Katia Abreu, o jogo da lisonja e do terror da mídia

 
Os grupos de mídia têm duas grandes ferramentas de pressão: a lisonja e o terror. Em livro que preparo sobre o tema mostro os recursos de que se valem: O Mito dos Homens de Bem, para os aliados, e o Mito do Vampiro, revestidos com as características da dramaturgia, para os inimigos.
 
Presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Katia Abreu fazia parte do Mito das Mulheres de Bem. Especialmente quando deblaterava contra índios, movimentos sociais e ambientalistas.
 
Bastou o convite para ser MInistra da Agricultura para virar vampiro.
 
Reportagem de O Globo lança acusações sobre sua campanha à CNA (http://oglobo.globo.com/brasil/futura-ministra-da-agricultura-katia-abreu-acusada-de-ma-gestao-na-cna-14695305). 
 
Agora, o Estadão “denuncia” que Katia recebeu doação de grupo investigado pela Polícia Federal (http://politica.estadao.com.br/blogs/julia-duailibi/cotada-para-ministerio-recebeu-doacoes-de-investigado-pela-pf/). Os jornais estão coalhados de publicidade de grupos investigados pela PF. E daí?

 
Como Ministra, Kátia poderia ser uma eficaz defensora dos pecuaristas, esmagados pela política dos campeões nacionais que criou superfrigoríficos acabando com o equilíbrio do setor. Amedrontou-se e, para obter a redenção, escreveu na Folha um longo panegírico em defesa de Gilmar e atacando os movimentos sociais (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/197752-conflitos-interminaveis.shtml).  
 
É um pequeno exemplo de como os interesses menores de grupos de mídia acabam jogando para segundo plano qualquer bandeira.
Luis Nassif

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A velha tática de por a faca no pescoço

    A velha tática de por a faca no pescoço e, se o sujeito não se entregar, o pau come feio. Para diminuir a faca no pescoço a Katia achou por bem elogiar o chefe do golpe do impeachment. Alás, ele(Gilmar) é que deveria estar sendo objeto de impeachment, motivos é que não faltam.

  2. A Katia Abreu pode se tornar

    A Katia Abreu pode se tornar uma excelente ministra da Agricultura, pois ela é ligada ao agronegócio que é um setor importante para o país.

    Não sei o valor, mas o pib desse segmento é importante no pib nacional.

    O grande problema para o governo é a simbologia que a Katia representa.

    Ontem saiu uma matéria no 247 dizendo que depois do apoio explicito que a Katia deu ao Gilmar Mendes, corre o risco de perder o cargo.

    Por mim está ótimo, tomara que perca.

  3. A minha impressão é que a

    A minha impressão é que a Dilma não lê jornal, daí vai manter a nomeação da híbrida de mulher de bem com vampira. É o que li no PHA.

    Outro detalhe é que o MST já tinha feito uma “invasão protesto” bem antes dessa matéria folhesca. As declarações da Katia ao funcionário do Otavinho não tem nada a ver com a contrariedade do Stedile. E não consta que ele vá organizar outro protesto pelo fato da fazendeira, à título de puxar o saco do pig, demonizou os movimentos sociais (grandes novididades). Como a presidenta, Stedile também não lê jornal 

    1. O segundo mandato será igual ao primeiro, mas só que diferente

       

      Juliano Santos (terça-feira, 02/12/2014 às 12:21),

      Eu acredito que neste segundo mandato a presidenta Dilma Rousseff vai tomar algumas atitudes diferentes das adotadas no primeiro mandato. Assim, ela só vai tirar do governo depois que a justiça condenar.

      No primeiro mandato, como ela tinha pela frente o julgamento da Ação Penal 470, ela tinha que fazer aquela espécie de faxina para mostrar-se diferente de qualquer fato que a ligasse ao histórico do PT. Agora enquanto a justiça não decidir quem é corrupto e quem não é no imbróglio da Petrobras ela tem mais é que escolher pessoas de confiança dela avaliar o que ela tenha força para fazer e agir em função disso.

      E Luis Nassif vai melhorando os posts dele tratando com mais parcimônia as escolhas da presidenta Dilma Rousseff. Só que para não perder o hábito, ele, sempre que pode ou que não pode, aproveita para dar as estocadas dele como no trecho a seguir transcrito:

      “Como Ministra, Kátia poderia ser uma eficaz defensora dos pecuaristas, esmagados pela política dos campeões nacionais que criou superfrigoríficos acabando com o equilíbrio do setor”.

      Já defendi o que podia a política de campeões nacionais e deixo aqui apenas o link para o post “Luciano Coutinho, os campeões nacionais e a LCA” de domingo, 23/03/2014 às 12:57, aqui no blog de Luis Nassif e reproduzindo artigo de João Villaverde ssaído no jornal O Estado de S. Paulo como o título “Coutinho perde espaço no governo” e o subtítulo “Presidente do BNDES passa por momento de distanciamento do Palácio do Planalto”. Então o endereço do post “Luciano Coutinho, os campeões nacionais e a LCA” é:

      https://jornalggn.com.br/noticia/luciano-coutinho-os-campeoes-nacionais-e-a-lca

      Enviei segunda-feira, 24/03/2014 às 01:28, um comentário para Luis Nassif no qual não só faço a crítica ao texto de João Villaverde em muito parecido com matéria que Luis Nassif já fizera antes como também deixo outros links onde eu comentara o tema dos Campeões Nacionais.

      Como conferencista, Luis Nassif encontra muito mais plateia entre os pecuaristas do que entre os campeões nacionais, mas a oportunidade para a estocada não foi das melhores uma vez que para os pecuaristas o preço da arroba do boi nunca esteve tão bom.

      E deixo também o link para dois comentários meus mais recentes. O primeiro link é para o post “Os desafios da política econômica de Dilma” de segunda-feira, 01/12/2014 às 06:47, aqui no blog de Luis Nassif e com texto dele e que pode ser visto no seguinte endereço:

      https://jornalggn.com.br/noticia/os-desafios-da-politica-economica-de-dilma#comment-522746

      Deixei o link do comentário que eu enviei para você segunda-feira, 01/12/2014 às 20:29. No meu comentário eu aponto para a melhora de humor de Luis Nassif em relação ao governo da presidenta Dilma Rousseff.

      E o segundo link é para o post “No primeiro anúncio de Levy, bom senso e realismo” de quinta-feira, 27/11/2014 às 17:24, também no blog de Luis Nassif e onde ele faz rápida introdução para matéria da Agência Brasil intitulada “Meta de superávit primário em 2015 será 1,2% do PIB, diz Joaquim Levy”. O endereço do post “No primeiro anúncio de Levy, bom senso e realismo” é:

      https://jornalggn.com.br/noticia/no-primeiro-anuncio-de-levy-bom-senso-e-realismo

      Hoje eu enviei um comentário para Altamiro Souza junto a um comentário anterior meu para ele no comentário dele de quinta-feira, 27/11/2014 às 19:27, lá no post “No primeiro anúncio de Levy, bom senso e realismo” em que eu tive oportunidade de deixar mais uma indicação do que eu já havia falado para ele sobre como a mídia estava se embaralhando com as novas nomeações da presidenta Dilma Rousseff.

      E Luis Nassif vai ter que se preocupar em como elogiar a equipe econômica ao mesmo tempo que ela, provavelmente para enfrentar um possível aumento de juros nos Estados Unidos, também tiver que aumentar o juros.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 02/12/2014

  4. Os barões da mídia estão se

    Os barões da mídia estão se lixando se uma pessoa é do bem ou do mal. Eles adulam e protegem quem de alguma forma (lícita ou ilícita) aumenta seus lucros, mesmo que isto afronte os interesses do Brasil e seu povo.

  5. Parece-me que por vezes o

    Parece-me que por vezes o jornalista LN extrai conclusoes equivocadas das materias da grande imprensa.Quando li o estadao pela manha uma cois ficou clara: que o JBS   nao quer a senadora como ministra. Prosseguindo, a materia cita varias irregularidades em favor da empresa ocorridas no ministerio,citou a concentracao que ocorre no ramo,a ligacao entre o secretario da SDA  e a JBS. Mais adiante dah um golpe na ferradura, ao citar que a senadora teria recebido doacao de empresa investigada nas operacoes da PF. O jornal fez o seu dever. 

    1. (prosseguindo)…  Creio que

      (prosseguindo)…  Creio que a matéria é exemplo de bom jornalismo. No cravo e na ferradura. Ou LN gostaria que o texto  fosse dirigido em uma só direção, tão ao gosto dos defensores da mídia regulamentada? LN parece que contaminou-se pelas teorias da conspiração, é um tal de alardear golpes em andamento, intenções ocultas. Parece que perdeu a objetividade.A prosseguir, receio que a próxima será a credibilidade. Alguns que aqui opinam prezam a independencia e percebem quando o blog e leitores tendem a ser utilizados como massa de manobra.

      1. Mais um da indignação
        Mais um da indignação seletiva. Mas para te ajudar, vou dar mais um exemplo. Veja o caso do Eduardo Cunha, qualquer um que acompanha a política e, principalmente, se for do Rio de Janeiro sabe que ele é um político execrável. Mas, por enquanto, nada na imprensa contra a sua pretensiosa intenção, estão só esperando o governo fazer alguma composição, para baixar o sarrafo.

    1. Kátia Abreu não é técnica e é péssima política!!!

      Que eu saiba o Roberto Rodrigues não é contra a PEC contra o trabalho escravo, ou é?

      A verdade é que a KA não é técnica e é péssima política!!!

    2. Kátia Abreu não é técnica e é péssima política!!!

      Que eu saiba, o Roberto Rodrigues não é contra a PEC contra o trabalho escravo, ou é?

      A verdade é que KA não é técnica e é péssima política!!!

  6. e nem vou entrar no mérito do “campeão” nacional

    Em pleno século XXI .

     

    Onde ja se viu diretor-proprietário de empresa (bombado pelo BNDES sob a alcunha de se tornar um Global Player) ir pra Brasília e dizer pro chefe de gabinete da Presidência da República (leia-se Ministro-Chefe da Casa Civil) quem deve e quem não deve ser ministro de Estado.

    E eu que imaginava que a institucionalidade brasileira já tivesse extirpada esses ímpetos de petulância.

    A proposito, seria bom o ministro ouvir também, a opinião da Abag, da Unica, da Aprosoja, da Ocepar, dos plantadores de batata de Itapetininga, dos hortifrutigranjeiros do cinturão verde paulista.

  7. Não deveria me meter

    mais no assunto Kátia Abreu. Minha duas últimas colunas para CartaCapital, replicadas neste Blog, foram apedrejadas. Defendi sua nomeação e mantive mesmo depois de seu artigo para a Folha. Minha convicção a favor de sua nomeação por Dilma aumentou depois que soube de quem a ataca: JBS/Friboi, denunciada, sem nehuma repercussão no jornalismo de esgoto, em matéria de capa de CartaCapital, há pouco tempo. Querem mais?

  8. to curioso  pra saber mais

    to curioso  pra saber mais desse livro….

    os de bem viram vampiros?

    se eu fosse escrever um livro, já teria o título:

    mídia terrorista.

    ou vampíresca.

    o cara do osofá ficou tão amedrontado e

    aterroizado que foi engolido pelos raios catódicos da tv.

    e foi eletrocutado num último holocausto midiático.

     

  9. Teatro infantil…

    Morrendo de rir com o duetinho armado pelo governo com a JBS/Friboi. Mal ensaiado e mal executado.

    Reunião secreta vazada seletivamente, tanto por quem captou mais de 7 bilhões no BNDES (lembranças do Eike!) para se expandir quanto por quem deve satisfações ao seu próprio partido? Então tá.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador