Famílias do interior do país deverão impulsionar crescimento do consumo

Jornal GGN – De acordo com o estudo Brazil’s Next Costumer Frontier: Capturing Growth in the Rising Interior, do The Boston Consulting Group, as famílias de classe média e alta das cidades do interior do país serão o motor do crescimento do consumo do país. A previsão é de que estes consumidores representem um mercado de mais de US$ 600 bilhões em 2020, mais da metade do aumento do consumo no Brasil até lá.

Ainda segundo o estudo, poucas empresas conseguem aproveitar esta oportunidade, principalmente devido a falhas no atendimento a este mercado. Estas famílias do interior do país tem cerca de 20% a mais de renda disponível do que nas grandes cidades, mas consomem menos em certas categorias, como telefonia celular pós-paga e viagens.

Uma das razões apontadas para os gastos menores dos consumidores no interior é a falta de acesso ao pontos de venda. Aproximadamente 1400 cidades do interior com mais de 5 mil famílias não tem supermercados pertencentes à cadeia dos 20 maiores do país. Cerca de 5500 cidades não tem agências bancárias exclusivos do setor premium, voltadas para atender clientes de maior poder aquisitivo.

A pesquisa também mostra que estas famílias viajam menos por causa da distância em relação aos principais aeroportos e pela baixa oferta de voos para os destinos desejados por eles. Este público também é mais hesitante com compras pela internet, principalmente devido ao prazo de entrega e dificuldade de obter reembolso em caso de problemas.

Os consultores do Boston Consulting Group recomendam a expansão das empresas de varejo e também o desenvolvimento de campanhas de marketing locais, além de modelos de negócios que atinjam as necessidades desses consumidores, que tem padrões de consumo diferentes dos consumidores das grandes cidades.

O estudo é baseado em uma pesquisa com mais de 3.600 pessoas de famílias de classe média e alta nas capitais, regiões metropolitanas e cidades do interior de todas as regiões do Brasil, e pode ser encontrado em www.bcgperspectives.com.

Redação

5 Comentários

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  1. olha só….

     

     

    A se confirmar o resultado dessa análise, temos de dar crédito para a dona do magazine Luíza, que diagnosticou um espaço muito grande para o crescimento do consumo…

  2. Besteira rematada

    Se têm quem compra, têm quem vende.

    Nunca me esqueço de uma história que uma amiga antiga contava dos primos do interior da Paraíba, filhos de deputado federal e que tinham nas casas deles o que de mais moderno existia de eletrônicos  na época, mesmo com importações proibidas.

     

  3. Quem vive ou conhece outros

    Quem vive ou conhece outros lugares além do eixo sabe que a consultoria tem razão. Aliás, vocês aqui tem muita dificuldade de enxergar além dos muros de “Atenas”. A política que se discute aqui, é a de bares da zona sul ou de vila madalena, como disse alguém aqui a um tempo atrás.

    Vocês não se perguntam como é que a audiência de tudo que é coisa está caindo na TV aberta, principalmente esportes com forte tradição no eixo, com o país crescendo? Sim, o google. Mas porque o google canaliza tais interesses? Ele é monopolizador de conteúdo?

     

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