Ex-ministro de Temer, Geddel é alvo de investigação envolvendo corrupção na Caixa

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Ex-ministro de Temer em função do escândalo Calero, Geddel Vieira Lima foi alvo da Polícia Federal nesta sexta-feira (13), quando a corporação revistou duas residências do peemebebista, na Bahia, em busca de indícios de fraude na liberação de créditos junto à Caixa Econômica Federal.

A operação Cui Bono? (“A quem beneficia?”) foi autorizada pelo juízo da 10ª Vara Federal de Brasília. Antes, o inquérito corria no Supremo Tribunal Federal por envolver pessoas com foro privilegiado por prerrogativa de função.

Segundo dados do Estadão, o esquema na Caixa ocorreu entre 2011 e 2013 e teria sido descoberto a partir de uma operação na casa de Eduardo Cunha (PMDB), em dezembro de 2015. Na ocasião, um celular do ex-presidente da Câmara, que está preso na Lava Jato, foi apreendido. Nele, os federais encontraram conversas com Geddel. 

“As mensagens indicavam a possível obtenção de vantagens indevidas pelos investigados em troca da liberação para grandes empresas de créditos junto à Caixa Econômica Federal, o que pode indicar a prática dos crimes de corrupção, quadrilha e lavagem de dinheiro.”

Geddel, que era vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Marcos Roberto Vasconcelos, ex-vice-presidente de Gestão de Ativos, um servidor da CEF, empresários e dirigentes de empresas dos ramos de frigoríficos, de concessionárias de administração de rodovias, de empreendimentos imobiliários e de um operador do mercado financeiro teriam participado do esquema, diz o jornal.

Um imóvel de Geddel no condomínio Pedra do Valle, na rua Plínio Moscoso, no Jardim Apipema, em Salvador, e outro em Interlagos, também na capital baiana, foram revistados por agentes da PF. “Segundo nota da PF, sete medidas de busca e apreensão foram determinadas pelo Juiz da 10ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal.”

Braço direito de Temer, Geddel saiu do governo depois que o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero revelou que vinha sendo pressionado para liberar uma obra residencial em Salvador onde Geddel havia adquirido um apartamento. Temer admitiu que interferiu na questão para tentar ajudar Geddel. À época, juristas sinalizaram que seria motivo para impeachment.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. GREVE GERAL, a única arma dos desesperados.

    Devíamos simplesmente começar a falar sobre a possibilidade de algum dia num futuro próximo desencadear uma GREVE GERAL no Brasil, por um simples motivo, a população não tem outra coisa a fazer.

    O sistema político foi esvaziado por sua própria culpa e por sistemáticos ataques que estão sofrendo por todos os lados.

    A imprensa é dominada por poucas famílias e todas as informações são devidamente distorcidas quando não inventadas.

    As organizações operárias foram lentamente esvaziadas ou criadas falsas organizações de pelegos.

    O judiciário foi aliciado pela oligarquia dominante.

    Os direitos do trabalhador estão sendo corroídos por um governo que propõe e um congresso que apoia.

    Manifestações são reprimidas mesmo que somente a imensa maioria manifeste de forma ordeira e pacífica.

    …….

    …….

    (Espaço reservado para dezenas de outros motivos)

    …….

    ……

    Só resta o que para que estes que nos oprimem sintam a força do povo.

    Devemos todos a colocar em pauta a GREVE GERAL.

    Pois se não o fizermos, resta somente a morte individual de cada um.

  2. a liberdade é na luta

    O povo aquele que conscientemente votou na continuidade da politica inclusiva do Lula e da Dilma deixou o flanco aberto para os representantes do parlamento.

    A quadrilha da bala, bola, banco e a mais perversa da bíblia lá chegaram pela força do dinheiro e no pouca responsabilidade dos eleitores ao voto destes ditos representantes.

    De certa forma pesa na sociedade a herança escravocrata, o direito da casa grande de distribuir benefícios e castigos como direito divino. Os direitos básicos dos escravos antigos e modernos são ainda concessões, as leis trabalhistas são consideradas presentes do Getúlio, as bolsas família sus educação da mesma forma uma doação de Lula e Dilma, não estão sequer mencionados nos direito universais.

    O conceito de Estado de todos com iguais direitos e deveres nunca existiu como parte da construção deste Brasil.

    Não conseguiu o breve interregno do Lula e Dilma penetrar na consciência até daqueles que mais se beneficiaram das politicas inclusivas. Ficaram satisfeitos com a corda mais frouxa no pescoço, por falta de costume na luta dos seus direitos foram com sofreguidão nos braços dos Joãozinhos trabalhadores em busca de uma canga de grife.

    Existiam anticorpos neste Brasil, eram mínimos e em tempos recentes impediram a infecção.

    Hoje a bactéria é cancerígena e em metástase de tal forma que é possível o desmonte da Petrobras onde um Parente com poderes imperiais entrega sem licitação o patrimônio, onde um Barros delega a saúde aos vampiros dos planos, onde o patrimônio das teles, nosso está sendo doado “de grátis” pelo kassab, onde a Eletrobrás, Nuclebrás, saúde etc. etc. estão sendo desmantelados.

    Estou eu com os meus botões a pensar por quanto tempo ainda a integridade territorial do Brasil permanecerá, afinal a Amazônia não estaria na melhor mão do tio sam?

    Diziam que o preço da Liberdade é a eterna Vigilância, talvez nas próximas cartilhas da escola sem partido até este lema será reescrito.

  3. O falecido Senador Antonio

    O falecido Senador Antonio Carlos Magalhães,que sabia mais que qualquer outro onde as cobras dormiam,quem é Geddel Vieira Lima.Um fascinora.Um cangaceiro.Um bandoleiro.O pior elemento da politica brasileira disparado.Aecio é um playboyzinho aviciado.Serra um doente mental,com sintomas claros de mania de perseguição,por isso persegue outros.Geddel é o tipo da pessoa que até em se falar dele,faz mal.De gente não tem nem a forma.Um canalhocrata.Quando satanás não vem,manda o secretario.Geddel é exatamente isso aí.  
     

    1. Depois que comecei a fazer
      Depois que comecei a fazer meus comentários em celular recém-adquirido é uma tal de comer palavras desgraçado.Por exemplo:O nosso Toninho Malvadeza sabia de cor e salteado,quem é esse pulha chamado Geddel Vieira Lima.Tem no ex Prefeito de Salvador e hoje proprietário de uma emissora de rádio,Mário Kertész,outro meliante,seu principal porta voz.Assim que Geddel foi espirrado da gangue,tomou chá de sumiço.Apertando Geddel,chega nele facinho.

  4. Mais um ministro de Lula e
    Mais um ministro de Lula e Temer enrolado com a justiça. Essa organização criminosa domina o governo a mais de uma década.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador