Juarez Tavares será observador no acordo entre Colômbia e Farc

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O acordo de paz entre o governo da Colômbia e as Farc, depois de 52 anos de conflito, vai ter um brasileiro entre os observadores no plebiscito que vai referendar o ato. O professor titular da Universidade do Rio de Janeiro (Uerj), Juarez Tavares, foi o escolhido. Tavares é um dos grandes nomes do Direito Penal no Brasil e é também professor visitante na Universidade de Frankfurt.

O acordo de paz foi assinado em Cartagena das Índias e reuniu autoridades do mundo todo. Com o acordo, põe-se fim ao último conflito armado da América Latina e um dos mais longos. A paz irá chegar após três anos de negociações entre governo e rebeldes realizados em Havana, capital de Cuba.

O jurista Juarez Tavares, por ser signatário do manifesto dos juristas contra o impeachment, foi alvo de críticas e tentativas de assassinato de reputação. Seu livro, “Teoria do Crime Culposo”, foi elogiado por Claus Roxin, o maior penalista da atualidade. Outro livro de Tavares foi “Teoria do Injusto Penal”, que recebeu prefácio de Hassemer, um dos maiores juristas do mundo no âmbito de filosofia do direito penal.

Este convite vem confirmar a importância de seu trabalho. Leia a seguir.

do Jornal do Brasil

Acordo de paz: professor Juarez Tavares honra magistério brasileiro

Titular da Uerj atuará como observador no referendo sobre acordo entre as Farc e Colômbia

No momento em que o mundo volta seus olhos ao histórico acordo de paz entre o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), após 52 anos de conflito, um brasileiro é convidado pelo Conselho Nacional Eleitoral daquele país para atuar como Observador Internacional do plebiscito que vai referendar o acordo. 

Professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Juarez Tavares é um dos maiores juristas do Direito Penal no Brasil, atuando também como professor visitante na Universidade de Frankfurt.

Professor Juarez Tavares
Professor Juarez Tavares

O professor Juarez Tavares honra a magistério brasileiro no momento em que é convidado para assistir a tão importante tratado de paz.

Acordo

O acordo de paz entre o governo colombiano e as Farc foi assinado em Cartagena das Índias. O evento reuniu autoridades e chefes de Estado de todo mundo em uma cerimônia de mais de duas horas. 

A paz na Colômbia chega após mais de três anos de negociações entre representantes do governo e rebeldes em Havana, capital de Cuba. O acordo põe fim ao último conflito armado da América Latina e um dos mais longos da história latina. 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Juarez Tavares será observador no acordo entre Colômbia e Farc

    Por favor, corrijam prefássio para prefácio na penúltima linha do terceiro parágrafo. A distração compromete o bom assunto.

  2. Esse acordo de paz foi ato político histórico

    .. com consequências mundiais. Ontem a  organização separatista basca ETA defendeu um acordo de paz com a Espanha e França nos mesmos moldes (https://goo.gl/gW5aQq).

    Em termos mundiais, quem deu vexame foi o ex-predidente Uribe, que tentou articular uma passeata de coxinhas contrários à paz no dia da assinatura do acordo.

    Aqui, na terra do Golpe, quem deu vexame foi Temer, que deu um cano no encontro de líderes mundiais em Cartagena. E de Serra que foi deletado das fotos oficiais do encontro. Uma vergonha.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador