quanto vale um Esteves? Quanto vale um Odebrecht? Quanto os EUA ou a Alemanh pagariam por eles? Essa sanha punitiva, essa tendência auto-fágica brasileira irá até aonde? Estamos a ver essa geração apolítica e acrítica, criada e sevada durante a ditadura e o pós-ditadura destruir completamente setores incontestávelmente centrais e fundamentais para o país. Colocando em risco todo e qualquer projeto de país nos próximos 20 anos. Expondo ainda mais a nossa economia aos interesses de companhias transnacionais. Parece que estamos voltando ao período da república velha, grandes empresas internacionais fizeram a festa, sem qualquer concorrente nacional. Assim, eu ouso me perguntar, sob o interesse de quem esses doutos juízes e procuradores e essa republicana PF trabalham? Sob o do país é que não é.

    Além disso, essa mídia que gosta de ver o circo pegar fogo, mal sabe que está sob a lona e que, mais cedo ou mais tarde será uma das vítimas. Triste ver a incompetência dos herdeiros. Roberto Marinho já teria pulado desse barco há muito tempo…

    O triste é saber que ainda não nos recuperamos do golpe de 64 e das aventuras político-econômicas das 4 décadas passadas. Estamos a viver agora o ativismo de um poder da república que deveria se manter neutro, ser o garantidor e a salvaguarda dos direitos individuais. Poder esse exercido por pessoas sem o menor compromisso com o interesse nacional e sem a menor competência para ter qualquer idéia do que seja isso. Abriu-se a caixa de pandora e Nero está a tocar fogo em Roma.

  9. Um sobrinho e um filho…

    Um sobrinho e um filho… desempregados por conta dessa patacoada de superstars judicialistas! Por enquanto.

    Um já tinha preparado toda a papelada pra ingressar na empresa, aguardando só o chamado pra iniciar; o outro, aguardando só receber o diploma pra efetivar-se na mesma empresa em que havia estagiado… esperanças perdidas! Os agentes da desordem resolveram travar o país. Já que os petistas se safaram de todas as campanhas de paralisia a partir da midia, o golpistas estilo paraguaio resolveram entrar em cena. Só isso. Tem droga de justiça coisíssima nenhuma. Ditadura togada, lastreada na ditadura midiática.

    Como pode um corpo andar se sua cabeça vive ébria? Como pode um país avançar com um porcaria de elite dessa no real comando?

  10. Vai todo mundo pra lama…

    Corrupção no Brasil é generalizada. 

    Vai tirar uma nota em hoteis, restaurantes, postos de gasolina para ver a conversa do vendedor.

    “Vai tirar nota no valor ou…”

  11. Tenho dito desde o primeiro

    Tenho dito desde o primeiro momento que os prejuízos causados ao Brasil por esta operação lesa-pátria são infinitamente superiores aos prejuízos causados pela corrupção. Não que se justifique fazer vista grossa em relação às propinas. Mas, daí a usar esta corrupção como meio de atingir objetivos políticos inconfessos, que é o que está acontecendo, vai uma longa distância. A Lesa-pátria, conhecida também como Lava Jato, pode recuperar alguns poucos milhões de reais, mas está causando prejuízo superior a R$ 150 bilhões segundo analistas que acompanham a queda do PIB ligada aos setores investigados. Eu faria uma troca de olhos fechados: deixem de lado os 5 ou 6 bilhões roubados nos últimos 20 anos, e nos devolvam pelo menos a metade dos R$ 150 bilhões roubados em um ano apenas pela operação lesa-pátria.

    E o pior é que a questão econômica talvez seja a menos importante, neste caso. A Lesa-pátria está acabando com o texto constitucional, prendendo e vazando informações seletivamente; abusando da prisão preventiva e da delação premiada; transformando o Brasil numa espécie de trerritório dominado por uma força estrangeira – a ideia que temos deste complô do Paraná é esta: trata-se de uma força de intervenção, com direitos acima das leis vigentes, com total poder para fazer o que bem entende. Quem está por trás disso?

    Lógico que esta força externa, que age internamente, não surge de um dia para o outro. Formaram um complô reunindo um juiz que se julga predestinado a “salvar a pátria” que estaria corroída pelos governos do PT – só do PT porque os 8 anos de FHC e os 20 anos do tucanato em SP foram uma maravilha, um paraíso – e mais meia dízia de policiais federais de um governo que não governa e de promotores que se julgam igualmente predestinados. A ação desse complô, com total cobertura da mídia golpista, que é outra força externa e de intervenção para nos manter colônia dos grandes centros imperialistas, praticamente anulou as leis vigentes e as instituições, que se tornaram meramente homologatórias da ação da Lesa-pátria.

    O problema é que boa parte do Brasil, a maioria talvez, ainda não percebeu isso e tem a vã ilusão de que o Brasil está sendo passado a limpo. A mesma ilusão que tiveram essas pessoas, mentalmente trabalhadas pela mídia, quando do julgamento da AP 470, conhecido como mensalão do PT. Enquanto o mensalão tucano de Minas era descaradamente arquivado, sob o silêncio cúmplice dessa mesma mídia falso moralista, estes palhaços transformavam o mensalão do PT em exemplo de que o Brasil estaria varrendo as sujeiras. Hipocrisia, quando se sabe que outros grandes escândalos, talvez maiores do que todos estes, como o do Banestado e o trensalão de SP, eram simplesmente esquecidos nas gavetas da justiça e na blindagem da mídia. Da mesma forma que a Operação Zelotes original – não esta segunda fase, claramente para atingir Lula – foi blindada pela mídia e pela justiça brasileira.

    Ora, vivemos um circo, com o país sendo destruído, e infelizmente sem que o governo federal tenha qualquer capacidade de reação, pois está preso a um republicanismo de araque. Depois que concluírem a obra do mal, com a instalação de governos fantoches – se bem que o governo Dilma não está muito distante disso não – e uma democracia formal, dominada pela agenda fascista e neoliberal da mídia e de seus seguidores lobotomizados, aí demoraremos mais meio século para recuperar talvez o que perdemos.

    Por isso não tenho receio em afirmar que troco os 5 ou 6 bilhões de corrupção acumulada em 20 anos pelos estragos econômicos, políticos e geopolíticos que esta operação lesa-pátria está causando ao  Brasil.

  12. Prenuncio de um 2016 movimentado

    O PT tem sido de uma tibieza de envergonhar sua militância aguerrida. Rui Falcão tem chutado todos que caem, por qualquer razão. Tem feito seus acertos de contas, como no caso Dirceu. O governo também é tibio, mas até se entende a posição da presidência, ha um ano ela não consegue governar, tanto as turbulências criadas pelo juiz Moro e o MPF, com a Lava Jato. Mas é certo que o governo é fraco, o Ministro da Justiça nem se fala. 

    O Ministro Teori negou revogar a prisão de André Esteves. Para que serve a prisão /preventiva/ do presidente do BTG Pactual ? So tumultua mais a crise politica-econômica no Pais. 

    Eu achando que o annus horribilus ja havia chegado ao seu apice. Daqui até o natal, parece que ainda teremos muito movimento. E assim a Lava Jato vai perdurando. 

  13. O mais lamentável é que a

    O mais lamentável é que a sociedade é informada por mentes tão limitadas e que aida por cima usam viseiras de burro. Aliás,  todosos apresentadores de jornais da rede Globo se divertem muito e têm verdadeiros orgasmos a cada peça desmontada da nossa economia.  Que horror, parece que estão em outro país e não no deles também.

  14. Quem deu carta-branca para o
    Quem deu carta-branca para o Moro ?
    O objetivo maior sempre foi GERAR CRISE e manchetes, e assim ganhar o congresso (conseguiram) e a presidência (quase conseguiram).

    Sabemos que “o maior escândalo de corrupção” estaria resolvido quando tirassem o PT da presidência, e por isso o show de vazamentos seletivos e prisões espetaculosas continuaram na busca pelo impeachment, mesmo que indo além das manchetes, sempre ficou óbvio que os grandes culpados eram as REGRAS do jogo e não as peças que estão a prender !
    (Me refiro aqui aos “necessários” financiamentos eleitorais e, no caso específico da Petrobras, à Lei do fhc trocando licitações públicas por “cartas convite”).

    Mudemos as REGRAS, porque as peças serão eternamente substituídas.

    Os financiamentos eleitorais conseguimos proibir. Mas como estão as Licitações Públicas da Petrobras ? Voltaram ??

    E a NAÇÃO não pode continuar aceitando “médicos” que matam propositalmente os seus pacientes…

    Att.
    Martin

  15. AA como sempre direto e reto

    AA como sempre direto e reto na defesa incondicional do arcaico capitalismo brasileiro analógico, desonerativo, 1+1+3=30, carfeano, cartelista, rentista & fundiário, do velho capitalismo de lápis na orelha do reinol na venda secos & molhados uma porta pra freguesia e meia dúzia de escravos e suas crias mosqueando sujos mal-cheirosos ali por ali… nos beirais, terreiros, ruas… mendigando caridades & guloseimas & misericórdias dos altivos donos exploradores das terras brasilis…

    AA na defesa épica tomitruante do velho e forte capitalismo de compadrio de “mercado vendido” mamando com gosto! nas tetas gordas privilegiadas da vaca sagrada da elite de mando desde sempre… o caixa 1 2 3 4 5 6 do estado escancarado aos amigos e ungidos do reizinho das palestras edificantes aos bem-aventurados do reino do céu…

    1. Secos e molhados

      Ok, nós temos que modernizar o Brasil e tirá-lo do arcaísmo do capitalismo do compadrio, mas o texto, apesar de preocupado demais com canalhas da estirpe do André Esteves, também alude à perda de ação de empresas como a Petrobras e construtoras que desenvolveram alta tecnologia e estão aptas a produzir riqueza no Brasil, bem como atuar no exterior para benefício global. Então, no atacado, ele está certo. No varejo a conversa é outra.

    2. Meu caro, esse é o

      Meu caro, esse é o capitalismo que temos, não há outro na prateleira para substitui-lo amanhã e é esse capitalismo que HOJE dá empregos, não um capitalismo teorico de santelmos e polianas que não existe em lugar algum do planeta.

      Não existe um capitalismo limpinho, santificado em pais algum, todos operam com conexões com o poder, pode mudar a roupagem mas o sentido é o mesmo. O capitalismo da Russia, da China, do Japão, da Coreia do Sul, da Turquia, da Indonesia, da Tailandia, de todo o mundo arabe, nem se fale da Africa, opera por CONEXÕES COM O PODER.

      Até no pais santo dos Estados Unidos, as grandes empresas de armamentos tem mega lobbies em Washington para empurrar projetos de novas armas, criando a necessidade que muitas vezes não existe para conseguir contratos, não há dinheiro por baixos dos panos porque todo pagamento é sur la table, em cima da mesa e registrado mas o sentido é o mesmo do capitalismo de compadrio, a disputa por contratos com o Pentagono não é tão ética como aqui a GLONONEWS vende.

      Não nos penalizemos por esse capitalismo, é da essencia de todo capitalismo operar com o maximo de conexões com o poder.

      1. Vai além de “Conexões com o

        Vai além de “Conexões com o Poder”.  Vou deixar um trecho de Barthes:

         

        “É, com efeito, de poder que se tratará aqui, indireta mas obstinadamente. A “inocência” moderna fala do poder como se ele fosse um: de um lado, aqueles que o têm, de outro, os que não o têm; acreditamos que o poder fosse um objeto exemplarmente político;  acreditamos agora que é também um objeto ideológico, que ele se insinua nos lugares onde não o ouvíamos de início, nas instituições, nos ensinos, mas, em suma, que ele é sempre uno. E no entanto, se o poder fosse plural, como os demônios? “Meu nome é Legião”, poderia ele dizer: por toda parte, de todos os lados, chefes, aparelhos, maciços ou minúsculos, grupos de opressão ou de pressão: por toda parte, vozes “autorizadas”, que se autorizam a fazer ouvir o discurso de todo poder: o discurso da arrogância. Adivinhamos então que o poder está presente nos mais finos mecanismos do intercâmbio social: não somente no Estado, nas classes, nos grupos, mas ainda nas modas, nas opiniões correntes, nos espetáculos, nos jogos, nos esportes, nas informações, nas relações familiares e privadas, e até mesmo nos impulsos liberadores que tentam contestá-lo: chamo discurso de poder todo discurso que engendra o erro e, por conseguinte, a culpabilidade daquele que o recebe.”

        Acredito ser proporcional: os que vociferam, mas os que vociferam com arrogância, como os autorizados da moral superior, são os que no íntimo desejam exatamente o oposto. É o Édipo querendo matar o Laio para, enfim, ficar com Jocasta.
         

      2. Já que tocou no assunto…

        Volto à questão que te fiz em outro post: Você acredita que os EUA se envolveram em algumas, digamos, guerras, somente por vontade política (Vietnã, Afganistão, Iraque)?

  16. Caro André,
    ontem fiz um

    Caro André,

    ontem fiz um comentário questionando o princípio que ampara os argumentos do seu artigo sobre Miriam Leitão. Faço agora um questionamento mais extenso, que inclui a crítica do princípio e também suas premissas sobre a crise pela qual passa o país. Bem, o referido princípio é “O Estado está acima da Justiça”. Nada é mais apropriado para sustentar uma tirania. Colocando-se acima da Justiça, o tirano, que manipula o Estado segundo seus projetos e ambições, comete as mais incríveis barbaridades. Luis XIV foi explícito sobre sua visão do assunto, ao afirmar “L’État c’est moi”. Com base na sua inquestionável experiência sobre o mundo dos negócios, sua visão da realpolitik, você tem extrapolado alguns limites da cautela. Em um post anterior, apontou que o domínio dos Médici sobre a Itália medieval resultou em Florença, no comércio internacional e nas obras de Da Vinci e Michelangelo. Isso me pareceu retórica de cinema, como por exemplo no filme O Terceiro Homem, no qual  o personagem representado por Orson Welles antecipa as suas palavras. E complementa que a Suíça, em mil anos de ordem e lei, só inventou o relógio cuco. Bem, o relógio cuco foi inventado na Alemanha, mas isso é irrelevante. 

    Sem Justiça não há Estado, exceto Estado controlado por algum tirano. E Justiça pode existir sem Estado.

    Quanto à crise pela qual passa o país, ela não resultou da Lava Jato. Teve início, isso sim, nos quatro anos do primeiro mandado de Dilma, que governou com o único objetivo de se reeleger, para isso apelando para controle de preço de combustível, que quebrou a Petrobras, e da eletricidade, que quase quebrou a Cemig e a CESP. Isso e mais outras iniciativas demagógicas e insustentáveis no médio prazo.

    Em defesa das empreiteiras, que floresceram mamando nas tetas do governo, fazendo obras para o governo pelo triplo do preço praticado no mundo que deu certo, você tem afirmado que elas pagam propinas porque caso contrário não obtêm contratos. Em primeiro lugar, o papel de quem é achacado é denunciar a extorsão. Em segundo, alegadamente são achacadas pela burocracia das estatais brasileiras. Em que nível da burocracia teve origem a licença para a exrtorsão? Acaso as ordens para o assalto terão vindo de nível acima da burocracia, do próprio Estado que controla as empresas?

    Acho também intrigante a parcialidade com que a defesa das construtoras corruptas tem sido feita pela militância governista, e sobre a qual seu pronunciamento ainda é aguardado. A Samarco sem dúvida tem de ser responsabilizada pelos danos causados pelo rompimento da barragem em Mariana. Já se comprometeu a criar um fundo, com valor provisório de R$1 bilhão, que pode ser aumentado conforme a necessidade. Mas os militantes acham que a Samarco deve ser fechada, banida, proibida de atuar em território brasileiro. Quantas pessoas a Samarco e a Vale empregam?Quanto de impostos pagam a cada ano? Por que nesse caso esse fatores são ignorados?

    Acho que punições severas devem ser aplicadas aos atores identificados das falcatruas das empresas da lava Jato, e penas financeiras também severas devem ser aplicadas às empresas. Isso não vai destruir o Estado brasileiro.

     

    1. Meu caro, é claro que existe

      Meu caro, é claro que existe Estado sem justiça, o Estado absolutista dos Reis Bourbon, dos Czares russos e de todos os paises desde o Imperio Romano até o Imperio de Carlos V não tinham justiça, só a vontade do soberano. Que justiça tem

      a China de hoje? Portanto é perfeitamente possivel Estado sem justiça, Estado é um ente atemporal, aético, é um criação humana complexa, justiça é um conceito e um instrumento de dirimir conflitos mas nem na teoria e nem na pratica a justiça pode estar acima do Estado.

      Quanto ao eixo do artigo, é a realidade atual, não são só 5 empresas atingidas pela Lava Jato, só nas fases primeiras são 29 mas quantas coligadas em outros setores essas empresas tem? São dezenas e está tudo à venda, estão se desmontando esses conglomerados e o comprador é o capital estrangeiro, a OAS vendeu a Invepar, que controla o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do Pais, para a Brooksfield, antiga Brascan, a Camargo colocou tudo a venda, a Odebrecht tem uma lista de ativos à venda, todos esses ativos tinham empregados, as demissões diretas causadas pela Lava Jato são de muitas dezenas de milhares, só o estaleiro da Engevix em Rio Grande demitiu 3.500, por todo o Brasil estaleiros estão fechandoe é risivel achar que nascerão empresas novas para substitui-las, isso leva muito tempo e não é assim tão facil.

      1. Leia antes de responder

        Eu disse:

         

        Sem Justiça não há Estado, exceto Estado controlado por algum tirano.

         

        Você responde:

         

        Meu caro, é claro que existe Estado sem justiça, o Estado absolutista dos Reis Bourbon…

        e segue uma lista de Estados controlados por tiranos. Você é bem melhor do que isso, caro André!

         

        Você também faz questão de deixar sem resposta o quanto o Estado brasileiro tem pago para manter as empresas ora em dificuldades, já não contando com as tetas do governo. Pagar US$20 bilhões por uma refinaria que deveria ter custado US$5 bilhões é bom para o Estado? Abra-se o mercado para empreteiras estrangeiras e se verá o quanto cairá o custo das obras. Nenhum país pode bancar essa farra.

        1. Mas quem te garante que a

          Mas quem te garante que a refinaria deveria ter custado 5 bi ? Se houve esse aumento é porque houve alterações no projeto.

          Falar é muito fácil. Por que então não constroem uma refinaria por 5 bilhões ? Se fosse assim tão fácil já teriam construido, ora. Nâo se constroe refinaria no Brasil há 30 anos. Até o Know How foi quase perdido.

          Voce acha mesmo que o custo foi 5 bi e o preço foi 20 ou 30 ? Acha mesmo que a empresa vai ter uma margem de lucro de 15 ou 20 bi ou 300% em apenas uma obra ? Só se for na Africa, no Iraque, no Afeganistão,  ai talvez, mas mesmo assim os riscos são muto maiores.

          Isso não existe, é delírio e ilusão. Se assim fosse as empreiteiras brasileiras seriam as maiores coorporações do mundo em poucos anos.

          Pode existir algum sobre-preço ? Claro que pode e existe sim. Tanto em custo quanto em quantitativos. Da mesma forma que também existem casos aonde a empresa leva prejuizo com a obra. Não é um negócio fácil como muitos imaginam.

          Seria uma beleza se o TCU construisse as obras com o que eles dizem custar.

          Até parece que virão empreiteiras estrangeiras (até onde eu sei não é proibido vir, o mercado não é fechado) e fazer as obras por preços menores. Só se trouxeram chineses escravos para trabalharem nas obras, ora.

          Ainda mais com esse clima de prisão sem condenação no País.

          Só se o Moro garantir, gerente de empreeiteira estrangeira eu não prendo.

          1. Os rococós neoliberais dos

            Os rococós neoliberais dos defensores da Lava Jato deixam ainda mais explícito seus propósitos: destruir o capitalismo brasileiro, não por ser este ineficiente ou corrupto, mas por competir internacionalmente com o capitalismo americano(que prática tudo que está sendo condenado nos brasileiros).

            Há anos que os EUA tentam abrir o mercado de licitações públicas brasileiro para suas empresas(ao mesmo tempo em que mantém o seu mercado fechado para as empresas estrangeiras, em nome da segurança nacional). A Lava Jato foi a maneira que encontraram para conseguir isso: destróem as empresas brasileiras e, em seguida, defendem a abertura do mercado para as empresas americanas.

             

        2. Estou de acordo com o Araújo

          Estou de acordo com o Araújo nesse ponto, você não pode quantificar os benefícios apenas em bases monetárias, há externalidades positivas nessas obras(o que justifica a intervenção do Estado, por tratar-se de um bem público), elas não apenas geram empregos, mas o desenvolvimento tecnológico, indispensável para que as empresas brasileiras sejam internacionalmente competitivas.

          O núcleo do desenvolvimento tecnológico dos EUA é seu orçamento de defesa. Os americanos abrem as compras governamentais nesse setor para a competição estrangeira?Não, ela é exclusividade de empresas americanas, em nome da segurança nacional. São gastos do governo americano no setor de defesa que financiam a pesquisa e desenvolvimento de empresas privadas, tecnologias que serão utilizadas em seus produtos.

          Araújo está corretíssimo em seus artigos sobre a Lava Jato, que está deixando explícito seu objetivo de destruir o capitalismo brasileiro para que esse não poissa competir internacionalmente com empresas americanas, vide os procuradores indo aos EUA municiar a Justiça daquele país contra a maior empresa brasileira.

          Os caminhos da Lava Jato também deixam isso patente, vide seus alvos: Petrobrás, o setor nuclear, as empreitieras brasileiras e seus contratos na África, o BNDES, é descarado que o objetivo dessa operação é desarticular o capitalismo brasileiro competitivo internacionalmente.

           

    2. Permita-me comentar.A meu

      Permita-me comentar.

      A meu ver o espírito do artigo não é levar para o outro extremo, mas sim, pedir bom senso às autoridades do País na condução do mesmo e nao permitir excessos de alguns poderes, no caso a PF e o MP, referendados pelo judiciário.

      A justiça tem que funcionar, mas não pode extrapolar, como têm, notoriamente, feito, respaldados pela mídia e pelo clima que se criu no País.

      O Grande problema é a falta de comando do Executivo e a falta de coragem de Ministros do STF do PGR. Realmente, esperar bom senso de PF e juiz de primeira instancia pode ser um pouco demais. Mas de Ministros do STF e da chefe do Executivo que deveria cortar os excesso da PF, é um mínimo para um País que quer se desenvolver.

      Pode-se fazer todas as investigações sem criar um clima de terrorismo, de terra arrasada, como se todos os políticos e empreiteiros fossem ladrões.

      Virou uma guerra santo, aonde a turma da republica do paraná são os puros, estão sempre corretos. Mas vemos que não é bem assim. E o carcereiro japones vazador, por que o Moro não prendeu ele também ? Ou voce considera que justiça é só de um lado ? E os delegados que grampearam o Youssef ? Por que não estão presos ? E a delação do Cerveró, aonde ele escondeu as questões relativas a Africa, vai ficar por isso mesmo ?

      Daniel, e o Juiz que andou no carro do Eike Batista, por que não está preso ? Então para voce a justiça está funcionando ? Tem certeza ? Eu estou confuso. O Senador foi preso ilegalmente segundo fartamente demonstrado por aqui. E ai ?

      Por que o caso da Petrobrás está no Pr e não do Rj  ? O caso poderia muito bem ter sido dividido para que não se criem justiceiros e cada vara tocando o processo. Qual seria o problema ? Por que não está em segredo de justiça já que impacta na economia ?

      Quando a questão da economia, voce não tem razão. Hà problemas internos, externos, mas obviamente que a Lava jato pesa e muito. Voce mudou o foco. Ninguem disse que a crise resultou da lava jato, mas é evidente que está piora e muito uma crise ja existemte, por diversos fatores. E de onde voce tirou que as empreiteiras cobram o triplo do preço ?  Se assim fosse iriam, em pouco tempo, dominar o mundo todo. Desculpa, mas isso ai é retórica vazia. Isso pode até ocorrer em Países da Africa, nas ditaduras. Aqui, não.

      Segundo seu pensamento os agentes do judiciário, do MP, não deve ter o pensamendo de País, dos prós e contras de suas atitudes ? Nâo devem sopesar as ações, os custos ? Vale tudo ? Devem fazer sempre guerra santa, contra os “supostos” inimigos da sociedade ?

      Nâo falo por todos, mas não defendo o fechamento da Samarco porque não tem sentido, é a mesma lógica.

      Nunca ouvi falar de justiça sem Estado. Seria uma comunidade meio hiponga ?  Aonde existe justiça sem Estado ? Na Síria ? Na Líbia ? No Iraque ? No Estado Islâmico ? Ah, esqueci, no Estado Islamico existe Estado.

    3. Quebrou a Petrobrás?
      Qual a

      Quebrou a Petrobrás?

      Qual a fonte desse absurdo, a revista Veja?

      A crise foi criada pela quarta derrota consecutiva na disputa pela presidência, simples assim, até mesmo pessoas ligadas ao partido derrotado têm se manifestado nesse sentido. 

      Só mesmo alguém enfeitiçado pelas mentiras diárias disseminadas pela corrupta mídia corporativa brasileira pode imaginar que o objetivo da Lava Jato e do Judiciário brasileiro seja fazer Justiça. Você deve ter uma definição de Justiça bastante peculiar se, ao classificar a implacável perseguição que o Judiciário promove contra membros do Partido dos Trabalhadores como Justiça.

      Não há ator mais central na destruição dos direitos e garantias fundamentais, sem os quais não há Justiça, do que os arbítrios e violências sendo cometidos por nosso Judiciário e seus juízes que se consideram deuses(no Brasil não é permitido multar magistrados que dirigem sem documentos e embriagados, essa é a jurisprudência).

      Conterrâneo e contemporâneo de Luís XIV, citado em seu comentário, foi Montesquieu, que definiu a separação dos poderes em seus escritos, um dos fundamentos constitucionais do Estado brasileiro. Pois bem, nossos operadores da “Justiça” se mostram muito empenhados em destruir mais esse fundamento do Estado brasileiro transformando o Poder Judiciário em um poder acima dos demais, irrestrito, que interpreta as leis(ora, as leis)de acordo com seus propósitos. Nada mais parecido com um Estado totalitário do que um país governado por uma elite de togados não legitimados pelo voto popular. Em declarações recentes, o ministro Gilmar Mendes se manifestou no sentido da criminalização de políticas de Estado(nesse caso o Bolsa Família)que ele considera “populista”.

      O cenário do totalitarismo está montado na criminalização da política, promovida diariamente pelos jornalões e praticada com emprenho pelo Judiciário. Uma gravação com conversas despropositadas é suficiente para prender um senador da República – até agora a maior agressão do STF contra o ordenamento jurídico pátrio. Ao invés de conversas despropositadas, tivesse o senador um helicóptero voando com toneladas de cocaína, nada teria acontecido. Um exemplo do que você chama de “Justiça”.

      Andfré Esteves foi preso por ter sido citado na conversa(junto com ministros do STF, também citados, mas estes não foram presos, exemplo da “isonomia” de nossos operadores de Justiça).

      Para dar uma face ao caso, o ministro Gilmar Mendes talvez seja o melhor exemplo do que é classificado como Justiça nesse país.

  17. Falando em limpeza

    Quando vão começar a limpar as sujeiras dos donos do agronegócio que agridem e matam índios, queimam florestas, ocupam terras, corrompem magistrados, políticos e cidadãs? Quando vão fazer limpeza nas inúmeras “igrejas” evangélicas que surgem todo dia com as regalias da isenção de impostos e com as roubalheiras para com fieis ingênuos e desesperados? Quando vão perseguir com o mesmo zelo quem não paga impostos e esconde bilhões no exterior, como se esse crime fosse quase perdoável?

    Quando esses empresários de meia tigela vão parar de bater panelas e começar a se preocupar seriamente do buraco que contribuíram a cavar? Ou será que “Mal comune, mezzo gaudio”?

     

  18. André e arte retórica de torcer e retorcer a verdade

    O que está travando a economia, o Brasil e a Nação não é uma operação policial de grande envergadura, foram os bandidos que estão sendo chamados a responder por seus mau feitos.

    No Brasil não existem só 5 companhias, existem milhões, com gente honesta e trabalhadora que está enojada com o que está sendo divulgado.

    Este pessoal que cometeu crimes e confessou, lesaram milhões de brasileiros, que se soubessem o que lhes foi surrupiado nunca mais poriam os pés na rua novamente. Os crimes são reais e os prejuízos incalculáveis.

    Agora numa coisa concordo com o André, estão demorando para colocar um plano de ação que supra os bens e serviços onde estas quadrilhas operavam, mãos a obra.

  19. Duas dúvidas

    Tenho somente duas dúvidas nessa Lava jato: 1. Por que, como destacou Jânio de Freitas, executivos de multinacionais não passam pelos mesmos procedimentos que executivos de empresas brasileiras? 2. Por que não se está investigando a corrupção que, como disse Barusco, começou em 1997, passando pelos anos eleitorais de 1998 e 2002? Agora, sabendo que Delcídio Amaral era chefe de Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa, entre 2000 e 2001 (eu não fazia ideia), o que impede a investigação de partir para o governo FHC? Afinal, nada está ainda prescrito e eu acho que a PF e o MPF não têm autorização constitucional ou legal para NÃO investigar alguém. Pau que bate em Chico tem que bater em Francisco, ou então muita gente poderá imaginar partidarização ou mesmo prevaricação.

  20. Sensacionalismo x Corrupção

    Vi parte do Jornal das 10. Tambem achei que os jornalista estavam estasiados demais com a prisao do banqueiro. Como sempre a imprensa aproveita o fato momentaneo (como este artigo).

    Mas dai a tentar culpar a Lava-Jato pela quebra do país são ouuuutros 500.

    Quem falou isto nao está entendendo o que realmente está acontecendo no Brasil.

    É a primeira vez que se vê, de verdade, ricos e poderosos sendo presos, julgados e punidos, sempre se falou que aqui só pobre iam pra cadeia. E que os ricos e os politicos eram impunes e imunes.

    Melhor mais empresas menores e  honestas que algumas poucas e grandes roubando tudo de todos.

    Os engenheiros terão a oportunidade de abrir seus proprios negocios.

    Está implantado no Brasil uma MAFIA, poderosa, ganaciosa e sem limites.

    Precisavamos desta Lava-Jato, do Moro, da Carmen Lúcia pra desmantelar a Quadrilha.

    Pra começar a recuperar a auto-estima e os valores perdidos.

    A economia com Credibilidade, regras claras e transparencia  vai fazer muito mais que estes que estao sendo presos fariam pelo Brasil.

    El Pais que perdoe mas discordo.

     

    1. “”Os engenheiros terão

      “”Os engenheiros terão oportunidade abrir seus proprios negocios”” Sim. Carrinhos de cachorro quente, eu conhço um que jáestá operando, mais comum é ser motorista de taxi, as vezes o taxi nem é dele.

      É IMPRESSIONANTE, repito, IMPRESSIONANTE como as pessoas sonham, deliram, viajam fora da realidade.

      Uma grande empreiteira leva 30 anos para chegar a ser média, grande leva 50 ou 60 anos, Camargo, Odebrecht, Andrade tem mais de 60 anos. essa é a REALIDADE.

      Melhores empresa e honestas, vamos ver quantos nascem no reino do Magico de Oz.

  21. Prezado

    Andy.

    Se liga. É Estado de exceção. E não necessitou de Patriot Act!

    Não há mais habeas! O Buzaid deve estar morrendo de inveja!

    Enqunto isso a economia….

    Parbéns pelo post.

  22. Quem é? Quem são?

    O capitalismo de corporações opera de modo semelhante ao capitalismo de compadrio. O que difere são os atos externos: as técnicas de utilização do poder e para o poder. 

    Qual o objetivo principal de acabar com a corrupção? ( corrupção é ato de co – romper, quebrar a confiança social)

    R: Tornar a sociedade, seus membros e instituições, justa.

     

    O capitalismo de corporações propicía mais justeza?

    Não é possível fazer tal afirmação, vide os atos de investidores nos EUA, em 2009, com o “jogo contra” dos fundos comprados pelos asiáticos. 

     

    Acho o capitalismo de compadrio até mais fácil de ser controlado. Você sabe quem são as famílias, quem são as pessoas. E o de corporação, quem é o “Capital?”

  23. Mas quem disse que eles se
    Mas quem disse que eles se preocupam com o futuro do país? Comportam-se de forma infantilizada. Analisam esse momento como se fosse nós contra eles. A obsessão desse pessoal pela prisão do Lula, é um caso para Freud. Enquanto isso o Brasil real assiste atônito o processo de africanização do estado brasileiro, onde grupelhos “armados” defendem o seu território, promovendo uma politica de terra arrasada. Se essa campanha moralista/$ofistica, ao menos fosse virtuosa, poderíamos ficar com o sumo e tentar construir algo de bom, mas nem isso teremos de consolação. Afinal que acredita numa campanha moralista tocada pelos aecios, cunhas, paulinhos, vejas e etc. Acharam que conseguiriam o golpe rapidamente, mas agora estão todos em xeque governo e oposição. No entanto, algo de bom parece que está acontecendo, apesar de todos os apelos de uns mervais, o povo brasileiro não embarcou numa aventura golpista.

  24. Plataformas do pré – sal

        AA,

        Advinha quem estava coordenando o aporte possivel de bancos japoneses, incluindo a agencia estatal de exportações niponica ( JBIC ), visando dar um “respiro” a pelo menos sete plataformas do portfolio da Sete Brasil, em conjunto com a extensão do prazo de dividas desta empresa, com bancos internacionais e nacionais ( Itau BBA, Bradesco, Banco do Brasil, BNDES ), ou seja, o “cara” que estava no centro desta reengenharia financeira:

         BTG Pactual, André Esteves.

        Na 2a feira acabou tudo, travou, quase um ano de negociações pararam.

        É AA, a midia está tentando, em explicito conluio com os MPs/PF + inoperancia da Sra. do Planalto, implantar no Brasil uma versão tupiniquim do ” Plano Morghentau” , soja, milho, bois e um monte de funcionarios publicos.

        

  25. Ótimo artigo. Segundo o

    Ótimo artigo. Segundo o portal do MPF, o cartel de empreiteiras movimentou algo em torno de 2 bi de reais. Mesmo que esse valor fosse 20, 30 ou mesmo 50 bi de reais, nada comparável aos 150 bi de prejuizos dados pela Lava Jato até o momento.

    Será que no mundo existe uma elite tão autofágica como a nossa, pensam que destruindo a economia e a política[prisão de Lula] lograrão êxito pq, como previu Moro em publicação de 2004 e que foi tema de artigo do Nassif(clique aqui), no vácuo da destruição assumiria um governo aliado da “impoluta” mídia e seu sistema midiático-penal, ou seja, um Berlusconi tupiniquim, é esta a  idéia fixa dos engomadinhos que querem “refundar” a República, na verdade nossa elite zelote não suporta inclusão social, o DNA escravista permanece vivo,  enquanto grandes economias tem 100 e até 200 anos ou mais de continuidade, por aqui nunca passamos a barreira dos 30 anos sem um RESET.

    Esse ciclo perverso não tem fim pq, da mesma forma que a elite zelote não aguenta ficar muito tempo fora do poder, por sua vez o povo sofrido não suporta viver muito tempo debaixo de taca e por isso resolve eleger um governo voltado à inclusão que, por sinal, é bom para os endinheirados também, afinal de contas a inclusão de pelo menos 40 milhões de pessoas no mundo do consumo no governo Lula, fez muitos endinheirados que, no momento, cospem no prato que comeram.

    Como podemos quebrar esse ciclo autofágico e vivermos 50, 100, 200 anos de democracia, com alternância de pode pelo voto e não por golpes, se tornou um grande desafio. Diante do exposto, penso que  seria o caso de começarmos a festejar cada ano de democracia, uma vez que, com o poder descomunal desse conluio midiático-penal está difícil mantê-la de pé, dar-lhe continuidade?.

    Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho, sobre este artigo do El Pais:

    A matéria de capa do El País desta quinta-feira (26) alerta para algo que nós do Cafezinho já vemos falando há tempos.

    Na ânsia de quererem derrubar o PT a qualquer custo, a Operação Lava Jato vai deixando um rastro de destruição que não apenas prejudica o governo Dilma neste momento de crise, como irá prejudicar também a oposição, caso vença as próximas eleições, pois vai pegar um país quebrado.

    Os danos causados pelo juiz Serio Moro com a paralização de obras são incalculáveis, pois estamos falando de recursos humanos e empresas estratégias para o Brasil, mas estima-se que a Lava Jato tenha causado somente neste ano um prejuízo de R$150 bilhões à economia.

     

  26. rara visão abrangente do

    rara visão abrangente do andré…

    parabéns.;

    esse riso sarcástico das maionetes globais é de amargar….

    acho que esses exageros um dia podem amargá-los definitivamente,

    e pelo andar escroto dessa carruagem retrógrada,

    sairemos do capitalismo selvagem para a barbárie fascista.

    .

  27. O André Araújo foi muito

    O André Araújo foi muito feliz na comparação com o comitê de salvação pública.

    Aguardemos o momento em que a lava jato começar a devorar seus filhos. Parece que a citação de ministros do STF pelo senador Delcídio já foi um começo.

  28. barão de Mauá, o paradigma
    O

    barão de Mauá, o paradigma

    O exemplo do barão do Mauá é batsante interessante para colocar em perspectiva histórica esse artigo do André Araújo.

    Mauá também viveu em um período de grandes reestruturações do capitalismo internacional, era o maior defensor do desenvolvimento e fortalecimento do capitalismo brasileiro. Seu empreendendorismo também conflitava com interesses estrangeiros(na épooca, os ingleses), que, coincidentemente, também se valeram de seus lacaios nacionais, os mesmos de sempre, bacharéis vagabundos que não produzem um grão de arroz, não geram um único emprego, e vivem de envenenar o país com suas sofismações falaciosas.

    Mauá foi destruído por forças retrógradas, a serviço de interesses estrangeiros, que defendiam a ruralização do país. Com isso, atrasaram o projeto desenvolvimentista nacional em décadas.

    A Lava Jato é a história das agruras dos empreendedores brasileiros se repetindo como farsa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador