Dilma no reino dos homens probos do Congresso

Cena 1: o presidencialismo de coalizão

A votação no Senado da PL do pré-sal revelou, em toda crueza, o nível atual do poder presidencial. A presidente está literalmente refém de chantagem política.

Com o enfraquecimento do poder presidencial, três dos mais notórios operadores do Senado – Renan Calheiros, Romero Jucá e José Serra – se uniram para recriar o “centrão” – o grande balcão de negócios que, em alguns momentos de vácuo político no país, é constituído para barganhar favores com presidentes fracos.

O pote de ouro mais disputado é o da flexibilização do sistema de partilha no pré-sal. O recuo de Dilma Rousseff na última hora deveu-se a ameaças explícitas de Renan e Jucá de engrossarem o coro do impeachment.

Com isso conseguiram aprovar no Senado o Projeto de Lei de Serra que não mais obriga a Petrobras a ser operadora de todos os poços, com participação de 30%.

A reação do presidente da Câmara Eduardo Cunha foi imediata, despudorada como todos seus atos públicos, escancarando o leilão: garantiu que irá sepultar a PL do Senado e oferecer aos patrocinadores da mudança o cálice de ouro: a revogação total do sistema de partilha.

Já se chegou a um nível tal que se abre mão até do pudor.

Cena 2: as ações contra Eduardo Cunha

Amanha, dificilmente o STF (Supremo Tribunal Federal) decidirá pelo afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara. Apesar da enorme capivara de Cunha, trata-se de medida extrema contra o presidente de outro poder. Segundo avaliações internas do STF, até agora o Procurador Geral da República não logrou apresentar evidências sólidas sobre as interferências de Cunha nas investigações, valendo-se de suas prerrogativas de presidente da Câmara.

É um quadro complicado no qual os negócios políticos adquiriram uma desfaçatez própria da decadência moral que caracteriza os fins de ciclo.

Cena 3: entre a irresponsabilidade de Aécio e a abulia de Dilma

Tem-se uma presidente politicamente manietada, refém do pior fisiologismo do Congresso e incapaz de uma reação. Em posição confortável, os líderes do “centrão” garantirão o mandato de Dilma.

A alternativa a ela é um dos políticos mais medíocres das últimas legislaturas, Aécio Neves, de uma ignorância absurda sobre qualquer tema contemporâneo.

Fica-se, então, nesse dilema político: ou um candidato cuja única palavra de ordem é o discurso do confronto, ou uma presidente cedendo as coroas da corte para não perder o cargo e incapaz de reagir à crise.

Cena 4: a rebelião das corporações

Para completar o mapa, corporações relevantes, como a Polícia Federal, tornaram-se poder dentro Estado, graças ao desempenho de José Eduardo Cardozo, provavelmente o mais fraco Ministro da Justiça da história, não apenas pela falta de autoridade, mas por não ter cumprido nenhuma de suas atribuições em relação aos grandes temas da pasta.

Diz-se que das grandes crises saem as grandes soluções. Até agora nenhuma apareceu no horizonte político. No protagonismo, apenas velhas raposas instruídas na arte da chantagem.

Luis Nassif

53 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. de madrugada,.insone,
     pra

    de madrugada,.insone,

     pra evitar o  beriberi

    peri virá que eu vi.

    peri

    patético virá que eu vi

    redimir os honrados

    e punir os camaleonicos 

    corruptos e chantragistas..

    ou como dizia o grande  kublai,

    me respeitem senão eu

    chamo o meu vô gengis khan….

  2. Janot cúmplice

    Se alguém queria uma prova da participação do Janot em tudo isso, ela acaba de ser dada pelo ridículo Dallagnol: foi Janot quem repassou à Lava-Jato a “denúncia” da bancada da bala contra o Lula baseada em reporcagem da Veja.

    O inquérito ficou quase um ano na gaveta esperando o frenesi da imprensa com o sítio de Atibaia.

    Eis o supremo procurador. A conspiração é absoluta. Nisso o catastrofismo do Nassif estava certo: Lula deve ser condenado rapidamente em primeira e segunda instância, com todas as decisões apósitas do STF e PGR, e assim será retirado da vida política nacional.

    Com toda a resistência legítima que vai oferecer ao arbítrio, ficará para a história a sua reabilitação. Naquele clima de sempre da história: “será se…”. Nesse momento tô morrendo de vergonha do meu país.

  3.  
     
    O  evento prestou

     

     

    O  evento prestou homenagens a entidades que apoiaram a coleta de  assinaturas, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São  Paulo (Crea-SP), a Receita, o Sindicato dos Químicos da Baixada  Santista, a Igreja Batista, a maçonaria paulista e os movimentos  Política Viva e Vem pra Rua. A socialite Rosângela Lyra esteve no palco e  levou a atriz Maria Fernanda Cândido, que deu apoio à mobilização. A  atriz disse ser “Muito emocionante ver o Brasil acordado”.

  4. Engajados na causa do MPF de DD

    Estes abaixo foram homenageados pelo  procurador Dalton Dallagnol, por arrecadarem assinaturas e terem se engajado

    na camapnha do MPF.

    ˜O  evento prestou homenagens a entidades que apoiaram a coleta de  assinaturas, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São  Paulo (Crea-SP), a Receita, o Sindicato dos Químicos da Baixada  Santista, a Igreja Batista, a maçonaria paulista e os movimentos  Política Viva e Vem pra Rua. A socialite Rosângela Lyra esteve no palco e  levou a atriz Maria Fernanda Cândido, que deu apoio à mobilização. A  atriz disse ser “Muito emocionante ver o Brasil acordado”.

    Fonte: Conteudo Estadão

    1. Todos devem ter assinado duas

      Todos devem ter assinado duas vezes ou mais, pois além de pertencerem às tais ditas cujas entidades, também devem ser maçons. E sendo golpistas, não respeitam lei nenhuma.

      Aposto que existem também entidades que pediram para não ser divulgadas, para continuarem fingindo neutralidade. Agem mais nos subterraneos do esgôto, que os velhos maçonzadas.

  5. Já dizia meu avô. ..
    ….Lavoisier: -Nada se cria, nada se perde. …tudo se transforma!
    Essa verdade física, fica explícita no status quo da sociedade atual. …
    Da queda dos impérios, a colonização do novo mundo. .Das guerras religiosas às econômicas tudo se transformou no que presenciamos hoje: um tipo de sociedade na qual não cabe todo mundo….Aonde os mais afortunados pelo destino, tratam de se encastelar em seus condomínios hightech e se fechar em suas ordens maçônicas e clubinhos bicudos. .
    Deus? Não. Não tem mais vagas para quem está indeciso a mais de 2000 anos!

  6. Eu acredito que o que é visto

    Eu acredito que o que é visto como o objetivo mor dos golpistas – a prisão de Lula – pode ser justamente o que fará Lula voltar a ter a sua musculatura do final de 2010, antes de ser debilitado pelo vírus Dilma 2. Pois a prisão de Lula em rede nacional e com a narração do César Tralli ( que considero o jornalista em que conteúdo e forma se encaixam perfeitamente e me dão nojo ) fará com que o povo de verdade entre nesse tabuleiro de xadrez  – e não os grupos organizados de um lado e de outro. Um efeito semelhante ao que ouve após aosuicídio de Getúlio – em que Lacerda, o conspirador mor, comemorava sua vitória, sem saber que aquele tiro de Getúlio matara o seu sonho máximo = o de ser presidente. 

  7. Joga a pedra na Geni.
    Joga a pedra na Geni.

    Curiosa a atitude de Aécio que depois de atacar Dilma ferozmente durante meses, declarou à imprensa que iria fazer uma política mais propositiva. Logo ruiu essa promessa.

    Curiosa a situação onde Alkimin, apontado por alguns como cordato, ataca que nem cão raivoso a presidenta, inclusive defendendo o Impeachment.

    A imprensa e o estilo de suas matérias…

    Datena, BBB, Bonner,….

    O vice Temmer considerado cordato, então, de repente, au, au, au, cara de mau…

    … E aplausos geral.

    Os ataques insanos a Lula..

    Joga a pedra na Geni…

    1. tb.acho que apontar  culpados

      tb.acho que apontar  culpados (principálmente a dilma)

      porquie isso enfraquce a defesa do governo popular,

      as conquistas sociais dos úiltimos tempos..

      .esse é o meu temor…

  8. ANALISTA POLÍTICO

    Prezado Nassif, considero você um dos mais brilhantes analístas políticos da atualidade. Num post recente, “A Lava Jato vista do STF”, em resposta a um comentário, tentando ser irônico, respondi ao comentarista que vc. era um analfabeto político, entre outras desancadas. Meu comentário não foi publicado. Se fui infeliz na ironia, peço-lhe desculpas, se outro foi o motivo da não publicação, assunto encerrado. O que é mesmo importante é ler um post como este, lúcido, irretocável, de mesmo nível do anteriormente referido. 

  9. “Tem-se uma presidente

    “Tem-se uma presidente politicamente manietada, refém do pior fisiologismo do Congresso e incapaz de uma reação.”

    “… ou uma presidente cedendo as coroas da corte para não perder o cargo e incapaz de reagir à crise.”

    Já li várias matérias fazendo esse diagnóstico, mas nenhuma dá prosseguimento fazendo uma análise de como a presidente faz para sair das cordas com o pior congresso da história, pior mídia,  MP e STF de todos os tempos.

    Favor ir para a próxima etapa e publicar a “fórmula”.

     

    1. Muito, muito bem observado,

      Muito, muito bem observado, Selma. Também aguardo a “fórmula” para superar esse “pequeno obstáculo”: o pior congresso da históra, pior mídia, MP e STF de todos os tempos”.

      1. Do jeito em que as coisas

        Do jeito em que as coisas estão,  é  melhor dispensar intermediários e apelar direto à Providência Divina. Providência Divina, bem entendido, do Reino Celestial. Não aquela outra, que se envolve em campanhas eleitorais.

    2. E São Judas já nos prevenia contra impostores.

      Apelo aos fiéis –*  Vocêsporémamadoslembrem-se das coisas que foram ditas anteriormente pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.  Eles diziam a vocês: «No fim dos tempos aparecerão impostores que se comportarão conforme as suas paixões.»  São esses indivíduos! Eles causam divisõessão materiais e não possuem o Espírito. ( Carta de São Judas 1, 17-19)

      * 17-19: Os cristãos não devem ficar espantados com a aparição de pessoas que procuram enganar.

      *  4,1-16 (PRIMEIRA CARTA A TIMÓTEO): Nos últimos tempos, isto é, entre a ressurreição e a segunda vinda de Cristo, multiplicam-se os mestres e doutrinas que adulteram a fé. 

  10. Da rebelião das corporações
    Essa questão de rebeliões corporativas se observa em todos os estados, principalmente nos setores ligados à segurança.

    Por isso se fala em judicialização da política, por isso se fala em estado policialesco. Tendência que ocorre em todos os países.

    Se o debate é para se encontrar caminhos que levem ao novo, não se deve setorizar, nem apontar culpados.

  11. O consórcio conservador

    O consórcio conservador descobriu a roda, não precisa dar um golpe de estado para entregar o pré-sal e fazer sua política de sabotar o próprio país, Dilma não oferece nenhuma ameaça.

    Dilma é uma senhora boa, honesta, adora os netos, assiste novela, uma pessoa comum sem nenhuma malícia política, o grande alvo da direita é Lula e o PT esse sim um partido forte com base social e quadros prontos para tocar o país e fazer sua política de inclusão e soberania.

    Apear Dilma do poder seria um ato de burrice total da direita, só mesmo tipos coronelescos como Aécio Neves e Gilmar Mendes seriam capaz de tal gesto insano num contexto de fraquesa do atual governo…. quem sabe Dilma não faz todas as maldades que a reforma da previdência exige e entrega o poder enxuto para o tucanato administrar o que eu não duvido tamanha a sua ingenuidade.  

  12. Como eu disse no último artigo do Nassif
    O PT vai pagar caro pelo erro de indicar a Dilma ao Planalto.
    Com Lula solto ou preso a melhor saída para o partido é Patrus 2018

  13. Seara para Janot.

    Está bem claro que se depender dos politicos, o cunha não sai…

    E se sair, ficará a sua trupe.

    Não haveria então, dentro das investigações já em curso, pegar os amigos do cunha por suas relações perigosas?

    Seria difícil seguir a quem o cunha abastecia?

  14. “É um quadro complicado no

    “É um quadro complicado no qual os negócios políticos adquiriram uma desfaçatez própria da decadência moral que caracteriza os fins de ciclo”

    OS FINS DE CICLO . Sim estamos nele “apodrecido e gasto” para o dealbar de um novo ciclo. Como Raul cantava – eu já sinto os seus sinais. Há o mito digamos se a finalidade da existencia dor a evolução humana: De “transfomar vida energia em vida consciencia (JHS). Eu digo que um ciclo novo deva ser o diminuilção da desigualdade de renda da familias – quanto ao Brasil e quanto ao mundo de uma diminuição da prepoderancia do egoismo exarcebado (Capitalismo de espoliação vide pre sal) tendendo primeiro para um equilibrio entre competição leal e cooperação. Sim para que depois preevalece somente a cooperação no campo economico (corresponderia à fraternidade dos 3 ditos igualdade, liberdade e fraternidade. Para a evolução civilizatoria é uma aberração colocar a liberdade -iniciativa pivada – liberalismo capitalista – como paradigma da produção material (fisico, bens moveis e imoveis). 

    Novo ciclo preenuncio pela partilha do pre sal (tambem o Mercosul). Se cair será porque estamos ainda no ciclo sombrio.

    Neste interim de gerações; como eu vivo a minha existencia alem de acessar a internete e nela os blogs limpos (O Serra os declarou sujos como o mesmo Serra demonstra o ciclo ao qual pertence ao se associar à Chevron e ser contra o Mercosul). Sim o que eu sinto, falo ou esvrevo e ajo? Furo o balão Lula 171; toco Bandolim ou me alegro com o Brasil (Rui Daher) ou resgato o capitalismo evolutivo (AA) ou pelo menos ajudo algum blog sujo ou………

  15. Ou seja, vamos traduzir para

    Ou seja, vamos traduzir para que qualquer um possa entender: das formas como as coisas estão hoje no Brasil, Cunha continuará solto e Lula será preso. Nada mais a acrescentar.

  16. Parece brincadeira.

    Parece brincadeira. Renan,Jucá e o outro notórios operadores do senado? É verdade isto? Se é,como operam e porque operam? Onde estão os demais senadores para se deixarem operar assim. Me parece um visão simplista que,como sempre,parte da premissa de que a presidenta é fraca.

    Oras,a fraqueza da presidenta não é dela.É decorrente de um sistema político onde os eleitos pela coalizão que a elegeram não são obrigados a seguir o programa escolhido nas urnas.

    Quanto aos outros,o ocupante da cadeira de presidente da câmara e o candidato bicudo derrotado nas eleições presidenciais passadas,ambos,por mais que possamos divergir,são lideranças de seus respectivos campos e,se são ruins,e são,piores são os que os apoiam e eles tem muitos apoiadores

    O ex-ministro não pode ser acusado disso nem daquilo.Por motivos que só a presidenta sabe,ela o manteve no cargo e,convenhamos,a presidenta está muito longe de ser chamada de idiota ou poste.Todos que assim a chamaram perderam eleições ou estão em cana ou no caminho dela.

  17. Virou várzea

    A facada no regime de partilha renderá boas reformas em “churrasqueiras” e “pedalinhos” a essa classe de políticos que defende o interesse público com tanta devoção e honestidade.

    Dona Dilma jogou o cardozo no colo da AGU. Como se já não bastassem o MPF, PF e TCU nos calcanhares.

  18. Esse é o preço que o esse

    Esse é o preço que o esse governo, e em especial a Dilma, vem pagando por usar o “republicanismo infantil e tolo” sobre a pf, mp e especial a nomeação tosca do pgr.

    A recondução daquele gurgel foi para corar até os opositores…nunca vi tamanha burrice.

    Nunca imaginei que esse mulher fosse tão ruim policiticamente. Esse negocio de dizer que é honesta, por si só, não basta para a política. Tem que PARECER honesta também. E isso definitivamente não o que povo percebe…

    Acho que a oposição vai levar ela até o fim deixando-a respirar por aparelho…No final farão um enterro simbolico..

  19. a possibilidade em que ainda

    a possibilidade em que ainda me apego e que já comentei aqui é a segiuinte..

    dilma pode ter salvo  o pre-sal ao fazer o tal acordo….

    com esse acordo,o debate das eleições presidenciais será

    evidentemente sobre a entrega ou não do pré-ssal,.da petrobrás….

    aliás, com acordo ou sem acordo, isso  tb é uma popssibilidade,

    a vitória de pirro da oposição, pois a população poderia reagir e

    eleger a maioria popular em 2018.

    pode ser delírio, ,mas pode acontecer…

    aliás, duivido que alguém tenha certeza de que o senado não

    decidiria já nessa votação a entrega total do pre-sal…

    então o acordo talvez fosse a saída para evitar isso…

  20. Mas na época do ufanismo tolo
    Mas na época do ufanismo tolo vocês não aplaudiam a aliança com o Pmdb dizendo trarar-se da melhor expressão da “realpolitik” jamais concebida por outro génio da política a não ser ele, O Messias?

    Quantas vezes vi aqui simpatizantes enchendo os peitos de orgulho e calando com arrogância quem ousava dizer sobre moral e etica?

    Qual o motivo de se surpreenderem agora?

    1. Você não é cavalo manso, é

      Você não é cavalo manso, é jumento besta, Não consegue analisar circunstâncias. Uma coisa era o PMDB dentro de uma coalizão com protagonismo do presidente. Dilma destruiu a coalizão e agora se tem um PMDB comandando a presidente.

      Entendeu ou tenho que zurrar mais um pouco na sua orelha?

      1. que coalizão ?

        Dilma destruiu a coalizão e agora se tem um PMDB comandando a presidente.

        Que coalizão, cara pálida ? Não confunda coalização política com compra de apoio de corruptos fisiológicos. Nunca houve uma “coalizão”, propriamente dita, do PT com o PMDB.

        Quanto ao PMDB “comandar a presidente”, é uma piada. Nem vou dizer mais nada.

         

         

      2. O presidencialismo de

        O presidencialismo de coalizão está posto como uma clásula pétrea do sistema político brasileiro? É imutável, perene, inquestionável?

        Não, não é. As regras estão aí para serem alteradas DESDE que tenhamos homens à altura do empreendimento.

        São os chamados estadistas, arquitetos sociais, mandarins na china, administradores públicos na França.

        Difícil? Não, não é difícil.

        É dificílimo, altamente complexo, intrincado. Precisa-se de pessoas altamente capazes.

        O Lula e sua patotinha são esses caras? Não, não são.

        Lamento muito informar que estiveram este tempo todos, vocês ufanistas messiânicos, agudamente equivocados.

         

        1. não dê mancada, cavalo

          não dê mancada, cavalo manso….

          seu estilo o denuncia….voce é novo aqui, não mais de tres meses

          ou no máximo depois da lava-jato, para assessorar essa infamia cruel,

          com os codinomes de bonsa, colingwood e pica pau em ingles…

          acompoanho esse blog desde 2006, 2007, por aí, nunca houve aqui um

          cara tão preparado quanto voce para atacar as conquisras do governo popular…

          portanto, assessora a direita derrotista, que quer derrocar o governo popular

          e as conquistas sociais irrefutáveis destes últimos anos….

          negar isso, a direita nega, porque despreza o governo popular,

          defende um governoi excklusivista para trinta por cento dos já privilegiados da sociedade….

          então, é questão de defesa de projeto…

          a direitas raivosa a qual voce tanto defende e tem todas as soluções

          e arrogantemente ataca os outros, mandando ionvestigar, prender e arrebentarr,

          perdeu as últimas quatro eleições…

          por isso talvez essa raiva contida para enganar trouxa

          e arrogancia que infelizmente para oce  o impregna e o denuncia…

        2. não dê mancada, cavalo

          não dê mancada, cavalo manso….

          seu estilo o denuncia….voce é novo aqui, não mais de tres meses

          ou no máximo depois da lava-jato, para assessorar essa infamia cruel,

          com os codinomes de bonsa, colingwood e pica pau em ingles…

          acompoanho esse blog desde 2006, 2007, por aí, nunca houve aqui um

          cara tão preparado quanto voce para atacar as conquisras do governo popular…

          portanto, assessora a direita derrotista, que quer derrocar o governo popular

          e as conquistas sociais irrefutáveis destes últimos anos….

          negar isso, a direita nega, porque despreza o governo popular,

          defende um governoi excklusivista para trinta por cento dos já privilegiados da sociedade….

          então, é questão de defesa de projeto…

          a direitas raivosa a qual voce tanto defende e tem todas as soluções

          e arrogantemente ataca os outros, mandando ionvestigar, prender e arrebentarr,

          perdeu as últimas quatro eleições…

          por isso talvez essa raiva contida para enganar trouxa

          e arrogancia que infelizmente para oce  o impregna e o denuncia…

      3. “Uma coisa era o PMDB dentro

        “Uma coisa era o PMDB dentro de uma coalizão com protagonismo do presidente. Dilma destruiu a coalizão”

         

        É porque o mensaão acabou, esqueceu? Foi assim que projetos importantes saíram do papel.

        Foi assim que Lula conseguiu aprovar projetos importantes e sair com boa aceitação geral.

        Dilma pegou o que sobrou de apoio sem mensalão, ou seja, a “coaizão” é quase nada.

        Se hoje ela é chantageada, é porque o PT parou de pagar propina aos aliados.

    2.  
      Chico, a vida é assim mesmo

       

      Chico, a vida é assim mesmo cara. Me permita tomar emprestado do antigo político mineiro, um dos mentores civís do golpe de 64 . O senhor Magalhães Pinto dizia ele: “a política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.” 

      Não há nenhuma sangria desatada, da parte dos políticos que fazem políticas com os instrumentos disponíveis. E, sempre que possível, dá uma espiada na forma da nuvem. Naturalmente, quando vosmecê resolve montar uma “banda de música” terá que definir o que diabo vão fazer, e aonde pretendem ir. Ai vai, compor seu repertório musical, em conformidade  com o gosto e as tendências musicais do público, que estão em voga. Como o PT tinha um projeto de governo, teve que adquirir os instrumentos e, adaptar ao seu repertório sindicalista-trabalhista, novas letras, rítimos em conformidade com a forma que a nuvem iria certamente tomar. Dai, os arranjos e adpatações  às exigencias dos produtores e donos da Casa Grande, digo, donos da casa de espetáculos. Sacou?

      Poderia permanecer puro e imaculadamente branco. Poderia fundar uma Igreja evangélica, uma rede de Supermercados, uma casa de lenocínio pra clientes bonitos e honestos da elite paulistana, ou, até fundar um partido de elite só com militantes finos e honestos. Como fez o Fernando Henrique e seus cafajestes tucanos. Infelizmente, se ao menos o Lula tivesse o tirocínio de um Paulinho da Farsa Sindical…não estaria tomando coice de tudo que pangaré da PF, quadrúpede fascistas do ministério público, e de juizecos da República de Guantánamo do Paraná.

      Orlando

       

  21. Po razões obvias e práticas

    Po razões obvias e práticas de sobrevivência de uma sociedade capturada pelas máfias, constituida de gente insegura, desconfiada, coagida e amendrontada, massificada pelo pesado tendencioso bombardeio midiático de notícias ruins, esparramando inseguranças de todos os tipos, essas massas, procuram se manter bem longe de qualquer análise mais séria do que está a caminho, prometendo muita coisa ruim, até mesmo, fome e revoltas.

    Em tempo de aceleraddo desemprego mundial, principalmente, por conta da poderosa Dona Tecnologia fazendo milhares de demitidos em todo o mundo, muita desgraça nos espera se a besta não for detida. A turma de preto ( facções da informação) junto com o PSDB e outras poderosas forças, internas e externas, continuam agindo com toda desenvoltura e bem à vista visando amplas privatizações de riquíssimas empresas estatais, a preços de bananas. Essa imperdoável traição à Pátria conta com a covardia dos que poderiam reagir contra mais essa entrega da Nação, já não bastasse as entreguistas privatizações FHC/PSDB, que totalizando todas as perdas decorrentes, em dinheiro de hoje, por certo que passaria de R$10 trihões. 

    A atual privatização parcial da Petrobras deve ter merecido muita satisfação por parte das petroleiras estrangeiras, finaceiramente de pernas bambas, buscando como nunca, ativos alheios a preços de nananas, graças aos nossos traidores da Pátria. 

    Por outro lado, antes de 2023, todo o trabalho intelectual será desenvolvido por computadores sem teclados, possibilitando aberto diálogo, troca de idéias e de informações com os seus operadores (patrão). Milhares de trabalhadores intelectuais irão para o olho da rua. Em pararaleo, os humanóides a cada dia mais inteligentes e hábeis, estarão sendo vendidos como qualquer eletrodoméstico. Substituirão os empregados braçais com grandes vantagens. Resumindo, o desemprego que está a caminho será sideral e inevitável por conta da inteligência artificial e da robótica, a cada dia mais capazes e hábeis. 

    Diante do sideral desemprego prometido, quem sabe, já é possível agendar a queda do sistema capitalista para antes de 2030, e até lá, as empresas estatais e públicas continuaram sendo robustas fortalezas para os trabalhadores e importantes  fundações para o cambaleante capitalismo. Portanto, a privatização não é interessante para o trabalhador nem para o capitalismo, tão dependente de milhares de empregados com reais poder de compra. Além do que, todos os serviços privatizados acabam se tornando caros e de qualidade a desejar, bem visto em nossa telefonia celular das mais caras do mundo e de pior qualidade. Nessa energia elétrica, passou a ser uma das mais caras do Planeta.

    Mas, antes que eu me esqueça, a humanidade terá que fazer com a devida antecedência, bem antes do colapso final do capitalismo, a opção pela gradual mudança para o sistema socialista, de plena ajustiça social, ou, se preparar para enfrentar a guerra nuclear com o extermínio da civilização. Temos que decidir.

  22. Luz no tunel

    A crise politica-econômica é um fenômeno desses nossos tempos. Ainda que em outros Paises não se dê exatamente nos termos brasileiro. Mas muito proximo.

    Na revista Courrier International de 25 fevereiro à 2 de março, em que a matéria principal de capa é racha da Europa leste-oeste, Brexit e a guerra dos conservadores na Inglaterra (o prefeito de Londres, Boris Johnson acabou de dar apoio à ultra-direita que deseja a saida do Reino Unido da EU) e em meio a tantas [mas] noticias, um texto devastador sobre a quadra atual na Venezuela e em sequência lembram que o Brasil se encontra sob pesadas nuvens.

    O problema desse xadrez não é a incompetência do Executivo. Batemos sempre nesse tecla. Se olharmos bem, acabamos de perder o cavalo que passou encilhado no primeiro governo Dilma. Houve um momento que vi luz no tunel, mas os “homens probos” desse Pais, não apenas na politica, impediram que tomassemos nossso destino em mãos. E recuamos então, um pouco de cabeça baixa, mas não derrotados — porque alguma coisa ja mudou nos estamentos e se recuamos agora, ainda pegaremos esse cavalo porque ele voltara a passar.

  23. Para entender o emparedamento de Dilma e a proteção à Cardoso
    Editorial do Globo

    São nítidos os limites do ministro da Justiça

    Saída de Cardozo do ministério, por pressão lulopetista, alerta para o risco da tentativa de intervenção em operações da PF, com objetivos espúrios

    Sabia- se que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, desejava sair do cargo, cansado das pressões constantes de companheiros petistas a fim de, como superior hierárquico da Polícia Federal, evitar mais dissabores para o ex- presidente Lula, personagem de pelo menos quatro inquéritos (o sítio de Atibaia, o tríplex de Guarujá, tráfico de influência em favor da Odebrecht e o caso da negociação de medidas provisórias desvendado pela PF ao vasculhar o esquema de corrupção no Carf, câmara de recursos tributários

    Ex- deputado federal pelo PT de São Paulo, Cardozo explicava ser impossível o ministro da Justiça intervir em operações. Cabe a ele zelar por direitos constitucionais, e não favorecer ou prejudicar alguém por meio da PF, algo digno de velhas ditaduras latino- americanas.

    Até que, no início da semana passada, um grupo de deputados do PT — entre eles, Wadih Damous (RJ), ex- presidente da OAB- RJ, ativo militante do lulopetismo — foi ao gabinete de Cardozo preocupado com rumores de que o juiz Sérgio Moro estaria prestes a decretar a quebra de sigilo de Lula. Pressionaram novamente para o ministro controlar a PF, reivindicação repetida algumas vezes pelo próprio Lula. No fim de semana, Cardozo acertou a saída com Dilma, e esta, para mantê- lo por perto, transferiu-o para a Advocacia- Geral da União ( AGU), onde continuará com o status de ministro.

    Herda o Ministério da Justiça, o qual o lulopetismo quer aparelhar, o baiano Wellington Cesar Lima e Silva, procurador- geral de Justiça da Bahia no governo de Jaques Wagner, chefe da Casa Civil de Dilma. Terá um trabalho árduo para, com a ajuda de Wagner, conter o avanço lulopetista a fim de tentar barrar investigações sobre Lula e, certamente, a própria Lava- Jato.

    Se for leniente, será centro de novo escândalo, também com repercussões internacionais. Porque não seria notícia trivial que o PT conseguiu induzir o novo ministro da Justiça de Dilma a manietar a PF, num caso acompanhado de perto pela grande imprensa estrangeira.

    Mas Wellington, por óbvio, não poderá agir sem o aval da presidente, porque, nessa história, estará em questão a própria autoridade dela sobre seu governo. A última palavra terá de ser de Dilma, sobre se ela aceita correr o risco de ser considerada um fantoche de Lula para abafar investigações da PF.

    É sintomático que ontem mesmo a Associação dos Delegados da Polícia Federal tenha divulgado nota preocupada com o risco de intervenções espúrias na PF e pedindo “apoio do povo brasileiro” à instituição. Pode ser um exagero, porque a atuação da PF não é um caso isolado. Vem dentro de um movimento histórico de consolidação de instituições republicanas, como a Justiça e o Ministério Público. Daí as cabeças lulopetistas precisarem refletir com equilíbrio se compensa arriscarem- se numa manobra que pode causar ainda mais dissabores.

    http://m.oglobo.globo.com/opiniao/sao-nitidos-os-limites-do-ministro-da-justica-18776529

  24. Os ministros da articulação
    A articulação política de Dilma, Wagner e Berzoini, é o que há de melhor

    A deficiência de lideranças faz parte do momento confuso do mundo

    A desorientação política que se viu no PSDB nas disputas para candidato a Prefeitura de SP é forte indicativo

    Nas últimas presidenciais houve uma debandada do PSB por não concordarem com atitudes do então candidato Eduardo Campos. Marina só se entendeu com a dona do Itau

    Se procuramos “o novo” é porque se esgarçou o sistema de representação

    Quando se procura candidatos fortes para qualquer disputa e não se acha um nome é sintoma de falência de modelo

    Quando se olha os índices de rejeição de candidatos, inclusive o nome de Lula, se percebe que há um problema

    1. Execelente análise Assis,

      Execelente análise Assis, melhor que Wagner e Berzoini, impossível. O sistema político está falido, existe a necessidade de uma reforma política advinda da SOCIEDADE. Essa reforma é urgente, urgentíssima.

  25. Se o Brasil está perdendo muito, “alguém” está ganhando muito

    Quando um perde outro ganha.

    Quem está levando vantagem com esta zona no Congresso e na Presidência está achando ótimo.

    O povo, a Nação e o Brasil  estão na posição de reagir.

    O Cunha saindo, assusta o Renan e o Jucá e abre espaço para o Requião.

    Penso que é a hora da presidência mostrar sua força e tirar o Cunha.

    Dilma, quem não arrisca, não petisca.

  26. No Brasil e no Mundo os

    No Brasil e no Mundo os negócios políticos sempre tiveram desfaçatez própria da decadência moral. É que quando se rouba mais, como foi na época da privataria tucana, mirim dutra, bnds, etc…, mais se abafa, se engaveta, etc…

    E se houvesse Judiciário honesto no Brasil, as velhas raposas instruídas na arte da chantagem, estariam na cadeia há muito.

    Coitado do governo, que em sua ingenuidade, não sabe disso tudo e não promove uma aliança com forças dispostas a enfrentar o banditismo.

  27. O PIG e oposição partiram para o ataque frontal…

    Vamos ver como vão fluir as coisas a partir de agora.

    Eles NÃO QUEREM um final que não seja o que eles projetaram…

    Não há um Tancredo Neves por ai…

     

  28. José Eduardo Cardozo se ateve

    José Eduardo Cardozo se ateve ao Republicanismo e ao primado da Lei, mas neglicenciou o mais importante, o componente político. Se este não for bem conduzido, aqueles ficam para terceiro plano, mesmo parecendo, por força de ilusão, que estão em primeiro. O ministério da justiça deveria ter outra denominação: Ministério da Justiça Política. Se fosse assim, talvez José Eduardo Cardozo tivesse tido melhor desempenho. Não há para o país nada mais importante do que o Pré-Sal, pois será através dele que os séculos de atraso na Educação e na Saúde poderão ser corrigidos definitivamente. Dirão as pessoas de bom senso: Cuidado, não se brinca com o futuro das crianças de um país! Que não aconteça o que está acontecendo em São Paulo, onde o escândalo das merendas continuará, até não se sabe quando, dependurado fragilmente num fio da justiça, podendo escapar a qualquer momento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador