Denúncia contra Cunha pode ligar Lava Jato à privataria tucana, por Helena Sthephanowitz

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Rede Brasil Atual

Blog da Helena

Denúncia contra Cunha pode ligar Lava Jato à privataria tucana, por Helena Sthephanowitz

Livro publicado em 2011 trazia revelações sobre movimentações financeiras em paraísos fiscais por pessoas próximas ao senador José Serra. E também a Fernando Baiano, suposto “sócio oculto” de Cunha
 
 
privataria

Serra e Baiano. Denúncia do MPF pode conter eloa entre a era das privatizações e a da Lava Jato

A denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tem uma surpresa. Na página 40 aparece a ligação da Operação Lava Jato com a privataria tucana, ao rastrear o caminho do dinheiro das propinas sobre contratos de construção de sondas pela Samsung para a Petrobras.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o representante da Samsung, Júlio Camargo, recebeu comissão por ter conquistado o contrato – e distribuiu propinas. Três desses pagamentos, entre junho e outubro de 2007, saíram das contas, em paraísos fiscais, das empresas Piamonte Investment e Winterbothan Trust Company, do próprio Camargo, para a Iberbras Integración de Negócios Y Tecnologia, ligada a Fernando Soares, o Fernando Baiano, chamado por Camargo de “sócio oculto” de Eduardo Cunha. simile

A denúncia registra que a Iberbras tem uma sucursal brasileira – Iberbras Integração de Negócios, de CNPJ 068.785.595/0001-01 –, registrada em nome de Hiladio Ivo Marchetti, marido de Claudia Talan Marin que, por sua vez, é proprietária do Condomínio Vale do Segredo Gestão de Patrimônio Eireli, em Trancoso, no litoral sul da Bahia. Fernando Baiano tem entre seus bens sequestrados pela Justiça uma mansão naquele condomínio e realizou transferências para Cláudia Talan Marin no valor de R$ 1,6 milhão.

Cláudia Talan Marin e Hiladio Ivo Marchetti são filha e genro de Gregório Marin Preciado, ex-sócio do senador José Serra (PSDB-SP) em um terreno no Morumbi, bairro nobre de São Paulo. A mãe de Cláudia, Vicencia Talan Marin é prima do senador tucano. Por este parentesco Preciado muitas vezes é tratado nos meios políticos como “primo” de Serra.

Todo o capítulo 8 do livro-reportagem Privataria Tucana (de Amaury Ribeiro Júnior, Geração Editorial, 2011) é dedicado a Preciado, com o título “O primo mais esperto de José Serra”. No final do capítulo 7, há documentos da CPI do Banestado obtidos no Tribunal de Justiça de São Paulo comprovando a movimentação milionária de dinheiro de Preciado em paraísos fiscais, em negócios com Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-tesoureiro de Serra.

As relações de Preciado com Serra são antigas e profundas. A antiga empresa de consultoria do atual senador, denominada ACP Análise da Conjuntura Econômica e Perspectivas Ltda., tinha como endereço o prédio da firma Gremafer, pertencente a Gregório Preciado. Neste imóvel também funcionaram os comitês de campanha de José Serra nas eleições de 1994 para o Senado, e de 1996, para prefeito de São Paulo.

Preciado também contribuiu para financiar campanhas de Serra nos anos de 1990 por intermédio de suas empresas Aceto, Gremafer e Petrolast. A família de José Serra visitava sempre as casas de Preciado em Trancoso, região onde ele passou a fazer negócios imobiliários.

Um caso rumoroso envolvendo o DEM da Bahia foi na Ilha do Urubu.

A ligação de Fernando Baiano com a Iberbras foi confirmada nas investigações a partir do controle de acesso na portaria da Petrobras, onde Baiano identificou-se como representante da empresa.

Segundo informações de bastidores a respeito da delação premiada de Fernando Baiano, ainda sob sigilo, um dos assuntos delatados seria justamente negócios com o “primo” de Serra. A conferir.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Até a lava-jato começar, os

    Até a lava-jato começar, os oposicionistas não estavam se importando que o governo ficasse com o PT desde que os esquemas de propina que participavam continuasse montado. O problema foi Dilma ter permitido que as investigações fossem tão longe. Agora, virou uma questão de sobrevivência.  É nesse momento que o Judiciário brasileiro vai ter que se mostrar como instituição de suporte à Democracia, barrando interferências treteiras e nocivas como a de Gilmar Mendes e de Eduardo Cunha. 

    1. Lamento, mas não espere nada

      Lamento, mas não espere nada diferente do que historicamente acontece. Vide a Castelo de Areia e/ou o Mensação dos Tucanos, ou ainda o aeroporto do titio.

      Gostaria de estar redondamente enganado.

  2. Este pessoal que escreve

    Este pessoal que escreve cismou com a petro bras.  Tirem o foco dela pois está errada esta leitura de desmandos. A grana está em outra modalidade.

    Quero saber por qual razão o Henry Hoyer de Carvalho (que era UM dos seus pagantes, segundo PRCosta) não está sendo investigado pois, preso não está (recebeu HC no RJ). 

     

     

  3. Nunca tive dúvida alguma que

    Nunca tive dúvida alguma que a corrupção está diretamente ligada ao governo de fhc. Foi o governo que mais roubou, enriqueceu ilicitamente seus amiguinhos, aniquiliou com a dignidade desse meu país. Não há como não ver isso. A coisa é tão explicita, que só a nossa justiciaria, dominada por tucanos, evita revelar.

  4. Podemos lembrar que o PMDB

    Podemos lembrar que o PMDB fazia parte do governo FHC. É coerente que usem os mesmos canais. Mas não creio que o MPF ou PF façam esta ligação.

  5. rabugice não é doença…

    na política é como a precaução padrão da enfermagem da medicina

    rabugice é mandar investigar dúvidas para simplesmente tirar o brilho das certezas

    deve ser por isso que muitos juízes, procuradores, delegados federais e ministros de preferência tucana são rabugentos

    lava jato é um ninho de dúvidas para as certezas da época de FHC

      1. façam vocês o levantamento…

        a partir de Dantas

        nossa justiça só lidou com dúvidas e, mesmo assim, condenou todo petista que surgiu das notícias, mesmo os que tiveram relacionamentos perfeitamente legais ou pessoais, da vida privada, com empresários da lava jato

  6. Todo doleiro está ligado a

    Todo doleiro está ligado a muitos esquemas, o que não quer dizer que cada esquema é ligado ao outro. Serra passou ferias em uma casa em Troncoso, então Serra tem negocios com o ara que tem a casa de Troncoso, é muita novela.

    Qual é o negocio onde houve corrupção e como se deu a corrupção na privatização? Foram leilões publicos com muitos participantes, como se ganha dinheiro com isso?

     

    1. Você deve ser jovem…

      As privatizações não envolveram dinheiro de verdade, foram aceitas moedas podres e os principais compradores foram fundos de pensão das estatais. As empresas, antes de serem vendidas passavam seu passivo atuarial, para o Estado.

      Depois de todas as privatizações o Estado continuou tão endividado quanto estava no início.

      Leia a Privataria Tucana e o Príncipe da Privataria que você vai entender.

        1. A armação foi:

          Gastou-se 22 bilhões de dolares em modernização do sistema Telebras para vender pelos mesmos 22 bilhões de dolares aos amigos do peito, tudo financiado pello BNDS. Foi assim que embora vendidas, o sistema telebras incluindo seu satelite de comunicação, o Brasil não viu a cor do dinheiro. Claro que fora as propinas pagas a Serra, Ricardo Sergi, Sergio Mota e outros amigos do peito. Sem dizer que as devalorizações eram conhecidas pela patota da PUC que viraram banqueiros manipulando o real

          1. Não tenho esses numeros para

            Não tenho esses numeros para poder comentar, mas não foi tudo financiado pelo BNDES, o limite era de 50% do lance.

            Todavia por coerencia concordo que as privatizações da TELEFONIA tiveram elementos controversos.

            1.A presença de um grupo com vinculos politicos (Jereissati) como arrematante, isso deveria ter sido impedido.

            2.A presença de um grupo muito controvertido (Opportunity) no leilão.

            3.Intervenção de um personagem ligado a Serra (Ricardo Sergio) como operador de apoio, emitindo cartas de fiança pelo Banco do Brasil.

            Então, no cenario da TELEFONIA houve sim um pano de fundo ruim e suspeito. Conheço bem melhor a area de ELETRICAS e lá não houve esse ambiente. Os leilões foram muito disputados e não houve interferencia politica ou de grupos ligados a politica, os preços pagos foram altos e a maioria das empresas não vale hoje o que foi pago por elas.

             

          2. Meu caro, eu e o mundo

            Meu caro, eu e o mundo civilizado, incluindo o Vietnam e a China, somos A FAVOR DAS PRIVATIZAÇÕS, não existe mais no planeta gente inteligente a favor da estatização. O Estado não tem que ter empresas da economia de mercado, o Estado deve se dedicar, se conseguir, às suas funções especificas, que só o Estado pode executar.

            Onde existe empresa de TELEFONIA estatal? Me indica algum Pais. O caso Petrobras mostrou o que se faz com empresas estatais, não basta o exemplo?

          3. Meu caro

            Você não mora no Brasil. Não viu a riquesa brasileira ser surrupiada por uma camabada de malandros tucanos e distribuidas para poucos da curriola. Não enxerga a entrega estratégica de um sistema de comunicação por satélites para estrangeiros. Inclusive que fazia gereferenciamento mineral. Finalmente não sabe o que os tolos que apoiam estes safados pagam a telefonia e eletrecidade mais cara do mundo até recentemente. Tudo por culpa dos acordos do FHC que garantiam gordos lucros para os mesmos e que infelizmente o PT deixou continuar, para evitar presão golpista por quebra de contrato até a Dilma chutar o pau da barraca em 2012. Finalmente não bota a mão no fogo pelo CERRA não?

      1. Meu caro, esse livro é

        Meu caro, esse livro é recheado de copias de escrituras para provar que a filha do Serra comprou apartamentos, que o Serra tem uma mansão no Alto de Pinheiros (tem há decadas), que um primo do Serra tem casa e loteamento em Troncoso,

        uma serie de insinuações e presunções mas não tem qualquer elemento sobre ganhos, comissões ou propinas em função de privatização, não há nexo causal de começo, meio e fim, me parece um livro de leigo para leigos, não é um estudo

        organizado sobre o processo de privatizações.

        1. É recheado de notas

          De empresas em paraísos fiscais sendo lavadas no Brasil pela filha do Serra. Empresas no Brasil sendo abertas com capital de oucos reais depois recebiam injeções de milhões de reais. O curioso é que quem assinava os recibos lá no paraíso e aqui eram as mesmas pessoas, a filha do Serra. Da onde saiu este dinheiro? Das contas cc5, vedadeiro lesa pátria promovida pelo banestado,. Serra e pequerrucha armaram uma verdadeira lavanderia para trazer o dinheir da privataria de volta ao Brasil. É isto que o livro mostra, fora mais uns escânda.os de Ricardo Sérgio.

          1. Off shores em paraisos

            Off shores em paraisos fiscais existem milhares e se declaradas não são ilegais. Para ver algo ilegal é preciso provar, não se pode deduzir que toda off shore é lavagem de dinheiro, todos os grupos empresariais brasileiros tem off shores, ate as estatais tem e tem muitas. O livro traça o raciocinio que tendo off shore então lá tem dinheiro de privatização, esse nexo não está no livro. As off shores colocadas no livro tem documentação PUBLICA, tanto que o autor tirou copias de sua documentação no Brasil, qualquer off shore que tem ativos no Brasil tem um registro em cartorio aqui e portanto é uma empresa declarada no Brasil. Esse livro não tem qualquer evidencia de que dinheiro da privatização foi parar nessas off shores citadas no livro, ele parte do principio de que se os Serra tem off shores é porque para lá foi dinheiro da privatização, mas não mostra como, quando e quanto, é uma suposição do autor.

          2. Caro André

            Já que quer defender a honra da família Serra explique da onde saiu esta grana toda? Você pode justificar este dinheiro coincidentemente da época da privataria tucana? Um filho de feirante, professor da UNICAMP sem diploma e Conselho regional? A fadinha america que deu por serviços lesa pátria?

          3. Não defendo a hora de ninguem

            Não defendo a hora de ninguem e muito menos do Serra, não se trata disso mas de desmistificar bonageiras sem nexo

            e sem logica, qual é a dinheirama a que vc se refere? O Serra tem Ferrari, jatinho, iate? Uma casa de classe media alta em Pinheiros é dinheirama? E porque especificamente o Serra, se outros tucanos são muito mais ricos? A turma do Real toda virou dono de banco, então procurem fazer afirmações LOGICAS e não usar expressão como “”dinheirama””, é linguagem pedestre, não cabe em narrativas sérias.

          4. A flha comprou uma sorveteria chique

            Em SP por 100 milhões. Depois, ninguem esperto coloca as coisas em seu próprio nome. E sua casa não é classe média. É mansão mesmo. Se o Lula fosse o proprietário seria um escárnio no PIG. Osd amigos viraram dono de bancos, haras e muito mais. Novamente recomendo. Leia a Privataria Tucana. Argumente depois.

          5. A compra da Diletto foi por

            A compra da Diletto foi por um fundo de investimentos onde a Veronica era uma das  gestoras, vc sabe o que é um fundo de investimentos?  Não é uma pessoa, é um conjunto de investidores. Procure se informar. A casa do Serra é igual a centenas de casas no bairro, não é caso de milionario, é caso tipica de advogado, medico ou engenheiro, para ser uma casa de milionario falta muito.

            As narrativas e comentarios precisam ter logica interna, as coisas precisam fazer sentido, fora isso todos podem ser atacados, eu mesmo aqui já falei muita coisa contra os tucanos, aliás já escrevi livros contra eles.

    2. Vamos lá!

      Compra uma empresa que tem 5 bilhões em caixa por 3 bilhões. Nem estamos falando dos ativos minerais registrado que não entraram na formação de preço, este foi de brinde. Sim estou falando da Vale do Rio Doce.

      Compra uma empresa de telefonia, que alguns anos antes foram investidos algo em torno de 10 bilhões em modernização, por 3 bilhões, garantindo ao comprador 10 anos de exclusividade, sem concorrência.

      Isto so alguns exemplos de como ganhar dinheiro com privatizações, quanto ao leilão, nem vamos falar dos Fundos de Pensões, BNDES, BB, etc.

      Como alguém com 3% de uma empresa, se torna controlador desta empresa?

      AA eu admiro sua inteligência e experiência, mas não menospreze a nossa.

       

      1. A ações foram vendidas em

        A ações foram vendidas em leilões publicos internacionais com varios participantes, ganhou quem pagou mais, pergunto onde entra a “”propina”” em um leilão publico realizado na Bolsa ? O maior cheque levou, pagar propina a quem?

        Quem pagou o maior preço levou, no caso da Vale o segundo maior lance foi da Votorantim junto com a Anglo American

        que teve chance de aumentar o lance no viva voz e preferiu não dar mais, então a Vale NAQUELE MOMENTO não estava tão barata, lembrando que o que foi vendido foram 23% das ações em poder da União, não foi a Vale inteira.

        No caso das eletricas a grande maioria vale menos hoje do que foi pago por elas, na telefonia fixa tambem vale menos do que o lance da compra, então nada foi tão barato, o Tesouro arrecadou 116 bilhões de dolares mas isso faz 20 anos.

         

    3. E voce André é a pessoa mais

      E voce André é a pessoa mais indicada

      para dizer “como se ganha dinheiro com isso”

      Voce pde até não querer dizer, mas certamente sabe.

      Diga, conte.

  7. Oh, tem tucano e graúdo?

    Oh, tem tucano e graúdo? Então finalmente os tucanos serão punidos? Como a lista de Furnas? O mensalão do Azeredo? O trensalão? O aeroporto do titio? 

  8. procurem vocês…

    a grana não rolou no ato da privatização

    rolou no seguir de uma lista com principais interesses estrangeiros

    rola por aí que essa lista existe em trocas de correspondência eletrônica interceptadas lá de fora

    repito, é simplesmente como enxergo o que muitos já enxergaram

    e todos sem compromisso algum com a política, apenas revoltados pela sacanagem na mídia e no judiciário

  9. tá bom…………………….quem, peregrino?

    quem você apontou como rabugento, peregrino?

    pergunto eu: não seria mais fácil responder quanto por quantos?

  10. Eu sempre disse , tucano como

    Eu sempre disse , tucano como Serra , Aécio , FHC , Covas  , Richa , Alckmin , Jerreissati  e outros sempre estiveram e estão envolvidos em corrupção até maior que da Petrobras.  Toda vez que uma investigação chega perto destes nomes , a coisa para e trava e inverte o jogo , aí  começa juiz e delegado a ser investigado . O pior é que um governo progressista não consegue investiga-los .  Quem é esta elite que os protege ? Alguém tem a resposta ?

  11. Lavajato, privataria tucana,

    Lavajato, privataria tucana, banestado, fernando baiano, alberto youssef, juiz sergio moro, tucanos: tudo junto e misturado.

     

  12. Parem de falsas esperanças…

    Gente, parem com essa de que privataria vai dar em algo…isso equivale a mostrar um doce para uma criança de depois esconder…confesso que nem li o texto, mas é ÓBVIO que NÃO VAI DAR NADA.
    Mais do que já foi denunciado aqui, tem o livro do Amauri…NÃO DÁ NADA!!
    Vamos pensar em outras estratégias que nesse bule aí não tem café!! Aliás, tem muito, mas não sai do Bule!

  13. E daí

    Pode haver carradas de provas contra  destacados elementos do partido dos inimputáveis e, até mesmo, ininvestigáveis. Como todos sabemos, n ã o  v ê m  a o  c a s o . . .

  14. Trancoso

    Até onde sei, a filha dele tem uma casa em Trancoso. 

     

    De Glamurama.uol.com,br

    26.12.2009 / 10:30

    Glamurama descobriu quem aterrissa nos próximos dias em Trancoso: o governador José Serra.

    Glamurama descobriu quem aterrissa nos próximos dias em Trancoso: o governador José Serra. Ele fica hospedado na casa da filha dele, Verônica Serra, cercado de netos por todos os lados.

    José Serra: aterrissagem em Trancoso

     

     

  15. acabou

    Se está ligação ficar mesmo materializada, esqueçam, a vaza a jato acaba. A própria mídia cartelizada vai silenciar sobre o assunto é cobrar seu encerramento. Será enxovalhada pela imprensa, como foi a coisa do Cachoeira. Aliás duvido que falem muito dos atos do seu aliado Eduardo Cunha.

    1. Citando uma frase do Chico,

      Citando uma frase do Chico, la de Duas Barras, ”Ele podia ter feito , mas nao fez, quem fez foi o FHC(se referindo a privatizacao do Sistema Telebras). Entendo que o principal dessa coisa louca que comecou em 2013 ( eclodiu em 2003, seria melhor colocado) foi essa participacao total da populacao. Todos os armarios foram arrombados. Isso e’ muito bom. Vamos ocupar os espacos que estao disponiveis, o maximo possivel.  Entendo que estamos fazezendo menos do que podemos.

  16. Trancoso – 2

     

    domingo, 3 de janeiro de 2010

    O Gregório de José Serra no Reveillon de Trancoso

     Getúlio Vargas teve um chefe da segurança pessoal: Gregório Fortunato.

    José Serra tem um ex-sócio e compadre: Gregório Preciado.

    A semelhança acaba na rima. Se o Gregório de Vargas morreu pobre e na prisão, acusado de mandante no atentado contra Carlos Lacerda, o Gregório do Serra tem usufruído do patrimônio que ostenta e proporciona aos parentes, em lugares paradisíacos como Trancoso (BA), apesar dos escândalos e processo que corre nos tribunais há anos.

    Gregório Marin Preciado é um espanhol naturalizado brasileiro, e casado com a prima de José Serra (PSDB/SP), Vicencia Talan Marin. Até aí tudo bem, não fossem os fatos:

    – dele estar sendo processado por uma dívida junto ao Banco do Brasil, perdoada irregularmente pela diretoria demo-tucana na época (Ricardo Sérgio de Oliveira era diretor, ligadíssimo a José Serra);

    – por um nebuloso e milionário negócio imobiliário na Ilha do Urubu, em Porto Seguro no governo anterior de Paulo Souto (DEMos/BA);

    – pelo consórcio de privatização montado com o mesmo Ricardo Sérgio, levando a Previ, o Banco do Brasil a associarem-se à espanhola Iberdrola, representada por Gregório Preciado, para comprar as empresas estaduais de eletricidade: COELBA (Bahia), a CELPE (Pernambuco) e a COSERN (Rio Grande do Norte);

    Em 2002 Preciado já era conhecido pelo patrimônio imobiliário em Trancoso e Porto Seguro, na Bahia, e pelas amizades: família Serra, filho (reconhecido) de FHC, e outros menos famosos. 

    Coincidentemente, tanto o filho de FHC como a filha de Serra tornaram-se felizes proprietários de casas de luxo na região.

    Sua atividade imobiliária famosa mais recente na região envolve o escândalo da Ilha do Urubu em 2006.

    Em 2002 o jornal Estado de Minas já publicava (e o Correio Braziliense reproduzia): 

    Um funcionário de Preciado contou ao Estado de Minas que seu patrão é amigo do ex-ministro da Saúde. “A dona Mônica, mulher do Serra, vem sempre aqui”, relatou… Em outra casa de Preciado, no centro de Porto Seguro, o filho de Serra, Luciano, teria passado o réveillon de 2001 na casa de Preciado.

    Casa de Gregorio Preciado em Porto Seguro: visitas frequentes da mulher de Serra em 2002
    Agora a família Serra já progrediu e já passa o reveillon na mansão própria da filha em Trancoso (BA), Verônica (a “ronaldinha” de Serra), como aconteceu na virada deste ano.

    A amizade de José Serra com Preciado chegou ao limite da irresponsabilidade na década de 1990 (os fatos abaixo estão narrados e documentados na denúncia do Ministério Público Federal, cuja íntegra está aqui):

    – Segundo relatório da CPI do Banespa, outro ex-sócio de Serra em empresa de consultoria financeira, Vladimir Antônio Rioli (ex-vice-presidente de operações do Banespa), também beneficiou Gregório Preciato, com um empréstimo de R$ 21 milhões.
    Detalhe: O próprio Gregório foi membro do Conselho de Administração do Banespa, de 1983 a 1987 (quando José Serra era secretário de planejamento de governo de São Paulo, na gestão Franco Montoro).

    – Em 1993 as firmas GREMAFER e ACETO (de Gregório Preciato), tomam um empréstimo no Banco do Brasil. 

    Em 1994, a GREMAFER e a ACETO não tinha dinheiro para pagar as dívidas com o Banco do Brasil, mas arranjaram dinheiro para fazer doação de R$ 62.442,82 à campanha de JOSÉ SERRA ao Senado, naquele ano.

    – José Serra também teve um terreno no Morumbi (bairro nobre da cidade de São Paulo) em sociedade com Gregório Preciado, comprado em 1981. Venderam o terreno em 25 de abril de 1995, coincidentemente um mês antes do Banco do Brasil pedir o arresto do terreno na justiça para receber a dívida de Gregório Preciado. A decisão foi protocolada na Justiça em 25 de julho, mas resultou nula por causa da venda.

    – Os favores a José Serra foram além das doações de campanha: o prédio da GREMAFER (mesma empresa inadimplente no Banco do Brasil) foi comitê de campanha nas eleições de 1994 (ao senado) e 1996 (a prefeito).

    – Desde 1993, uma outra empresa de consultoria de José Serra, em sociedade com sua filha Verônica, denominada ACP Analise da Conjuntura Econômica e Perspectivas LTDA, sempre funcionou no prédio da firma GREMAFER (Rua Simão Álvares n. 1.020, São Paulo), de propriedade de Gregório Preciado.

    – Após os favores, houve renegociação irregular da dívida, e aconteceu os 2 perdões indevidos no Banco do Brasil: um prejuízo no valor de R$ 73 milhões (em dinheiro da época, sem correção para o valor de hoje), uma parte em 1995, quando José Serra era Ministro do Planejamento de FHC (com influência nas nomeações da diretoria do Banco do Brasil, como de Ricardo Sérgio) e outra em 1998.

    Esse “perdão” da dívida virou a ação 2002.34.00.029731-6, movida pelo Ministério Público Federal, em curso no Tribunal Regional Federal da 1a. Região (Distrito Federal).

    José Serra passou o reveillon 2009 em Trancoso na casa da filha. Não se sabe se na calada da noite foi estourar um campanhe na mansão vizinha da prima e do compadre Gregório.

    O que se sabe, pelos processos e escândalos, é o quanto demo-tucanos e suas “amizades” nos custam aos cofres públicos brasileiros.

     

  17. Trancoso – 3

     

    http://www.bahiaflaneur.net/blog2/tag/veronica-serra

     

     

    Le vautour de l’île n’est pas celui qu’on croit (10)

    Publié le 25 décembre 2011 par bahiaflaneur

     

    veronicaserrajoseserra

    V. et J. Serra

     

    Trancoso. Cette région qui englobe la Ilha do Urubu est un des périmètres les plus prisés du Brésil. Acteurs richissimes, constructeurs civils, héritiers “bahianais”, grandes fortunes étrangères, chefs d’Etat paranoiaques, jusqu’à la veuve du feu vendeur d’armes français Lagardère y possèdent une demeure. Si possible derrière de hautes palissades, souvent impossibles d’accès au commun des mortels, même par les kilométriques plages de sable blanc.
    C’est donc bien entendu là que la fille de José Serra, aussi, y fait des affaires et y séjourne. Amaury Ribeiro Junior rappelle que VerônicaSERRA n’était pourtant, auparavant, qu’une simple assistante commerciale des éditions Abril, géant conservateur de l’information sur papier,  jumeau du monstre télévisuel Globo. Jusqu’au jour où elle rencontra, aux Etat-Unis, Alexandre Bourgeois au début des années 90 et l’épousa. Dorénavant propriétaire dans le condominio fermé “Alto do Segredo” de Trancoso, Vêronica Serra est surtout associée de longue date avec la soeur de celui qui fut, il y a peu encore, le plus puissant banquier (Grupo Opportunity et Banco Opportunity) du Brésil, Daniel Dantas, très légèrement hors jeu* en 2011 après d’innombrables “supposés détournements” à “trois chiffres”, en millions de dollars bien sûr, via des centaines d’entreprises, de filiales, de sociétés off shore, de paradis fiscaux, etc. Elle se nomme Verônica Valente Dantas Rodenburg. Précédemment V. Serra avait ouvert une entreprise dans le secteur de l’internet, Decidir.com, pour des enchères virtuelles, qui reçut dix millions de reais en investissements du Grupo Opportunity. Mais le succès ne fut pas au rendez-vous… Elle ne perdait rien pour attendre… Traduisons Amaury Ribeiro:

    veronicaserraalexandrebourgeois“Alexandre Bourgeois reprit ses opérations. Il fonde le fonds d’investissements ORB, avec un siège social à Trancoso et un autre à Rio de Janeiro, administré par un groupe duquel il reçoit également son adresse: le fonds Mellon Brascan DTVM (ou BNY Mellon Serviços)** qui fonctionne dans l’immeuble même de la Banco Opportunity, situé Avenida Alvarenga Peixoto, à Rio de Janeiro. Et, par encore une autre coincidence en ce monde criblé de coincidences, le fonds est transféré au contrôle du constructeur civil João Fortes Engenharia – qui en devient actionnaire – lié à la famille du député fédéral Márcio Fortes (PSDB), l’un des collecteurs de fonds pour la campagne présidentielle de José Serra. Coincidence ou non, le constructeur civil – devint, en accord avec la Junta Commercial, actionnaire du fonds en 2010 durant la campagne électorale.”

     

  18. Não vem ao caso

    Por favor, parem de devaneios! A maneira como é conduzida a “Vaza a Jato”, nessa altura do campeonato, não deveria suscitar qualquer esperança de ver a turma do PSDB investigada. As investigações passarão ao largo dos tucanos e, no limite, se houver alguém da mídia com um mínimo de honestidade intelectual para indagar a respeito do assunto, a resposta pronta da republicana PF e dos isentos procuradores será: “Não vem ao caso; não é da nossa alçada”. 

  19. Então me responda Andre

    Então me responda Andre Araujo: Se o Serra fosse do PT ou o Gregório fosse do PT ou ligado ao PT ou vizinho do Lula vc ainda acharia que a filha do Serra eh uma brilhante e fenomenal dirigente empresarial? Alias ela também tem negócios com a familia do Dantas. Meu deus quem foi o olheiro que descobriu esse Messi de saias?

  20. Uai

    Cadê a sopa de letras quebra guitarra, o alienado liberou geral, a HO neide?, e outras espécimes do zoológico da direita brasileira? Não são homens de assumir com o próprio nome a defesa do seu partido? Como vão garantir a bolsa troll / PSDB se não defendem seu patrão? Embora eu passa batido na maioria das vezes nestes comentários ao ver a falta de ombridade de quem não se identifica.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador