Jornal GGN – A Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, em nome de seus mais de 10 mil filiados por todo o Brasil, divulgou um manifesto em favor da educação e contra a reforma do Ensino Médio (MP 746) e a PEC 55 (antiga 241), que propõe por meio de medida provisória um congelamento de gastos públicos com a Educação.
A entidade considera essas propostas autoritárias e desrespeitosas com a sociedade civil e entende que uma mudança tão significativa quanto a Reforma do Ensino Médio não pode ser realizada de urgência, e ainda mais por meio de medida provisória, sem a devida reflexão e o amadurecimento de ideias tão necessárias.
Na outra ponta, a PEC 55 (ou 241) limitando gastos com Educação por 20 anos, promovendo, com isso, o sucateamento da educação pública, com cortes de verbas e de programas na área, além de uma desvalorização profissional do professor. Além disso, a desprofissionalização do docente trará prejuízos irreparáveis para a carreira, a formação de professores e para os estudantes.
Mídia e agentes governamentais atuais atacam o desempenho dos estudantes no Enem com críticas aos professores, como se não questionassem há muito a falta de clareza e de adequação do Ensino Médio, sempre dividido entre a preparação para a universidade e o profissionalizante, segmentando a escola em “escola para ricos” e “escola para pobres”. Nas duas vertentes, entendem os professores que as propostas existentes são desanimadoras.
De um lado não prepara o estudante para o ingresso nas universidades e, do outro, não contempla as novas realidades profissionais do País. Junte-se a isso tirar a obrigatoriedade de algumas disciplinas, precarizando ainda mais o curso.
É preciso uma ampla discussão sobre a Reforma do Ensino Médio e propor projetos inovadores, amparados pelo princípio da flexibilização curricular, mas que sejam mais criativos e possam trazer inovações para a formação dos alunos.
“Em resumo, há que ser mais responsável ao propor reformulações”, alerta a SBEM.
Leia o manifesto em anexo.
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