Hélio Bicudo entrará com pedido de impeachment de Dilma

Jornal GGN – Hélio Bicudo, jurista e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em 1980, vai entrar com um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (01), junto com a também jurista Janaína Paschoal.

Questões como as pedaladas fiscais do governo, que está em julgamento no Tribunal de Contas da União, e as revelações sobre desvios de dinheiro na Petrobras estarão na argumentação do pedido de impeachment. Bicudo também deve alegar que Dilma atentou contra a probidade administrativa por “não tornar efetiva a responsabilidade de seus subordinados”.  O documento diz que o país “está mergulado em profunda crise” e que a “a moralidade precisa ser resgatada”.

Hélio Bicudo foi vice-prefeito de São Paulo na gestão Marta Suplicy, entre 2001 e 2004, e saiu do PT em 2005, durante a crise do mensalão.

Confira a íntegra aqui

Com informações do Valor e do Migalhas

 

Redação

99 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um verdadeiro festival de

    Um verdadeiro festival de velhos gagás. fhc e hélio bicudo. Antes de aceitarem qualquer pedido desse senhor deveriam pedir para examinar seu cérebro.

  2. Irrelevante

    Para quê falar desse inútil e irrelevante sujeito que obviamente está querendo fazer uma jogada publicitária para aparecer?

    O Hélio Bicudo enganou muita gente nos anos 80, mas o tempo e sua atuação medíocre e oportunismo flagrante o relegou a um ostracismo mais que merecido.

    Para mim essa notícia tem a mesma relevância de se noticiar que o Zé das Couves teve uma diarréia atrás da bananeira. E o resultado de ambas as notícias é exatamente o mesmo.

    1. Prezado ruyacquaviva,Acho

      Prezado ruyacquaviva,

      Acho que virou obsessão do ex-procurador Hélio Bicudo atacar o PT e particularmente o Lula. Ter se afastado do partido e aqui e ali tecer críticas políticas, tudo bem. Mas o que ele manifesta se aproxima do ódio.

      Entretanto, discordo da tua avaliação. Hélio Bicudo tem um “senhor” currículo.  Nesse sentido nem é inútil nem irrelevante. Inconveniente e “azêdo”? Talvez. Mas irrelevante, não.  

      Lembro bem nas décadas de 70 e 80 quando sua luta contra o esquadrão da morte. Algo realmente corajoso visto a conjuntura política. Enfrentou, certa vez, a fúria do hiper conservador e apoiador da ditadura de 64, o apresentador Flácio Cavalcanti quando este estava no auge. 

      Foi presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Foi um petista de quatro costados desde o início(um dos pioneiros-fundadores),  Vice-prefeito de São Paulo na gestão Marta Suplicy. 

      Podemos discordar dele em certos aspectos, mas sem olvidar da sua rica e pródiga história. 

       

       

      1. Boa analise. Fico imaginando

        Boa analise. Fico imaginando se um dia teremos a informação porque do ódio daqueles que um dia foram companheiros. Concordo que o Hélio é uma pessoa altamente respeitável.

        Gostaria muito que alguem da blogosfera o entrevistasse e fizesse todas as perguntas para entendermos o que se passou na história do PT com tanta gente boa que se foi. Seria uma contribuição para a história e para o aprendizado.

        Só registro, acredito muito que na guerra política, vivemos a arte do possível, e assim vamos seguindo…e conquistando os espaços e mudando as estratégias sempre, focando no principal que é o bem estar de todos, principalmente os mais pobres.

      2. Foi, mas ele mesmo jogou seu passado no lixo

        Que ele tem história de vida não nego. Não foi isso que eu abordei.  Mas diga-me, qual é a relevância política dele hoje em dia?

        Quem ele representa, que idéias tem divulgado, para quem? A quem ele influencia?

        A resposta dessas questões conduz à minha conclusão.

        Ele tem história, mas resolveu jogá-la no lixo, passando de um discurso em favor dos direitos humanos a um discurso rançoso e raivoso contra o partido que o acolheu e do qual fez parte.

        Não tem problema mudar de idéia, de partido e de opinião, Não está errado abraçar novas causas. Mas quando a única causa que você abraça é um discurso destrutivo, negativista e de ódio você torna-se irrelevante. E infelizmente essa é a trajetória do Hélio Bicudo. A trajetória de mais um ressentido (e ressentido por motivos mesquinhos) que se apequena limitando-se a jogar pedras em seus antigos companheiros.

        Pior, seu discurso atrual é diametralmente oposto ao da sua atuação pregressa em defesa dos direitos humanos. É um discurso agressivo, preconceituoso, conservador e agora presenciamos com gritante clareza, golpista.

        Não esqueço a história do Hélio Bicudo, parece na verdade é que foi ele que se esqueceu dela, ou pelo menos fez tudo para relegá-la e contradizê-la.

        Não teria a mesma opinião se Hélio Bicudo estivesse defendendo alguma causa, mesmo algo que eu considerasse equivocado, afinal não sou o dono da verdade. Mas destruição e oposição sistemática por ressentimento pessoal não é uma causa, é a ausência de uma causa. É mesquinharia.

        E nisso ele se junta a uma massa cheirosa de carnacoxinhas da Paulista, boçalizados e gritando impropérios contra o PT sem nada propor e sem conseguir sustentar um único argumento racional.

        Por tudo isso eu mantenho minha opinião de que o Hélio Bicudo é irrelevante.

        1. Helio Bicudo não é um direitista hidrófobo

           

          Ruy e J B  Helio Bicudo se voltou inicialmente contra Lula quando fez uma sindicância interna no PT que enquadrava Roberto Teixeira, compadre de Lula. Desde aí, Helio Bicudo passou a atacar Lula como um lider autoritário e vingativo.  Depois saiu do PT quando ocorreu o episódio do chamado Mensalão.Mas também é uma figura que é capaz de afirmar 

          “Sou contra a criminalização dos movimentos sociais. Posso estar enganado, mas para mim o MST é o único movimento de massas ainda válido. A gente não sabe até que ponto eles estão envolvidos com o governo federal, mas criminalizar um movimento popular é ir na contramão dos direitos humanos. “

          Ou seja, não é um direitista hidrófobo. 

          Em 2010, apoiou Marina.

           

          1. Ruy e Gilberto,
            Foi bom esse

            Ruy e Gilberto,

            Foi bom esse contraditório que na realidade deixa preservado o essencial., Hélio Bicudo, hoje um senhor de 93 anos de idade, tem uma biografia e também o direito indiscutível de agir conforme suas convicções. 

            A meu ver temos que abandonar ou pelo menos minimizar um discurso bem típico dos nossos adversários políticos no qual o ataque as pessoas precede a análise e críticas das idéias. Uma prática que esse escriba aqui e ali incide. 

            É uma obviedade, mas é necessário afirmar: nem todos que nos contrapõe são desonestos, fascistas, radicais, mal amados ou coisa parecidas. Como disse Brizola fazendo valer sua peculiar honestidade e espírito democrático quando da morte do seu mais ferrenho inimigo(pessoal e político) Roberto Marinho: “ambos amávamos o Brasil: só que cada um a seu jeito”. 

  3. ….
    Esses ex são o uo do borogodó:
    Roberto Freire, ex comunista e atualmente tucano
    Helio Bicudo, ex esquerda e atualmente bicudo
    Pastor Isidoro, ex gay
    Feliciano, ex pecador

    Hummmm…..

  4. Talvez o Bicudo tenha estado

    Talvez o Bicudo tenha estado no partido errado durante boa parte de sua vida, parece que o seu lugar é junto de outros bicudos limpinhos, honestos e cheirosos.

    Triste ver um homem já avançado na idade se prestar a um papel desses.

  5. Tristeza…

    A Janaína Conceição Paschoal é uma criminalista competente, mas representa a direita jovem entre os advogados paulistas. É conservadora até a medula. O Bicudo já tinha saído do PT em 2005 e até apoiado a Marina Silva e o José Serra em eleições, mas essa iniciativa agora é de amargar. Um homem público com a história dele deveria passar sem essa. Resta torcer para que, aos 93 anos, o ex-grande Helio Bicudo já não saiba mais o que está fazendo…  

  6. Hipocritas

    Ah, claro, e o que mais? Se tiverem com falta de argumentação, podem colocar na petição que desde que Cabral descobriu o Brasil, que o PT corrompe todos os poderes no Brasil. Francamente, esses conservadores-reacionarios não ajudam em nada avançar o Pais, ao contratrio, so fazem estragos. E porque não pedem a volta dos generais? Não era com eles que era bom, não havia roubo, violência…

  7. Tem claro muitas exceções mas

    Tem claro muitas exceções mas os paulistas de um modo geral são bem esquisitos, completamente diferentes do resto dos brasileiros. Viva o Brasil!

  8. Agora que o baluarte do

    Agora que o baluarte do impeachment (Cunha) está com os dias contados, até o PSDB já desembarcou desse bonde. É só o STF aceitar a denúncia e transformá-lo em réu, o que pode até demorar um pouco, com as tentativas de protelação, mas é inevitável que aconteça.

    O golpe agora é no TSE, capitaneado pelo Gilmar.

  9. Bicudo

    É uma pena ver um cidadão com uma larga folha d serviços prestados ao país e a democracia combatendo o esquadrão da morte na ditadura se deixe levar pela conversas da oposição e pratique tal ato. Realmente é uma pena.

  10. Lamento.

    Se assim for, tomará o mesmo caminho de outro ícone da minha juventude – Pedro Simon.

    Tornou-se, ao fim, aquele que andava pelos campos de batalha chutando a cara dos combatentes caídos.

  11. Bom, deduzo que deve estar

    Bom, deduzo que deve estar com raiva de ter sido esquecido e, entao,  ficar contra o PT dá imprensa, quer renascer das cinzas. Esperança de tolos, embustes.

  12. Hélio Bicudo tem passagens na

    Hélio Bicudo tem passagens na vida pública que devem ser aplaudidas, a mais relevante a sua atuação contra o ‘esquadrão da morte’ que ainda atuante, como vimos em Osasco, foi enfrentado por Bicudo em plena ditadura militar, quando era do Ministério Público de São Paulo.

    Mas lamento que o Hélio Bicudo tenha retornado ao udenismo do início de sua vida pública com essa atitude de agora (aliás já faz muitos anos que retornou ao campo do elitismo).

    Salvo engano, o Dr. Bicudo começou no Partido Democrata Cristão (PDC) que compunha o campo udenista (com algumas exceções) no sistema partidário da Constituição de 1946, extinto pela ditadura em 1965. Foi assessor do Governador Carvalho Pinto, eleito pela coligação PDC/UDN em 1958, com o apoio de Jânio.

    Sobre a vocação majoritariamente udenista do PDC cabe recordar que  Juarez Távora, um dos maiores golpistas da época (com papel de destaque na crise que levou Getúlio ao suicídio) quando disputou a Presidência com JK em 1955 e perdeu foi candidato pelo PDC, ao qual era filiado, com o apoio da UDN, que tinha o candidato a vice, Milton Campos, de Minas.

    Aliás, tal como vemos hoje, Juarez se recusou a aceitar a derrota para JK, insistindo na recontagem de votos e instigando com Lacerda o golpismo de Café Filho/Carlos Luz , que só foi contido pelo contra-golpe liderado por Lott, que garantiu a posse de Juscelino.

    A propósito, para mim é cristalino que o moralismo da primeira fase do PT (o udenismo de macacão de que falou Brizola) tinha uma ligação muito clara com certo bacharelismo elitista de personagens como Helio Bicudo e de uspianos como F. Weffort e J.A. Moysés que  – imagino – também deve hoje compor o bloco do ‘ impítiman’…

     

     

  13. Vocês, ou eu…

    Entram com o pedido de interdição ??

    Hélio Bicudo sempre  foi uma autarquia  dentro do movimento social de esquerda brasileiro.   Mas, recentemente, começou a  mijar fora do penico !!!    Por  razões clínicas é claro !!

    Hei INSS, libera  a  aposentadoria do velhinho !!!

     

  14. Helio Bicudo

    Não importa o que você foi, o que vale é o que você é.Qual o melhor? o passado ou o presente? Mas, na vida ,tudo é relativo?

  15. Será que pior do que

    Será que pior do que ex-comunista é ex-petista? Parece saído de filme nostálgico tipo “Meu ódio será tua herança’. No momento, talvez esteja mais para a série “A casa do espanto”, terror cult. UUUUUUUAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIiiiiiiiiii, salve-se quem puder…

  16. Fora da casinha.
    Uma época ai

    Fora da casinha.

    Uma época ai em São Paulo, esse senhor bloqueou uma iniciativa de um vereador de mudar o nome de uma escola para Capitão Carlos Lamarca, dizendo que ele não era exemplo para ninguém. Esse senhor é igual ao ministro da justiça, onde a vaidade passa dos limites, transbordou dos corpos deles e foi parar no rio Tietê. Mas o PT é isso, nunca tive ilusão. Desse senhor só posso desejar que vá o mais rápido possivel vestir um terno de madeira e para de encher o saco.

      1. carlos lamarca, não.

        que tal menachem begin ou moshe dayan?

        o sr bicudo faz parte daquela aristocracia quatrocentona, vicentina, e dela jamais se despiu, infelizmente.

        os anos operaram nele mudança mais significativa que, por exemplo, em fhc que sempre foi isso mesmo.

        hélio bicudo parece, abjurando a constituição e a legalidade que sempre defendeu, aquele ateu convicto que, no delírio da morte, segura uma cruz oferecida pelo padreco espertalhão.

        seguraria até um ferro em brasa, mas o padreco anuncia que “o ateu abjurou”.

        para evitar esse tipo de vexame, paul lafargue e a mulher, laura marx, suicidaram-se antes.

        lamentavelmente, o dr hélio bicudo enlameia a sua história; o seu passado em pregações contra a ordem constitucional.

         

        1. Alienado? Quem?

          Helio Bicudo estava ao lado de um partido que prometia restituir a ética e se mostrou igual aos demais. Lamarca equivocadamente lutava por regime pior que o dos militares. Com visão daqueles subversivos sonháticos seriamos hoje pouco melhor que Cuba.

          1. Depende do que você considera


            Depende do que você considera melhor e pior. Pois bem, Cuba é melhor que o Brasil. E só não é ainda melhor porque sofre e sofreu toda sorte de bloqueios e sabotagens via estados unidos e seus títeres. Decresça, meu caro. Ainda dá tempo.

    1. Helio Bicudo é um bom nome para escola

      A opinião de Helio Bicudo é um exercicio democrático que deve ser respeitado. Compartilho da sua indignação com o desvirtuamento do partido, com a condução errática do governo e com as consequências que só cego não vê. Mas não concordo com a tese do “impedimento”. No caso Lamarca assino embaixo. Não é exemplo para ninguem. Não sei que fim levou sua promoção post mortem, mas achei imerecida. Mesmo o passado “terrorista” de Dilma não engrandece a sua biografia. Aliás, Dilma passará para a história com uma avaliação pior que a de Zelia Cardoso de Mello.

  17. Agora sim, o Golpe está a caminho.

    Desde o ano passado venho insistindo que o golpe da forma que estava estruturado não tinha futuro, porém agora se está vendo a ação de profissionais que pensam, e podemos colocar no rol de expectativas um golpe institucional em andamento.

    O que diferencia das situações anteriores a situação atual é a credibilidade dos atores, credibilidade esta montada pela própria esquerda na procura de seus ícones.

    Hélio Bicudo nunca foi, nunca tentou parecer alguém de esquerda, porém como promotor lutou bravamente contra os famigerados esquadrões da morte que na época eram quase que institucionais. Sua ação quebrou a pseudo-institucionalidade dos esquadrões da morte, mostrando os seu vínculo com organizações criminosas, ou seja, teve uma atuação claramente legalista que por muitos na época foi confundida como uma tendência de esquerda (claramente esquadrões da morte continuaram, assim como continuam).

    Fica claro que neste momento a esquerda será devidamente isolada de toda e qualquer simpatia de elementos republicanos com perfil centrista ou de direita para que o golpe tome forma.

    Há muito tempo a crítica da esquerda aos seus adversários vem se resumindo a “argumentum ad hominem” principalmente qualificando-os de fascistas ou pechas semelhantes. Com a colocação simbólica de Hélio Bicudo, mesmo que já seja mais uma figura mitológica do que real, dará uma força aos aspectos legais do golpe.

    Durante os anos da ditadura a esquerda por estar completamente amordaçada apoiou incondicionalmente uma série de nomes de pessoas com o mesmo perfil de Hélio Bicudo como verdadeiro baluarte das instituições democráticas. Só para lembrar alguns nomes aqui do Rio Grande do Sul, coloco o já citado Pedro Simon e o já senador Paulo Brossard de Souza Pinto (já falecido). Estas figuras tem como característica comum uma visão legalista do Estado Republicano, uma trajetória política correta durante a época da ditadura de oposição, e a luta por direitos humanos, ou seja, são o que, em artigo anterior, chamei de direita racional.

    O problema principal desta direita racional é que a mesma como não tem capacidade de romper com o status quo ela num país como o Brasil, onde o direito e as leis são estruturadas para mante-lo, rapidamente após estabelecido um governo de direita eles, são ainda mais rápido do que entraram, colocados como diz o Jornalista Alberto Dines na lata do lixo da história, eu diria até melhor, na lata do lixo do processo.

    Agora podemos visualizar claramente o processo: Primeiro por pedaladas fiscais, se não der certo por uma das dez mil leis existentes no país, se tenta o Impeachment da presidente Dilma e consegue por vias diretas ou tortas a obtenção do afastamento junto com seu vice. É importante se destacar que este impeachment para ser efetivo deverá ser acompanhado pelo impeachment do vice presidente, pois se o mesmo não ocorrer por aspectos de lealdade e compromissos do mesmo o golpe não poderá prosseguir.

    Com o afastamento da presidente e do vice, já com o atual presidente da câmara devidamente afastado e substituído por alguém mais palatável a sociedade brasileira, virá o segundo ato, a cassação do registro do Partido dos Trabalhadores. Para que o golpe atinja seus resultados, a adoção de políticas de retirada de privilégio dos trabalhadores e das políticas mais consequentes montadas durante os governos do PT, é necessário uma direita mais dura e sem compromissos com o passado e uma oposição frágil e dividida.

    Porém, após isto deve começar o terceiro ato, a reação de quem já foi beneficiado pelas políticas do PT e terão suas conquistas retiradas, agora neste momento, paro com a tentativa de previsão, pois já estou indo longe demais e quanto mais longe mais se erra.

    Mas o que é certo é que o Golpe está sendo tratado por profissionais e não por Aécios e FHCs ou outros derivativos.

  18.  
    [Tenebrosos e surreais]

     

    [Tenebrosos e surreais] TEMPOS BICUDOS … Prezado, consciente, conspícuo e impávido jornalista Luis Nassiff,novamente eu incorro em ledo engano ao tentar imaginar que os fatos escabrosos e surreais  estão se evaporando e, finalmente, poderemos ter um pouco de paz “para tocar a vida”!No entanto, os fascinaziterroristas &$ [mega]corruptos de meia tigela IMUNDA decretaram que ‘nois’ não poderemos mais viver sob o mínimo de tranquilidade… ANTES DE PROSSEGUIR:eu tenho plena convicção e resignação: se eu viver até os oitenta, noventa anos, gradualmente, tornarei-me um ser esclerosado, ainda mais vulnerável do que sou hoje…Portanto, eu tenho respeito sagrado às pessoas idosas, seus legados, suas histórias…PROSSEGUINDO: Que forças hediondas e canalhas estão a manipular – e a querer se aproveitar – dos fins dos dias honrados do doutor Hélio Bicudo?Os canalhas da direitona são desprovidos de o mínimo [mínimo!] de decência, de ética, de respeito à história das pessoas, até mesmo as honradas!Falta, apenas, perguntar ao doutor Hélio Bicudo “se ele ainda reconhece a índole e o histórico do [mega]corrupto contumaz [eduardo] ‘CU(nha)’ do ‘Aécio Furnas Forever'”!A quem será entregue, pasme, o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff – pedido formulado pelo senhor Hélio Bicudo  ENTENDA mais uma labareda para incendiar ainda mais o Brasil já tão conturbado e deveras conflagrado Fundador do PT apresenta pedido de impeachment de Dilma Rousseff GUSTAVO URIBEDÉBORA ÁLVARESDE BRASÍLIA 01/09/2015 11p6 – Atualizado às 13p0 (…) CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/09/1676296-fundador-do-pt-apresentara-pedido-de-impeachment-de-dilma.shtml e aqui Advogado Hélio Bicudo disse que apresentará à Câmara dos Deputados um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff; documento será assinado por ele, pela filha Maria Lúcia e pela advogada Janaina Pascoal; “É uma decisão tanto do meu pai como da Janaina Paschoal ingressar com um pedido, que apresenta argumentos e é bem embasado”, disse Maria Lúcia; dentre os argumentos estão as chamadas ‘pedaladas fiscais’, além de referências à Operação Lava Jato e à compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras 1 DE SETEMBRO DE 2015 ÀS 13:12 (…) FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/195147/Fundador-do-PT-diz-que-far%C3%A1-pedido-de-impeachment.htm

  19. Bicudo

    Começei a ler a petição, depois da apresentação dos autores, vem os fatos; aí a primeira pessoa que coloca no argumento é Gilmar “Dantas”, aí parei de ler na hora!!!!! Não é sério, é brincadeira!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  20. refundar

    Sr. Lula, na refundação do PT não aceite nenhum bicudo!

    Cerque-se apenas de gente preocupada com a causa operária e de patriotas.

    Os que só querem vantagens ou mesmo aparecer, podem ir para outra parte.

    Eles sabem aonde.

     

  21. convento é pra freira

    Mais do mesmo. Os ressentidos do prefixo ‘ex’ e seus dilemas de sempre. Ficam entre a mágoa do pirulito nunca prometido mas ansiado, e a eterna birra adolecente do ‘não pedi prá nascer’. Agora, ainda bicudo…nesta idade, a ponto de adotar a teoria ‘dominio do fato’  ! 

  22.  
    O Bicudo acaba de implantar

     

    O Bicudo acaba de implantar prótese de um novo Bico. Engenho elaborado pelo departamento de Implantodontia da Rede Globo. Aquela que produz os dentes mais brancos e brilhantes do mercado. Como o cliente, senhor Bicudo, desejava um modelo de bico atucanado. Ou seja, igual ao do FHC. Ai, foi necessário substituir a porcelana por fibra de carbono na construção da peça.

    Dado que a avantajada dimenção do engenho, se fosse empregado a porcelana, material tradicinal na confecção de dentes, unhas e bicos, o peso da trapizonga requeria uma solução estrutural estaiada  para suportar o peso próprio em balanço. Pois originalmente, o bico do tucano é apoiado apenas numa das extremidades. Se adotada a solução clássica, seria necessario a colocação de um pino no topo da cabeça da ave, digo, do Bicudo, à guisa de mastro onde se fixaria o cabo de aço (estais) atirantado ao bico do bicho.

    Constatado a dificuldade do senhor Bicudo se apresentar feito uma ponte estaiada. Partiu-se para a substituição da porcelana, pela fibra de carbono, material de grande resistencia mecânica e reduzido peso específico. E ainda, de baixo custo de manuntenção, podendo ser pintada reproduzindo a cor do original. Pronto, o problema foi superado sem a necessidade de alteração estética-arquitetônica na fachada do novo Tucano.

    Finalmente a ave de bico requalificado, deverá reforçar a tropa do tucano Aécio, que almeja depor a presidenta Dilma.

     

    Orlando

  23. Por que Helio Bicudo não pede

    Por que Helio Bicudo não pede o impeachment do presidente da câmara já denunciado pelo PGR no STF? Já não basta a crise política gerada pelo presidente da câmara e seus cães amestrados? Pedir impeachment de Dilma terá enormes e desastrosas consequências políticas e econômicas para o país. Pedir impeachment de Dilma é favorecer uma oposição amplamente rejeitada pela maioria do povo brasileiro em quatro eleições consecutivas. Haja irresponsabilidade com o povo que votou na presidente e com o país!

    1. Lenha na fogueira

      Concordo com Franklin. E acescento: por que Helio Bicudo com o seu prestígio de jurista não se manifestou contra Gilmar Mendes que acumula tarefas em duas áreas (STF e TSE)e não as executa a contento, extrapolando na verborragia? É muito estranho  esse pedido por parte de um idoso senhor adoentado. Esse seu ato de colocar lenha na fogueira revela incoerência. Será que existem forças ocultas manipulando-o? 

  24. A filha dele, ao invés de

    A filha dele, ao invés de apoiá-lo, deveria interditá-lo. Pelo menos o preservaria como homem probo que sempre foi.

  25. Hélio Bicudo merece respeito

    Lendo os comentários abaixo, fico pensando se alguma coisa realmente diferencia direita e esquerda no Brasil. A truculência verbal é a mesma, seja na “elite branca” da Paulista, seja nos comentários dos saudosos de uma esquerda que naufragou tristemente. Mas houve uma época em que participação política era algo menos frívolo que produzir agressões verbais na internet. Hélio Bicudo, que viveu e se envolveu naquele tempo, tem história e não merece ser alvo de ‘shitstorms’. Além do mais, impeachment não tem nada a ver com golpismo: é dispositivo constitucional. Petistas, mais que quaisquer outros, deveriam saber disso. Mas ficaram desmemoriados, sem qualquer norte ideológico ou moral. Ao invés de incorporar para fins próprios a tosca retórica da VEJA, os saudosos da “esquerda” deveriam sim é lutar pela (re)democratização interna do PT. Eis aí uma “utopia” que mereceria algum respeito: começar pelo próprio quintal.

    1. Depois se perguntam o motivo

      Depois se perguntam o motivo pelo qual o país está tão dividido e por que  uma onda de intolerância ameça nos tragar. Tenho dito: coxinhas e petistas chapa-branca são tão somente dois lados da mesma moeda. Posso não concordar com a atitude de Hélio Bicudo, mas sou obrigado pelo código de civilidade que me proponho a não quebrar, a respeitá-lo e a respeitar sua história e trajetória. 

  26. Não li nenhum comentário,

    Não li nenhum comentário, rolei a página imediatamente para o final mas prevejo:

    1- Piadinhas a respeito do sobrenome “Bicudo” associando a tucanos.

    2-Que está a serviço do PIG.

    3- Que está ficando gagá.

     

  27.  
    … A essa altura da vida o

     

    … A essa altura da vida o doutor Hélio Bicudo pode ser enquadrado (sic) na categoria de ente vulnerável e hipossuficiente!…
    Portanto, originariamente, do ponto de vista jurídico, tem-se total ineficiência do encaminhamento!
    Mais um factoide festivo para os pilantras golpistas chafurdarem!…
    Para agravar a patacoada, o pedido de impeachment será entregue ao [mega]corrupto [eduardo] ‘CU(nha)’ “do ‘Aécio Furnas Forever'”!
    Em cerimônia solene – e pomposa!
    E sob os holofotes do PIG!
    E haja ração para cevar os corvos e porcos ‘penas mestradas’ a $oldo IMUNDO dos patrões barões da grande MÉRDIA nativa!…

    Ah sacripantas e hipócritas!…

    “Vão caçar o que fazer, ‘rebanho’ infame de descompreendidos(as)!”…

  28. Quanta diferença !

    Enquanto em comentários em outros espaço só se vê manifestação de ódio, aqui nos comentários só se vê respeito a grande figura de Hélio Bicudo, mesmo que seus pensamentos hoje, sejam divergentes dos que comentam.

    O respeito pela avançada idade então, esse é de fazer chorar de emoção.

  29. Se um dia, no futuro, vierem

    Se um dia, no futuro, vierem a fazer um “inventário” do ódio do nosso tempo, os comentários nessa página vão ser provas documentais da origem do ódio da “esquerda”. Está decretada a falácia do ódio unilateral contra o PT!!!

    1. Prezado,,
      Trata-se de um

      Prezado,,

      Trata-se de um senhor com 93 anos de idade. Será que no crépúsculo da vida, uma vida tão rica em realizações, iria decair tanto?

      Esse é o tipo de discurso – mesquinho – que nos iguala aos nossos adversários. Sem tirar nem por. 

  30. Todo mundo quer aparecer,

    Todo mundo quer aparecer, porque não  pede a saída do Gilmar Mendes a renúncia de Eduardo Cunha. Ah já sei não da mídia, falar do governo aparece mais,,vai te catar Hélio, vc já naufragou há muito tempo, nos poupe por favor

  31. Parafraseando um antigo

    Parafraseando um antigo deputado que teria dito a frase para o Zézim Bonifácil(era como se referia a ele o grande Henfil) : SEJA MAIS HÉLIO E MENOS BICUDO.

  32. Ok, sem impeachment! Mas e o

    Ok, sem impeachment! Mas e o Brasil como é que fica? O que fazer com o governo Dilma? Aguentar, até que ponto? Quem mais perde com recessão econômica (e eu me lembro bem do FHC 2) são os mais pobres, que saem da pobreza e vão pra marginalidade. Os ricos, continuam ricos. Não dá mais pra aguentar um governo com esse nível de incompetência. Dilma condenou a esquerda brasileira a ficar fora do poder por décadas.

    1. Que pobres?

      Então, seriam os mais pobres que deveriam estar nas ruas para protestar! No entanto, quem está lá é a classe média e rica que, perdendo a eleição, sem uma justificativa real para pedir a saída de Dilma, estão nas ruas pedindo o golpe e não querendo perder seus privilégios. Os pobres, hoje com seu carros baratos e até viajando de avião, pelos menos tem comida em suas panelas, não sobrando espaços para as bater!

  33.  
    Ao vivo: Acompanhe o

     

    Ao vivo: Acompanhe o lançamento do Memorial da Democracia

    O ex-presidente Lula inaugura um acervo online de textos, fotos e vídeos das lutas pela democracia ao longo da história do Brasil

    http://www.pt.org.br/ao-vivo-acompanhe-o-lancamento-do-memorial-da-democracia/

    e aqui

    http://tvt.org.br/

    Ao vivo: Acompanhe o lançamento do Memorial da Democracia

    O ex-presidente Lula inaugura um acervo online de textos, fotos e vídeos das lutas pela democracia ao longo da história do Brasil

  34. Helio Bicudo combateu
    Helio Bicudo combateu esquadrões da morte. Agora se uniu ao traficante que chefia o grupo paramilitar Revoltados On Line. Bicudo ficou gagá?

  35. JB, respeito sim a tua opinião sobre

    Hélio Bicudo,

    mas não posso concordar com essa atitude dele; está fazendo como o rol dos ex-petistas,

    cuspindo no prato onde comeu.

    Helio Bicudo manchou ele mesmo a sua história; Dilma Caindo ele festejará junto aos golpistas e terá seu nome acrescentado aos canalhas como Aécio e cia, ela não caindo ele cairá na esquecimento, pelo menos pra mim.

  36. O Bicudo é um procurador do

    O Bicudo é um procurador do estado de são paulo aposentado que em determinado momento enveredou pela política.  Agora está se dedicando a jogar um pouco mais de lenha na fogueira. Jurista é história da carochinha.inventada pela mídia.

    Se ele ainda fosse do PT os jornais o chamariam de ex procurador ultrapassado.

  37. Verdade isso?

    Eu e a maioria dos eleitores brasileiros jamais votamos no Hélio Bicudo, no FHC, no Gilmar Mendes, no Aécioporto Neves, no Cunha ou em qualquer outro desses golpistas desvairados. Votamos sim, por duas vezes, na Presidente Dilma Vana Rousseff. Portanto, os golpistas frustrados que façam como sugeriu o PGR Rodrigo Janot, mutatis mutandis: arrangem um partido e um candidato viáveis e concorram na próxima.

  38. Coitado!! Seu bico está tão

    Coitado!! Seu bico está tão caidinho. Hoje será o Bicudo que não bica mais nada, amanhã será o Eduardo Suplicy, o Cardozo, o Flux, o Paulo Bernardo, etc. etc…..

  39. A irreverência, a falta de

    A irreverência, a falta de respeito e a dificuldade em enxergar o óbvio levou o PT ao lugar que está. Não seria hora de refletir, e embora não concordando com o impeachment, reconhecer os erros e procurar retomar o caminho que norteou a fundação do partido? A opinião de Helio Bicudo, tem que ser respeitada. Concordar ou não é um direito de cada um. Assim é a democracia.

  40. A HIPOCRISIA DOS POLÍTICOS ULTRAPASSA TODOS OS LIMITES!

    Esse sr. deveria se envergonhar da aberração que está fazendo! Alguém que já apoiou o José Serra para presidente, aquele sujeito que trama abertamente para vender a Petrobrás às empresas estrangeiras, não tem moral nem pra comentar jogo de futebol. O mundo político podre, arcaico, e conservador, se volta contra o único governo do país, cujo principal compromisso é a reforma política para MAIOR PARTICIPAÇÃO POPULAR! O sr. é cínico, conservador, e oportunista, e vamos provar isso no decorrer desse texto…

    Sr. Hélio Bicudo, deixe de ser hipócrita! Todos os brasileiros sabiam da roubalheira em nossas estatais, assim como a Dilma. Quem mudou a legislação, e retirou o rigor da administração da Petrobrás, foi o governo Fernando Henrique do PSDB. E de lá pra cá, mesmo com todas as denúncias, o congresso, que é a quem cabe mudar a lei, não tomou as providências necessárias. Por que será? Não seria por que a ampla maioria enchia os bolsos com a corrupção? O que aconteceria se o Aécio Neves e o PSDB, que o sr. apoiou, estivessem no poder? Não seria tudo abafado, como sempre fizeram? Veja:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/661199854015680/?type=3&theater

    O Sr. está colocando nas costas da Dilma a culpa que é do congresso! Isso é algo normal para gente imbecil, contratada por merrecas, pra fazer propaganda de impeachment na internet. Alguém do seu nível de conhecimento e inteligência não faz isso por ser idiota, mas sim por ser cínico, conservador, e oportunista. É cínico, por saber que a Dilma fez o que pôde, que foi colocar a Polícia Federal em cima deles com ampla liberdade, além de nomear um Procurador Geral da República, que está resgatando o respeito que nosso judiciário tanto necessita. É conservador, porque no fundo quer apenas manter o mesmo lixo de sistema político que temos, e impedir que a Dilma faça sua reforma política, que começará com a aprovação das PECs 21/2015 do senado, e 286/2013 da câmara, entre outras. É oportunista, porque rebaixou-se ao nível de nazistas, que pedem desde a morte dos militantes de esquerda, até uma nova ditadura no país; somente para aproveitar o povo que eles levaram às ruas.

    AS PROVAS CONTRA O HÉLIO BICUDO!

    Vejamos o seu curriculum:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lio_Bicudo

    Como podemos ver, o sr. não é nenhum coitadinho, e por isso não pode ser poupado da aberração que está fazendo. Como presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, com sede em Washington, o sr. deve dominar muito bem o inglês, e já passou um bom tempo por lá. Aqui sua máscara vai cair, porque não há nada de mais podre e hipocrita, que defender direitos humanos, sem defender DIREITOS POLÍTICOS! Não há nada mais hipócrita, que defender inclusão social, sem defender a INCLUSÃO POLÍTICA. Sr. Hélio Bicudo, o sr. é uma farsa, é o perfeito retrato de nosso conservadorismo político, lutando justamente para conservar suas vantagens, mordomias, e o completo controle das decisões políticas, que lhes favorecem.

    O sr. tem a obrigação de saber porque nos Estados Unidos não existe a roubalheira que temos por aqui, e porque há muito mais justiça social. Os ABAIXO ASSINADOS do povo americano têm poder para convocar o RECALL – REFERENDO REVOCATÓRIO DE MANDATO, onde o povo decide no voto sobre a cassação dos políticos, quantos forem necessários! O impeachment, que o sr. está pedindo, significa apenas um puxão de orelhas na corrupção, e como fere justamente quem deu condições da Polícia Federal combatê-la, vai agravar ainda mais a roubalheira. Ou será que ela diminuiu depois do impeachment do Collor? Porque seja lá quem entrar no lugar da Dilma, poderá calar a PF, como fazia o Fernando Henrique do PSDB. Aí vem as perguntas, que eu duvido que um político de sua espécie seja digno de responder:

    POR QUE EM VEZ DO IMPEACHMENT, O SR. NÃO DEFENDE O RECALL?

    POR QUE O SR. NÃO QUER QUE OS CIDADÃOS BRASILEIROS TENHAM OS MESMOS DIREITOS DOS AMERICANOS, EUROPEUS, E DA MAIORIA DE NOSSOS VIZINHOS DA AMÉRICA DO SUL?

    O QUE O SR. TEM CONTRA O POVO BRASILEIRO?

    O ABSURDO!

    Vejam como funciona o sistema político dos Estados Unidos e do MUNDO DESENVOLVIDO, onde esse sr. defendeu direitos humanos, lidou com leis, e passou um bom tempo por lá:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/658099054325760/?type=3&theater

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/649128891889443/?type=3&theater

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/502648843204116/?type=3&theater

    Como podemos ver, os ABAIXO ASSINADOS do povo americano têm poder também para derrubar leis indesejadas, e propor novas leis. Ou seja, têm poder para convocar PLEBISCITOS E REFERENDOS! Enquanto aqui, somente deputados e senadores podem fazê-lo. Nem mesmo o presidente da República tem esse direito! Os americanos votam centenas de PLEBISCITOS praticamente sem custo ao Estado, junto com suas eleições regulares a cada 2 anos. Eles usam esse direito principalmente para alterar a legislação, fechando cada brecha deixada na lei para a corrupção.

    NÃO É UMA ABERRAÇÃO, QUE ESSE SUJEITO NÃO ESTEJA DEFENDENDO TAIS DIREITOS PARA NOSSO POVO?

    SR. HÉLIO BICUDO, A QUEM O SR. PENSA QUE ESTÁ ENGANANDO?

    LINKS RELACIONADOS:

    __PEC 21/2015 DO RECALL:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/303097703159232/?type=3&theater

    __PEC 286/2013:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.353345524801116.1073741836.300330306769305/668305973305068/?type=3&theater

  41. Está sendo cavalgado.

    Seria interessante  saber quem tem estado próximo  a ele

    A petição é  uma colagem de vários  argumentos utilizados pelo grupo golpista.

    Estão  tentando utilizar um símbolo da luta pela Democracia como veículo  de denúncias  vazias e tolas.

    Meus respeito a Helio  Bicudo não  vão  diminuir por causa  deste posicionamento.

    Não gostei quando ele é outros saíram do partido quando ele mais precisava de quadros.

    Mas não o julgo agora. 

    Tem agulha neste palheiro.

  42. Prefiro acreditar que é um equivoco

    de um homem com  mais de 90 anos, que talves pela idade acompanhe os fatos do mundo lendo a folha de SP e o Estadão.

    Há trinta anos atrás eu acreditava nos valores da “liberdade de imprensa”, só com o uso da Internet e que pude comprovar o grande equívoco. Que a grande mídia não passa de uma lacaia vendida do sistema e das grandes corporações. Titando a Globo, claro que essa eu sempre achei golpista.

    Talves seja esse o caso do Helio Bicudo com mais de 90 anos, conheço um senhor muito integro , mas que só consegue se informar lendo a Folha de São Paulo, voces podem imaginar o estrago?

     

    Só espero que ao chegar nessa idade que eu não me torne assim  tão  alienada dos acontecimentos.

  43. Para quem fez campanha de

    Para quem fez campanha de Aécio e de Serra, pedir ímpitimam é bronca safada.

    Se ele não lamenta o que está fazendo, não serei eu a lamentar por ele. Se quer igualar sua história à do menino Kim, fazer o quê, senão criticá-lo? Pois se ele quer sua opinião respeitada, que respeite a dos outros que elegeram a candidata que derrotou seu candidato.

    O que mais me irrita nos paulistas é que estão afundando na merda de Alkmin, mas querem mandar no país inteiro. Será que o eminente Hélio Bicudo não se incomoda com a chacina de Osasco? Ou com a falta de água na periferia? Ou com o desastre que está a educação em São Paulo? Ou com a situação da USP? Por que essas pessoas acham que devem ditar a política do país?

  44. Alguns colegas perguntam

    Alguns colegas perguntam porque o distinyo senhor não pede o impeachment do Cunha. Ora ninguém prestaria atenção. A unica maneira das pessoas descobrirem que ele ainda está vivo é fazendo esse tipo de coisa

    1. Não acho que seja isso

      Está mais me parecendo a exploração de um idoso de 93 anos, que já sofreu um AVC, manipulado por duas vigaristas. Seria bom que se conferisse a assinatura dele.

  45. Acho que os dois filhos que

    Acho que os dois filhos que aparecem discordando, dá uma pista do que pode estar por trás desse surto direitoso de Bicudo na velhice.

    O que mais me enojava, na Bahia, era ver a cara constrangida do velho Jorge Amado ao lado da Direita mas asquerosa do Estado.

    Filho(a) manipulador(a)  lado de um idoso, pode colocar a história de vida do personagem na lata do lixo.

  46. Lembra-me do Barbosa Lima Sobrinho

    O Barbosa Lima Sobrinho era outro senhor idoso que, no timing certo, pegou a bola e chutou ao Gol, e se prestou para assinar o pedido de impeachment do Collor, encabeçando o circo montado pela rede Globo, que estava por trás. Saiu melhor do que entrou, pelo menos na sua biografia.

    O Hélio Bicudo, que também acompanha a história e viu como – na época – o Barbosa Lima Sobrinho foi praticamente canonizado, colocando-se então como clone bizarro, como um pretenso baluarte de integridade e ética brasileira, encarnadas nele, num canto final do Cisne no palco da vida. Apenas que, desta vez, vai morrer na praia e sair pior do que entrou.

    Um típico “deixa que eu chuto” de um pênalti aos 45 minutos do segundo tempo, achando que a Presidenta está vencida, de quem quer praticar alguma coisa que o faça sentir ainda vivo e importante, mas que, justamente, acontecerá o contrário, passando uma borracha no seu respeitável passado. O chute vai sair por cima do gol e sentirá, no mínimo, a chicotada de indiferença conferida pelo destino que aguarda aos oportunistas, que entram em hora errada e em causas pouco nobres.

    No foi nem será o único, como alguém falou. Temos a Marta recentemente, num canto de cisne agonizante, embora desta vez por aspectos mais pessoais que políticos, querendo reabrir as cortinas do mesmo palco onde ocupou o papel de senhora “Suplicy” e de militante petista durante décadas. Apenas que a platéia hoje é outra, com palmas falsas e sorrisos amarelos. Triste!.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador