Marielle Franco, vereadora do PSOL, é morta a tiros no Rio

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Jornal GGN – A vereadora do PSOL, Marielle Franco, foi morta a tiros no Estácio, região Central do Rio. Ela voltava de um evento na Lapa, por volta das 21h30 de ontem, quarta-feira, 14. No carro, além de Marielle, estavam outras pessoas. O motorista Anderson Pedro Gomes também foi baleado e morreu. Sua assessora foi atingida por estilhaços. A Delegacia de Homicídios tem como linha principal de investigação a execução.
 
Segundo informações, o carro de Marielle foi abordado por outro carro e dispararam. A vereadora foi atingida por nove tiros, pelo menos quatro na cabeça. Os criminosos fugiram.
 
A assessora de Marielle foi atendida no Hospital Souza Aguiar e logo liberada. Ela prestou depoimento na Delegacia de Homicídios.

 
O compromisso que Marielle havia participado, na Lapa, era o “Jovens Negras Movendo as Estruturas”.
Marielle estava no banco de trás do carro, do lado do carona. O veículo tinha filme escuro nos vidros, o que faz a polícia trabalhar com a hipótese de que os criminosos acompanharam o grupo por algum tempo, sabendo exatamente a posição da vereadora no carro. O motorista levou três tiros nas costas.
 
A polícia busca por imagens de câmeras da região para determinar trajeto do carro e desde quando passou a ser seguido. O crime ocorreu quase em frente a um posto do Detran.
 
O Secretário de Estado de Segurança, Richard Nunes, soltou nota avisando que foi determinada uma ampla investigação e que está acompanhando o caso junto com o chefe de Polícia Civil, Rivaldo Barbosa.
 
Marcelo Freixo, deputado estadual do PSOL, disse ser o crime ‘inadmissível’, e que vão cobrar com rigor. ‘Todas as características são de execução’, disse ele, ‘evidente que vamos aguardar todas as conclusões da polícia, cabe à polícia fazer a investigação’, mas a gente não vai nesse momento aliviar isso’, completou. Freixo afirmou que as características do crime são nítidas de execução, ‘queremos isso apurado de qualquer maneira, o mais rápido possível’, disse. Freixo afirmou ao jornal O Globo que Marielle nunca sofrera nenhuma ameaça.
 
O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) disse que foi muito chocante e violento. “Ela lutava pela paz epela Justiça. Tudo indica que não foi assalto”, disse ele, “Em um momento que o Rio está sob intervenção, uma pessoa da importância da Marielle sofre esse tipo de violência e barbárie. Vou pedir uma apuração rigorosa, pois isso não pode ficar no rol dos 90% dos crimes que não são esclarecidos. Ela fazia parte da Comissão da Câmara que fiscalizava a intervenção. Não quero ser leviano, mas isso tem que ser apurado com celeridade. É imprescindível”, completou, em declaração ao O Dia.
 
O corpo de Marielle será velado na Câmara dos Vereadores a partir das 11h de hoje, quinta.
 
Vida e Luta
 
Marielle Franco tinha 38 anos. Foi a quinta vereadora mais votada do Rio, em 2016, em sua primeira disputa eleitoral. Colocava-se como ‘cria da Maré’.
 
Era socióloga formada pela PUC-Rio e mestra em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua dissertação teve como tema “UPP: a redução da favela a três letras”.
 
Trabalhou em organizações da sociedade civil como a Brasil Foundation e o Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm). Coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ao lado de Marcelo Freixo.
 
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Heroína

      Como todos outros grandes brasileiros, -(Chico Mendes é um deles)-  pagou com a vida a “audácia” de procurar justiça e igualdade para seus conterrâneos. Quem sabe agora o PSOL acorde e descubra que togados atualmente se acham “atores” e não cidadãos pagos como servidores púiblicos que são, para servir a população e não  a uns poucos que se acham donos  dos destinos dos brasileiros.

  1. Claro que ela estava sendo

    Claro que ela estava sendo seguida pelos serviços de informação ligados ao Batalhaão da Morte, o 41, denunciado por ela Mariele. Esperaram o carro dela passar em lugar deserto para fazerem a execução, quer dizer, o abate.

  2. interessante

    Nunca ouvimos falar dessa moça, uma lider popular com expressiva votaçao , lamentavel nossa imprensa que sufoca o sutg5imenyo de novas lideranças 

    1. Imprensa? Onde?

      Pra mídia-(tucana e golpista)-que se acha “imprensa”, também conhecida pela sigla PIG, líder são fakes como o atual prefeito de São Paulo -(falando nele, aquele pseudo-jornalista raivoso da tal jovem pan, acha que o Dória trabalha ou passeia? Será que está “cobrando” serviço e presença na prefeitura paulista com o fazia com o Haddad?)- e até o tal kim, o otário imbecilizado.Lamentavelmente no Brasil não temos uma imprensa séria, isenta e comprometida com as verdades dos fatos, mas sim com as mentiras das “deduções”.

  3. Mulher e negra. Combatente
    Mulher e negra. Combatente das lutas sociais. A quinta vereadora mais votada do RJ. Teve votação expressiva na zona sul da cidade.

    Denunciou da tribuna da Câmara de Vereadores do RJ, o batalhão 41 da PMRJ, por abusos cometidos na comunidade de Acari.
    Que atrevimento dessa negrinha denunciar e afrontar o sistema.

    Enquanto isso, Aécio Neves, passeia pelas ruas e praia do Leblon, tranquilão, relaxadão. Um político que colocou o país no caos que encontra trabalho hoje.

    Até na hora da morte a injustiça é grande.

    Mas Deus é Onisciente.

  4. 9 tiros, sendo  4 na cabeça,

    9 tiros, sendo  4 na cabeça, revela a intenção de muito ódio durante o abate…dá prá ver que os executores e seus mandantes denotam tudo o que BolsoBosta representa: ódio ao negro, à esquerda, à mulher, a luta lgbt que ela levava adiante, à liderança que ela representava: Marielle  era uma liderança, e a ditadura não suporta  lideres e por isso escolhe a dedo tais pessoas a serem abatidas, daí o motivo da perseguição, também,  a Lula…,…

    Kd o Barroso para defender o estado de exceção como sempre fez…..ou tá debaixo de alguma cama com medo que o Vampirão o delate…….kda a Carmem Lucia para esbravejar que “bandidos não passarão”…..,….enfim: o golpe é com o STF apoiando a lei do abate e tudo junto…..

    Post de Marielle Franco no Twitter, um dia antes de ser assassinada (Foto: Reprodução/Twitter)

  5. E nada vai mudar. O

    E nada vai mudar. O brasileiro média continua sendo um coxinha conservador, a injustiça permanece inexorável e a corrupção é galopante.

    É triste admitir, mas a cruel realidade desse país me fez desistir. Tenho certeza que não vai mudar nessa geração, quem sabe na próxima… Espero ter a sorte de estar vivo para quando atingirmos o estado de civilização.

  6. Ela “não deveria andar
    Ela “não deveria andar desacompanhada pela cidade à noite”, é perigoso. Assaltos, estupros, sequestro. Execução… Não vai dar em nada. Fomos abandonados à própria sorte neste campo sob butim.

  7. Mensagem de Marielle aos covardes.

    Marielle: por favor não me mandem flores, menssagens de apoio à minha família, twiters fugazes, tratem de esquecer minha biografia e o que fiz, parem de puxar meu saco depois de morta e chorar por mim, deixem de ser covardes e vão para às ruas salvar quem ainda vive , salvar o Brasil dessa quadrilha que nele se instalou.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador