Moro ultrapassou o limite do aceitável até para conservadores, por André Singer

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O juiz federal Sergio Moro “ultrapassou o limite do aceitável, mesmo para corações liberais e conservadores”, quando mandou prender e soltar, por pressão da opinião pública, o ex-ministro Guido Mantega. Na visão do cientista político André Singer, esse episódio deveria representar um “corte” nos abusos da Lava Jato. “A opinião pública viu a face do arbítrio. Se ficar conivente com ele, prestará contas à história. Quando um processo autoritário se explicita, todo mundo sabe como começa, mas ninguém sabe como termina.”

Por André Singer

É hora de barrar o arbítrio

Da Lava Jato

O juiz Sergio Moro colocou nesta quinta (22) a gota d’água no copo da escalada de arbítrio em curso no país. Curiosamente, o fez ao liberar, por razões humanitárias, o ex-ministro Guido Mantega depois de algumas horas na Polícia Federal de São Paulo, e não ao mandá-lo para a prisão por cinco dias ou dez dias, como havia decidido de início. Pois, se era possível soltá-lo, não havia necessidade de prendê-lo, e a arbitrariedade da detenção ficou evidente.

Não sou eu quem o diz, mas o insuspeito de petismo Reinaldo Azevedo. “Força-tarefa e juiz quiseram dar um recado: ‘Mandamos soltar e prender quando nos der na telha'”, escreveu o colunista. O recado foi entendido.

A justificativa de Moro revelou-se tão frágil que, desta vez, ninguém engoliu. “Considerando o fato de que as buscas nos endereços dos investigados já se iniciaram (…) reputo, no momento, esvaziados os riscos de interferência da colheita de provas”, escreveu no despacho de soltura. Em outras palavras, bastava determinar a busca e apreensão, não precisava prender o investigado.

Cabe lembrar que, pela terceira vez, Moro apresenta explicações mal ajambradas para decisões gravíssimas. Depois da também desnecessária condução coercitiva de Lula, em 4 de março passado, emitiu nota na qual “lamentava” que as diligências tivessem levado a confrontos, “exatamente o que se pretendia evitar”. Determinou a coerção para evitar conflitos? Quem acredita?

Cinco dias mais tarde, Moro divulgou as famosas escutas telefônicas entre o ex-presidente Lula e a então presidente Dilma Rousseff. Instado pela AGU a se manifestar a respeito do assunto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki afirmou que a divulgação das fitas “comprometeu o direito fundamental à garantia de sigilo” e que era “descabida a invocação de interesse público da divulgação” feita por Moro. Em resposta, o juiz curitibano solicitou “escusas” ao STF e explicou que não tivera intenção de causar “polêmicas”. Dá para acreditar?

Mas nesses episódios houve mobilização nas ruas para apoiar as atitudes de Moro. O objetivo era sustentar o impeachment, cuja aceitação foi aprovada pela Câmara um mês depois com base nas manifestações provocadas pelas “inocentes” derrapadas do juiz. Os atropelos constitucionais foram varridos para baixo do tapete.

Agora parece que Moro ultrapassou o limite do aceitável, mesmo para corações liberais e conservadores. Por isso, espero que o episódio Mantega represente um corte. A opinião pública viu a face do arbítrio. Se ficar conivente com ele, prestará contas à história. Quando um processo autoritário se explicita, todo mundo sabe como começa, mas ninguém sabe como termina.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Não Ugo

        Não entendi, mas se por acaso voce acha que eu acredito na critica de Azevedo a Dallagnol, por favor não?

        Azevedo esta na classe dos jornalistas  sem nenhum escrupulo. Não sei se ele acredita no que fala.

         

         

        Em tempo, Desculpe Ugo,  só agora  e entendi que voce estava se referindo ao Andre Araujo

    1. Este tal de Reinaldo Azevedo

      Este já escreveu de tudo, já se lambuzou de tudo isto, com sua mediocridade inveja e arrogância,  agora critica Dallagnolo não imagino por qual razão. Talvez porque seus chefes assim o queiram  

      1. Nada a ver. Ele não segue

        Nada a ver. Ele não segue manada. Tambem não gosto de certas palhaçadas que ele faz, agora se acha grande cantor de musica brega, ridiculo,  mas ele não é um fanatico destemperado como Marco Antonio Villa, é bem mais centrado.

        1. Não André!!!

          POr favor André afirmar que ele não segue a manada  é demais para mim. Azevedo não é fanático, porque até os fanáticos tem seu codigo de ética. . Vou concordar com você que ele é mais inteligente do que Marco Antonio Villa,  mas tenha certeza  certeza que a escala de inteligência capaz de situar  Marco Antonio Villa é algo assim como a de graus Kelvin para temperatura.  Nesta escala  o cerebro fica   condensado. Nesta temperatura os átomo ( bosonicos) se movimentam sempre em manada. Isto é estão sempre em movimento coerente. Donde se conclui que coerência  pode estar muitas vêzes associada a uma escala muito baixa. 

          1. Respondo a Frederico

            Respondo a Frederico Firmo,24/09/2016- 18:21.Reinaldo Avezedo,de tao justo,elegante e educado, nem a morte quis.Marco Antonio Villa,professor de estorias de Saci Perere,Branca de Neve e os 8 Anoes(o oitavo era ele),O Lobo Mau e a Vovozinha.Para completar essa edificante troca de figurinhas entre dois expoentes do “cadastracismo”,esqueceram de Augusto Nunes,ouco dizer que tem um olfato mais apurado que o de Aecio Neves.Eu jamais serei um cadastrado,mesmo se Da.Lourdes Nassif,a mais bela figura que me deparei na blogosfera desvairada,me pedisse.

        2. Respondo a Andre

          Respondo a Andre Araujo,24/09/2016 – 16:22 – Se o senhor jamais consegue 5 estrelas por seus comentarios,concedidas pela mais alta intelectualidade dos cadastrados do blog,como consegue a proeza de ser levado a condicao de Analista para Assuntos de Alem Mar,desse mesmo blog.Uma verdadeira caixa preta,que tambem tem a sua para nao fugir a regra,da blosfera suja,limpa ou mal lavada.

    2. Oi lindo.
      Você veio aprender

      Oi lindo.

      Você veio aprender com os petistas corinthianos e evangelicos?

      fala, fala, fala mas no fundo morre de vontade ser da turma.

      Vai ler o reinaldo depois se volta para saber como é jornalismo.

      E não venha com essa pergunta retorica, jornalismo porco é tua cara.

      Beijo na tua bunda

       

       

      1. Respondo a Vagalume do

        Respondo a Vagalume do Brejo,24/09/2016 – 16:37.Reza a musica Anos Dourados”Nossos versos sao banais”E o caso do seu verso.Beijo na tua bunda,impossivel.Por motivos mais que obvios meu caro.

  1. Tenham a santa paciencia.Ate

    Tenham a santa paciencia.Ate um jornalista da categoria de Andre Singer,mostra sua correta indignacao e fica nisso.Uma cantilena irritante,sem ate agora,causar qualquer efeito pratico.Moro pra ca,Moro para la,Moro para cima,Moro para baixo,e Moro a mandar para a cadeia,quem ele quer,a hora que ele quer,pelos motivos que ele quiser.Quando se escreve esses artigos,que rotulo,o mais do mesmo,nao vamos ao cerne da questao,que,ao meu entendimento,que seria o de chamar as falas,segundo um Ministro moleque,a quem caberia coibir o estado de barbarie que nos encontramos.Seria o STF,o CNJ,Corregedorias mil,ou ninguem se responsabiliza pelos desmandos do Juiz bunda suja.Cadastrado,jamais.Sou diferenciado,nao nasci para bater bumbo,por saber a distancia da ponta do meu nariz.Quem sabe,um dia,voces aprendam que Rede Social vai muito alem do jardim. 

  2. Derrubou a cerca há muito tempo

    Ué , mas já não havia ultrapassado todos os limites em março quando da condução coercitiva de Lula ? Ou poucas semanas depois , quando do vazamento do grampo nas conversas entre a presidente e Lula ? 

    A cerca ele já derrubou há muito tempo . Agora ele está apenas avançando no terreno onde ninguém se levantou para barrá-lo. É tarde demais . 

  3. Problema maior

    O problema maior não é o juiz Moro. Assim como no golpe parlamentar concluído em 31 de agosto, todos os atropelos da Constituição só ocorrem porque o STF deixa. Ou quer.

  4. Moro não passou dos

    Moro não passou dos limites.

    Só passa dos limites quem os têm.

    O objetivo de quem o está usando é prender Lula, o objetivo secundário é inviabilizar os partidos de esquerda.

    O que é necessário para alcançar esses objetivos, não importa.

    Não é mais caso de fins que justifiquem meios.

    Os fins são os meios, e vice-versa.

    Devido processo legal? Tem serventia? Ótimo, utilizem. Não tem? descartem.

  5. Bom, agora que o impeachment

    Bom, agora que o impeachment já passou, é hora de sgurar o entusiasmo dos rapazes de Curitiba !!!

    O Brasil está morto !!! O pré-sal foi entregue, os direitos foram para o ralo. Educação e Saúde serão condenadas… a opinião pública já deve muitas explicações a história !!!

  6. E quem disse que esse juiz de

    E quem disse que esse juiz de primeira instância tem algum limite? Quanto ao “aceitável”, fica por conta dos indiferentes e omissos, principalmente da Suprema Corte…

  7. Enquanto isso…

     

    “O Tribunal Regional da 4º Região (TRF-4) manteve o arquivamento da representação contra o juiz federal Sérgio Moro, movida em abril deste ano por 19 advogados. A decisão, tomada nesta quinta-feira (22), é da corte especial do tribunal sediado em Porto Alegre, responsável pela segunda instância da Justiça Federal na Região Sul do país.”

    “O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou improcedente Reclamação 24228 do publicitário João Santana – marqueteiro das campanhas de Lula e Dilma – contra ato do juiz Sérgio Moro, titular da 13.ª Vara Federal de Curitiba, que teria negado à sua defesa acesso aos autos de ação penal. As informações foram divulgadas no site do Supremo. Segundo a defesa de Santana, Moro teria violado a Súmula Vinculante 14 do STF. O marqueteiro é réu da Operação Lava Jato.”

  8. “Agora parece que Moro

    “Agora parece que Moro ultrapassou o limite do aceitável, mesmo para corações liberais e conservadores. Por isso, espero que o episódio Mantega represente um corte. A opinião pública viu a face do arbítrio. Se ficar conivente com ele, prestará contas à história”. Perfeito.

  9. Absurdo: Justiça(STF) não agiu mesmo provocada várias vezes

    Botaram o galho dentro inúmeras vezes. È o estrago a Nação causado por uma Mídia sem lei dos meios aliado ao medo e a covardia dos “homens bons”.

    A morte progressiva do Estado de Direito está igual a fábula da panela aquecida O sapo fica na zona de conforto e o Morismo vai  aquecendo até chegado  momento e o sapo não tinha forças para pular…

  10. O autor do texto me parece um

    O autor do texto me parece um tanto quanto ingênuo. Quem manda prender e soltar é a Globo, Moro é só capitão do mato, sem cérebro, mas pronto a obedecer quem pensa por ele. E digo mais: a esmagadora maioria das pessoas continuam acreditando no que a Globo diz e nada me faz crer que essa postura vai mudar. Se ela disser que preto é vermelho, isto não é mais verdade, assume contornos de dogma fundamentalista religioso. 

    É hora da própria imprensa, sociólogos e cientistas políticos decerem do pedestal e acordar para a realidade básica: as pessoas mais simples (e mesmo muitas das que se dizem instruídas) podem ter TV a cabo, Netflix, internet o escambau, mas continuam assistindo em peso o Bom Dia Brasil, o Jornal Hoje e JN. São estes jornais que dizem no que elas tem que acreditar. E elas acreditam. São estes telejornais que formam a opinião das pessoas e para elas Moro é um herói e tudo que ele fizer estará bem feito porque estará combatendo a “corrupição”, causa maior, segundo estas pessoas, dos “pobremas” do “Braziu”.. Esta é dura realidade e não adianta querer se enganar.

  11. moro ultrapassou os limites suportáveis
    Como se vê, prender e soltar faz parte na verdade de uma estratégia.
    Até que se prove o contrário, já fragilizou aniquilou e feriu a reputação não só daquela pessoa pública, mas o intuito é abater por completo o partido do trabalhadores. E por fim desestabilizar o país.A imagem do ato das prisões são desfilados por dias na Tv e na mídia cúmplice, com o objetivo de convencer o público em destilar seu odio contra aquelas pessoas, fixando e apontando-as como os cruéis inimigos do povo Brasileiro, culpados de todos os problemas e desgraças do nosso povo, e ao mesmo tempo eleva a reputação do tal do Juiz Moro dando-lhe, a falsa imagem, de que está fazendo corajosamente uma limpeza e trazendo a ordem, intercedendo em nome da moral, dos bons principios, em defesa do povo, que inocentemente acredita nessa patética manobra covarde dos verdadeiros traídores da pátria. O juiz se tornou o Heroi do povo, por enfrenta e prender pessoas da vida pública que pareciam intocáveis, enquanto na verdade os intocáveis, como o Mendes, cunha, aecio, bolsanaros, caiados, alckimins, collor,serra, netos, sarneys, janot, Temer etc.. todos eles involvidos em grandes somas de desvio de dinheiro, etc.. continuam soltos, realmente os verdadeiro intocáveis nessa manobra, e descaradamente vem Teori  absolvendo “por falta de provas” aqueles 300 parlamentares envolvidos na proprina. Naturalmente que o Golpe é muito mais extenso do que qualquer um estava se dando conta. SAbemos que tem uma ação internacional de desestabilização do nosso país, jogar no caos, para se render mais. É incrível!! mas tod@s @s brasileir@s,  nosso país é que perde imensamente, perde a soberania corta o processo que vinha fazendo que iria colocar o Brasil mais e mais como uma grande potência internacional. Voltamos aos tempos de escrav@s mais rápido do que pensávamos.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador