Revista GGN

Assine

Delação de Palocci mira Mantega e Lula

Jornal GGN – A colaboração premiada de Antonio Palocci passa por Guido Mantega, que o sucedeu na pasta da Fazenda, e Lula. Segundo a Folha, em matéria de Mônica Bergamo, Daniela Lima e Marina Dias, Mantega montou “uma espécie de central de venda de informações para o setor financeiro durante os governos petistas”.

Palocci coloca Mantega em suposto esquema de repasse de informações privilegiadas que anteciparia dados de medidas que eram de interesse de bancos. A moeda de troca seria o apoio ao PT. Segundo apurado pela Folha, o esquema começou no governo Lula, em 2006, e teria seguido pelo governo Dilma, até 2015, com Mantega ministro. O detalhe era que quem comandava a pasta até a posse de Mantega no governo Lula era justamente Palocci. Mantega assumiu a pasta em março de 2006.

Sergio Moro, juiz de primeira instância, condenou Palocci a 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em contratos com a Odebrecht na construção das sondas da Sete Brasil e o Estaleiro Enseada do Paraguaçu. Mantega, por seu turno, é investigado na Lava Jato, por suposto pedido de R$ 5 milhões a Eike Batista para saldar dívidas de campanha do PT.

Em maio, a Folha divulgou que Palocci estaria tentando acordo de delação, para conseguir prisão domiciliar e focando em banqueiros e empresários, e é claro, também em Lula. Preso desde setembro de 2016, Palocci elabora propostas de acordo com a PGR e a força-tarefa da Lava Jato. Como ainda nada foi assinado, o conteúdo pode mudar segundo os principais interesses dos procuradores.

No caso de Palocci, os investigadores queriam que ele confirmasse informações sobre Lula, que estão nas delações da Odebrecht, com ênfase na tal conta Amigo. E Palocci parece ter acenado positivamente ao pedido. Ele é indicado por Marcelo Odebrecht como sendo o operador da conta propina dedicada às demandas políticas de Lula. Outro ponto que querem de Palocci é esclarecer o suposto benefício financeiro obtido por Lula, em 2010, quando da criação da Sete Brasil.

A matéria da Folha pode ser lida aqui.

Média: 1.5 (15 votos)
24 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de João de Paiva
João de Paiva

Confirmando o que eu disse há poucos dias

Prezados leitores,

Desde que o PIG/PPV começou a especular sobre uma eventual delação de Antônio Palocci, eu alertei que se tratava de balões de ensaio, caracterizados pelos desejos lavajateiros e piguentos, de que o ex- ministro fornecesse a 'bala de prata' que sérgio moro desesperadamente busca, para condenar o Ex-Presidente Lula, já que, dia após dia, caem as acusações contra o Ex-Presidente, por absoluta inconsistência e falta de provas.

Comentei, neste fim de semana, que aquele 'oferecimento de delação', feito por Palocci em depoimento público ao sérgio moro poderia ser interpretado de duas formas diferentes:

1ª) Palocci é fraco de caráter e poderia delatar quem, e nos termos que desejam, os persecutores (procuradores e juiz lavajateiros) e o PIG querem: Lula, outros líderes e ministros dos dovernos do PT;

2ª) Palocci pode ter dado aquela declaração pública, dispondo-se a fornecer informações ao juiz lavajateiro, para mostrar que estava sendo chantageado e coagido a fazer delação pré-concebida e escrita pelos comparsas de sérgio moro na Fraude a Jato.

Essa segunda alternativa parece coerente com o que se viu depois; sérgio moro condenou Palocci a  mais de 12 anos de prisão, baseado apenas em delações, mas sem provas documentais, materiais, com robustez e valor judicial para validar as declarações incriminatórias feitas por réus confessos, mantidos presos, coagidos, chantageados, ameaçados e torturados psicològicamente.

Hoje, 10 de julho de 2017, os veículos de mídia noticiam que os lavajateiros perderam o interesse pela delação de Palocci porque este não incriminou Lula, como era desejo deles.

A edição de uma MP salvadora para a banca e para o PIG/PPV, há cerca de duas semanas, corrobora também a segunda tese que expus acima, esvaziando o caráter explosivo verdadeiro que um depoimento franco de Palocci poderia/pode ter sobre os veículos de mídia que recorreram às benesses do governo, quando Palocci era ministro.

Não tenho simpatias por Palocci nem ponho minha mão no fogo por ele. Alguns dos mais ácidos críticos de Palocci apontam aquele caso do caseiro Francenildo como demonstração da 'mesquinhez' do caráter de Palocci. Nunca acreditei em nehuma das versões publicadas sobre aquele episódio. Francenildo, como tantos outros trablhadores de origem humilde, pode ter sido usado para criar aquela crise que derrubou Palocci. Para quem ganha baixo salário, trabalhando em residências de figurões da política, um subornozinho - claro que sem passar por qualquer conta bancária - pode fazer grande diferença.

É bom lembrar que o que fizeram com Lula em 1989, quando subornaram uma mulher com quem ele tivera relações, para que ela dissesse que Lula a havia orientado a fazer um aborto. A própria mulher, tempos depois, admitiu que foi subornada para dizer aquilo. Caso mais recente é o do zelador do prédio do Guarujá, que foi manipulado pelos que tentam incriminar Lula; esse sujeito, negro e de origem humilde, parece ter sido subornado e orientado a injuriar e difamar os advogados que fazem a  defesa do ex-Presidente Lula. O juiz lavajateiro, em vez de adverti-lo, desculpou-se com o zelador, um acinte completo, já que o magistrado não só apoiou o ofensor, como deixou de cumprir a Lei, já que uma testemunha que ofende uma das partes ou seus advogados - sem qualquer prova do que diz-  deve ser considerada suspeita e impedida de continuar com as injúrias.

A trama é tão sórdida e mal feita que até ontem os veículos do PIG/PPV plantavam notas, afirmando que Palocci iria incriminar Guido Mantega. Para quem tem dois neurônios na cabeça, tal história não tinha pé nem cabeça, pois o que o PIG/PPV tentava atribuir a Mantega tinha (e tem) muito maior probabilidade de ter o próprio Palocci como autor. Essas manipulações grosseiras mostram que a pretensa sofisticação dos golpistas caiu por terra. Como escreveu hoje Armando Coelho Neto: "O golpe está nu, mas dallagnol e moro ainda estão de bermudas". A meu ver o traje dos lavajateiros é ainda mais sumário que suas cognições, quiçá um tapa-sexo.

Seu voto: Nenhum

Por quê

 Acho que o famoso caseiro fez um bem enorme ao governo Lula, que só deslanchou ao se livrar da presença de Palocci, representante do mercado. Foi-me enorme surpresa ao vê-lo, ao lado da outra presença negativa, José Eduardo Cardoso, ambos de preto, como "urubus de pirata", na ocasião da vitória de Dilma no primeiro mandato. A mídia, querendo prejudicar o governo, beneficiou-o ao conseguir afastá-lo (Infelizmente, deixou o outro).Mas continuo sem entender por que ele teve posição de destaque no início dos dois governos. Rendição ao mercado? A famosa "carta aos brasilerios" de Lula e as desnecessárias guinadas mercadistas de Dilma parecem confirmar. Mas poderiam esperar lealdade do intruso?

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Com o fim

de certa forma até humorístico da vaza a jato, lembrando que esse pessoal da Coxinholândia dizia que seria o PT que acabaria a operação pra ela "não pegar o chefe da quadrilha e a anta e vaca" (Luís Inácio e Dilma Roussef), nada como municiar os zumbis com coisas como essa; Palocci não é mesmo flor que se cheire, é um Delcídio piorado, não me surprenderei de um acordo dele com a turma do juiz fascista de Curitiba, Moro, pra criminalizar mais ainda o Lula e no combo também a Dilma e o Mântega.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Serjão
Serjão

A História

A esperança de que a vitória e o reconhecimento não aconteça apenas nos lvros e registros históricos vindouros, mas que se dê ainda no presente, na atualidade.

José Dirceu, José Genoíno, Lula, Dilma e aos muitos outros do Partido dos Trabalhadores:

Valeu!!

e tá valendo!!!

 

Seu voto: Nenhum

LIVRANDO BANQUEIROS, LAVA JATO E PALOCCI ARMAM PARA PT/MANTEGA?

LIVRANDO BANQUEIROS, LAVA JATO E PALOCCI ARMAM PARA PT/MANTEGA?

Por Romulus

Bate carteira e grita "pega ladrão"?

Palocci parecia ter perdido a principal cartada de que dispunha: os bancos.

Uma “bomba nuclear”!

Que, por certo, ninguém em sã consciência haveria de querer detonar...

O ~primeiro~ movimento para blindar os bancos foi a MP da leniência – secreta! – diretamente com BACEN/ CVM.

E o que sobrou na mão de Palocci então?

Lula e o PT - incluindo Mantega.

“Simples assim”??

Ainda não!

Parece que, agora, testemunhamos o ~segundo~ movimento para blindar os banqueiros.

Agora, nas suas “pessoas físicas” – não protegidas pelos acordos de leniência com o BACEN, que contemplam apenas as pessoas ~jurídicas~ dos bancos.

E...

Convenientemente...

- ... incriminando (ainda mais) petista!

Bingo?!

 

LEIA MAIS »

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Milton Pereira Neves
Milton Pereira Neves

Sinceramente: Novidade

Sinceramente: Novidade nenhuma. Vai se condenar novamente a esquerda brasileira por praticas universais não só no Brasil como em qualquer pais no mundo. Alguem me corrija se eu estiver errado. A "novidade" seria o PT ter começado a passar informações privilegiadas a bancos em 2006 após estouro do tal mensalão. Tem se ai mais um caso de chantagem ao nucleo de poder com voto. Falando de Brasil, alguem acha que foram somente o Marka e o FontSindan que receberam informações privilegiadas (do chico lopes "morto antes da delação"), sobre desvalorização cambial apos as eleiçoes de 1998? Bancos que financiaram a reeleição fiananciaram por qual motivo? Pra ver a banda passar é que não foi. Vamos escandalizar de novo chuva no alagado. A delação perfeita do Lula seria: Termo 1: Criação de Sistema de Cotas. Termo 2: Universidade Para Todos. Termo 3: Bolsa Familia. Termo 4: Conteudo Nacional. Termo 5: Lei do Pré-Sal. Termo 6: Conferencias Bolivarianas. Termo 7: Luz Para Todos. Termo 8: Direto a 3 refeições por dia. Somos realmente um bando de bananas.

Seu voto: Nenhum

Não tenho motivos para não

Não tenho motivos para não acreditar em delação de Palocci. Tenho motivos,e de sobra,para não acreditar no jornal do rato e seus prepostos.

Os golpistas (ainda sujeito indeterminado) dominaram de tal forma as mentes de uma grande parcela da população brasileira que hoje se dão ao luxo de trocar seus prepostos a hora que bem entendem,sem precisar de eleição,sem considerar o povo,enfim,tornaram-se donos do país.

Assim,notícias como esta não servem nem mais para vender o panfletinho da Barão de Limeira,é a não notícia. Qualquer um submetido a tortura tende a dizer o que os torturadores querem. Alguns,extrema exceção,morrem e não dão este prazer a esta gente. Dirceu e Vaccari estão nesta categoria.Existem outros,sem dúvida,mas estes dois são os do momento.

 

Seu voto: Nenhum

É impressionante a diferença

É impressionante a diferença de postura, carater e historia de Palocci e Jose Dirceu. Dirceu sacrificou-se pelo partido e por suas ideias, sempre teve uma vida pessoal de classe media, nunca teve vocação para enriquecimento pessoal, seu perfil era

tão claro e cristalino que mesma a midia super inimiga de Dirceu nunca cogitou de que ele fosse capaz de uma delação,

tal era a certeza de sua coragem e personalidade. Com Palocci o inverso, desde o primeiro dia de prisão a delação

foi considerada como provavel.

A prova final foi na degradante audiencia de Palocci frente ao juiz Moro se oferecendo em publico para delatar.

 

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de João de Paiva
João de Paiva

Obrigado pela coragem, André Araújo

Caro André Araújo,

Tenho grande respeito e admiração pelo Sr., mesmo quando discordo de seus pontos de vista e opiniões. Mais de uma vez fiz críticas, também elogios francos, a artigos seus, postados no GGN.

Pelo atuação profissional que o Sr. teve aolongo da vida - advogado de grandes empresas multinacionais estadunidenses, consultor jurídico e e conômico, etc. - nem mesmo os adversários e que tenham idéias opostas podem tachá-lo de esquerdista, muito menos de petista. Os de boa índole, de boa-fé, com alguma inteligência social, histórica, econômica e política sabem que o Sr. é um liberal, na original e honesta acepção do termo.

O que o Sr. diz em relação a José Dirceu é o que sempre percebi a atuação dele, desde que acompanho o noticiário político. Não conheço José Dirceu pessoalmente, conheço apenas o ser histórico e político, que começou a carreira como líder estudantil, que lutou contra a ditadura, que particpou de levantes e movimentos sociais e de resistência e, posteriormente, da fundação do Partido dos Trabalhadores.

Tive a oportunidade de assistir a entrevistas com José Dirceu, inclusive no Roda Viva. A imprensa sempre foi hostil em relação a ele. José Dirceu sempre se mostrou um homem de idéias, com uma inteligência social e política sem rival naqueles de sua geração. 

Desde o farsesco, fraudulento, criminoso processo e julgamento do chamado "mensalão do PT", ficou evidente que a mídia golpista, sempre servil ao capital e interesses alienígenas, empregariam toda artilharia para aniquilar José Dirceu porque viam nele o grande cérebro, aquele capaz de conceber ou de gerenciar e reunir em torno de si pessoas capazes de elaborar, e empreender, um projeto de País, de desenvolvimento soberano e inclusivo. Sem José Dirceu, Lula não teria sido eleito e feito um governo bem sucedido.

A coragem, a altivez, a dignidade com que José Dirceu encara seus persecutores e algozes é impressionante. sérgio moro, esse torquemada das araucárias, foi o escriba dos mais esdrúxulos votos condenatórios contra José Dirceu, inclusive aquele vergonhso, lido por Rosa Weber, na AP-470. José Dirceu sempre olhou firme para seu algoz, mantendo voz firme, sem titubear, sem se humilhar, mesmo quando pediu para ser libertado e poder acompanhar o crescimento da filha menor. Já o torquemada sempre desviava o olhar, alternando tom de voz entre um agudo esganiçado e inseguro e um grave forçado, tão inseguro quanto, mas sugerindo ameaça e punição, pela posição de poder ocupada.

Não foram poucos os debates e conversas em que ouvi absurdos e horrores serem ditos contra José Dirceu; até mesmo entre colegas, familiares e irmãos ouvi impropérios, difamações e calúnias contra esse líder político. Quando eu insistia, para apresentarem argumentos e provas que dessem sustentação às acusações, os acusadores se enrolavam ou passavam a acusar-me de 'defender um bandido' ou 'defender um corrupto'. Ou seja: as maltas e matilhas que destilam ódio contra José Dirceu foram/são manipuladas e cegadas pelo ódio disseminado pelo PIG/PPV.

Há poucos dias eu disse que essa prisão preventiva e essas sessões de chantagens, coações, ameaças e torturas psicológicas seriam um teste de caráter para Antônio Palocci. José dirceu a elas resiste desde a primeira injusta condenação e prisão. João Vaccari tem mostrado uma solidez de caráter também admirável, resistindo às coações, ameaças, chantagens e torturas impostas pelos persecutores - procuradores da Fraude a Jato e sérgio moro.

O PIG/PPV e os persecutores do 'sistema de justiça' já pareciam conhecer a fraqueza de caráter de Palocci; é por isso que, desde o encarceramento ex-ministro plantam essas notinhas, sobre quem e em que termos ele estaria delatando. Mas Palocci não é bobo; aquele 'oferecimento de delação' em sessão pública, quando prestou depoimento a sérgio moro, pode ser interpretado também como um forma de mostrar ao público leigo que os procuradores da Fraude a Jato não se mostravam interessados naquilo de mais grave e importante que ele pode revelar, mas sim manipular e direcionar a delação. de modo a atingir os alvos já estabelecidos pela Fraude a Jato: o Ex-presidente Lula e a Presidenta Dilma Rousseff, além de Guido Mantega.

Seu voto: Nenhum

José Dirceu e Vaccari, um merecido reconhecimento

  Desde o mensalão, onde foi condenado por "literatura jurídica", que o José Dirceu mostrou, para quem não está cego, a grandeza do seu caráter, da sua lealdade, da firmeza dos seus ideais. Sem ter perseguido, como vc diz, o enriquecimento pessoal, teve seu patrimônio quase que totalmente confiscado, incluindo a casa onde morava a sua mãe, uma medida absurda, desnecessária, determinada por um juiz de coração tão generoso com delatores e com esposas "inocentes" e perdulárias de comprovados corruptos.

   O Vaccari, tesoureiro do PT, embora sem o histórico do José Dirceu, mostrou também dignidade e firmeza, não cedendo às propostas  que por certo teve de delatar em troca da liberdade. Liberdade que lhe foi negada mesmo depois de ser absolvido em segunda instância.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

E delação sem o Lula tem alguma serventia?

E ao mirar o Mantega depois de 2006, pegam, por domínio de fato, o Lula e a Dilma.

Resiultado: Mantega, Dilma e Lula enroscados. E o Palocci livre, leve e solto, possivelmente sem tornozeleira.

Perfeito. 

Resta só inviabilizar o PT com uma multa bilionária. e...missão cumprida.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Se a Mônica Bérgamo disse,

Se a Mônica Bérgamo disse, então é porque é verdade.

Não é?

Seu voto: Nenhum (2 votos)

O quarto poder

É preciso manter a chama do quarto poder acesa.

Pessoas "honestas" informam a "sociedade esclarecida" sobre os "ladrões".

"... porque assim se ganha mais dinheiro" e poder.

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

PF

PF=Prato Feito=Marmita requentada

Estão pondo na mesa, para ser empurrado pela goela do Pallocci. A função deste PF é alimentar o combalido denuncismo anti-Lula.

A proposta dele na audiência com o Moro foi outra.

Haja água morna nas cozinhas FRIAS.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Batata

Lembrando, o meu Fogão ganhou

Lembrando, o meu Fogão ganhou o ultimo jogo das Libertadores.

Está a um empate das quartas de finais.

Este post trata de que mesmo ?

Ah sim ! de mais uma deleção contra o Lula.

Então fiz o comentario no lugar certo

Dá-lhe Fogão !!!

 

 

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Estou de saco cheio por tudo que vem acontecendo no país, e nós democratas, não fazemos nada.

Eu inclusive. Parece que estamos todos anestesiados, que fomos dopados. Mas essa lombra vai passar e vamos acordar.

Eu creio !!!

gAS

imagem de Emma
Emma

Energia ruim

Gestos, ações e sentimentos reinantes hoje no país : traição, delação, hipocrisia, desfaçatez, egolatria,ganância... Há uma nuvem negra pairando sobre nós. Que cada um recorra à sua crença para tentar não ser engolido por ela.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Não parece o perfil do

Não parece o perfil do Mantega. Parece mais compatível com o próprio Palocci montar uma central de distribuicao de informacao privilegiada.

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de maria rodrigues
maria rodrigues

Todo ser honesto, no uso do

Todo ser honesto, no uso do bom senso, abandona qualquer ideologia se para tanto tem que se render a evidências contra qualquer indivíduo, seja ele até mesmo seu parente.

Sabemos o tempo que vem rolando os entreveros da Justiça do Paraná, entre outras, contra Lula. Por meio de delações de diversos réus da Lava Jato não faltaram e não tem faltado personagens para colocarem o ex-Presidente em ações que por ventura teria tomado como um provável sabedor de toda as bandidagens. 

Por enquanto, ao que tudo indica, Palloci e Mântega praticaram ilícitos. Mas o simples fato de ambos terem sido ministros dos governos petistas não significa, ainda, que Lula tenha compromisso direto com o que ambos fizeram enquanto ministros. Do mesmo modo que está fora de cogitação que se os diretores da Petrobrás, por terem sido indicados por esse ou aquele presidente da República estejam encrencados porque os diretores o foram. 

Quero acreditar que se Palloci não apresentar prova concreta de envolvimento de Lula em ladroagem, vai terminar pior do que está no momento, porque repetirá a mesma ladainha de sempre. 

Por outro lado, se vierem na bagagem de Palloci, que, pra mim, é um baita safado, provas concretas de ilícitos cometidos por Lula, eu mesma me renderei aos fatos, e mudarei de posição.

Enquanto não aparecer alguém que possa provar envolvimento de Lula em manobras espúrias, vou permanecer como estou: a favor do ex-Presidente.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Curioso, quem mantinha uma empresa de consultoria que faturou ma

Curioso, quem mantinha uma empresa de consultoria que faturou mais de 80 milhões com cliente banqueiros e industriais não era o Mantega e sim o próprio Palocci...

Essa história está muito mal contada

fonte:

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/empresa-de-consultori...

 

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de Sidnei Brito
Sidnei Brito

Perfeito!

Seu comentário é perfeito, Wilson, e bastaria para fazer qualquer pessoa razoável a não levar muito a sério uma fala de Pallocci nesse sentido - caso o teor da reportagem seja mesmo verdadeiro, é claro.

Mas, ora, quem liga para razoabilidade na lava jato e na grande mídia?

Seu voto: Nenhum

Curiosidade

Li recentemente que o atual Presidente da Petrobras, o Pedro Parente, tb tem uma consultoria da espécie. 

Deve ter se afastado para assumir a nossa (?) petrolífera. Mas é uma informação interessante.

 

 

 

https://www.brasil247.com/pt/247/economia/304838/Parente-tem-20-dias-par...

Seu voto: Nenhum (3 votos)

São todos farinha do mesmo saco...

São todos farinha do mesmo saco...

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Quantas vezes as Folha e / ou

Quantas vezes as Folha e / ou o PIG incluiu o LULA de forma antecipada nas delações de todo mundo!

Não dá para acreditar mais...

E se isso ai for crime, vão ter que pegar a nata do Banco Central, banqueiros, corretoras de uns 50 anos para cá ou mais...

Ou esse aqui não é o pais dos juros?

Da usura?

Da agiotagem?

Onde o teóricos chegam a afirmar que aqui não se pode crescer sem juros altos. enquanto o resto do mundo às vezes temos até juros negativos?

O Itaú ficaria fora?

Sem chance...

A "elite(?)" dentro do jornalismo não dá refresco!

Seu voto: Nenhum (10 votos)

O petista mais tucano

A sua aproximação da classe empresarial e financeira queimou muitas das suas crenças e ideologias, se alguma vez teve. Palocci conviveu num ambiente diferente do que o PT atua, inclusive, em rumorosos casos com a cafetina Jeany Mary Corner, em ambientes de Brasília, onde Palocci transitava próximo do andar de cima. Palocci parece mais com o Paulo Preto, Delcídio e até com Aécio, daqueles que não da para deixar ferido na estrada. Ele não é de agir com a responsabilidade de quem acredita ou acreditou em alguma causa mais nobre. Palocci não é um Dirceu nem um Genoino, embora a importância não merecida que lhe foi dada dentro do partido. Será que ainda poderá surpreender?

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Ugo
Ugo

uma manchete semanal para os pigs

A menina de recados Bergamo, a que tudo sabe antes de acontecer, quinta coluna da farsa tarefa, está entregando uma sentença pronta para o menino moro e seus beatos biblia no sovaco.

O Palocci como todos os demais, de molho nas masmorras amolece e......

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.