Ilimar Franco: Aécio propõe corte de 50% no salário do trabalhador

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O PT já dá sinais de que não vai aprovar no Congresso a Medida Provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff no último dia 6, que cria um programa que permite que empresas, em comum acordo com os funcionários, reduzam a jornada de trabalho em até 30% e os salários, em 15%. O PSDB de Aécio Neves também não gostou da MP, mas por razões que divergem das do PT.

Segundo a coluna do Ilimar Franco (O Globo) nesta sexta-feira (24), o PT é contra o programa e pretende alterar a MP porque não concorda com a perda salarial. O senador Paulo Paim fez emenda “para que as empresas assumam o pagamento dos 15% que o governo não vai bancar.”

Já o PSDB acha que “trinta é pouco” e também quer alterar a MP. “Seu presidente, Aécio Neves, propõe que essa redução possa ser de até 50% da mão de obra. As empresas poderiam também reduzir em até 50% os salários dos trabalhadores.”

A MP foi assinada por Dilma com o objetivo de proteger os postos de trabalho em meio à crise, e já tem força de lei, mas ainda precisará ser aprovada pelo Congresso Nacional. A medida prevê que a União complemente metade da perda salarial por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador. O programa valerá até o dia 31 de dezembro de 2016, e o período de adesão das empresas vai até o fim deste ano.

Para definir quais setores e empresas estarão aptos a participar do Programa de Proteção ao Emprego, o governo também criou um grupo interministerial que vai divulgar informações sobre os critérios, com base em indicadores econômicos e financeiros.

Para que as empresas possam  implementar o programa, os trabalhadores terão que aceitar a proposta por meio de acordo coletivo firmado entre a categoria e as entidades patronais. A companhia não poderá demitir funcionários enquanto participar do projeto.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aécio já devolveu 50% dos

    O primeiro e mais importante princípio da liderança é dar o exemplo.

    Aécio já devolveu aos cofres públicos 50% dos salários que recebeu do Estado nas duas últimas décadas?

    Quando ele fizer isto ele terá mais credibilidade e o Estado poderá pagar mais alguns benefícios sociais. 

     

  2. Por que reduzir só em 50%?

    Vamos fazer assim: a gente trabalha só para pagar imposto e garantir a vida de luxo dos nossos bem-intencionados políticos, tá bom aécio? E, como já foi sugerido aqui, o Aécio poderia começar e dar o exemplo reduzindo seu salário, caixa 2, propinas e mesadas provenientes de furnas e afins.

  3. Faço minhas as palavras do

    Faço minhas as palavras do Fábio de Oliveira Ribeiro. Se recebesse por produtividade Aécio seria obrigado a devolver mais do que os 50% que pretende retirar daqueles que trabalham. A propósito: ele quer tirar 50% do trabalhador, coisa que ele NUNCA foi; assim fazendo garante a mamata para vagabundos e bon vivants como ele.

  4. Realmente são “jenios”, pra

    Realmente são “jenios”, pra quem ganha 35 mil como ele e nem depende desse salario deve ser facil falar uma besteira descomunal dessas, mas digamos que o cidadão ganhe mil reais, vai ter que passar a conviver com menos de 500 assim que descontado o inss? E as contas do trabalhador virão pela metade? O aluguel? A conta de luz? de Agua? O transporte? Há tres anos comecei uma faculdade a mensalidade era 760 já está em 940,00, o convenio medico em 280 hoje está em 430, a luz era 80 hoje vem 220, a inflação só não existe na cabeça dessa turma e da presidente, e ainda esse politico quer que o trabalhador viva com metade do salario?

  5. Ué, se a jornada for reduzida

    Ué, se a jornada for reduzida em 30%, o salário também deveria ser reduzido na mesma proporção, nada mais lógico. Estão propondo reduzir o salário  apenas em 15% e ainda tem gente reclamando? Talvez prefiram perder o emprego de vez…

  6. Aécim não tomou tarja preta hoje.

    Sabem de nada. Mal assessorados esses políticos.

    Pior é que alguns deles se acham capazes de serem presidentes.

    É so dar uma olhada na CLT:

    “Art. 58-A.  Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a vinte e cinco horas semanais.

    § 1o  O salário a ser pago aos empregados sob o regime de tempo parcial será proporcional à sua jornada, em relação aos empregados que cumprem, nas mesmas funções, tempo integral.

    § 2o  Para os atuais empregados, a adoção do regime de tempo parcial será feita mediante opção manifestada perante a empresa, na forma prevista em instrumento decorrente de negociação coletiva.”

    Isso é do tempo de FHC, uma MP de 2001 que alterou a CLT.

    Já existe a modalidade de contrato de emprego especial a tempo parcial.

    Limite máximo de horas semanais de 25 horas (56% da jornada semanal), com a possibilidade de redução de pagamento de salários proporcionais às horas trabalhadas. Bastaria ter negociação coletiva e adesão do trabalhador ao programa. Isso na lei antiga.

    O que o Governo quer é permitir uma redução para 70% da jornada semanal mas com garnatia de emprego.

    O interessante desta lei é a proibição de demitir trabalhadores para as empresas que aderirem.

  7. somente uma pessoa desprovida

    somente uma pessoa desprovida de bom senso pode imaginar que um político, que nem governando está, iria propor uma medida mais dura que a medida proposta pela presidente…

  8. Taí mais uma daquelas
    Taí mais uma daquelas realidades que capturam ou copiam a fábula.
    Se já não bastasse o executivo querer empurrar goela baixo uma medida tão estapafúrdia e matreira como essa, eis que vem o paladino da justiça, o herói das varandas gourmet, completar o trabalho.
    Segundo a mídia técnica, o governo é “socialista” e a oposição é “social democracia”…
    Por aqui, a emenda sai pior que o soneto…e é toda hora!
    É pra chorar…

  9. A diferença entre PT e PSDB

    A diferença entre PT e PSDB está em 35%, portanto. Um bom estatístico pode calcular o desvio-padrão, considerando os princípios e estatutos de cada um desses partidos?

     

    Já em relação aos servidores públicos do Judiciário federal, a conta que publicaram é: 

    – FHC neoliberal: 8 anos e 2 PCS*.

    Lula-Dilma “trabalhista”: 16 anos e 01 (um!) PCS. 

     

    Tá melhor votar em fascista do quem em trabalhista, do ponto de vista do Arrocho.

     

    * Plano de Carreiras e Salários. Os servidores tem direito a revisão anual, nos termos da CF e das leis regulamentadoras que já existem e são desrespeitadas.

     

    Ainda vou me dedicar a compilar as manifestações da nossa cara CUT chapa branca pelega sobre o respeito à data-base das diversas categorias que ela representou nesse período. 

  10. Chama o analista de Bagé.

    Esta MP é suicidio político.

    E o PT esta certo em recusa-la, pois se não o fizer pode pedir o chapeu fechar as portas.

    Alo Dilma lembre-se de quem a colocou no Palácio da Alvorada! E que és apenas inquilina!

  11. Chama o analista de Bagé.

    Esta MP é suicidio político.

    E o PT esta certo em recusa-la, pois se não o fizer pode pedir o chapeu fechar as portas.

    Alo Dilma lembre-se de quem a colocou no Palácio da Alvorada! E que és apenas inquilina!

  12. Deixa como está. A empresa em

    Deixa como está. A empresa em crise, demite, o cara fica no seguro desemprego 5 meses com o governo pagando 1.400,00 de seguro desemprego, a empresa fechada, e o governo sem arrecadar nada!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador