Lula manda recado a Janot: se vai investigar Dilma, investigue Moro também

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-presidente Lula disparou uma nota à imprensa na noite de terça (16), reagindo à notícia de que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, conseguiu autorização do Supremo Tribunal Federal para instaurar um inquérito contra a presidente afastada Dilma Rousseff.

Janot decidiu investigar Dilma com base em três supostas tentativas de obstrução à Lava Jato: a nomeação de Lula para a Casa Civil – a operação entendeu isso como uma forma de dar foro privilegiado ao petista e tirar seus processos das mãos de Sergio Moro -, a nomeação de um ministro para o Superior Tribunal de Justiça, que também teria a intenção de agir contra a operação e, por fim, uma conversa entre o ex-ministro Aloísio Mercadante e Delcídio do Amaral, onde o ex-senador alega que viveu, ali, uma tentativa de ser comprado pelo governo Dilma para não fazer delação.

No informe, Lula diz que jamais praticou qualquer ato que configure crime de obstrução à Justiça, e que não se opõe a qualquer investigação, desde que observado o devido processo legal e as garantias fundamentais.

Mas também assinalou que “se o procurador geral da República pretende investigar o ex-presidente pelo teor de conversas telefônicas interceptadas, deveria, também, por isonomia, tomar providências em relação à atuação do juiz da Lava Jato que deu publicidade a essas interceptações — já que a lei considera, em tese, criminosa essa conduta.”

Sergio Moro, além de fazer uso de uma gravação que já não tinha validade por ter sido interceptada pela Polícia Federal fora do prazo autorizado por ele mesmo, decidiu vazar o conteúdo para a GloboNews tão logo soube que se tratava de uma rápida conversa entre Dilma e Lula, falando do termo de posse.

O ato foi o bastante para criar um escândalo na imprensa e impedir a posse de Lula. Moro foi repreendido pelo relator da Lava Jato, ministro Teori Zavascki, por ter dado publicidade a uma conversa que envolve a presidente da República, mas não houve nenhuma punição quanto a isso.

Ontem, Lula também enviou uma nota à imprensa criticando mais uma fala de Moro que denota sua parcialidade quando ao ex-presidente.

“O juiz Sergio Moro reforçou sua parcialidade em relação ao ex-presidente Lula ao afirmar em nova decisão proferida nesta data (16/08/2016 – Pedido de Busca e Apreensão Criminal nº 5010119073.2016.4.04.7000/PR) que ‘há alguns bens que, se recebidos como presentes durante o exercício do mandato de presidente da República, talvez devessem ter sido incorporados ao acervo da Presidência’.

A discussão sobre o acervo presidencial não tem qualquer relação com a operação Lava Jato. Há um procedimento em curso perante o Ministério Público Federal de Brasília no qual se discute o tratamento dado pela Secretaria da Presidência da República em relação ao acervo presidencial de todos os ex-presidentes da República desde 1991, quando o tema foi disciplinado por lei (Lei nº 8.394/91).

Não há qualquer justificativa jurídica para que o juiz da Lava Jato queira também se arvorar sobre esse tema, fazendo novas — e igualmente improcedentes — acusações contra Lula.”

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “deveria, também, por

    “deveria, também, por isonomia, tomar providências em relação à atuação do juiz da Lava Jato que deu publicidade a essas interceptações — já que a lei considera, em tese, criminosa essa conduta””:

    “Em tese” uma pinoia.   Essa eh a lei e Moro agiu ilegalmente.

  2. Acordaram?

    Tarde não? Só vejo críticas aos tardios esboços de reação de Dilma, mas um silêncio sepulcral quanto ao PT e Lula…. A melhor defesa sempre foi o ataque, desde que consistente e respaldado terá força sim. 

    Sabe, não há surpresa quanto ao avanço daqueles que nunca tiveram uma reação à altura que os impedissem.

    Convivemos com o cúmulo da hipocrisia, uma presidente afastada por pedaladas que outros fizeram, fazem e farão , mas sairão ilesos, de acordo com as conveniências de um poder que mantém os políticos no cabrestos, presos por atos de corrupção que, pasmem, cuja consumação é um mero detalhe facilmente contornável .

    A saída passa pela conscientização do povo, não há outra possibilidade para um horizonte livre de manipulação midiática e dos deuses togados. Quando pararem de dar atenção aos causadores de problemas e partirem para buscar saídas concretas poderemos enfim aplaudir uma esquerda que mereça algum respeito 

     

  3. Janot é indigno do cargo

    1)Na pratica, apesar de ter sido declarada como prova ilicita, as conversas de Lula com a Dilma continuam tendo valor como fundamentação implicita. 

    2) Gostei dessa, de que a DIlma nomeou alguem para o STJ com a “intenção”  de fazer algo. Intenção não pode ser passivel de criminalização. E outra, Dilma tem a discricionariedade de nomear quem ela quiser, considerando o quão vagas são as qualificações necessarias para o cargo de ministro do STJ ou do STF. FHC nomeou Gilmar Mendes, por exemplo. Outra, dificilmente há como provar que essa nomeação foi feita para esse fim. Isso aqui é uma tentativa de  criminalizar as nomeações da Dilma, que nem tentaram com a do Facchin.

    3) Se Mercadante tentou subornar ou obstruir, isso é algo que só ele pode responder. Imagino que Janot esta aplicando a teoria do dominio do fato para dizer que como Dilma e Mercadante eram “unha e carne”, ela deveria saber do que ele faz ou deve ter mandado ele o fazer.

    4) Delação premiada não é prova, apenas indicio de prova que necessita de embasamento probatorio. O MPF e o STF vivem confundido o tratamento dado quando é conveniente, para usar delações sem embasamento ou documentação como prova.

  4. Se isto não é perseguição

    Se isto não é perseguição política, o que é então?

    Esta lava jato é comandada por traidores do Brasil, que além de levar ao poder os maiores corruptos do país ainda arruinou nossa economia, destruiu a cadeia de petróleo e gás, as maiores empresas de construção pesdada do país, isto gerou milhões de desempregados e uma queda inédita do PIB em dois anos.

    Demorará décadas para que o Brasil recupere o que foi destruído por esters aloprados golpistas.

    Para mim, quem deveria estar preso são os integrandes desta operação golpista, os barões da mídia que lhe deram cobertura e os ministros do STF que se omitiram quando deveriam ter coragem e barrar os abusos cometidos por aquela quadrilha de bandoleiros a serviço de alguém, mas não dos brasileiros.

  5. Cada vez que houvesse

    Cada vez que houvesse manifestação deste procurador, do juiz de Curitiba e do MPF, a defesa do ex-presidente deveria lembrá-los de aécio neves, cunha e sua mulher, paulinho, cerra, marta, agripino, magno malta, o senador do helicóptero cheio de cocaina, enfim, essa gente boa e honesta de que eles não se lembram nunca.

    Quando custa toda encenação aos cofres públicos?

     

  6. É melhor …

    É melhor Lula esperar sentado que o Janot vá investigar o Moro. Os dois, como a grande parte do SFT e o MP, fazem parte do golpe.

  7. É melhor …

    É melhor Lula esperar sentado que o Janot vá investigar o Moro. Os dois, como a grande parte do SFT e o MP, fazem parte do golpe.

  8. Desesperado

    Desesperado para agradar ao PMDB/PSDB e dar legitimidade ao governo temer, Janot mete os pés pelas mãos e joga a um só tempo o MPF e o Judiciário na folha de serviços das elites nacionais

    Não sei com quem ele conversa, mas será que nenhuma delas advertiu ao Janot do vexame que passará o MPF ao dar continuidade à perseguição política em vez de focar no combate à corrupção?

    Tanta ladroagem dando sopa no congresso e no governo do Temer e ele insiste em bater em cachorro morto

    E tudo isso por medo do Lula retornar…

  9. O golpe está articulado e

    O golpe está articulado e bem. Começou lá atrás quando o MP se “acertou” com a Globo. Depois foi criando musculatura no STF com a adesão de Dias Tófoli. Surgiu aí o trio com Celso de Mello e claro o chefe, da lista de Furnas e tantas mais, Gilmar. Barroso era quem segurava a parada!  Hoje sobra pouca coisa, quase nada! As mulheres indicadas pelos governos Lula e Dilma, reforçam a tese machista da fragilidade, em notória contradição a figura de Dilma e de tantas outras mulheres. Rosa, tecnicamente fraca, sempre foi de Moro, aliás a AP 470 o credenciou a… A outra, bem a outra é um desastre! Ao abrir a boca mostra seu reacionarismo e até ignorância no entendimento de coisas menores. É até de fala odiosa, de pouca ou nenhuma generosidade e respeito, inclusive a figura da mulher e especialmente de Dilma que sorfre. Barroso, indicado para ser o dividor de águas até que tentou, mas foi sim um belo “cavalho paraguaio” num misto de alta sensibilidade a chantagem e um razoável oportunismo do tipo “quem tem, tem medo”, sucumbiu. 

    Resta saber o que Lula deve fazer. Ou melhor, está fazendo o que pode dentro do pouco, quase nada possível. 

    Como no Brasil é zero a possiblidade de que alguma instituição se insurja contra o golpe, só lhe resta uma solidariedade significativa de algum país relevante no cenário internacional para assumir esta luta, já que a ONU se os States resolverem…Algo antes do gran finalle que seria precedido da vinda de uns tais 40 parlamentares dos Estados Unidos, somandos de outros tantos da UE e talvez Bernie Sanders e outras lideranças européis e intelectuais para denunciarem… Se nada disso ocorrer, será sim mesmo solto, impedido de disputar as próximas eleições. E claro, afastado dos palanques da vida e das eleições.

    Teremos daqui alguns dias, caso nada ocorra de significativo, um preso político no Brasil e quem sabe a médio prazo, se houver necessidade, adoecido. Ou alguém pensa que Jescelino, Jango ou Chavez entre tantos, morreram de morte morrida? 

  10. Os bandidos e golpistas estão de toga, paletó e ‘fardas’.

    Prezados leitores,

    Nenhum cidadão brasileiro de boa índole, bem informado, que preze pela Democracia e respeito às Leis e à Constituição Federal pode, num momento grave como o atual, se acovardar e dispensar tratamento cerimonioso a figuras da polícia federal, do ministério público e do poder judiciário (além, obviamente, daqueles que ocupam cadeiras na câmara e no senado) ou do PIG/PPV. Criminosos e golpistas tem de ser chamados pelo que são. Se a hipocrisia reinante no parlamento e nos tribunais judiciários (em que um xingamento e uma ofensa são antecedidos por pronomes de tratamento da época escravocrata, como “V. Exa.”, “Merítissimo” e outros correlatos), nós, cidadãos brasileiros trabalhadores e pagadores de impostos, temos de ser claros e diretos nas críticas. A burocracia estatal brasileira (inclusos aí PF, MP e PJ), em associação com a imprensa golpista e a soldo do alto comando internacional do golpe estão cometendo crimes de lesa-Pátria, de lesa-Democracia, além de vários outros contra os direitos humanos, civis e políticos. A Farsa a Jato é uma ORCRIM, uma quadrilha institucional, composta por policiais federais, procuradores do MP, juízes e ministros dos tribunais superiores e do STF. As oligarquias políticas que representam as elites plutocráticas, assim como a imprensa golpista, são também ORCRIMs, sempre empenhadas em manter o statu quo anti, ou seja, manter o Brasil como um país de extrema desigualdade, com mais de 2/3 da população alijados de usufruir das riquezas e bens produzidos, com precaríssimos serviços públicos, cidadãos de 2ª ou 3ª classe, enfim. Essas ORCRIMs e elites plutocráticas, aliadas e submissas ao alto comando  internacional do golpe, trabalham desde sempre para que o Brasil JAMAIS se desenvolva de forma independente e soberana, dando igualdade de oportunidade aos cidadãos; para elas o Brasil deve ser sempre um país atrasado e periférico, fornecedror de matérias-primas, commodities agrícolas e minerais, além de mão-de-obra barata para os países ditos desenvolvidos e suas empresas.

    Esse golpe de Estado furreca – falsamente sofisticado – caminha para a consumação. Mas do ponto de vista histórico e moral foi morto no nascedouro. Na imprensa internacional o golpe já foi desmascarado. Perante o mundo, o que se passa no Brasil é um golpe de Estado midiático-policial-judicial-parlamentar. Nenhum grande estudioso das maiores universidades tem dúvidas com relação ao golpe de Estado no Brasil. Os maiores juristas, tanto brasileiros como estrangeiros, já demonstraram e declararam que houve um golpe de Estado no Brasil, neste ano de 2016. A imprensa golpista brasileira foi desmascarada e não dispõe ne NENHUMA credibilidade internacional. Apenas as oligarquias plutocráticas (política, agrária e empresarial),  a imprensa golpista e os setores reacionários (elite do funcionalismo público, classes média e média-alta reacionárias), além do braço autoritário e repressor do Estado (FFAA e polícias) têm a cara-de-pau de dizer pùblicamente que não houve golpe e que “impeachment é legal por estra previsto na Constituição Federal”. Como sabemos, nada melhor para construir uma grande mentira do que que proferir uma meia-verdade. Os golpistas se lembram da CF, ma só em parte, pois lá está exopresso que o impedimento do(a) presidente(a) da república só pode ocorrer se ficar provado o comentimento de crime, seja comum ou de responsabilidade. Crime comum é atribuição do STF julgar. Já os crimes de responsabilidade devem ser julgados pelo Senado E pelo STF, pois crime é um conceito, termo ou ato jurídico. Ora, o impedimento é um processo jurídico-político e NÃO pode ser julgado apenas pelo senado, sujeito a simpatias, ideologias  e preferências pessoais. Se, jurìdicamente, não for provado cometimento de crime de responsabilidade por parte do(a) presidente(a) da república, o afastamento do(a) chefe de governo e de Estado pelo senado nada mais é do que um golpe de Estado. Como NENHUM crime de responsabilidade ficou provado como sendo cometido pela presidenta Dilma Roussseff (como atestam o MPF, que pediu oarquivamento do processo com as acusações e a perícia técnica feita por técnicos do senado federal designados pela própria comissão especial de impedimento), a destituição de Dilma Rousseff, da presidência da república, é INEQUIVOCAMENTE, um golpe de Estado. E quem age em favor do golpe ou deixa de agir para evitá-lo é criminoso, é golpista.

  11. Esses de sempre doutos

    Esses de sempre doutos teori(a) e janot(a) só não são hilários, porque trágicos em relação ao direito e à justiça: vejamos, quer dizer que o próprio teori(a) entende que seus (ím)pares são incompetentes para praticar a justiça em relação ao Lula e que, pior, o “carniceiro” desMoronado seria mais severo do que os ministrecos? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. A idiotia, vê-se é recorrente.

    Ainda, o douto teori(a) e o preclaro janot(a) entendem que bisbilhotar conversas da presidentA da república e merda é a mesma coisa? Como “achar” que a razões, se decorrentes de escuta ilegal, como o mesmo ínclito teori(a) escreveu em despacho oficial?

    Dão nojo em lesmas,

  12. Investigue o FHC também…

    Já que FHC foi até Emílio Odebrecht pedir para pegarem leve contra o PSDB  nas delações e que não mais delatassem o Serra e o Aécio, porque não abrir um processo de obstrução de justiça contra o FHC?

  13. Um absurdo, portanto só

    Um absurdo, portanto só entendido como ação política, esse pedido de investigação da presidente Dilma e do ex-presidente Lula por conta da nomeação deste para a Casa Civil.

    Ora, a então Chefe do Poder Executivo detinha a prerrogativa de nomear quem quisesse. O mesmo vale para a indicação de ministros para tribunais superiores. E por último, o mais patético, surreal, basear uma investigação em algo tão frágil e extremamente suspeito, no caso uma conversa entre um senador da República e um ministro de Estado na qual o primeiro alega que sentiu nela – conversa – de cooptá-lo para não fazer uma delação. 

    Convenhamos: é muita subjetividade para justificar uma investigação que somente vai onerar ainda mais a já onerada máquina pública. 

    1. Mais uma patranha apenas midiática.

      Essa é mais uma patranha escandalosa jogada na tabelinha Judiciário X Partido do MP X Midia Venal (Globo/Mossack-Fonseca, à frente) exclusivamente voltada a produzir mais manchetes contra o inimigo político, em cima de informações ilícitas tratadas por Moro ao arrepio da LEI. Teori e Janot demonstram o total engajamento na luta partidária e ilegal, em perfeita consonância com a gangue de Curitiba.

      É mais uma para levar à ONU. Vamos todos à ONU porque aqui as instituições derreteram-se merce da degeneração de agentes públicos irresponsáveis, dos mais altos escalões da finada República, convertidos em militantes partidários, mergulhados na ilegalidade, envoltos com as quadrilhas organizadas coordenadas pela Globo/Mossack-Fonseca.

  14. O MPF vai investigar isso? Endoidou?

    E os 23 milhoes que o Serra recebeu da Odebrecht? Nada? E as denuncias contra a camarilha dos 6? Nada? Vai investigar se Dilma e Lula obstruiram a Lava Jato? Essa gete não tem o que fazer não????????

  15. Acho que as palavras de ordem

    Acho que as palavras de ordem não devem ser “investiguem Moro”. Devem ser “façam Moro cumprir as leis”.

    Uma vez que ele está demonstrado clara parcialidade – haja vistas às várias reprimendas a ele, vinda de ministros tanto do STF quanto do STJ – por que o processo de Lula não é retirado de sua competência?

    Por muito menos, processos foram transferidos a outros juízes por entender-se haver parcialidade ou suspeição na condução do processo.

    Essa “inércia jurídica”  revela o golpe.

  16.  
    O ‘mor(T)o’ &$ os estafetas

     

    O ‘mor(T)o’ &$ os estafetas oficiais “Boa-diamente”, ‘fOOOOOra temer’! E leve junto a sua cambada de gangsters mafiosíssimos &$ lesa-pátria! Tic-tac, tic-tac, tic-tac…Ah, o “juiz” ‘mor(T)o’ já localizou o endereço da mansão da senhora ‘Cláudia Cruz Credo CUnha TEMERário/TEMERo$$$o’?!Ademais, um carteiro amigo meu está aperreado com o acúmulo de correspondências encaminhadas à senhora Cláudia Cruz Credo Cunha, em especial faturas e mais faturas de cartões de crédito internacionais e extratos bancários de agências instaladas em paraísos fiscais! NOTA:se, por óbvio, o ‘mor(T)o’ não pode ajudar o Brasil, “que ajude ao menos os funcionários dos Correios à beira da privatização, ora bolas!”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador