Morre Emilio Botín, presidente do Santander

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Emilio Botín, presidente do Grupo Santander, morreu ontem aos 79 anos. A informação foi dada pela entidade financeira à Comissão Nacional do Mercado de Valores de Espanha (CNMV).

No pequeno texto, o Banco Santander diz lamentar o falecimento do seu presidente e informa que a comissão de nomeações e o conselho de administração irá se reunir para designar o sucessor de Botín.

A causa da morte, segundo uma fonte do Santander informou ao El País, teria sido um ataque cardíaco.

Botín nasceu em 1934, na cidade de Santander, parte de uma família de banqueiros. Sucedeu o pai e avô, que também presidiram o que hoje é considerado o maior banco espanhol e um dos maiores do mundo.

Foi responsável pela expansão internacional do banco, que presidiu desde 1986, liderando a operação que permitiu a entrada em Portugal, com pequena participação no Banco de Comércio em Indústria e que, em 1993, se tornaria majoritária, quando é criado o Banco Santander de Negócios Portugal.

Botín era considerado um dos líderes financeiros mais influentes da Europa. Pelo mundo fez importantes investimentos na América Latina, comprando bancos na Argentina, Brasil e México. Em 1994, deu um salto importante, quando o grupo comprou o Banesto e, logo depois, fez aliança com o Banco Central Hispano, que criou o Banco Santander.

Pai de seis filhos, controlava cerca de 1% das ações do Santander e tinha uma fortuna estimada em mil milhões de euros. Foi alvo de vários processos judiciais, entre os quais uma investigação sobre alegada evasão fiscal e outra referente a pagamento de indenizações a um diretor do banco.

Com informações da Reuters e do El País

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. http://press.tucasa.com/wp-co

    http://press.tucasa.com/wp-content/uploads/2010/09/ana-patricia-botin.gif

    ANA PATRICIA BOTIN, provavel sucessora do pai no comando do Grupo Santander, com 9 anos de treinamento no banco J.P. Morgan antes de assumir funções no Santander e alguns de seus bancos subsidiarios, que são mais de 50, Ana Patricia é filha da renomada pianista Paloma O Shea, que patrocina um famoso Concurso Internacional de Piano na cidade de Santander, mulher de descrição absoluta, está sempre em São Paulo onde jamais saiu numa colina social. É casada com um engenheiro agronomo e tem tres filhos. Os Botin fundaram o banco no seculo XIX mas tem apenas pequena participação no capital, comandam pelo prestigio e conexões da familia. Com mais de 2 trilhões de Euros de ativos, o Santander está entre os tres maiores bancos da Europa.

  2. Santander

    BOTIN, ah, já sei de onde vem essa palavra.  Me lembra dos tempos de pirata quando roubavam uma cidade e o roubo era chamado de BOTIM, entendí!!!  Vai mexer com a Dilma, vai!!!!!!

  3. Veio do nada a riqueza que

    Veio do nada a riqueza que lhe fez valer o que nos falta.

    Uma parte importante do sofrimento dos espanhois embalou os sonhos desse sujeito.

    Tão mediocre e insignificante para vida eterna, morre sem pedir perdão.

    Volta a morte devotada a sua própria perda. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador