Na guerra santa atual, a maior vítima é o jornalismo

A indicação do jurista Luiz Edson Fachin para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), pela presidente Dilma Rousseff, foi recebida com uma aprovação unânime do meio jurídico.

Juristas de todas as linhas políticas, ex-Ministros de Fernando Henrique Cardoso e de Lula, praticamente todos os Ministros do STF, de Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, aplaudiram a indicação.

Menos a velha mídia. Seguiu-se uma campanha infame, em que jornais permitiram que esgoto puro escorressem de suas páginas na tentativa de sujar uma biografia impecável. De defensor da poligamia a militante de invasões de terra, até a tentativa de macular sua carreira expondo versões falsas sobre sua dupla militância de procurador estadual e advogado.

***

Na sabatina da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado, compareceu em peso o mundo político do Paraná, do governador Beto Richa (PSDB) à senadora Gleize Hoffmann (PT), toda a bancada de deputados e inúmeros juristas paranaenses.

O que se viu foi o amuo desqualificado de alguns vikings da oposição, que encontraram pela frente a reação indignada de um de seus pares mais carbonários: o senador Álvaro Dias (PSDB-PR): “Na arena desse debate, há espaço para a irracionalidade, para a ignorância, para a vaidade, para o ódio, para a esquizofrenia política, distante do bom senso, do discernimento e da ponderação”, admitiu ele, em defesa de Fachin.

***

No mesmo dia em que Fachin submeteu-se à sabatina no Senado, as redes sociais divulgaram dois fatos.

O primeiro, um desabafo do músico Marcelo Nova, do conjunto Camisa de Vênus Oficial, a respeito de uma entrevista com ele veiculada pela revista Veja.

Desabafou ele: “Algumas das perguntas que lá estão nem sequer me foram feitas e as respostas ficaram a cargo de vai se saber quem. Como se não bastasse essa abordagem amadora, há uma suposta frase minha sobre Raul Seixas: ‘Ele bebia muito e não aparecia para as apresentações.’ Eu e Raul fizemos juntos 50 shows e ele compareceu em absolutamente todos. Foi muito mais profissional do que quem publicou este absurdo. Deixo uma pergunta: A quem interessa esse tipo de mentira barata?”

***

Não era uma entrevista política, inserida na guerra santa atual. Era uma mera entrevista para a seção de Entretenimentos. Mas recorreu-se à ficção da mesma maneira, mostrando que a deterioração do jornalismo não poupa mais sequer temas culturais.

***

A segunda denúncia, através das redes sociais, foi de Amanda de Oliveira, bolsista do Ciência Sem Fronteira:

“Na manhã de ontem passou na Globo uma reportagem sobre o Ciência sem Fronteiras onde eu apareço. Gostaria de dizer que tudo o que foi dito a meu respeito naquela reportagem é MENTIRA! Primeiramente, eu NÃO voltei para o Brasil pela insegurança gerada pela falta do dinheiro. Até porque essa foi a ÚNICA parcela da bolsa que não caiu durante todo o meu intercâmbio. Eu voltei pelo simples motivo que minhas aulas na UFT começariam agora e eu julguei não valer a pena perder outro semestre (e isso foi dito INÚMERAS VEZES na minha entrevista. Mas a Globo achou mais interessante omitir isso e inventar um motivo mais atraente)”.

*** 

Na guerra santa atual, a maior vítima tem sido a notícia.

Luis Nassif

64 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acho que foi o Tom Jobim que

    Acho que foi o Tom Jobim que disse que ainda escreveriam assim : ” e admiro muito Debussy, Villa-Lobos e Gershwin” MENTE Tom Jobim (rs). 

    Outro exemplo de ficção que se passa de jornalismo da Globo = Antes da morte do Luciano do VAlle, toda a vez que a Globo passava um trecho da copa de 82 (que só ela transmitiu ), eles tinham a pachorra de colocar o aúdio da transmissão da rádio globo no lugar da do Luciano do Valle – pelo simples fato de ele ser da concorrente. E só foram colocar um trecho dessa copa com a narração dele quando ele morreu, uma forma de homenagem. Puro 1984 de Orwell. 

     

     

  2. Não se trata de uma guerra

    Não se trata de uma guerra santa. É um movimento de bases fascistas. O objetivo imediato visa o aniquilamento de um partido político, o PT,  e a desmoralização de dois presidentes, Lula e Dilma. O objetivo maior é o aniquilamento da corrente desenvolvimentista e a submissão incondicional aos EUA.

  3. A Maior vítima deste

    A Maior vítima deste jornalismo de esgoto , especialmente da globo e da veja, são os Brasileiros. Não se enganem, esse tipo de jornalismo já contaminou o pais inteiro. 

  4. A imprensa não está aí para

    A imprensa não está aí para informar, a imprensa está aí para repetir mentiras mil vezes até que elas se transformem em verdades.

  5. Política

    A imprensa brasileira, especialmente o que se passou a chamr PIG, está caindo aos pedaços, tanto quando a credibilidade, qualidade, honestidade e competência. Moralmente já foi ao rés do chão.

  6. Não me admira que a massa cheirosa da Paulista venere…

    Não me admira que a massa cheirosa da Paulista venere tanto o PSDB e figuras inexpressivas como Geraldo Alckmin, José Serra, Aloysio Nunes e companhia. Em São Paulo, o dispositivo midiático opera a todo vapor, essa máquina de fabricar fascistas.

    Por isso que esse movimento pelo impeachment da presidenta encontra terreno fértil por essas bandas, a mídia paulista consegue transformar cidadãos comuns em uma cópia mal acabada do Tea Party.

  7. A maior vitima é sim a

    A maior vitima é sim a democracia e a verdade,a imprensa brazuca todos sabem é esquerda macunaima,

    confiram as posições e vejam o aparelhamento na imprensa, nem assim eles conseguiram ajudar  o Brasil a

    ser o (sisc) lider socialista na nova ordem chumbrega, chega de pobreza promovam o que temos de melhor.

  8. O país torna-se vítima deste

    O país torna-se vítima deste esgoto a céu aberto. Se o esgoto doméstico é fonte de doenças físicas do subdesenvolvimento, o esgoto jornalístico é fonte de doenças éticas. Para quem é adepto do marketing negativo e só acusa o país de ser uma “merda”, despejar diariamente através de impressos ou no espectro eletromagnético é pura hipocrisia da turma que se beneficia deste atraso. 

  9. A maior vitima e o povo

    A maior vitima e o povo brasileiro , porque desde que o homem apareceu na terra o que garante a sua sobrevivencia é a informação , e por igenuidade , covardia e interesses proprios , quem poderia ter melhorado isso para os brasileiros de varias formas preferiu acreditar que as pessoas que a controlavam eram apenas movidas por dinheiro , e a realidade nua e crua mostrou que na pratica a maioria dos seres humanos com poder de decisão são movidos por uma ideologia , somente a vontade ganhar mais dineiro não permite que elas alcacem esta posição , é claro granhar mais dinheiro faz parte da maioria das motivações do ser humano , mas certamente não é so isso.

    E mesmo com seus negocios cada dia mais valendo menos continuam decidindo com base na ideologia e não somente no dinheiro.

    Perdemos uma grande oportunidade e sabe-se la quando teremos outra.

  10. E o que é pior…

    E o que é pior e muito grave é que muitos veteranos da luta democrática, formadores de opinião, ainda se orientam apenas por esse jornalismo vitimado, como se tem visto e ouvido em tantos casos de entrevistas e manifestações desastradas de velhas figuras da TV e do showbiz nacional…

  11. E esse jornalixo está ditando as regras

    E esse jornalixo está ditando as regras no MPF, Judiciáriio e Legislativo. Prá fechar a porteira só falta dominar o  Executivo e prá isso o Merval Pereira já deu a ordem prá usar o delator premiado do dia pra derrubar Dilma e seu vice.

  12. Não há mais saída para a

    Não há mais saída para a mídia porca deste país. Depois do atoleiro em que se meteram,não há retrocesso possível sem perda total de credibilidde. Então,irão tocar nesta toada até o seu próprio fim. Que esteja próximo.

  13. O PIG sempre foi assim. Desde

    O PIG sempre foi assim. Desde seu nascimento. O que acontece é que agora temos a internet para desmascará-los.

  14. Jornalismo?

     “Na guerra santa atual, a maior vítima é o jornalismo.”

    Não vou nem me dar ao trabalho de ler essa matéria. 

    Abra a janela e veja o mundo lá fora!

     

  15. Isso só prova a mais que

    Isso só prova a mais que urgente necessidade de regulação da imprensa. Da mesma maneira, uma lei de medios seria bem vinda para evitar oligopolização.

  16. Os exemplos da burrice mentirada da mídia são milhares…

    Os exemplos da burrice mentirada da mídia são milhares… Mas só dizendo mais um: Quando a Globo fez uma novela das 6 com uma personagem budista, que seria reencarnação de um mestre tibetano logo mandou para o Nepal a intrépida Glória Maria para gravar um Globo Repórter. porém este fato simples não deixou de confirmar a arrogância e incompetência da mídia por vários motivos (respostas abaixo):

     

    Porque mandou para o Nepal e não para o Tibete, já que o personagem era reencarnação de um tibetano? A intrépida repórter foi enviada a Kathmandu porém não visitou os verdadeiros lugares sagrados do budismo como Lumbhini (provável local de nascimento da Buda) e Bodigaya (local confirmado da iluminação de Buda) …Passeando pela praça Durbar a repórter nos leva a conhecer a Kumari de Kathmandu que é escolhida pelos “budistas” entre as meninas das mais nobres “castas”de Kathmandu para ser a deusa- menina… Erros na notícia:Ela foi ao Nepal porque ir ao Tibete seria muito mais complicado pois exigiria conversar com a China e não com um governo de um país pobre e submisso como o Nepal.Ela ficou em Kathmandu porque lá a internet e o telefone as vezes funcionam e os hotéis tem algum conforto, coisa que talvez nào seria possível no interior do Nepal.A Kumari de Kathmandu é um culto local HINDUÍSTA e não budista. Ela realmente é escolhida entre as castas privilegiadas porém um dos ensinamentos mais básicos do budismo é a equanimidade que diz que todos os seres (humanos ou não) são Budas, e tem a mesma importância. Portanto um conceito que vai completamente contra o conceito de castas.E este festival de burrices e mentiras acontece somente por incompetência? O pior que não… A culpa maior é a arrogância (A Globo sempre se acha e se diz superior ao seu público) e um reacionarismo político convicto. Pena que ainda existam milhares que passam dias a frente deste covil de m…

     

    1. O STF não é responsável pelas leis

      Se você pretende que leis mais favoráveis à classe LGBT vigorem, não adianta ficar contra ou a favor de algum ministro do STF. As leis são de competência da Congresso. Então, oriente, reforce, pressione e cobre constantemente que seus deputados da Rede apresentem e votem leis favoráveis à classe LGBT.

      Ele deixou claro:

      ““Eu sou favorável a que haja lei e que na lei, se dependesse eventualmente da minha manifestação, seria favorável à atribuição de direitos civis. “

      A bola está com o Congresso.

      1. Opa

        ““Eu sou favorável a que haja lei e que na lei, se dependesse eventualmente da minha manifestação, seria favorável à atribuição de direitos civis. “

        Segura aí Zibell, pois parece que o nobre Fachin põe em dúvida até seus direitos civisjá conquistados. Ainda pensa que o Congresso necessita atribuí-los a você.

        Quanto ao comentário de J Fernando, foi mais infeliz ainda. Não tem a menor idéia da função de guarda da constituição do STF. 

        No mundo inteiro a última palavra em casos polêmicos como o dos direitos LGBT tem sido das cortes constitucionais. 

        Tome-se por exemplo a famosa Prop 8 da Califórnia que proibia casamentos gays. Aprovada em consulta popular, transformada em lei, ratificada pela Corte da Califórnia e derrubada aos quarenta e cinco do segundo tempo na Suprema Corte, que é o último refúgio da garantia da cidadania e dos direitos individuais, principalmente da minorias.

        Portanto, essa manobra do candidato a Ministro transferir responsabilidades para o Congresso é profundamente lamentável. Não importa a lei que o Congresso faça, ELE tem que estar preparado para julgar se ela é Constitucional ou não, se for provocado. 

        1. Onde está o erro?

          No final você afirmou que meu comentário está certo, pois;

          “Não importa a lei que o Congresso faça, ELE tem que estar preparado para julgar se ela é Constitucional ou não, se for provocado. “

          SE ela é constitucional ou não, SE for provocado. Ou seja, o STF será acionado SE a lei for considerada incostitucional e SE for provocado. A guarda da constituição se refere justamente a SE uma lei for considerada inconstitucional e SE o STF for provocado.

          Meu comentário procura esclarecer principalmente que não adianta o STF ser a favor de nada se o Congresso não elaborar uma LEI. A competência para elaborar leis que beneficiem a classe LGBT’s é do Congresso.

          Em 2011 o STF já reconheceu o casamento homoafetivo, a lei mais polêmica que beneficia a classe LGBT. 

          Sou leigo em muita coisa, principalmente leis dos Estados Unidos, mas sei a diferença entre os poderres constituídos do Brasil.

  17. Uma mídia com muita lorota e pouco conteúdo

    Diante desses fatos lamentáveis, tanto a classe política como a mídia perde a credibilidade perante a sociedade. Infelizmente.

  18. Gabriel Garcia Marquez foi um

    Gabriel Garcia Marquez foi um grande jornalista e escritor. Nessa ultima profisso, ele foi um dos nomes mais importantes do chamado realismo magico. No Brasil, infelizmente, nao tivemos escritores da envergadura e reconhecimento internacional como esse colombiano ou outros nomes da literatura latino americana na segunda metade do seculo XX. 

    Nao foi por falta de criatividade.

    Tolhidos da literatura por um mercado literario imediatista e pouco afeito ao conteudo nacional, nossos talentos tiveram que desabrochar no dia-a-dia da profissao de jornalista. Criaram assim o jornalismo magico, uma maneira de levar poesia, imaginacao e invencao ao cotidiano, transformando uma mera noticia e um simples fato em algo desvinculado da pura realidade e impregnado de fantasia.

  19. Matéria Prima.

    A matéria prima da mídia, todas, sempre foi a mentira, nada mudou, apenas não sabem mais usá-la com competência, porque tendenciosas sempre foram, repito, todas as mídias, inclusas as “novas” . E não tem o poder que os governistas acham que tem, Fachin foi aprovado, porque é considerado em seu meio, e é isso que interessa, o resto são fogos de artifício.

  20. E como dizia Pulitzer…

    ‘Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.’ (Joseph Pulitzer, 1904)

    ou  a frase completa:

    “Our Republic and its press will rise or fall together. An able, disinterested, public-spirited press, with trained intelligence to know the right and courage to do it, can preserve that public virtue without which popular government is a sham and a mockery. A cynical, mercenary, demagogic press will produce in time a people as base as itself. The power to mould the future of the Republic will be in the hands of the journalists of future generations.”  (Joseph Pulitzer, 1904)

  21. Tampando o sol com a peneira….

    é ilusão achar q algum iluminado q acredita fielmente na grande imprensa, um dia acordará e perceberá q foi enganado esse tempo todo e q a imprensa é partidária!

    Tudo por culpa do próprio PT q foi incapaz de regulamentar a mídia nesses 13 anos de governo, não precisava de um plano macabro cerceando a famosa “liberdade de imprensa” (q na verdade já virou libertinagem há mto tempo). Bastava a responsabilidade penal e criminal sobre fatos divulgados. como toda a negociação, teria vantagens e desvantagens p/ cada lado, mas o objetivo principal, ou seja, as sandices, devaneios, elocubrações, q arrasam reputações e alimentam o ódio, preconceito e luta de classes, seriam minimizadas,

    isso parece sapato alto do PT, sinto um certo ar “blase” q alimenta essa luta de “nós” contra “eles”, esquecendo q ganhou a última eleição por muito pouca diferença, e sendo atacada até o ultimo instante pela imprensa (como esta o prometido processo pela aquela capa vexatória da veja há 4 dias da eleição?). 

    Qdo o PT irá acordar ? 

     

    1. “Tampando o sol…”

      Boa tarde, MRebello!

      Nosso sistema jurídico já preve esses dispositivos cíveis e criminais de punição a quem comete crimes de injuria, difamação e assemelhados. E o interessante, é que as provas podem ser fartas, uma vez que estão disponíveis em veículos públicos, e geralmente de grande alcance (normalmente ninguém processa folhetim de bairro, já que “não se tiram penas de um sapo”). Quando alguém decide NÃO processar alguém ou algum órgão de imprensa, pode ser por variados motivos, tais como desinteresse em dar mais importância ao tema, do que ele merece; receio de que, em sendo verdade o que se publicou, possam surgir novos fatos, e a coisa toda ficar pior do que estava; falta de capacidade financeira para arcar com as custas processuais, e tantas outras, que podem ser ou não de foro íntimo.

      Não me identifico especialmente com a esquerda ou direita, antes sim, com a necessidade de construirmos um país decente, empenhado com a construção de estruturas e infraestruturas de educação, saúde e segurança, que nos conduzam a um estado de bem estar social real e possível. Além disso, sou TOTALMENTE contra qualquer tipo de ditadura, independente de sua (de)formação ideológica. O que QUALQUER governo (à esquerda ou direita) quer, quando fala em “controle social da mídia”, “controle econômico da mídia”, e qualquer outro eufemismo do tipo, está na realidade falando em CENSURA. Já assistimos esse filme (e alguns ainda estão rodando) na história da humanidade, em várias versões, na Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Rússia, Brasil, Chile, Argentina, Venezuela, Cuba, Coréia do Norte, China, África do Sul, com exemplos à direita e esquerda. Pensarmos que será (ou seria) diferente no nosso país, com a fauna da (sem)classe política que aqui se reproduz é utópico, para não dizermos inocente de nossa parte, além claro, da má fé de alguns dos defensores de tal excremento jurídico. A liberdade democrática que conquistamos duramente como nação, e que ainda é jovem e imatura, não pode correr esse risco, a despeito de sua imaturidade e defeitos inerentes.

      Finalizando. O melhor “controle social da mídia” é não comprarmos, nem lermos, dando eco, àquelas publicações que não colaboram com a verdade e construção de uma sociedade justa. Enfim, de um Brasil que nosso povo merece! 

  22. E …………………

    Não vou fazer coro com os comentários quase unânimes sobre o que foi a sabatina do nomeado para o STF, pois é hilário o comportamento dos politicos quando, em oportunidades como esta, sao filmados pela midia.

    Querer aparecer, sobre qualquer pretexto,gera este circo, e o mais lamentável, é que possivelmente seremos motivo de pilhéria no exterior.

    Êta democracia dificil de amadurecer !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Haja saco !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  23. A maior vítima é o leitor, os

    A maior vítima é o leitor, os jornalistas que mentem e falseiam são criminosos, o jornalismo não pode ser vítima, ele é a arma com que se comete o crime.

  24. Merval

    A empolgação com que vejo um Meval Pereira escrevendo, esperançoso pelo veto do Senado ao Facchin, demonstra como a imprensa perdeu as estribeiras. Merval sempre fez proselitismo de classe, jamais adentrou essa seara panfletária.

  25. Sabemos que a saúde

    Sabemos que a saúde financeira dos maiores jornais e revistas não é das melhores. Se o governo cortasse as verbas publicitárias oficiais e das  estatais, certamente não resistiriam por muito tempo. Invés disso o governo continua contemplando essa mídia com generosa verba.Não dá para entender…

    1. Sabemos que a saúde…

      Geraldo, boa tarde!

      Ocorre que as normas e regulamentos do Governo, devem conter artigos que determinem a distribuição das verbas, em alguma medida, com destinação para os orgãos de imprensa que tenham mais relevância (acessos, audiência e circulação) em números absolutos de público. Dessa forma, as verbas para veiculação de campanhas publicitárias devem ser destinadas pela ordem de importância dos meios midiáticos, e sua abrangência nacional. Essa destinação deve ser decrescente, conforme a importância do veículo/empresa for menor. Outrossim, também é possível pensar que o governo tenha que falar, se comunicar, com TODOS os segmentos da sociedade, e estes segmentos estão espalhados pelos variados canais de imprensa e veículos disponíveis no cenário nacional, atendendo a todas essas demandas sociais, políticas e ideológicas. Quem está à direita, pensa que NENHUMA verba deva ir para os canais identificados com a esquerda, e quem está à esquerda, devepensar exatamente o contrário.

  26. A maior vítima também é o leitor

    Lamentável esse esgoto a céu aberto que se trasformou os principais veículos de informação no Brasil! Ainda bem que existe vida inteligente nos blogs, nas redes sociais, algumas é claro, onde a verdade triunfará sempre sobre a mentira! Se tivéssemos justiça, isenta, no Brasil, estes veículos como a Veja, Folha de SP, Globo, Estadão, Época, e suas crias, já teriam falido por terem que pagar indenizações milionárias que reestabelecessem a verdade das coisas!!!! Mas o jornalismo sério e honesto, como este do Nassif e outros prevalecerão e a mídia velha irá, com certeza, à falência!!!

  27. IMPRENSA GOLPISTA

    E QUANTO AOS PROFISSIONAIS SÉRIOS QUE DEVE EXISTIR NAS EMISSORAS E NAS REDAÇÕES? SERÁ QUE VÃO CONTINUAR A ASSISTIR PASSIVAMENTE SEUS COLEGAS DEIXAREM A PROFISSÃO CAIR AO NÍVEL DA POLITICA  MERCENÁRIA E CHANTAGISTA?

  28. O mais novo fato da

    O mais novo fato da “jornalismo” da velha mídia é que já não mais precisam dos velhos truques do Jornalismo (dela) hoje. Agora, é possível a invenção, ou seja, a Literatura de Ficção. 

    Antes nós alertávamos para os truques clássicos da omissão da corrupção dos aliados políticos, do aumento da denúncia  de corrpção contra os adversários políticos, do corte de uma transmissão de CPI, de Julgamento quando um oposicionista ou alguém que presta depoimento  pudesse comprometer a narrativa da velha mídia, etc. 

    Hoje!

    Criaram a invenção, ou seja, não precisam mais de equipes de reportagem, de investigação, de fontes seguras de informação, de entrevistar ninguém para confirmar ou não os fatos relatados. Não precisam mais de Jornalismo e nem de espaço físico para trabalho (central de jornalismo), precisam só de Ficção e uma conexão à internet.

    No futuro próximo vão contratar uns 4 ou 5 bons escritores de Ficção e pagar um salário alto que substituirão toda a equipe de Jornalismo. Todos os jornalistas, articulistas, sem exceção, já poderão ir pro olho da rua. 

    4 ou 5 ficcionistas de escol criando as mais diversas histórias, bem contadas e como se fossem reais. Não vão utilizar os “canetas” da Vida, mas, sim!, os guimarães e machados de nosso tempo que aceitem o papel de entreter os teleguiados da velha mídia com ficções mais atraentes do que as novelas da Globo.

    Imagina o Lula sendo retratado por um Machado de Assis de nosso tempo?

    Bem melhor do que a ignorância de um Pitbull da Veja, não é verdade?

    Imagina as sutilezas, a descrição dos detalhes, as metáforas, a narrativa envolvente e digna de ganhar o Nobel de Literatura?

    Eis a nova etapa do “jornalismo da velha mídia”. 

    Que se cuidem as mirians, os mervais e os reinaldos da vida. Seus dias de glória podem estar contados. 

  29. Eu fiquei perplexa com o

    Eu fiquei perplexa com o posicionamento  de milhares de pessoas durante os protestos contra o governo. Pedir a volta do regime militar, endeusar torturador e apoiar truculência policial está fora de qualquer compreensão pra mim. Agredir e perseguir uma presidente eleita e um partido político também.

    Como assimilar o posicionamento desse povo brasileiro que não entende o país onde vive e as mazelas de sua história. O Brasil não tem um grande escritor que tenha traduzido a alma brasileira e o porque de suas mazelas. Não tem um Falkner ou um Tolstoi. Tem grandes escritores mas seus livros ou tratam da alma brasileira de forma regionalista como Cunha, Graciliano, Guimarães, Amado etc ou o tratam de forma preconceituosa, embora com algum teor de verdade mas datada pela história, como Mario de Andrade. Machado era um gigante ao tratar a alma humana, não da brasileira em particular. Em vista disso e considerando que a história política e social da América Latina só tem barreiras na lingua e nos colonizadores resolvi reler Garcia Marquez que tem como temática a alma latino americana.

    Quando reli o livro “O Veneno da Madrugada”, achei o momento político atual do Brasil. A perspicácia de Garcia Marquez ao relatar o caminhar de uma pequena cidade para a violência política a partir dos pasquins, de conteúdo moral, que são pregados ao amanhecer em todas as casas do vilarejo retrata com perfeição o Brasil atual. Está lá no livro a igreja que detona o processo (só que Garcia Marquez fala da igreja Católica e no Brasil são outras religiões que assumem o papel no momento), a covardia da Justiça e os resistentes de sempre que acabam torturados e mortos (e se em décadas passadas a morte era física, agora a morte é moral). No livro a violência política volta mas quem está por trás da distribuição dos pasquins não é encontrado. Mas a tragédia institucional e a violência política que se instala tem um motivo: o roubo e a corrupção por parte do tenente que decreta o poder ditatorial.

     

     

    1. E eu me esqueci de falar da

      E eu me esqueci de falar da personagem Carmichael, que sintetiza muito bem o povo latino americano na sua  pobreza, honestidade e fidelidade bovina a um patrão morto, cuja riqueza teve origem na delação de pessoas para o regime ditatorial de plantão com o fim  se apropriar de suas posses (qualquer semelhança com Roberto Marinho, sua Organização Globo e seus empregados caninos não é coincidência, é “condição latino americana”). Estão no livro também os rebeldes que “milagrosamente” escapam de perseguições (Serra e o Roberto Freire que se expliquem) e mortes nos regimes militares.

    2. A Alma Nacional, descrita em Memórias de um Sargento de Milícias

      Vera, talvez você tenha se esquecido de “Memórias de Um Sargento de Milícias”,  livro que toda criança de onze anos era obrigada a ler no antigo ginásio. A gente não entendia, mas achava o livro muito engraçado. Nele, Manuel Antônio de Almeida retrata a alma nacional, quando mostra quanta gente sobe na vida às custas do puxa-saquismo  e da bajulação. Parece que descrevia a alma tuana com cem anos de antecedência.

    3. “O Brasil não tem um grande

      “O Brasil não tem um grande escritor que tenha traduzido a alma brasileira e o porque de suas mazelas.” !!!Claro que tem!!! Inclusive esses que você cita injustamente como regionalistas ou datados ou como escritores da “alma humana” em geral (Machado de Assis trata com ironia cruel da miséria das “elites” brasileiras!). E por falar em jornalismo, claro que de outra época, e muito pr’além disso, também sobre a nossa miséria intelectual, aconselho a leitura de Angústia e Caetés, de Graciliano Ramos, por exemplo.

  30. “Na guerra santa atual, a

    Na guerra santa atual, a maior vítima é o jornalismo

    errado pra cachorro!

    a maior vítima é o povo letrado e poderoso que fica vestindo carapuça de vítima, fica batendo na mesma tecla “eu sou a vítima!”,  fica batendo no peito “aqui jaz um coração de vítima vitimado”….e nóis que tem que aguentar a discurseira barata das vítimas impotentes miseráveis do PIG…

    no modo TIC a conversa é outra pra quem sabe valer-se da ferramenta, sabe se defender, sabe esclarecer no contraditório, sabe ir a luta pela sua reputação sua verdade seus pontos de vista ponto a ponto na réplica na tréplica….

    doutor Fachin é o exemplo de quem não deve não teme e se apresentou nas mídias sociais e no jardim das feras do congresso, juntamente com a mulher e familiares e aliados, para se defender se explicar se colocar á disposição política da opinião pública e dos representantes políticos e rebater e confrontar a mídia tradicional baixando o pau contra sua indicação ao supremo… foi à luta! no just time da vida pública e política a qual atualmente prima no modo “um plebiscito diário”, um leão por dia a que o poder e a política são submetidos na opinião pública e nas mídias, nestes tempos de modo TIC de sociedade e vida social e modos à mesa ao trabalho ao lazer ao ócio criativo.

    doutor Haddad e mulher e família e aliados políticos também estão sabendo utilizar inteligentemente a ferramenta algoritmica conforme a dança e as mídias sociais para se colocar se apresentar se defender no just time do “plebiscto diário” sem pedir arrego para a mídia tradicional nem ficar posando de vítima miserável dos diabos!

    já dilma mais lula mais partido dos trabalhadores mais governo federal como um todo é uma tristeza de dar pena… estes sim, vestem a carapuça de vítimas na falta de coisa melhor pra se fazer no espaço teatral do poder e da política.

    tão perdidos pra cachorro em tempo de mudança!

    ou então, não têm mesmo como se defender como se explicar como convencer à opinião pública e a dona de casa senão com a bobageira marqueteira de gurus iluminados metidos a goebbels proto-totalitários.

     

     

     

  31. Maior vítima.

    Na minha opinião, o jornalista exerce sua função que é informar. Muitas vezes a informação não sai como deveria, mas isso faz parte, pois o jornalista é um ser humano e como tal é passivo de erro. Também, se a notícia sair exatamente como aconteceu, perde o snetido da curiosidade e agussa a pesquisa. Prova disso são as descobertas científicas. Um faz uma descoberta e o outra trabalha em cima disso e aprimora a mesma. Não existe unanimidade nem perfeição, em se tratando de seres humanos. Os jornalistas chamam para o debate. Se não houver divergência, não há debate nem consenço.

    Não sou JORNALISTA, mas estou com eles e não abro.

    Sem as informações jornalísticas o mundo vira de perna pro ar.

    1. oneide, o inides veio rendê-lo. Ou você já está rendido?

      O Inides disse um monte de besteiras porque é o oneide que escreveu o apelido errado ou mudou de apelido porque o antigo está muito manjado. Qualquer jornalista comete erros. Uma vez, uma atriz de teatro foi entrevistada, muito elogiada pelo entrevistador, mas ela soltou fumaça pelas ventas. Provavelmente, num erro de datilografia (era a época das Olivettis e Remingtons), o jornalista escreveu que ela tinha 47 anos, e não 37, como ela alegou que tinha, furiosa que ficou. Isso é um erro do jornalista. Mas inventar a notícia, distorcer a notícia para que ela fique de acordo com suas convicções políticas, ou que fique de acordo com o que o jornalista pensa que seu patrão pensa, isso não é jornalismo, é canalhice.

      Há canalhas em todo o canto, na Medicina, na Engenharia, no Direito e até na Estenografia. Peraí! acho que não existe mais Estenografia. Os computadores com seus processadores de textos com seus corretores ortográficos e gramaticais cada dia mais perfeitos, em mais dd 150 idiomas, acabaram com a Estenografia.

  32. No Brasil o jornalismo é

    No Brasil o jornalismo é vítima de assassinato diariamente e os autores são os donos de mídia. A diferença é que qualquer um de nós, se cometer esse crime hediondo,  estará sujeito a ser condenado à pena máxima. O pior, quem ousar condená-los será acusado de tentar calar a democracia etc. etc., quando é exatamente o contrário, pois estamos vivendo uma verdadeira ditadura da informação.

  33. A maior vítima é a democracia

    Está correto que o jornalismo perde muito com a postura atual da mídia, no entanto acredito que a maior vítima da manipulação desenfreada dos órgãos de imprensa é a democracia. Ao longo da última década, já me deparei com dezenas de pessoas “com a cabeça feita pela mídia”:  repetem os chavões, acreditam nas mentiras e, em alguns momentos, acabam se assemelhando muito com miquinhos amestrados. Algumas dessas pessoas passam, inclusive, a não escutar qualquer coisa que contradiga as “verdades” da mídia tradicionall. Como a mídia tradiciona joga a favor do atraso, as pessoas que nela se fiam, evidentemente, passam a apoiar todas as propostas que caminham nessa direção. Em outras palavras, a mídia dá uma forte contribuição para o erguimento de uma enorme barreira no caminho que leva ao aprofundamento da democracia brasileira. 

  34. A internete é o denominador

    A internete é o denominador comum que pode nos levar a um Brasil  mais livre e confiável,  pois a depender apenas da grande mídia, estaremos mais próximo de um Haiti, do que de uma Noruega.

  35. Nao sei mais o que pensar…

     

    Sou meio bi-polar com respeito a este tema; por um lado, restringir a informaca pode se tornar algo muito perigoso para a democracia; por outro, os abusos que temos visto na midia, especialmente nestes ultimos 10 anso no Brasil, é algo que merece reflexao.

    nao se trata apenas de parcialiade ideologica, algo meio amador mas até aceitavel; o que estamos presenciando é um verdadeiro conluio de grandes grupos, com uma agenda clara de derrubar um grupo do poder, e colocar outro o qual esta grande midia vem represntando ha tempos. e assusta mais ainda os metodos usados por esta midia velha, como assim voce prefere chamar.

     

    mentiras torpes, distorcoes de fatos, e pra mim o que eh mais patente e madoso: uma total falta de criterio, onde para os inimigos, a verdade, a mentira, a deturpacao vale….para os amigos, a omissao, ou mesmo a distorcao em favor da sua turma.

    eu ouso dizer que aestrategia funcionou: com o fato de a populacao mais humilde ter crecido eocnomicamente, e com acesso a smartphones, internet full time, etc…esse pessoal ve manchetes diarias em globo.vom., uol.com, Bonner no JN, etc…e compra tudo aquilo que le, sem filtro. pra mim. Depois tem o fenomeno whatsap, onde videos e mentiras das mais baixas eram trasmitidas a rodo sem o menor criterio ou julgamento de veracidade.

    Aliado a isso, o fato de que a geracao do crescimento fez 10 anos, e nao da mais tanto valor ao que se fez neste pais nestes ultimos 10 anos, que foi bem mais que talvez em 100 anos. 

     

    a solucao? nao tenho a menor ideia….mas esse periodo vai entrar pra historia como case de uma manioulacao massiva sem precedentes.

     

  36. amores fugazes

    Vamos pensar o contrário: quem é contra a indicação de Fachin e como é tratado pelos velhos meios de comunicação de massa? Ainda prefiro a denominação anterior da velha imprensa escrita e eletrônica analógica…

    Renan, por exemplo. Virou amiguinho do dia pra noite? Quanto tempo vai durar esse amor…? O que ele está dando em troca…?

  37.  
    [MAIS UM] ESCÂNDALO

     

    [MAIS UM] ESCÂNDALO [PSEUDO]JORNALÍSTICO!

    O PIG, simplesmente, omitiu a notícia acerca do depoimento do deputado federal DEMoTucano Jutahy Magalhães Junior (PSDB/BA)!

    Não poderia haver silêncio tão eloquente!

    O matuto ‘bananiense’ foi checar:

    A pesquisa ‘depoimento do deputado federal Jutahy Magalhães Junior ao juiz Sérgio Moro Operação Lava Jato’

    Site do jornal ‘O Globo’:

    “Resposta”: Dono da UTC negocia delação premiada, revelam depoimentos

    Site da ‘Folha’ online

    “Resposta”: Atenção

    Nenhum resultado de busca encontrado para a expressão depoimento do deputado federal Jutahy Magalhães Junior ao juiz Sérgio Moro Operação Lava Jato

    Tente a busca por “depoimento do deputado federal Jutahy Magalhães Junior ao juiz Sérgio Moro Operação Lava Jato” no Jornal Impresso.

    [“‘Vamo’ lá!” Risos]

    “Resposta”: no Jornal Impresso.

    Atenção

    Nenhum resultado de busca encontrado para a expressão depoimento do deputado federal Jutahy Magalhães Junior ao juiz Sérgio Moro Operação Lava Jato

    Tente a busca por “depoimento do deputado federal Jutahy Magalhães Junior ao juiz Sérgio Moro Operação Lava Jato” no Site da Folha.

    [Só sorrindo!]

    Site G1. Globo

    “Resposta”: Moro autoriza que deputados e ministro sejam ouvidos na Lava Ja…

    Site da Revista Época [as organizações (sic) Globo]

    [ imagem de um globo rodando, a pesquisa, e o matuto aguardando investido da paciência seletiva do gilmar mendes do STF [Risos]…

    “Resposta”: “até ‘hoje’ eu espero!”

    G1 05/03/2015 19p4

    Site da revista IstoÉ

    Não foram encontrados resultados da procura correspondentes depoimento do deputado federal Jutahy Magalhães Junior ao juiz Sérgio Moro Operação Lava Jato

    Tentei por [deputado] Jutahy Magalhães Junior

    “Resposta”: Não foram encontrados resultados da procura correspondentes Jutahy Magalhães Junior

    Site do jornal ‘Estadão’

    Foi encontrado 1 registro

    O registro único (sic):

    “Resposta”: Ministro da Defesa e deputados são chamados para depor como testemunhas de empreiteiro

    No ‘Google’ encontrei o ‘link’

    ‘Tucano diz que foi à empreiteira da Lava Jato pedir doação …

    politica.estadao.com.br/…/tu…

    cliquei, e…

    Access Denied

    You don’t have permission to access “http://politica.estadao.com.br…” on this server.

    Reference #18.17c77bc8.1431651893.17c0

    NOTA FÚNEBRE: procurar no site da escrota ‘veja’ seria burrice! Risos

    Com a palavra a indignação!

    Lá isso é jornalismo, siô?

    [Fasci] Gol-pis-tas! Golpistas!…

     

    República Desses Bananas [pseudo-]Jornalistas

    Bahia, Feira de Santana

    Messias Franca de Macedo

     

  38. Vítimas mesmo são as pessoas

    Vítimas mesmo são as pessoas que acreditam no que essas poucas empresas produzem. E mesmo as que sabem que essas empresas produzem porcaria mas aproveitam o “embalo” e usam desses produtos para tentarem reafirmar o que desejariam que fosse verdade. Isso, ao longo do tempo, envenena até a morte. Ou pior, à demência… Melhor morrer que virar zumbi, acho eu.

  39.  
     
    [AINDA SOBRE

     

     

    [AINDA SOBRE (pseudo-)JORNALISMO E A VÍTIMA A VERDADE!]

    O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, concedeu uma boa e esclarecedora entrevista ao jornalista Mario Sergio Conti, programa ‘Diálogos’ [GloboNews] edição da noite de 14/05/2015…

    E a tal da vítima o jornalismo!

    A entrevista transcorria muto bem… E, aí, o Mário Sérgio Conti “parece ter lembrado do sósia do Felipão”! [Risos]

    [Trecho do] ‘DIÁLOGO’!

    – Ministro José Eduardo Cardozo, eu estive com o Cesare Battisti durante todo o final de semana retrasado!… E eu vi que ele [o Battisti] está sendo vigiado 24 horas por dia por agentes da Polícia Federal…
    – Mário, eu não estou sabendo deste fato! Você tem certeza?
    – Ministro, eu vi!
    – Do ponto de vista jurídico, não há absolutamente nada que justifique essa situação!
    – Bom, eu vi! [o Mario Sérgio Conti repete a frase já demonstrando certa preocupação com a tal da ‘verdade factual’! Adendo do matuto ‘bananiense’!]
    – Pois bem, Mário, amanhã mesmo eu irei averiguar essa sua informação…
    – Eu vi!…
    – E, caso se confirme, tomarei todas as providências cabíveis…

    RESCALDO: com a palavra o ‘amanhã’! 

    Pausa para rir!

    Lá isso é jornalismo, siô?!

    Messias Franca de Macedo – matuto ‘bananiense’!
    Feira de Santana, Bahia
    República de ‘Nois’ Bananas

     

  40. A globo é venenosa. Uma

    A globo é venenosa. Uma serpente perigosíssima com três cabeças demoníacas, destilando veneno no sangue do povo dia e noite. Se este país entrar em colapso, com a ocorrência de guerra fratricida, e o sangue brasileiro escorrer pelas ruas, a culpa exclusiva será dessa organização criminosa. É claro que há outros lamentáveis atores sociais com ela apaniguados, o psdb, por exemplo. Não obstante, é ela que rasteja sorrateiramente em meio ao povo que nela acredita. Seu veneno cega seus seguidores, que são aqueles que recebem na cabeça sua cota de mordida diária, composta por notícias manipuladas e maledicentes que desfocam seus olhares da realidade e tonteiam suas cabeças adoecidas pela secreção de suas presas mortais. Suas três cabeças de víboras, que também se metamorfoseiam em mandíbulas de cachorros loucos, a instilar o vírus da raiva e do ódio nas veias do corpo do povo, adentram em lugares escuros de onde o monstro sanguinário poderá emergir.

    A capa abaixo do disco de Caetano, traz, salvo engano, um cartaz da peça “O Rei da Vela”, de José Celso Martinez Correia. Um palco, que poderia ser o de um circo, de onde escorre sangue de uma paisagem do Rio de Janeiro. O sangue escoa por baixo do cenário tropical, inundando o tablado. Representava outro trágico momento histórico. Mas a arte supera o tempo e, hoje, na minha visão, olho e sinto o terror, a serpente de três cabeças, em sua toca, se movendo traiçoeiramente para matar a paz, para aniquilar o amor.

     

  41. Palavras do Fachim na

    Palavras do Fachim na sabatina no CCJ

    ” O legislativo tem a primazia”

    ” O julgador não pode se sobrepor ao legislador”

    Por essas duas falas poderia ser dado por encerrado a sabatina.

    Alguns membros da oposição forçaram à barra e sairam tosquiados, Aluisio Nunes foi um deles.

    Outra, recado mais claro e direcionado aos membros do STF não pode haver.

  42. ‘A Globo é o principal agente da imbecilização da sociedade

    Igor Fuser: ‘A Globo é o principal agente da imbecilização da sociedade brasileira’

    Published abril 22, 2015   


    igorfuser1Brasil – Diário Liberdade

      – A Rede Globo de Televisão está completando 50 anos de existência em abril de 2015. Este instrumento de manipulação da burguesia opera como o principal agente da imbecilização da sociedade brasileira no plano cultural, na opinião de Igor Fuser, jornalista e professor de Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC (UFABC).

    Em depoimento para o Diário Liberdade, ele afirma que o papel da Globo “é sempre o de anestesiar as consciências, bloquear qualquer tipo de reflexão crítica”.

    Para acabar com esse monopólio da mídia, Fuser acredita que é preciso uma verdadeira democratização das comunicações no Brasil, que “passa, necessariamente, pela adoção de medidas contra a Rede Globo”.

    Confira a seguir o depoimento do jornalista e professor Igor Fuser, sobre o papel histórico da Globo, na política, na cultura e nas suas coberturas jornalísticas.

    A Rede Globo é o aparelho ideológico mais eficiente que as classes dominantes já construíram no Brasil desde o início do século XX. Substitui perfeitamente a Igreja Católica como instrumento de controle das mentes e do comportamento.

    A Globo esteve ao lado de todos os governos de direita, desde o regime militar – no qual se transformou no gigante que é hoje – até Fernando Henrique Cardoso. Serviu caninamente à ditadura, demonizando as forças de esquerda e endossando o discurso ufanista do tipo “Brasil Ame-o ou Deixe-o” e as versões sabidamente falsas sobre a morte de combatentes da resistência assassinados na tortura e apresentados como caídos em tiroteios. Mais tarde, após o fim da ditadura, alinhou-se no apoio à implantação do neoliberalismo, apresentado como a única forma possível de organizar a economia e a sociedade.

    No plano cultural, é impossível medir o imenso prejuízo causado pela Rede Globo, que opera como o principal agente da imbecilização da sociedade brasileira. Começando pelas novelas, seguindo pelos reality shows, pelos programas de auditório, o papel da Globo é sempre o de anestesiar as consciências, bloquear qualquer tipo de reflexão crítica.

    A Globo impôs um português brasileiro “standard”, que anula o que as culturas regionais têm de mais importante – o sotaque local, a maneira específica de falar de cada região. Pratica ativamente o racismo, ao destinar aos personagens da raça negra papéis secundários e subalternos nas novelas em que os heróis e heroínas são sempre brancos. Os personagens brancos são os únicos que têm personalidade própria, psicologia complexa, os únicos capazes de despertar empatia dos telespectadores, enquanto os negros se limitam a funções de apoio. Aliás, são os únicos que aparecem em cena trabalhando, em qualquer novela, os únicos que se dedicam a labores manuais.

    A postura racista da Globo não poupa nem sequer as crianças, induzidas, há várias gerações, a valorizar a pele branca e os cabelos loiros como o padrão superior de beleza, a partir de programas como o da Xuxa.

    O jornalismo da Globo contraria os padrões básicos da ética, ao negar o direito ao contraditório. Só a versão ou ponto de vista do interesse da empresa é que é veiculado. Ocorre nos programas jornalísticos da Globo a manipulação constante dos fatos. As greves, por exemplo, são apresentadas sempre do ponto de vista dos patrões, ou seja, como transtorno ou bagunça, sem que os trabalhadores tenham direito à voz. Os movimentos sociais são caluniados e a violência policial raramente aparece. Ao contrário, procura-se sempre disseminar na sociedade um clima de medo, com uma abordagem exagerada e sensacionalista das questões de segurança pública, a fim de favorecer as falsas soluções de caráter violento e os atores políticos que as defendem.

    No plano da política, a Rede Globo tem adotado perante os governos petistas uma conduta de sabotagem permanente, omitindo todos os fatos que possam apresentar uma visão positiva da administração federal, ao mesmo tempo em que as notícias de corrupção são apresentadas, muitas vezes sem a sustentação em provas e evidências, de forma escandalosa, em uma postura de constante denuncismo.

    A Globo pratica o monopólio dos meios de comunicação, ao controlar simultaneamente as principais emissoras de TV e rádio em todos os Estados brasileiros juntamente com uma rede de jornais, revistas, emissoras de TV a cabo e portais na internet.

    Uma verdadeira democratização das comunicações no Brasil passa, necessariamente, pela adoção de medidas contra a Rede Globo, para que o monopólio seja desmontado e que a sua programação tenha de se submeter a critérios pautados pela ética jornalística, pelo respeito aos direitos humanos e pelo interesse público.
     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador