Moro a um passo da encenação final contra Lula, por Jeferson Miola

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Moro a um passo da encenação final contra Lula

Jeferson Miola

Ao acolher a denúncia “sem nenhuma prova, mas cheia de convicções” dos procuradores contra o ex-presidente Lula, o justiceiro Sérgio Moro fica a um passo da encenação final planejada para a Lava Jato: ou [1] a prisão do Lula; ou, no mínimo, [2] o seu enquadramento criminal, para impedi-lo de disputar e vencer a eleição de 2018.

O discurso cínico da corrupção sempre foi instrumentalizado pelas oligarquias golpistas para desestabilizar e derrubar governos nacionalistas, desenvolvimentistas e democrático-populares – fizeram com Getúlio, Juscelino e Jango no século passado, e com Lula e Dilma na atualidade.

Para o pensador italiano Norberto Bobbio, os fascistas não combatem de verdade a corrupção, apenas usam-na como pretexto para tomar o poder: “O fascista fala o tempo todo em corrupção. Fez isso na Itália em 1922, na Alemanha em 1933 e no Brasil em 1964. Ele acusa, insulta, agride como se fosse puro e honesto. Mas o fascista é apenas um criminoso, um sociopata que persegue carreira política. No poder, não hesita em torturar, estuprar, roubar sua carteira, sua liberdade e seus direitos“.

Em termos formais, a Lava Jato começou oficialmente em 17 de março de 2014, dia em que ocorreu a primeira fase pública com a prisão de doleiros envolvidos na lavagem do dinheiro proveniente da corrupção na Petrobrás.

Na prática, porém, a Lava Jato começou antes; foi idealizada com razoável anterioridade e planejada com inteligência e apuro estratégico. A Operação foi concebida como um instrumento político-ideológico para interromper o ciclo de governos do PT que a oposição liderada pelo PSDB não conseguiu em três eleições consecutivas.

As ainda hoje enigmáticas “jornadas de junho” de 2013 condensaram as condições para o nascimento da Lava Jato, que foi pacientemente gestada em laboratórios conspirativos no Brasil e no exterior. São notórios os seminários de formação brindados pelo FBI e outras agências norte-americanas a policiais, procuradores e juízes. Sérgio Moro, por exemplo, participa anualmente de eventos nos EUA – o irônico é não encontrar tempo para prestar esclarecimentos aos deputados federais na audiência da Câmara dos Deputados sobre o Projeto de Lei contra a corrupção, em 4/8/2016.

As mobilizações que começaram em março de 2013 com agendas de mobilidade urbana e do direito democrático à cidade, foram inteligentemente capturadas pelo conservadorismo que encorajou a classe média racista, homofóbica e escravocrata a ocupar as ruas desfraldando as bandeiras contra a corrupção, o sistema político, os partidos políticos e defendendo, de maneira instigante, a rejeição da até então desconhecida PEC 37 – que acabou rejeitada com o voto de 430 deputados amedrontados com a pressão da mídia e as “vozes das ruas”.

A proposta de emenda constitucional 37 pretendia retirar o poder do MP de investigar crimes, deixando tal atribuição exclusivamente para a Polícia Federal e para as polícias civis dos Estados. A investigação de Lula pelos procuradores do MP – feita com abusos, seletividade e atropelos – elucida os interesses ocultos naquela grande mobilização para derrubar a PEC 37.

Na dinâmica de 2013 foram inoculados os germens do regime jurídico de exceção que se vive hoje no Brasil. Ali nasceram “movimentos de rua” e ONGs mercenárias financiadas pelos partidos de oposição, por grupos e entidades empresariais e por órgãos estrangeiros – as organizações mais notórias são o Movimento Brasil Livre e o Vem pra Rua.

A Globo, Folha, Estadão e o conjunto da mídia canalizaram o clima de mal-estar que era difuso em relação à política e ao sistema, exclusivamente na direção do governo Dilma, que sofreu uma queda vertiginosa de popularidade em poucas semanas, que nunca foi recuperada.

O discurso da corrupção foi o cimento que deu liga oposicionista às múltiplas tensões abertas no período: a crise econômica internacional, a queda do preço dascommodities, o aumento da tarifa de energia elétrica e a desaceleração econômica.

Dali em diante a história é bem conhecida: a Lava Jato carimbou a corrupção na Petrobrás com o selo de “Petrolão do PT”, ainda que o esquema tenha sido aperfeiçoado nos governos FHC; ainda que somente 3 dentre mais de 60 condenados sejam do PT; ainda que 34 deputados do PP sejam investigados; ainda que a cúpula inteira do PMDB – Temer, Cunha, Jucá, Renan, Sarney – tenham sido citados em delações e gravações escandalosas; ainda que Aécio, Serra e parlamentares do PSDB sejam multi-citados em delações; ainda que o ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra tenha recebido R$ 10 milhões de propinas etc etc.

A Lava Jato não quer passar o Brasil a limpo; não pretende combater de verdade a corrupção. O objetivo da Operação é arrasar a imagem do Lula e do PT. Previmos noartigo Com ataque a Lula, Lava Jato pode incendiar o país, que Moro agiria como agiu, em que pese a unanimidade jurídica e política que condenou a denúncia espalhafatosa dos procuradores.

Apesar das dissimulações no despacho em que acolheu a denúncia, Moro dará o passo seguinte, que será pela condenação do Lula. Mesmo com a absoluta ausência de provas, ele desde o início tem uma convicção arraigada de que Lula é culpado, independentemente da inexistência de crime para a condenação. É só um jogo de cartas marcadas.

É crescente a revolta e a indignação com os abusos da força-tarefa da Lava Jato contra Lula. Os justiceiros estão assumindo objetivamente o risco do conflito social que a perseguição e a injustiça a Lula podem ocasionar.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tá dominado, tá tudo dominado!

    “Tá dominado, tá tudo dominado” pela máfia demotucana! O país entrou em Estado de exceção. Foi dominado novamente pela quadrilha que há décadas comandou o Brasil. Com uma imprensa totalmente partidarizada, que faz propaganda para a bandidagem tucana, um bando de midiotas paneleiros que, sem senso crítico, sem embasamento histórico e com muita mesquinharia e egoísmo, além de órgãos públicos infestados por essas pessoas e os próprios agentes da máfia, voltamos ao período das trevas. Alguns já classificam que passamos pela nossa idade média, com traços do nazismo. Esses picaretas são omissos, coniventes ou mesmo cúmplices de seus aliados políticos, os demotucanos, ao mesmo tempo em que perseguem seus adversários (como os judeus). Enquanto prendem pessoas com condições financeiras dentro do padrão de suas rendas, ignoram gangsters milionários criminosos como Aécio, Temer, Agripino, Álvaro Dias (mentor e amigo íntimo de Youssef), Caiado, Richa,… O “país de todos”, com a recessão e a inflação galopante, volta a ser o país dos ricos, especuladores e corruptos. A nossa burguesia realmente fede, é mesquinha, atrasada, subdesenvolvida egoísta e só tem compromisso com o próprio umbigo. Triste fim… Demoraremos muito para nos recuperar.

  2. antes deles  prenderem  Lula

    antes deles  prenderem  Lula  vao  antes de  mais nada preparar  a  ENCENAÇAO  MIDIATICA, vao  apresentar o triplex  e o sitio  como sendo  de Lula  apesar de nao  mostrarem  escritura  ou  qualquer documento que  prove  e  vao  fazer  de toda mentira verdade absoluta para lavar a  cabeça do  povo. ELES  esperam com   isso  covencer  o  povo  das  falcatruas  inventadas contra  Lula  e  consequentemente  evitar  assim  reaçao popular. Nao pensem que  vao  fazer de  qualquer  jeito. Preparada toda a encenaçao  terminam  por  conduzir Lula  coercitivamente para o Paraná  onde  o deixaram  incomunicavel e sem que o povo  saiba  onde  ele  esta. 

    Neste caso é preciso que o  PT  blogs  sites  e  todo o  serviço  de vigilancia  fiquem  atentos  para  saber  todo o passo da  operaçao montada. Isso pode acontecer  no   finados, no natal, no carnaval, emfim num dia  que  nao  haja  muito  movimento. Todo cuidado é pouco.

    Eu preferia que  o que digo agora nao seja publicado, mais que  sirva de ajuda  para  evitar  as manobras de Moro e  sua  tropa  de  gangsters, pois  muito do que ja disse  vi  acontecer. 

  3. Acabo de ler que o

    Acabo de ler que o ex-Ministro Mantega foi preso. Não o encontrando em casa, foram ao hospital onde o homem estava acompanhando a mulher que tem câncer e se encontra hospitalizada. A maldade continua. Até quando!

  4. Creio que estão avaliando a

    Creio que estão avaliando a prisão de Lula.

    Pode ser um tiro no pé, provocando manifestações de massa de enormes proporções.

    Por outro lado, deixá-lo livre pode desagradar ao consórcio golpista PSDB-DEM-PMDB, uma vez que ele estará livre para percorrer o Brasil (e o mundo), denunciando e expondo toda essa depravação.

    Quanto a Petrobrás, é claro que a imensa massa de informações de que a Lavajato se alimentou para destruir a estatal veio da NSA, que espionava não apenas líderes mundiais mas também empresas com o perfil da Petrobrás.

    É preciso investigar isso mais a fundo, e denunciar da mesma forma.

  5. Só não vê quem é cego…..

    ou completamente fora do cabo.

    Analisem o comercial da globnews…..o promotor power point fazendo a denuncia em som estereo e a seguir Lula dizendo do ir a pé se comprovarem alguma coisa contra ele e…….a seguir ….a frase que diz tudo…AGUARDE QUE TEM MAIS PELA FRENTE, ou algo nesse tom….ou seja……tudo, tudo, tudinho perfeitamente concatenado e enredado para a prisão de Lula em grande cobertura preferencial das organizações marinho….

    Um assínte, um deboche, total despreocupação com dissimulações, tudo escancarado e pronto para ir ao ar na última cena da lava jato do canalha curitibano em conluio com os patetas mais canalhas ainda do 3 marinhos e a corja toda de tucanalhas e demoniacos…

    e o Brasil que se exploda….

  6. A Band News ganhou uma

    A Band News ganhou uma concessão de rádio nos EUA. A formação de juizes, jornalistas e cientistas nos EUA vem longa data. O financiamento se dá de múltiplas e bilionárias formas.

    PAgar âncoras em grandes redes, financiar gráficas são apenas alguns dos seminários para a dominação das américas todas.

    A burguesia brasileira recebe formação musical e ideológica há muito tempo.

    O contole dos chips de celulares e espionagens de todos computadores são recursos nefastos.

    A luta será a mesma áruda de sempre. Agora, além da polícia, da mídia e dos conservadores dentro das famílias e igrejas, teremos que enfrentar a justiça emparelhada mais explicitamente que antes.

    A única vantagem é que agora as opiniões estão mais públicas que antes. Ficará mais difícil para os hipócritas se esconderem.

    Nós iremos todos juntos para cadeia junto com Mantega, Lula, Dilma, Paulo Freire, Dirceu, Marisa, Reitores das Universidades públicas,e todos os pobres que já vivem em penúira há alguns milênios…

  7. Prisão de Lula

    Com certeza prenderão Lula no mesmo dia em que Cunha. Não basta prender terão que humilhá-lo, terão que associar sua imagem à de um facínora.  Mas cuidado pois isto desencadeará uma repressão nunca vista.  Pois a resposta virá com certeza,e como já disse a direita   fascista só fica no poder com ajuda da força e da repressão. E  fica claro que  não não há humanidade em quem expropria a casa de uma mulher de 90 anos, indicia a mulher do ex presidente, prende ministro ao lado da cama da mulher doente, tudo para  mostrar poder. Moro esta mandando um recado, apesar de todas críticas de ministros do STF, de políticos e da sociedade. Apesar da inépcia daquela peça jurídica. Apesar da falta de provas, apesar  de tudo Moro esta afirmando  quem manda aqui sou eu.  Este é o recado, que vale também para os outros políticos e MIistros do STF. Embora não esteja na mira dele prende-los, ele quer  intimidá-los, pois não quer sair dos holofotes. Não sei até onde vai a coragem de Moro,afinal ainda não encontrou o endereço da mulher de Cunha, e todos os criminosos confessos e ricos estão livres.

  8. exército

    O Legislativo está dominado. O judiciário, idem. O ministério público, igual. As polícias militares descem a borracha. O único governador diferenciado de estado grande é acusado duas vezes ao dia. Membros do antigo governo são presos sem provas e os já presos são re-presos e condenados a cem anos de solidão.

    Parece que um dos objetivos é tirar o exécito dos quarteis. Primeiro substituiram o chefe colocando no lugar um golpista traidor.

    Agitadores estão sendo treinados nas passeatas em que provocam quebradeiras. A intenção seria esticar a corda para provocar conflito armado. De preferência com seis mortos. A exemplo do que fizeram contra Chaves na Venezuela. A essa altura já deve haver conversas com os generais para saber qual a atitude tomarão.  A máquina de comunicação mãe do golpe está 25 horas por dia denunciando o PT.

    Isso NÃO vai dar boa coisa! Bem vindos ao ano da graça do senhor de 1964 !

  9. Quem idealizou a Lava Jato, é quem estava dentro do esquema:PSDB

    e PMDB, vejma vocês que se olhar de longe é uma colcha de retalhos com muito mais buracos que tecido, se fosse operação séria tubarões do PMDB e PSDB, já estariam presos e julgados.

    Só eu acho estranho que 80% das operações da Petrobras sendo no Rio de Janeiro e nada chegou até politicos “IMPORTANTES” do Rio?

    O PT e demais partidos de esquerda, A CUT, MST e demais movimentos socias perderam o bonde da história, tivessem colocado 2 milhões de brasileiros para invadir o congresso e o STF no dia 17 de abril, ou 12 de maio, ou 31 de agosto ( tempo entre as três datas não faltou para organizar) para defender o mandato da Dilma e a Democracia, estaríamos vivendo um momento diferente!”Agora “Ines é morta”. O PT esta sendo destruído e NÃO REAGE, e Lula será preso!

  10. Só uma condenção. Nem precisa de prisão.

    O cálculo é simples: com o PT até hoje devastado pela AP 470,  Lula só precisa ser condenado e, portanto, não podendo sair candidato pela “lei feita por bêbados” (obrigado, ministro Gilmar Neves Dantas!). Não haverá contraponto ao PSDB e à Camarilha dos 6, que poderão ficar no poder mantendo a formalidade eleitoral.

  11. Com todo o respeito ao grande

    Com todo o respeito ao grande Lula, mas se ele tiver que ser preso, que assim seja.

    PRENDA-O!

    Tomara que seja “ilegamente”, injustamente”! É o que espero como  eleitor( meus votos foram em  favor do PT desde 2003)

    Quero ver se o “discurso” da “ilegalidade”- que tenho lido, ouvido, aqui, ali, acolá – vai prevalecer!

    A hora e a vez de Augusto Matraga…

     

  12. Aonde a vaca vai, o boi vai atrás

    O Dallagnol e o Sérgio Moro se completam como a tampa completa a panela. O que o Dallagnol afirma, o Moro confirma.

    Mesmo não tendo provas cabais de suas alegações, o Dallagnol afirmou que ‘não existe outra conclusão possível’ senão a de que, apesar da OAS ser a proprietária de direito do Triplex no Guarujá, Lula é o proprietário de fato do aludido imóvel, não importando que ele não esteja de posse do antecitado imóvel.

    Para Sérgio Moro, entretanto, existem provas de que Lula é o proprietário do imóvel de propriedade da OAS e, com base nessa prova, decidiu que ‘consta ainda prova documental de que a OAS Empreendimentos realizou, a partir de 2013, gastos significativos com a reforma do apartamento 164-A, inclusive a instalação de um elevador privativo, de cozinha e de outras benfeitorias, com a participação de familiares do ex-Presidente, sem que fosse praxe da referida construtora realizar a personalização de apartamentos para clientes ou sem que fosse sua prática a instalação de cozinhas nos apartamentos que comercializava (fl. 120 da denúncia). Aliás, em relação ao Edifício Solaris, o referido apartamento 164-A foi o único que sofreu esse tipo de intervenção (fl. 121 da denúncia)’.

    Inobstante o Sérgio Moro tenha aceitado a denúncia do MPF sob a alegação de que existem ‘indícios suficientes da autoria e da materialidade’, ele deixa patente, quando afirma que tem dúvidas relevantes se a Dona Marisa tinha conhecimento que os benefícios da OAS decorriam de acertos de propina no esquema criminoso da Petrobrás, que já se convenceu, com base apenas em indícios, da materialidade do crime, tendo dúvidas apenas, no que se refere à Dona Marisa, se o seu envolvimento foi de forma dolosa, ou não. Aliás, quando ele diz que tem dúvidas relevantes quanto ao envolvimento doloso da Sra, Marisa nos supostos crimes de que ela é acusada, ele afirma, nas entrelinhas, que não tem dúvidas quanto ao envolvimento doloso do Lula. Em outras palavras, no que respeita ao Lula, o Sérgio Moro já se convenceu, arrimado em meros indícios, não só da autoria dolosa mas também da materialidade.

  13. MORO!

    Ja estou imaginando a prisao da sra Maria Leticia Lula da silva.O maldito moro ira prendela  as 5 da manha com a cobertura da Globosta de elicopteros etc.Mas o maldito moro NAO ENCONTROU O ENDERECO DA MULHER DO LADRAO CUNHA.O o Brasil elimina este psicopata loco e sua corja, ou teremos a guerra civil no Brasil.

    1. Olá Lauro, reproduzo a seguir

      Olá Lauro, reproduzo a seguir um pedido do pessoal do GGN, você irá encontrá-lo no rodapé, após o primeiro comentário, lá vai: Mantenha o nível elevado, inclusive denunciando comentários que possam fugir ao padrão GGN. Em respeito aos demais comentaristas, evite comentários em negrito ou CAIXA ALTA.

  14. Depois da prisão

    Depois da prisão injustificada do Mantega realizada com requintes de perversidade sob as ordens do Moro e seus asseclas psicopatas a republiqueta criminosa de Curitiva acabou de fundar o Estado nazista do brazil (sic). Infâmia!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador