Eleições 2014: Discriminação é crime, denuncie

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – As discriminações contra os nordestinos durante as eleições presidenciais são considerados crime nos artigos 286 e 287 do Código Penal. E qualquer um pode denunciar.
 
Para mobilizar e facilitar o trabalho de reunir essas manifestações de ódio e preconceito pelo Facebook, Twitter e demais redes sociais, um grupo criou o site Esses Nordestinos
 
A página reune as postagens e fornece dicas de como denunciar diretamente para o Ministério Público Federal. “Enviar prints de manifestações xenofóbicas para este tumblr ajuda a expor o problema e gerar discussão, mas se você quer dar um passo adiante e fazer com que os autores das mensagens respondam por suas palavras, considere fazer uma denúncia formal no site do Ministério Público Federal”, explica o portal.
 
Sem burocracia, é fácil fazer as denúncias. Basta registrar os dados no sistema de denúncia online do MPF.
 
Ainda, para aqueles que não querem se identificar, uma ONG que trabalha pela defesa dos direitos humanos, a SafernetBrasil, em parceria com o próprio Ministério Público Federal criaram o site de denúncias anônimas de discriminação, preconceito ou incitação ao crime na web: o www.denuncie.org.br, que encaminha as ações aos órgãos públicos competentes.
 
O presidente da Safernet, Tiago Tavares, em entrevista ao programa Ponto Com Ponto Br, lembrou de um caso que ocorreu no fim das eleições de 2010. Episódios semelhantes aos acompanhados nos últimos dias também ocorreram. Em um deles, uma estudante de direito publicou no Twitter: “Nordestisno (sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!”. 
 
Com a denúncia da mensagem preconceituosa, a estudante perdeu o seu trabalho como estagiária e foi condenada pela Justiça Federal de São Paulo pelo crime de discriminação, a 1 ano, 5 meses e 15 dias de prisão, que foi convertido em prestação de serviço comunitário e multa. “Infelizmente, a repercussão desse caso não foi suficiente para coibir o que os usuários fizeram após as eleições do dia 5”, disse o presidente.
 
Por outro lado, houve o aumento de denúncias de crimes cibernéticos no site, refletindo uma conscientização maior da população. 
 
As mensagens preconceituosas dos últimos dias terão consequência jurídica: “alguns vão responder por crime, sofrer sanções civis e outros serão penalizados pela sua própria rede de relacionamento”, garantiu.
 
Com informações da Agência Brasil.
 
Veja algumas denúncias publicadas em Esses Nordestinos:
 
 
 
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas muito mais que um crime,

    esses “textos” são prova cabal de burrice imensa e sem fundo.

    Melhor nem notar. E o pior é que, como muitas pessoas do judiciário escrevem ou pelo menos concordam com essas “coisas”, eles serão capazes de condenar quem os denunciou.

     

  2. Já postei no Face e enviei

    Já postei no Face e enviei pelo Twiter. Conclamo todos a fazerem isso. Temos que divulgar ao máximo isso. A erva daninha tem que ser arrancada pela raiz assim que brota. Depois que o discurso de ódio se assenta fica bem mais difícil.

  3. Mistério…

    …como é possível esse pessoal digitar o amontoado de palavras não tendo nada na cabeça e os quatro membros apoiados no chão?

    1. Parabéns, Rebola

      Temos, é  claro, divergências políticas que devem ser solucionadas democraticamente. Fora disto, de norte a sul, de leste a Oeste, todos somos brasileiros. Todos, paulistas, paranaenses, maranhenses, pernambucos. Quem não entender isto ignora a  história de nosso País, nossa cultura, nossas tradições, nossa língua, nossa diversidade tão maravilhosa.

      Não estamos em um Fla X Flu. Estas manifestações são horríveis. Sou paulista e abomino tudo que estas pessoas tem dito sobre os nordestinos. Eles são brasileiros. Tem seus direitos. E devem ser tratados com dignidade.

      Por sinal,  como eles podem ignorar e desconhecerem – talvez por má fé – que são nordestinos Jorge Amado, Chico Anísio, Marco Nanini, José Wilker, Renato Aragão, Luiz Gonzaga, o Gonzagão, Caetano Veloso. E o Alceu Valença, Gal Costa, Ivete Sangalo, e ainda o músico e maravilhoso regente Severino Araujo, da Tabajara, uma das melhores orquestras de danças do mundo.

      E Ruy Barbosa, o águia de Haia, Assis Chateaubriand – lá do agreste -, Castro Alves, Joaquim Nabuco, D. Helder Câmara. Ah, e o José Ermírio de Moraes.

      Querem mais? Patativa de Assaré, Gonçalves Dias, Dorival Caymmi

      Vamos parar por aí. Viva os Nordestinos, grandes irmãos brasileiros.

  4. Quer dizer que o MPF, tão

    Quer dizer que o MPF, tão ciente e cioso de suas atribuições precisaria que alguém “printasse” esses textos covardes e os mandasse para eles, então, pensarem se farão algo a respeito? Nossa, então, só eles é que não estão sabendo dessas aberrações? Ou sabem e não querem fazer nada: crime de prevaricação? Ora, ora e ora, será que o MPF está “dominado” por “coxinhas”? Por falar nisso, alguém sabe de ações corregedoras por parte do TRF-4a. em relação aos “vazamentos moroáticos”?

  5. Na eleição de 2010, nas

    Na eleição de 2010, nas primeiras baixarias que me mandaram por e-mail, com acusação absurdas contra o Lula e a Dilma, resolvi rapidinho. Respondia aos e-mails, informando tão somente que os estava retransmitindo para o MP e PF, por se tratar de crime. Foi um deus nos acuda. Me ligavam apavorados, dizendo que apenas estavam repassando a informação.  Eu sempre respondia: está cometendo um crime, sim, divulgando uma acusação sem prova. Pelo menos, os “amigos” que me contataram ficaram quietinhos. Um santo remédio.

  6. li esses textos e fiquei

    li esses textos e fiquei impressionado com o

    preconceito meio criminoso dessa gente.

    será que eles não percebem que vivem 

    numa comunidade e num estado democrático sob o império da lei?

    sentem-se imunes a tudo,

    impunes?

    ou isto é só hegemonia da grande mídia golpista?

    a direita tentou o golpe e perdeu.

    agora tentará o terceiro turno.

    com o pig  que a ancora, de novo.

  7. Nassif sei que o momento

    Nassif sei que o momento requer pacificação .mais aguardo que você ou,outro membro mais letrado do Blog.

    Faça um post referente a falta de escrupulos do FHC ao ressuscitar se é que algum dia deixou de existir,o velho habito da elite dominante de tentar reescrever a história do País deixando o Povo de lado.Total falta de carater ao tentar comparar o golpe midiatico e proliferação dos acefalos preconceituosos da Direita,com o movimento das Diretas já.

    lendo ontem aqui no blog a entrevista do ex marqueteiro do Aecio.ficou claro a visão “clubista” e acarcaica desse PSDB.

    O Brasil evoluiu e eles ainda estão se reunião em grandes mansões,tramando usar o povo como massa de manobra,em supostas “revoltas”populares com o desfecho do povo na forca.

    Ridiculamente usando “artistas” ou “celebridades” que não passaram a decada de 90 no Brasil e outros que vão ficar os proximos quatro anos fora.para influenciar,reciclando a falsa ideia que o povo não pensa por si propio que povo deve se espelhar numa vida televisiva tão fora do nosso mundo real.

  8. Essa gente, provavelmente são

    Essa gente, provavelmente são da escolinha do “professor” Arnaldo J., que a muiito tempo vem catequisando seus seguidores, com um discurso truculento e preconceituoso. São pessoas quase psicopatas que não tem noção do que é solidariedade, acreditam que o vento sempre será a favor.

    1. Deixa de onda, aliança. Nenhum de nós compactua c/ isso aí

      É preciso denunciar todos os comentários discriminatórios, seja contra quem for. É burrice responder a preconceito com preconceito. E aposto que esses comentários foram feitos por gente querendo se passar por petistas para que outros acreditem que os petistas sao assim. 

  9. Sem medo de desmonstrar a ignorância

    O tal de Alex, chama o povo que vive no Nordeste de “povo sem cultura”. Seria cômico se não fosse tragico. Ainda bem que os royalties do petroleo devem ir para a educação. Estamos precisando. 

  10. Sou Paulista …..
    Sou

    Sou Paulista …..

    Sou Paulista e sou Petista. Trabalho em uma multinacional automotiva alemã. Estas últimas semanas foram amargas para mim, pois sou prestador de serviço e procuro não entrar em discussões acaloradas no ambiente de trabalho, pois sou terceiro e caso fosse entrar em discussões o  meu destino certamente seria a rua.

    Meu estomogo chega a virar de tanto virulência, racismo e preconceito dos funcionários da empresa alemã. O mais triste é que este preconceito é mais virulento quanto maior o grau de escolaridade dos individuos e principalmente entre as mulheres. Fico pasmo das asneiras que saem da boca de mulheres que tem pais, filhos. É inacreditável e é inconcebível.

    Minha “vingança” veio nesta segunda-feira enquanto eles espumavam de raiva eu sorria e assobiava. Eles se lamentavam e eu sorria.

    A maioria dos paulistas é um bando de idiotas … são impermeáveis … se acham os agraciados por terem nascidos brancos e paulistas. Se julgam mais inteligentes e capazes. Acreditam piamente que eles e somente eles sabem votar, apesar de a 20 anos votarndo PSDB e recebendo em troca pessímos serviços públicos (saúde, educação, transporte, segurança) e agora serem agraciados com um APAGÃO HIDRICO. 

    A maioria com quem convivo nesta empresa são pessoas superficiais, e como bom tucano tem bico grande e cerebro pequeno. Não tem profundidade. O conhecimento deles de quase todos os assuntos importantes são baseados em frases feitas que leem ou ouvem. Uma discussão um pouco mais prolongada só é possível se for para falar da viagem a Europa ou EUA, ou sobre alguma coisa consumivel.

    Pergunte a um paulista se sabem como funciona o BOLSA FAMILIA, por exemplo já que criticam tanto e você vai ouvir apenas asneiras. Eles não sabem nada do programa  porque simplesmente tem preguiça de ler. 

    Eu resolvi não mais jogar perolas aos porcos. É pura perda de tempo.

    Mas na real a raiva de paulista não é o bolsa família. A raiva e o ódio é que aos poucos eles percebem que o Norte e o Nordeste estão caminhando melhor que eles. Que aos poucos postos de trabalhos, oportunidades, desenvolvimento e investimentos estão se deslocando para o N/NE. Toda vez que eles veem que uma empresa resolveu abrir uma fábrica ou que investimentos do governo federal estão sendo canalizados para o desenvolvimento nestas regiões eles ficam possessos.

    Afinal quem vai trabalhar na construção civl em SP? Quem serão as empregadas domésticas? Quem vai recolher o lixo dos paulista? Quem vai trabalhar em nossos restaurantes, fabricas, lojas por um salário de fome? Quem vai aceitar aquele trabalho insalubre?

    Eles sabem que aos poucos os Nordestinos e Nortistas vão acabar voltando para terra deles e ai como vai ficara a situação do Sudeste e Sul maravilha?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador