Deputada Luiza Erundina filia-se ao PSOL

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A deputada federal Luiza Erundina filiou-se ao PSOL, neste domingo (13), em evento na capital paulista com as direções municipal e estadual do estado, o deputado Ivan Valente, o vereador Toninho Vespoli e militantes do partido.
 
A deputada deixou o PSB na última quarta-feira (09). Na ocasião, justificou que trocava a legenda por “divergências ideológicas”, em anúncio realizado junto ao presidente do partido, Carlos Siqueira e o vice de Relações Governamentais do PSB, Beto Albuquerque. 
 
Entre um dos motivos para a decisão foi a ida da legenda para a oposição, anunciada na primeira semana de março, no mesmo dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi conduzido coercitivamente pela Polícia Federal, em fase da Operação Lava Jato.
 
A deputada também discordava de decisões do partido em votações de projetos na Câmara. A saída do PSB também foi acelerada pela “janela partidária”, que permite a troca de parlamentares de legendas sem a perda do mandato até o dia 18 de março. Por articulação de Ivan Valente, Erundina escolheu o PSOL, enquanto se dedica à construção do RAIZ – Movimento Cidadanista, partido que quer criar, ainda em fase de coleta de assinaturas. 
 
“Era preciso descobrir uma nova forma de fazer o sonho do socialismo. Sonho e utopia não podem se cumprir no tempo de uma vida. Sonho é alimentar para além do nosso tempo e existência. (…) Raiz e PSOL nos fazem ter esperança e acumular forças para superar a crise que estamos enfrentando”, disse Erundina em sua página no Facebook.
 
Com a mudança, o PSOL terá seis representantes na Câmara dos Deputados, ao lado de Chico Alencar, Edmilson Rodrigues, Glauber Braga, Ivan Valente e Jean Wyllis.
 
Em nota, o PSOL informou em seu site que a “proximidade política de Luiza Erundina com o PSOL não é de hoje”. “A deputada é parceira de longa data do partido em temas como a Reforma Política, a democratização da mídia, os direitos das mulheres e a educação”, publicou.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lugar Certo.

    É o coroamento de uma carreira LONGA e INÚTIL com NENHUM serviço prestado ao povo brasileiro que trabalha de verdade. Um fim tão melancólico quanto merecido.

    1. Típico comentário militonto

      Típico comentário militonto que despreza quem tem a ousadia de virar as costas para a seita que se tornou o petismo.

    2. Sectarismo cega mesmo…

      Por mais discordâncias que se possa ter com Erundina, ninguém pode negar a dignidade dela, e seu trabalho constante por pautas importantes. A nao ser alguém de Direita, claro.

  2. Pronto!
    Agora a esquerda

    Pronto!

    Agora a esquerda voltou ao seu devido lugar no cantinho da politica.

    Vitoria dos prostados da esquerda e dos altivos da direita.

    Clap, clap, clap…

     

  3. grande erundina, espero que

    grande erundina, espero que construa seu partido sem

    a necessidade que algiuns tem da esquerda de desconstruir os outros…

  4. Dias dificeis virão por ai

    Muto bem, Erundina. O PSB é aquilo que tivemos o desprazer de assitir nas ultimas eleições, então o melhor é mesmo buscar um movimento partidario mais de encontro com seus ideais. Alias, a Erundia nunca deveria ter deixado o PT, seu verdadeiro partido, mas… 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador